Toyota segue Nissan e VW e quer ‘etanol como combustível’ de carro elétrico

Toyota está apostando na célula de combustível que, funciona como uma espécie de carro elétrico, mas sem a presença das baterias

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O Toyota Mirai será utilizado nos testes de performance (Foto: Toyota | Divulgação)
Por Bernardo Castro
Publicado em 03/04/2023 às 15h15
Atualizado em 11/04/2023 às 11h03

A Toyota anunciou na uma parceria com a com a Shell Brasil, Raízen, Hytron, Universidade de São Paulo (USP), Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) e o Senai CETIQT, para reduzir a emissão de carbono de seus veículos. A montadora vai contribuir para o projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) visando produzir hidrogênio renovável a partir do etanol.

Os japoneses vão oferecer o Mirai, modelo movido à célula de combustível – fuel cell – para os testes. Nissan e Volkswagen já exploram esse caminho de transporte sustentável aqui no Brasil.

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Com um investimento de cerca de R$ 50 milhões da Shell Brasil, o projeto de P&D também pretende calcular a pegada de carbono do ciclo ‘campo à roda’, mensurando as emissões de CO2 na atmosfera, desde o cultivo da cana até o consumo do hidrogênio pela célula combustível do veículo.

“O objetivo desse projeto de P&D é demonstrar que o etanol pode ser vetor para produzir hidrogênio renovável, aproveitando a logística já existente da indústria de etanol”, destaca Alexandre Breda, gerente de Tecnologia de Baixo Carbono da Shell Brasil.

“A produção local de hidrogênio renovável por meio da reforma do etanol é uma solução eficiente, sustentável e facilmente replicável globalmente, devido ao baixo custo de transporte do biocombustível.”, afirma Mateus Lopes, diretor de Transição Energética e Investimentos da Raízen.

Fuel Cell e investimento da Nissan no Brasil

Uma das alternativas energéticas desenvolvidas pelo mundo é a célula combustível, Fuel Cell. É um carro elétrico, porém sem bateria, que é o seu maior problema.

E ele funciona abastecendo o tanque com hidrogênio, que vai para essa célula combustível, a Fuel Cell, que produz a energia elétrica para movimentar o carro. Já existem esses automóveis rodando em alguns países, mas o problema é criar uma rede de postos com hidrogênio.

A solução pesquisada por Nissan, VW e Toyota pode ser muito útil no Brasil, pois atrelaria uma nova tecnologia com a ampla rede de postos de distribuição com etanol.

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3 Comentários
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Dell 4 de abril de 2023

É até bem interessante, 7,6 litros de etanol produzem 1 kg de hidrogênio e o recorde desse Mirai da Toyota foi rodar 1360 km com 5,65 Kg de hidrogênio, seria o mesmo que fazer +/- 31 km com um litro de etanol.

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Airplane 3 de abril de 2023

Excelente proposta para o meio ambiente e para o Brasil,que é o maior produtor mundial de etanol.

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jo 3 de abril de 2023

Só e bom para usineiros, paulistas e montadoras. Talvez melhore 0,1% o meio ambiente hahahahah

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