Tchau, Troller? Ford confirma fim do jipão que foi pedido até nos EUA

Fim da linha já havia sido anunciado pela montadora norte-americana; investidores podem assumir a produção do jipe

ford troller T4 brasil
Troller T4: modelo é reconhecido por sua capacidade off-road (Foto: Troller | Divulgação)
Por AutoPapo
10 de agosto de 2021 16:15

A Ford confirmou, em uma comunicação internar, o fim da produção do jipe Troller T4 em sua fábrica no Ceará. A fabricação dos carros se encerrerá em setembro. Já a das peças voltadas ao mercado de reposição seguirá até novembro.

A notícia não é novidade. Desde quando a Ford anunciou que deixaria de produzir carros no Brasil, também era esperado o fim da produção dos utilitários. Na ocasião, em janeiro, a fabricante No comunicado, a Ford informa que a marca Troller continuaria operando até o quarto trimestre de 2021. E encerraria a venda assim que os estoques acabassem.

VEJA TAMBÉM:

Fábrica está sendo negociada

O encerramento da produção por parte da Ford não significa, necessariamente, o fim do Troller T4. Segundo o jornal Diário do Nordeste, a marca norte-americana está em negociações avançadas com um grupo de investidores que assumiria as operações.

Ainda segundo a publicação, são dois dois investidores nacionais, de fora do setor automobilístico. “Há a expectativa de que o futuro dono da montadora agregue valor ao projeto, com a injeção de novos investimentos para modernizar a fábrica e diversificar o portfólio da marca, inclusive com veículos elétricos no radar”, de acordo com a reportagem assinada por Victor Ximenes.

Por que a Ford comprou a Troller?

Ford busca candidatos para fábrica da Troller no Brasil

A Troller foi fundada em 1997. Dez anos depois, a Ford comprou. Mas e a Ford comprou a Troller por que  mesmo? Ela não sabe fazer jipe? Claro que sabe!  Ela comprou a fábrica porque a Troller tinha  incentivos, ficava sem pagar impostos estaduais e  federais. E a Ford, então, comprou a Troller como uma fábrica de incentivos que ela levou para Camaçari (BA), lá para a produção dela de Ecosport, e Ford Ka, na Bahia.

Troller T4: desejado nos EUA

A imprensa especializada norte-americana soube deste jipe “raiz” da Ford no Brasil e sugeriu (chegou a insistir) sua fabricação (ou comercialização) nos EUA. Argumentava ser um substituto perfeito para o Bronco (antes de a nova geração ser lançada) e concorrente sob medida para o Jeep Wrangler.

Só que “as aparências enganam” e a Ford jamais considerou essa hipótese, por absoluta falta de condições de levar o Troller para o mercado norte-americano. Sua carroceria de fibra, chassis artesanal, montagem em grande volume quase impossível e outros deslizes de projeto inviabilizariam esta operação.

Troller Pantanal: fiasco

troller pantanal
A Ford detectou “problemas irreversíveis” na estrutura da picape e recomprou as unidades vendidas

Protagonista de um dos recalls mais polêmicos do Brasil, a picape Pantanal foi literalmente retirada de circulação. Todas as unidades produzidas acabaram sendo recompradas pelo próprio fabricante, devido a uma falha estrutural: o chassi podia simplesmente trincar.

Alguns conspiracionistas atribuem essa ação a uma manobra comercial da Ford, que havia acabado de adquirir a Troller e não queria concorrência interna para a própria gama de picapes.

Mas essa teoria não tem respaldo: a Pantanal já havia saído de linha quando ocorreu o negócio entre as duas empresas. Ademais, apenas 77 unidades foram produzidas, todas em 2006. É um número irrisório se comparado aos 9.856 exemplares da Ranger vendidas naquele ano.

No fim das contas, a Troller Pantanal teve o azar de sofrer uma falha gravíssima de projeto, que não foi detectada pelo fabricante durante o desenvolvimento.

Boris Feldman comenta a situação da Troller e da Pantanal:

Fotos: Troller | Divulgação

Você sabia que o AutoPapo também está presente em suas redes sociais favoritas? Clique e confira:

TikTok YouTube Facebook Twitter Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Osmar 14 de agosto de 2021

Carro muito bom mas tudo bem caro no mercado que o propunha…
Surreal!!! Só podia terminar assim mesmo. Uma marca nacional made in fortaleza … 🤷🏻‍♂️

Avatar
Rodrigo 11 de agosto de 2021

E agora PT? Vocês irão deixar os companheiros na mão? Pós interromper produção de veículos e largar o país, Ford Motor vai vender fábrica da Troller esse mês e 470 funcionários podem ficar desempregados no Ceará

Avatar
Rogério Figueiredo Bertelli 10 de agosto de 2021

Estão meio que atrasados na notícia. A Ford só quer vender a planta industrial e os maquinários. A marca Troller é de sua propriedade assim como os desenhos industriais. Quem comprar, não vai poder usar o nome e nem o carro na planta. Está em tudo que é site essa notícia.

Avatar
Abel Rosato 10 de agosto de 2021

Ja vai tarde. Jipe caro, pequeno e feito em plastico.

Avatar
Carlos 10 de agosto de 2021

E que tem uma legião de admiradores e público fiel. Nem tudo é para todos, meu caro. Se não gosta, é só não ter, simples assim.

Avatar
Ilson Junior 13 de agosto de 2021

Tenho um brinquedinho de plástico desses, que por sinal, seu dinheiro não o compra…. o maior valor dele está além do comercial.

Cada um no seu quadrado.👍😎🙏

Avatar
Deixe um comentário