Engenheiro da Tesla diz que empresa manipulou vídeo de apresentação do Autopilot

O diretor de Software da Tesla afirmou que o objetivo do vídeo era apenas mostrar a capacidade do sistema, e não enganar os consumidores

video tesla autopilot falso 2016
Partes que o sistema falhava foram cortadas do vídeo (Foto: Reprodução)
Por Bernardo Castro
Publicado em 18/01/2023 às 12h03

A função de Autopilot da Tesla é cercado de polêmicas e, além de estar passando por uma série de investigação nos Estados Unidos, e, na Califórnia, a empresa está proibida de anunciar o produto como piloto automático.

Agora, a marca de Elon Musk se envolveu em um novo problema com o Autopilot, já que o engenheiro de Software da marca admitiu à Reuters que um vídeo sobre a operação do sistema de direção autônoma filmado em 2016 foi manipulado.

VEJA TAMBÉM:

Isso porque as imagens de divulgação não mostrava as reais capacidades do sistema na época e, ainda assim, o conteúdo continua publicado no site oficial da Tesla.

De acordo com o engenheiro Ashok Elluswami, a rota foi programada com antecedência e, o Model X utilizado dirige em moto completamente autônomo nas vias sem precisar de nenhuma ajuda humana. O início do vídeo, inclusive, diz que a pessoa sentada no banco do passageiro está ali apenas por questões de legislação.

Porém, Elluswami afirmou que durante a gravação tiveram inúmeras tomadas que não ficaram boas e precisaram ser regravadas. O motorista, por exemplo, precisão intervir constantemente na condução para corrigir as avarias do piloto automático, mas a Tesla cortou esses trechos do vídeos. Ashok ainda confirmou que foi cortado uma parte onde o Tesla bate em uma cerca ao tentar estacionar sem motorista.

No depoimento, o engenheiro disse que o sistema de condução autônoma não permitia a direção sem intervenção humana em 2016 – o que ainda se aplica aos dias atuais. Mas ele alega que a Tesla não quis agir de má fé, e o objetivo do vídeo era mostrar as capacidades teóricas de hardware e software.

No entanto, a forma que ele foi feito acabou enganando os consumidores, já que eles tiveram uma impressão equivocada sobre o sistema.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário