Volkswagen faz parceria com a Huawei para usar tecnologia 4G

As tecnologias de comunicação da Huawei serão usadas pelo grupo Volkswagen em conectividade dentro dos carros e em tecnologia autônoma

volkswagen e huawei logo
O gigante automotivo se junta ao gigante das tecnologias de comunicação (Fotomontagem: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)
Por Eduardo Rodrigues
12 de julho de 2021 14:10

A conectividade se tornou um ponto importante nos carros modernos. As centrais multimídia se tornaram extensões do smartphone do motorista e diversas funções dos carros já podem ser comandadas a distância pelos celulares. Para garantir esse tipo de serviço a Volkswagen firmou um acordo com a chinesa Huawei Technologies.

O gigante chinês irá fornecer acesso a suas tecnologias e patentes da rede 4G de telefonia móvel para mais de 30 milhões de veículos. A Volkswagen pretende aplicar essas tecnologias em suas centrais multimídias e também nos sistemas de assistência de direção.

VEJA TAMBÉM:

Esse acordo é o maior já feito pela Huawei no setor automotivo. Inicialmente as novas tecnologias serão aplicadas em veículos europeus do grupo Volkswagen devido a maior receptividade desse público a novas tecnologias. Porém ainda não foram reveladas especificamente quais serão as tecnologias que a VW irá adotar.

A Huawei está investindo no setor automotivo

A Huawei é hoje a maior detentora de patentes essenciais das tecnologias de comunicação 4G e 5G. Segundo um executivo da empresa de tecnologia, eles planejam lançar um sistema de direção autônoma até 2025. US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5,2 bilhões) já foram investidos em pesquisas de carros elétricos e autônomos.

huawei seres sf5 azul frente
Seres SF5 é o primeiro carro da Huawei (Foto: Huawei | Divulgação)

Ela vem investindo pesado nessa área desde que os EUA barrou os negócios entre a empresa chinesa e os clientes estadunidenses. Através dos fabricantes automotivos a Huawei pode vender seus serviços e compensar pela perda do mercado norte-americano.

Assim como sua rival Xiaomi, a Huawei também lançou um carro, que já está sendo entregue para os clientes. O Huawei Seres SF5 é um SUV com motorização híbrida plug-in, com capacidade de rodar até 180 km apenas com os motores elétricos.

0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário