VW Logus completa 30 anos: é para comemorar?

Agora o Logus tem idade para receber a placa preta, mas ele não foi um carro muito memorável no mercado e foi reprovado pela matriz alemã

volkswagen logus preto frente parado em gramado
Essa mistura de Ford com Volks saiu de linha por falhas de projeto (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 01/03/2023 às 11h02

Apesar da AutoLatina ser um período que a Ford e a Volkswagen preferem esquecer, o fabricante alemão está celebrando os 30 anos do Logus. Esse sedã de duas portas teve vida curta, sendo feito entre 1993 e 1996.

O Logus foi desenhado pela Volkswagen, porém sua plataforma era a do Ford Escort. Os motores vinham de ambas as marcas: o 1.6 CHT e os AP 1.8 e 2.0. Ele foi posicionado como um carro intermediário entre o Voyage e o Santana.

VEJA TAMBÉM:

Mas como já apontamos em outra matéria, o Logus foi uma gambiarra que nasceu desse compartilhamento de plataformas da AutoLatina. Ele trazia, por exemplo, o carburador eletrônico no lugar de um sistema de injeção multiponto, que já estava se tornando o padrão em carros novos.

Segundo o portal Vrum, um problema crônico do Logus era a rigidez torcional deficiente, que fazia o vidro traseiro se soltar em algumas situações. Com o tempo as soldas da carroceria se soltam, virando fonte de ruídos e deixando o carro perigoso.

A Volkswagen tirou o Logus de linha no final de 1996 após uma análise feita pela matriz alemã. O carro foi reprovado devido aos erros de projeto.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Geraldo 1 de março de 2023

Tive um pointer….cruz credo….consegui vender….porcaria pura….igual ao escort. Só o motor 1.8 ap que prestava.

Avatar
Lucas 4 de março de 2023

Porcaria deveria ser o dono, ksksksks só sabe rodar e não cuida do carro.

Avatar
Geraldo 4 de março de 2023

O carro era tão bom q saiu de linha rápido…brasileiro acha q tem q ficar fazendo manutenção em carro todo mês….carro bom é aquele q se faz manutenção periodica previstas ou por desgaste pelo tempo ou km de uso e não ficar fazendo manutenção porque o fabricante fez um projeto porcaria com este por exemplo.

Avatar
Polvo 1 de março de 2023

Meu pai teve um Logus CL 1.6 CHT 1993. O único defeito que incomodava era o conjunto de suspensão, onde as buchas da barra estabilizadora e as bieletas costumavam fazer muito barulho. Tinha que trocar todo ano. De resto era um bom carro. A injeção eletrônica foi adotada na linha 94. Sobre esse problema do vidro descolar, não lembro de ter acontecido isso com o dele. No mais, acho que a VW deixou de produzi-lo mais conta do fim da Autolatina do que pelo carro em si, pois era feito pela Ford. Como a VW iria produzir o Logus em suas fábricas, sendo que o modelo usava a plataforma e vários componentes do Escort?

Avatar
Deixe um comentário