Toyota Hilux pode chegar, em breve, movida a hidrogênio

A Toyota está investindo em uma propulsão mais limpa sem seguir para o carro elétrico, e aposta em uma versão da Hilux movida a hidrogênio

toyota hilux celula hidrogenio
Primeiras unidades de teste estarão disponíveis já no ano que vem (Foto: Toyota | Divulgação)
Por Bernardo Castro
Publicado em 06/12/2022 às 10h03

A Toyota Hilux, um dos modelos mais tradicionais no segmento das picapes, está prestes a ganhar uma propulsão menos poluente, mas se engana quem acredita que a marca japonesa seguirá o caminho 100% elétrico a bateria.

Um novo teste por parte de uma subsidiária da Toyota no Reino Unido está apostando em um protótipo equipado com células de combustível a hidrogênio. O projeto tem apoio do governo britânico e um dos objetivos iniciais é produzir um pequeno lote com unidades destinadas a avaliação.

VEJA TAMBÉM:

A imagem divulgou algumas imagens da célula de combustível e nela é possível perceber três tanques de hidrogênio posicionadas no centro da Hilux. Os motores devem mover o eixo traseiro, onde também fica o propulsor elétrico.

As informações apontam que foi formado um consórcio que incluem Ricardo, ETL, D2H e Thatcham Research, e cada uma será responsável por uma parte.

toyota hilux celula hidrogenio interior
Três tanques de hidrogênio são posicionadas no centro da Hilux (Foto: Toyota | Divulgação)

Ricardo – empresa de engenharia ambiental – é responsável pela integração dos componentes da célula de combustível no chassi da picape. A ETL vai desenvolver a gestão térmica, enquanto a D2H fica com a parte termodinâmica. Por último, a Thatcham Research vai utilizar a experiência em segurança contra acidentes.

A Hilux será equipada com a célula de combustível da Toyota de segunda geração – que já é utilizada no Toyota Mirai. As primeiras unidades de testes estarão prontas já no ano que vem, na fábrica TMUK em Burnaston.

Nessa configuração o Mirai possui uma célula de combustível que entrega 174 cv, além de três tanques de hidrogênio e uma bateria de 1,24 kWh que, juntos geram 182 cv de potência e 30,6 kgfm. No entanto, para a Hilux, a Toyota ainda não especificou os números exatos e eles estão sujeitos a alterações.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário