Tinta mais branca que reflete o calor do sol começará a ser aplicada em carros e aviões

A tinta mais branca do mundo, desenvolvida na Universidade de Purdue, pode reduzir a temperatura das superfícies em 4,5ºC devido a cor clara

tinta mais branca do mundo universidade purdue clara
Xiulin Ruan é professor de engenharia mecânica e quem começou a desenvolver o projeto (Foto: Universidade Purdue | Reprodução)
Por Bernardo Castro
Publicado em 06/10/2022 às 11h03

Uma pesquisa realizada na Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, desenvolveu a tinta mais branca do mundo, capaz de refletir 97,8% dos raios solares, e ajudar a manter as superfícies pintadas com ela em até 4,5º C mais frio em relação a temperatura ambiente.

Em 2021 os pesquisadores já haviam desenvolvido essa paleta. No entanto, a composição que formava a cor mais clara do mundo exigia que a tinta branca fosse aplicada em uma camada de 400 mícrons de espessura, o que a tornava inviável em algumas ocasiões.

VEJA TAMBÉM:

A título de comparação, os automóveis geralmente recebem tintas que variam de 100 a 180 mícrons de espessura. Então, aplicar a formulação antiga em carros, ou aviões, por exemplo, deixariam os modelos mais pesados e eles perderiam eficiência.

Xiulin Ruan, professor de engenharia mecânica que desenvolvedor da tinta mais clara do mundo afirmou que, na época, empresas tinham o interesse na tecnologia, mas queriam saber se era possível torná-la mais leve.

Fui contatado por todos , desde fabricantes de naves espaciais até arquitetos e empresas que fazem roupas e sapatos. Eles tinham principalmente duas perguntas: onde posso comprá-lo e você pode torná-lo mais fino?”

Com a demanda, a equipe de pesquisadores começou a desenvolver uma forma de baixar o peso da tinta branca e desenvolveram uma nova fórmula para ela, que agora incorpora nitreto de boro hexagonal como pigmento.

Apesar da alterção, a capacidade de reflexão se manteve a mesma e sua camada reduziu para 150 mícrons.

comparacao formulas tinta mais branca clara do mundo
À esquerda a espessura da tinta mais clara do mundo em sua primeira composição. Na direita, sua fórmula após o ‘regime’ (Foto: Universidade de Purdue | Andrea Felicelli)

Os desenvolvedores afirmam que a nova fórmula pesa até 80% menos.

Esse peso leve abre as portas para todos os tipos de aplicações. Agora, essa tinta tem potencial para resfriar o exterior de aviões, carros ou trens. Um avião parado na pista em um dia quente de verão não precisará usar o ar condicionado com tanta força para resfriar o interior, economizando grandes quantidades de energia.”

A tinta ganha ainda mais utilidade pois, ao contrário de outros equipamentos utilizados para resfriar o ambiente (como o ar condifionado) seu uso não emite gases de efeito estufa. Então a tinta reflete o calor do sol de volta para o espaço e, em grande escala, pode diminuir o calor do planeta.

De acordo com Ruan, a tinta mais clara do mundo está a um passo de começar a ser comecializada. De acordo com o professor, antes de começar a venda existem alguns reparos a serem feitos, mas que há um grande progresso em relação a isso.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário