Toyota RAV4 PHEV andou 1900 km no modo elétrico em estrada com carregamento sem fio

Com uma bateria de apenas 18 kWh, o RAV4 híbrido percorreu 1900 km em 100 horas graças a uma estrada que o recarregava a cada volta

electreon recorde autonomia toyota rav4
Tecnologia ainda está em desenvolvimento (Foto: Reprodução)
Por AutoPapo
Publicado em 29/05/2023 às 11h03

A Electreon é uma startup que trabalha desenvolvendo tecnologia para permitir que os carros elétricos recarreguem a bateria sem que precise parar em um eletropostos, e acabou de bater um recorde utilizando um Toyota RAV4 híbrido plug-in.

Em um circuito fechado onde testa a sua tecnologia, a empresa conseguiu deixar o SUV circulando por mais de 100 horas, alcançando uma marca de 1.924 km percorridos no modo puramente elétrico.

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O veículo parou exclusivamente para realizar a troca entre os motoristas – que no total foram em 55 -, e não foi plugado à tomada em momento algum. No fim do teste, o RAV4 recebeu cerca de 241,69 kWh de eletricidade sem precisar utilizar um wallbox ou qualquer tomada do tipo.

A escolha por um veículo elétrico do tipo plug-in em vez de um elétrico, se deve pelo tamanho das baterias. Uma vez que o RAV4 seria recarregado de forma praticamente constante, não existia a necessidade de uma bateria muito grande, uma vez que a de tamanho reduzido seria capaz de fazê-lo percorrer longas distâncias nas rodovias equipadas com essa tecnologia testada.

A Electreon assinou um acordo com a Toyota e a DENSO em março. Juntos, eles planejam desenvolver tecnologia de carregamento sem fio para veículos novos, bem como um kit de reposição para permitir que veículos mais antigos façam uso de estradas de carregamento.

Esta parceria tornará o carregamento sem fio acessível a uma ampla e diversificada gama de motoristas e demonstrará os muitos benefícios do carregamento sem fio como uma solução limpa e econômica para carregar EVs, bem como um catalisador na redução da pegada de carbono dos EVs.

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2 Comentários
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Andre Rocha 29 de maio de 2023

Interessante é ver que os testes são realizados em uma pista OVAL, sem as subidas/descidas e nem as acelerações para ultrapassagens… assim é moleza ir longe…

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Ivan 29 de maio de 2023

Primeiro passo é saber se é funcional a ideia, se é, depois leva para teste fora do laboratório.

O problema que eu vejo é o tanto de energia desperdiçada na transmissão de energia sem fio, o mesmo que acontece no celular, a diferença é que um único carro é mais duzentas vezes maior que um celular

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