Volkswagen aposta em menos autonomia para popularizar carros elétricos

Executivo da marca alemã acredita que uma autonomia mais baixa vai suprir as necessidades de quem usa o carro apenas nas rotas urbanas

volkswagen id 4 carro eletrico volkswagen
Empresa acredita que 500 km de autonomia pode ser muito para quem usa o carro apenas na cidade (Foto: Volksagen | Divulgação)
Por Bernardo Castro
Publicado em 16/12/2022 às 10h02

Thomas Schmall, CEO da divisão de componentes da Volkswagen, afirmou que a montadora está investindo em uma nova tecnologia com a finalidade de tornar o carro elétrico mais acessível.

Um dos caminhos que o executivo acredita ser o mais viável para esse objetivo é reduzir a autonomia dos modelos elétricos, barateando o custo das baterias. “Um cliente médio roda 40 quilômetros por dia, então por que você precisa de um alcance de 500 quilômetros?”

VEJA TAMBÉM:

Por um lado, a linha de pensamento Schmall até que faz sentido. Considerando que as pessoas têm o costume de usar o carro elétrico para circular nas cidades (principalmente para ir trabalhar), realmente não faz sentido uma autonomia com algumas centenas de quilômetros. No entanto, há de se pensar que, caso a pessoa precise viajar, ela será obrigada a alugar um carro ou, se tiver mais bala na agulha, ter um segundo veículo, com maior autonomia, à disposição na garagem.

Thomas explica que essa medida está relacionada ao constante aumento dos preços do níquel e do cobalto, elementos fundamentais para as baterias de carros elétricos. Com isso, a Volkswagen também estuda outras alternativas de produtos químicos que possam ser utilizados nos componentes.

Uma das possibilidades é utilizar essas baterias com menor capacidade em carros compactos que deixam menor margem de lucro para a montadora, enquanto SUVs, sedãs e picapes – que são mais rentáveis – manteriam a bateria padrão.

Com a alta dos preços, Schmall destaca que a procura por carros elétricos esteve em queda na Europa nos últimos meses em 2022 – apesar do aumento da demanda nos EUA. Ao todo, os modelos a bateria atingiram 6,8% de participação no total de vendas no terceiro trimestre de 2022, cravando 366.400 emplacamentos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário