Volkswagen acompanha rivais e volta a insistir nos motores a combustão

Assim como outras grandes montadoras, a marca alemã aponta que ainda há espaço para melhorar esses propulsores para conviver junto dos elétricos

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Um executivo afirmou que os elétricos são o futuro, mas o passado ainda não acabou (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 07/06/2024 às 12h02

A Volkswagen entrou para o time da Toyota, Subaru, Honda, Mercedes-Benz, Renault e Geely das montadoras que confirmaram não desistir dos motores a combustão. A notícia veio após uma sequencia de quedas e prejuízos nas vendas de carros elétricos na Europa.

A eletrificação de sua gama ainda é o foco, com dois terços do orçamento. O terço restante será dedicado para manter os carros a combustão competitivos, segundo fala do chefe financeiro da Volkswagen, Arno Antlitz.

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Segundo o portal Automotive News Europe, o executivo afirmou que carros elétricos são o futuro, mas o passado ainda não acabou. Com isso, ela promete investir mais também em modelos híbridos tradicionais e plug-in.

Os problemas da Volkswagen com os carros elétricos foram agravados com a invasão chinesa na Europa. Seus modelos a bateria são caros de produzir e só eram competitivos graças a incentivos governamentais — que estão acabando.

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Os elétricos da VW estão “flopados” na Europa e EUA (Foto: Volkswagen | Divulgação)

A montadora está trabalhando em desenvolver novas plataformas mais eficientes para os elétricos e mais baratas de fazer. Procuraram até ajuda dos chineses, firmando uma parceria com a Xpeng.

Ironicamente, o CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer, havia chamado os motores a combustão de “tecnologia obsoleta” em 2023. Hoje, a marca reserva €60 bilhões (cerca de R$ 342 bi em conversão direta) para essa tecnologia obsoleta.

No Brasil, a montadora alemã confirmou a produção local de modelos híbridos flex para curto prazo e um modelo elétrico para 2027 ou 2028. Tudo indica que ela trará os motores eTSI com sistemas leves de 48 volts.

Hoje ela não vende carros elétricos no Brasil, apenas oferece o ID.4 e o ID.Buzz através de caríssimos serviços de assinatura. Talvez essa defasagem em relação a Europa seja o segredo para a Volkswagen do Brasil estar com boas vendas enquanto a matriz perde mercado em sua terra natal.

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3 Comentários
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Sérgio 7 de junho de 2024

Carro elétrico é porcaria

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Gustavo Lima 9 de junho de 2024

Exatamente ! Esse povo que está comprando carro elétrico vai ter que jogar ele naqueles lugares que recolhem pilhas usadas pois depois de 5 anos de uso ninguém vai querer comprar !

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Georges 7 de junho de 2024

Lá no futuro pode ser que carros elétricos sejam a solução mas muitos países ainda não estão preparados para uma conversão de imediato. Ao mesmo tempo outras tecnologias estão em andamento e poderão tomar essa frente, como hidrogênio ou aquele combustível que a Porsche está desenvolvendo. Quem sabe?

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