Piloto automático da Tesla falha e atropela objetos repetidas vezes em teste considerado ‘simples’

Youtuber que fez o vídeo para mostrar a falha no sistema da Tesla acredita que 100 mil pessoas acreditam que o autopilot da Tesla é seguro

tesla atropla boneco teste piloto automatico
O autopilot da Tesla está cada dia mais envolvido em polêmicas (Foto: Youtube | Reprodução)
Por Bernardo Castro
Publicado em 12/08/2022 às 13h02

A Tesla, e também o seu sistema de piloto automático, estão constatemente envolvido em polêmicas. O dispositivo, que é considerado um diferencial da marca dos carros elétricos, é vendido como se dispensasse totalmente a presença de um motorista, mas a verdade não é bem essa.

Tamanha são as ocorrências de acidente envolvendo o autopilot que o Departamento de Veículos Motorizados (DMV) da Califórnia acusou a montadora de promover propaganda enganosa com os recursos de piloto automático e direção autônoma de seus veículos.

VEJA TAMBÉM:

Agora, mais um teste mostrou o quão falho é o sistema autônomo da Tesla. O canal do Youtube de Dan O’Down Media publicou um vídeo mostrando o sistema em operação, que acabou atropelando o boneco de uma criança três vezes.

O veículo da Tesla não foi submetido a nenhuma condição absurda durante o teste, e precisava apenas dirigir em linha reta – nada de curvas ou outros veículos com que ele tivesse que se preocupar. Além disso, o boneco que foi atropelado não apareceu subitamente na via e sempre esteve parado no mesmo local.

A indústria responsável por essa tecnologia acredita que o melhor funcionamento de um sistema autônomo deve conter sensores LiDAR e câmeras para ajudar a fazer o reconhecimento dos objetos em volta. A Tesla, por sua vez, contraria essa teoria e equipa seus veículos apenas com um sistema baseado em câmera.

Nos carros da marca de Elon Musk As imagens são reconhecidas por uma câmera estéreo no para-brisa. O computador compara os objetos com o banco de imagens armazenado na memória e os identifica. No caso do vídeo, o boneco que representava uma criança deveria ter sido reconhecido pela eletrônica, mas não foi o caso.

O veículo sequer chegou a reduzir a velocidade quando se aproximava do objeto. Dan acredita que cerca de 100 mil motoristas confiam no que a Tesla insiste em chamar de “piloto automático” todos os dias, o que coloca a vida de muitas pessoas em risco. Isso ajuda a explicar os inúmero acidentes que envolveram o piloto automático da marca.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Gabriel Nori 19 de agosto de 2022

Concordo que o sistema não é 100%, mas pisando no acelerador (sob total controle do motorista) é realmente bem difícil o piloto autônomo exercer alguma ação.
O vídeo em questão é uma campanha política, e criar um matéria dessas, com uma curadoria 0, é realmente algo juvenil e que esperaria de outros meios, não do auto papo.
Em nenhum momento é exibido qualquer tipo de imagem de dentro da cabine, muito menos detalhes sobre o como os testes foram realizados.
Seguindo o método científico, todo teste deve ser possível repetir, por isso devem ser explícita das as variáveis do teste (versão do sistema, posição do boneco, velocidade, modo do acionamento do sistema autônomo…), O que, novamente, não é o caso do vídeo.
Outros pontos que chamam a atenção são o fato do cara ser contra a tecnologia e ser político fazendo campanha, tentando atingir o público que, assim como ele, é contra tal modo de condução.
Para quem quiser assistir um teste mais científico, inclusive o pessoal da auto papo, que já deveria ter feito isto antes da publicação, pode ver neste link: https://youtu.be/Fu4ZEnIwYZI

Avatar
Deixe um comentário