Voyage ‘Bolinha’ existiu no papel, mas ‘pirraça’ de executivo matou o projeto

A segunda geração do Gol deveria ter um sedã de 2 e 4 portas, mas a matriz da Volkswagen não aprovou o projeto ao preferir o modelo feito na Argentina

estudo de design volkswagen voyage segunda geracao bolinha luiz alberto veiga
O projeto tinha tudo para ser fabricado, dependia apenas da matriz aprovar (Foto: Reprodução | Instagram | @veigaluizalberto)
Por Eduardo Rodrigues
25 de julho de 2022 18:03

O Volkswagen Voyage de primeira geração foi um sedã compacto bem sucedido, seria natural esperar que a segunda geração do Gol viesse acompanhada de um novo Voyage. Segundo Luiz Alberto Veiga, ex-designer da marca, essa segunda geração foi criada mas os executivos preferiram apostar no Polo Classic.

Segundo Veiga em um comentário na publicação, “[O Polo Classic] foi enfiado guela abaixo pelo Lopes Arriotour, chefe de compras e Chairman da VWAG”

O modelo feito sem conhecimento do Warkuss, quando veio para apresentação na Alemanha foi interditado por ele, primeiro chefe do Grupo Volkswagen de Design. Depois de dispendar meu chefe, ele pediu para que eu tocasse o projeto, já que eu estava morando na Alemanha naquela época. O modelo ficou ótimo porém o Chairman da época, Lopes, por ser contrariado, decidiu trazer o Polo Classic em seu lugar.

A versão de quatro portas desse Voyage “bolinha” já não é mais um mistério para quem acompanha o AutoPapo, imagens do acervo do Veiga ilustraram uma coluna do Douglas Mendonça no início do ano. O designer tirou de seu baú dessa vez uma imagem da versão de duas portas.

VEJA TAMBÉM:

Carros de duas portas ainda haviam boa aceitação nos anos 90. A família Gol de segunda geração estreou primeiro com o hatch e a perua nessa configuração e só mais tarde apareceu a variação de quatro portas.

O outro Voyage que quase existiu

projeto voyage inspirado no passat cc
A versão de produção era conservadora, mas uma alternativa mais esportiva foi considerada; supostamente (Foto: Internet | Reprodução)

Após o fiasco do Polo Classic a Volkswagen voltou a apostar em um sedã compacto de entrada derivado do Gol “G5”, voltando com o histórico nome Voyage. A versão de produção tinha desenho conservador e agradável, mas fotos vazadas do estúdio de design da marca indicavam uma alternativa mais ousada.

Esse estudo mostra um Voyage mais esportivo, com caída mais inclinada do teto e inspiração no Passat CC. Essa imagem foi recebida pelo finado Best Cars, hoje Auto Livraria, que recebeu a foto de uma fonte anônima.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Halter 2 de agosto de 2022

Essa ultima fotografia do modelo sedan prata!… CARAMBA! MUITO DAHORA! Lindo modelo sedan… os sedans de hoje precisam beber desta inspiração… pois estão muito sem graça… inclusive o voyage atual que é horrivel.

Avatar
Marcio 29 de julho de 2022

Esse Voyage antigo tem o desenho mais acertado do que o da maioria dos sedans de hoje…

Avatar
Carlos Mendes 26 de julho de 2022

Na minha opinião, a laterai desse modelo, mostrado na foto de abertura, lembra demais o Logus, sob o mesmo ângulo de visão.

Avatar
Deixe um comentário