PL quer a suspensão da cobrança de multas por 6 meses

Medida será válida apenas para casos de calamidade pública decretada pelo Congresso, como acontece com a pandemia do novo coronavírus

Por AutoPapo30/03/20 às 13h21
Agência Senado

Em razão da pandemia do novo coronavírus, que tem impactado diretamente na economia brasileira, senadores apresentaram projetos de lei (PL) para estender o prazo de pagamento de contas básicas. Propostas incluem, inclusive, a suspensão da cobrança de multas de trânsito.

LEIA MAIS

O PL 840/2020, de Fabiano Contarato, suspende, por seis meses, a exigibilidade da cobrança de multas de trânsito em casos de calamidade pública decretada pelo Congresso.

O texto prevê ainda que, após esse período, as multas vencidas na data da suspensão serão devidas sem cobrança de juros. E que os débitos adiados serão cobrados em até seis parcelas, com vencimentos mensais e sucessivos.

Segundo a proposição, penalidades como a suspensão do direito de dirigir ficam mantidas.

cobrança de multa de trânsito policial prf moto verificacao documento de veiculo
Matéria está em Plenário, onde aguarda o prosseguimento da tramitação

Segundo Contarato, a medida não é uma anistia aos infratores que, segundo o senador, deverão arcar com suas obrigações no momento oportuno, mas uma ação emergencial para garantir o mínimo existencial aos cidadãos, em situações de crise.

“A medida se justifica, por ser mais um meio para garantir que as famílias mais necessitadas, especialmente aquelas cuja renda decorre do mercado informal, subsistam ao longo do período de menor circulação de pessoas e consequente redução da renda familiar”, justificou o parlamentar ao defender a suspensão da cobrança de multas de trânsito por seis meses.

Foto PRF | Divulgação

1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Andre 8 de abril de 2020

    Meu carro foi aprendido essa semana mas não consigo falar com ninguém do detram está tudo fechado será que eles vão cobrar taxas de patio durante essa epdemia

Avatar
Deixe um comentário