Trem-bala ligando Rio de Janeiro a São Paulo é autorizado pela ANTT

A ANTT autorizou que uma empresa privada construa o trem-bala ligando as capitais, mas o local das estações causou polêmica

shutterstock tgv trem bala franca em estacao
O trem deverá fazer o trajeto em 85 minutos (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 23/02/2023 às 16h03
Atualizado em 28/06/2023 às 15h27

Prometido para a Copa do Mundo de 2014, o trem-bala que liga a cidade do Rio de Janeiro (RJ) a São Paulo (SP) finalmente está com uma previsão de sair do papel. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou o pedido da construção dessa linha férrea de alta velocidade.

Essa decisão foi publicada no Diário Oficial da União nessa quarta-feira (22) e permitiu a construção através do modelo de autorização. A empresa responsável por fazer o trem-bala é a TAV Brasil Empresa Brasileira de Trens de Alta Velocidade. Ela terá o prazo de 99 anos para explorar a estrada de ferro.

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A estação de São Paulo está prevista para ficar na Zona Norte, enquanto a do Rio de Janeiro será na região de Santa Cruz. O tempo estimado da viagem entre as capitais via trem-bala é de 85 minutos. Segundo muitos internautas, a parte mais demorada desse viagem será chegar às respectivas estações de trem, já que ficam distantes dos centros dessas cidades.

A escolha desses locais para as estações foi feita para facilitar as obras e reduzir custos. Existe a possibilidade de terem estações no meio do caminho, em São José dos Campos (SP) e Volta Redonda (RJ). A previsão de início das operações é para 2032. Seria um indício de que a Copa do Mundo de 2034 será no Brasil?

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5 Comentários
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Carlos Nakamura 23 de fevereiro de 2023

No dia que só tiver veículos elétricos, vai ser a salvação pra muitos porque o preço de carro elétrico vai ser pra poucos. Só resta saber a segurança (polícia, etc) pessoal pra se seguir dentro de um vagão até RJ e se não vai ter transporte de ilícitos

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Sebastião 23 de fevereiro de 2023

Sabe quando vai sair do papel esse projeto? Nunca!

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Peterson 23 de fevereiro de 2023

Isso vai ser como o rodo anel, quando terminar, já vai estar obsoleto.

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Stive 27 de fevereiro de 2023

Pode ser que surjam trens-bala com bateria de estado sólido até lá

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Flávio Bento de Faria 23 de fevereiro de 2023

Espero que esse projeto seja o início da volta de investimentos na malha ferroviária abandonada por décadas nesse pais onde passou a investir nas rodovias. Países desenvolvidos investem em ferroviária tanto para comércio como para turismo. Ferrovias é mais barato de manter e seguro! Senhores governantes, parem de pensar apenas em seus bolsos e comecem a servir ao povo!

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