Toyota encerra a produção do Etios para dar espaço a SUV

Toyota Etios vai deixar de ser produzido para dar lugar na linha montagem da marca japonesa para um novo SUV compacto hibrido flex

toyota etios hatch branco de frente
Modelo ainda é vendido na Argentina (Foto: Toyota | Divulgação )
Por AutoPapo
Publicado em 04/08/2023 às 17h02

A Toyota anunciou que vai parar de produzir o Etios em Sorocaba a partir de 31 de agosto de 2023. O compacto, que era oferecido nas versões hatch, sedã e furgão, era exportado para outros países da América Latina desde 2021, quando saiu de linha no Brasil.

A marca japonesa diz que o fim da produção do Etios não vai afetar os empregos na fábrica de Sorocaba, que vai se preparar para a produção de um novo modelo híbrido flex, o SUV compacto Yaris Cross.

VEJA TAMBÉM:

Fim da linha para o Toyota Etios

  • O Etios foi produzido em Sorocaba por 11 anos e mais de 680 mil unidades foram produzidas. Mais de 240 mil veículos foram exportados para os países vizinhos e o furgão Etios Aibo chegou a ser o carro mais barato da Argentina.
  • O Etios não é mais oferecido na Colômbia e no Uruguai, localidades onde era vendido até pouco tempo atrás.
  • Na Argentina e no Peru, o Etios segue entre as opções com suas carrocerias hatch e sedã, além de uma curiosa variante furgão que se chama Aibo.
  • Etios Aibo é um furgão compacto que foi lançado na Argentina em 2021. O modelo é equipado com um motor 1.5L a gasolina que produz 107 cv de potência e 14,7 kgf.m de torque.
  • O Toyota Etios vendido lá fora é um carro compacto que está disponível em duas versões: hatch e sedã.
  • Modelo japones conta com um motor 1.5L a gasolina de 103 cv, que pode ser associado a uma transmissão manual de seis marchas ou automática de quatro marchas (esta última disponível apenas na versão sedã).
  • O Etios hatch custa 5,5 milhões de pesos na Argentina, o que equivale a R$ 95.500 na conversão direta. O sedã parte de 7,83 milhões de pesos, ou R$ 135.900.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Diogo 27 de novembro de 2023

Carro muito bom. Tive um sedan 2014: maior defeito – não ter alarme ou sinalizador de farol ligado. Deveria ter sido motivo de “recall”, porque causou situações de perigo pra muita gente. Além disso – acabamento tosco, amortecedores dianteiros não aguentam o tranco em acessos esburacados. Pontos positivos: muito econômico, muito
espaçoso e razoavelmente confortável e seguro.

Avatar
katia 18 de setembro de 2023

Realmente já se teve modelos de carros hatch no mesmo padrão do Etios muito, mas muito mais feio. Já tive vários modelos de carro hatch e nenhum tão bom qto o Etios, custo beneficio excelente, conforto, desempenho super econômico no combustível. Muita pena. E olha que eu tenho um que é manual. O Yars nem faz tanto tempo que entrou no mercado e avaliação dele pelo público que pegou um não é nada bom. Não trocaria meu Etios pelo Yars.

Avatar
José 9 de setembro de 2023

A Toyota, como uma marca mundial, já produziu e ainda produz alguns modelos muito mais feios que o Etios.
Para quem já viajou muito e viu muitos carros em vários países, sabe que o Etios até que não é tão feio.
Se ele é mesmo feio, é preciso reconhecer que teve muitos outros carros feios que foram produzidos no Brasil na mesma época do Etios.
Só falam do Etios. É puro preconceito.

Avatar
udwesc 26 de agosto de 2023

por isso prefiro VW, o resto é o resto …

Avatar
Pedro pedro 22 de agosto de 2023

Etios o melhor custo benefício, o melhor carro para dirigir

Avatar
Pedro 22 de agosto de 2023

Etios o melhor custo benefício, o melhor carro para dirigir

Avatar
Pedro 22 de agosto de 2023

Etios o melhor custo benefício,

Avatar
Santiago 8 de agosto de 2023

Uma pena!
Ótimo conforto e desempenho, ótima robustez
Excelente confiabilidade e custo-beneficio.
Dificilmente surgirá um substituto do mesmo naipe,

Avatar
Deixe um comentário