7 maneiras de ter uma QUEDA de moto

Existem várias formas de prevenir uma queda, mas se fizer alguma dessas coisa listadas o tombo é praticamente certo

Acidente de moto
Saber comandar a moto é fundamental para evitar esses tipos de queda (Foto: Shutterstock )
Por Lucas Silvério
Publicado em 15/05/2024 às 08h02

Sem dúvidas, sofrer uma queda de moto é um dos maiores medos de todo o condutor. Para evitar isso existem vários métodos de prevenção além de equipamentos protetores e cursos de capacitação, porém alguns alertas de como cair de moto podem atentar o motociclista e evitar um acidente.

  • Confira na lista abaixo 7 formas de ter uma queda de moto, e como evitá-las.

VEJA TAMBÉM:

1 – Maneiras de ter uma queda de moto: arrancar sem firmeza

Principalmente para pessoas mais inexperientes, o primeiro passo na hora de sair com a moto pode já ser um problema. Nesta parte existem dois pontos que devem ser observados: a aceleração e a firmeza das mãos no guidão.

  • Guidão solto ou travado – Sair segurando o guidão de forma a deixá-lo travado demais pode levar o motociclista a não se direcionar corretamente para acertar o curso da moto e seguir na via. Com isso ele pode sair da pista e até invadir a outra mão. E caso esteja solto demais o piloto pode perder o controle e virar o guidão totalmente, bater no batente, e cair por curvar demais em baixa velocidade.

A melhor forma de segurar o guidão é firme, mas possibilitando o movimento quando necessário.

  • Aceleração excessiva – Por mais que seja óbvio, acelerar demais pode fazer o piloto perder o controle da moto e ir ao chão. Para evitar esse fim o condutor deve conhecer a moto que está e entender o quanto o modelo acelera, o quão forte ela é e também a altura da embreagem.
guidão de moto - QUEDA de moto

2 – Fazer curva sem se inclinar

Outra coisa que costuma se estender a quem acabou de sair da autoescola são as curvas, um ponto que ainda se peca muito nestas instituições. Como na hora do exame não é permitido curvar e o condutor tem que fazer os movimentos com o guidão, quando ele vai para a rua tenta fazer a mesma coisa. Acontece que tentar se curvar apenas com o guidão é uma baita forma de cair de moto.

O primeiro motivo é que a curva não deve ser feita apenas com o movimento do braço. Nas motocicletas é necessário inclinar a moto e acompanhar o movimento com o corpo, pois é assim que os pneus conseguem direcionar o modelo para onde o piloto deseja ir.

Além disso, virar o guidão de maneira extrema, como se quisesse fugir da moto para uma determinada direção, fará a motocicleta mudar de direção muito rápido, acertar os batentes, perder o controle da direção e levar o condutor ao chão.

curva e moto

3 – Maneiras de ter uma queda de moto: entrar na curva com giro baixo

Ainda nas curvas é importante estar atento na velocidade da moto e também na velocidade do motor, pois entrar em uma curva com o giro baixo também é uma forma de cair de moto.

Quando o giro da motocicleta está baixo a força de tração também diminui e as chances da roda traseira escorregar são mais altas. Por isso é importante entrar na curva em uma velocidade segura e também com o giro mais alto.

4 – Frenagem incorreta

A frenagem é o que vai salvar o condutor em alguns casos, mas em outros vai causar a queda de moto.

Em motos menores de 300 cm³, costuma-se ter o sistema de freios combinados. Nestes os freios traseiros acionam tanto a roda de trás quanto a da frente (distribuído uma certa porcentagem em cada), o que evita que a traseira derrape por um aperto excessivo – o freio dianteiro funciona normalmente. Já as motos acima de 300 cm³, e algumas 250, tem freios ABS aqui no Brasil e estas agem de formas independentes.

  • Freio dianteiro – é ele quem realmente para a moto, e assim é usado quase sempre pelos condutores. Porém é um recurso perigoso de se usar em curvas, pois pode fazer a roda virar durante o acionamento e ocasionar a queda.
  • Freio traseiro – o freio traseiro é importante para auxiliar o dianteiro, mas sem muito exagero, pois pode fazer com que a moto derrape. Em contrapartida é ele quem corrige a motocicleta em uma curva e evita a queda de moto e também a saída da pista.
  • Entrar na curva com o giro alto e usando o freio motor diminui a necessidade de usar os freios das rodas e assim cair.
desgaste precoce do freio da moto - QUEDA de moto

5 – Maneiras de ter uma queda de moto: frear na areia e outros

Outra atenção com os freios deve ser onde se aciona eles. Caso o motociclista esteja passando por um terreno irregular como um trecho de terra, as chances de ir ao chão aumentam. Se for uma pista suja com areia ou óleo, cair de moto fica ainda mais fácil, principalmente se o piloto tentar uma curva ou uma frenagem. O melhor é passar direto e mantendo a velocidade.

6 – Alta velocidade na chuva

Pilotar na chuva em alta velocidade também pode ser bem convidativo para uma queda de moto. Embora as rodas das motocicletas sejam uma boa lâmina de água e evitem a aquaplanagem, movimentos mais bruscos como curvas acentuadas e frenagens repentinas podem levar o contato do pneu com o solo diminuir ainda mais e o fatídico acontecer.

moto na chuva

Bônus – Insegurança ou pressa

Por fim, dois extremos são outros grandes causadores de acidentes e quedas de moto. Estar inseguro ou muito confiante em cima da moto pode levar o condutor a não enxergar as adversidades da pista com clareza. O piloto deve estar sempre atento e seguro dos seus atos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário