Toyota GR Corolla: esportivo pode deixar para trás o câmbio manual

Documentos vazados de um forum fandom na internet afirmam que a nova transmissão é uma automática de 8 velocidades

toyota gr yaris 2024 interior alavanca cambio automatico
O modelo passará a ter um automático de 8 velocidades, assim como o GR Yaris (Foto: Toyota | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 09/07/2024 às 12h27

Assim como é comum nos modelos sedãs e hatches mais queridos, o Toyota Corolla conta com uma versão esportiva, o GR Corolla. Feito para as pistas ele tem um câmbio manual, mas parece que isso vai mudar para a versão 2025 que segundo um documento vazado terá modificações no acabamento e também na caixa de marchas. Aparentemente o modelo passará a ter um design mais premium e uma transmissão automática de 8 velocidades.

VEJA TAMBÉM:

toyota gr corolla 2023 cinza frente lateral traseira detalhes interlagos 2

De acordo com um guia de pedidos de veículos que foi publicado no GR Corolla Forum, o modelo 2025 será oferecido com uma transmissão automática de oito velocidades, no Canadá.

Mesmo sem a certeza de que a Toyota aplicará isso em seu modelo, afinal não foi nada oficializado pela japonesa, é possível que o suposto novo cambio do Toyota GR Corolla seja o mesmo que equipa atualmente o GR Yaris.

Sendo tradicional, do tipo elíptica com conversor de torque, a caixa do GR Yaris possui 8 marchas e se chama Gazoo Racing Direct Automatic Transmission.

toyota gr corolla 2023 cinza frente lateral traseira detalhes interlagos 6

Além de ser calibrada especialmente para o uso esportivo. Ela utiliza sensores de força G, analisa como o motorista está freando e mede outros parâmetros para realizar as trocas ou segurar as marchas. Infelizmente ela é 40 kg mais pesada que a antiga manual de seis marchas.

  • Essa caixa foi testada em campeonatos de rali, recebendo a benção de Morizo – nome usado pelo CEO da japonesa, Akio Toyoda, em competições. O executivo e piloto fez questão que as trocas para aumentar as marchas fossem com o toque para trás e para reduzir o comando para frente, assim como caixas sequenciais de corrida.

Além do novo câmbio automático do Toyota GR Corolla, o documento vazado aponta que o motor 1.6 L de três cilindros aumentará seu torque de  37,5 kgfm (368 Nm) para 40,7 kgfm (400 Nm). Entretanto pode haver alguma desinformação já que o torque atual do modelo é de 37,7 kgfm (370 Nm) – uma diferença que pode parecer irrisória, mas fica ainda mais expressiva quando se analisa em Nm (Newton metro) como é nos Estados Unidos.

toyota gr corolla 2023 cinza frente lateral traseira detalhes interlagos 10

Por fim, o mesmo documento afirma ainda que um novo para-choque será adicionado, junto de um novo radiador para garantir melhorias no sistema de arrefecimento. Dutos de resfriamento de freio e um volante aquecido também estão no pacote.

  • A Toyota ainda não se posicionou oficialmente sobre essas mudanças para uma nova versão do GR Corolla. Por enquanto ele, que chegou ao Brasil em 2023, é comercializado aqui por R$ 461.990.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário