Alterações que com certeza vão te fazer parar na blitz

Tem alguns tipos de mudanças que nem se enquadram em alteração de característica, mas isso não impede de ser parado em uma abordagem

blitz policial
Pode até não estar errado, mas te para (Foto: Internet | Reprodução)
Por Lucas Silvério
Publicado em 27/06/2023 às 15h02
Atualizado em 03/07/2023 às 13h51

Muitos condutores têm apreço por personalizar seu veículo, fazendo nele algumas mudanças simples – que não precisam de documentação – e outras que podem ser consideradas alterações de características. Essa é uma prática permitida, mediante autorização do Detran e posteriormente uma nova vistoria seguida de registro da mudança nos documentos Certificado de Registro de Veiculo (CRV) ou Certificado de Registro e Licenciamento de Veiculo (CRLV), dependendo da mudança.

VEJA TAMBÉM:

Entretanto, quem apenas fizer as alterações de características sem registrá-las, está sujeito há infração grave com penalidade de multa de R$ 195,23 e retenção do veículo para regularização.

Para as motocicletas isso ainda pode ser mais perigoso, já que são veículos que são parados em operações policiais com mais frequência. Se você não quiser ser parado e ter seu veículo levado e ainda pagar uma multa, fique atento às alterações de característica que com certeza são motivo para abordagem.

É importante lembrar que a ausência de todos os itens listados abaixo – desde que sejam obrigatórios – já são passíveis de multa e apreensão e além disso, nem todas as mudanças se enquadram como alteração de característica, mas isso não impede o transtorno com as autoridades.

Retrovisor

Retrovisor moto
Foto: Shutterstock

Mudar o retrovisor da motocicleta é uma prática comum e que está sujeita a multa, caso esteja fora dos padrões especificados, pois podem ser muito pequenos, ter a qualidade do espelho comprometida e colocar a condução em risco. Os coligidos costumam acusar as modificações.

Guidão

guidão moto
Foto: Internet | reprodução

Assim como os retrovisores, o guidão também pode render a infração. Embora não seja um item que geralmente não denuncie, há quem coloque-os muito curtos, ou muito longos, os famosos “seca suvaco” e estes, além de serem contra lei se forem acima da altura dos ombros, também comprometem a segurança.

Adesivos

Tanque moto adesivado
Foto: YouTube | reprodução

Há pilotos que gostam de adesivar a motocicleta, principalmente no tanque. Mas tem que tomar cuidado, pois caso o número de adesivos seja muito alto e comprometa a identificação da cor da moto, ela com certeza será levada.

Farol

motocicleta farol moto
Foto: Shutterstock

Essa aqui já é muito conhecida pelos motociclistas e assim como as outras, pode ser mudada, mas dentro do permitido pela lei. Luzes coloridas, fora do padrão branco e amarelo e ofuscantes como o famoso xenon, com certeza vão render uma abordagem policial.

Escapamento

Escapamento moto
Foto: Shutterstock

Ele de longe entrega quem está irregular, pois geralmente o escapamento diferente do original – ou a falta dele –  faz um barulho muito mais alto do que o comum. Outra questão é o aumento das emissões ocasionado por essa alteração de característica.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
19 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marcos 1 de agosto de 2023

Quando se perguntam: “Por quê o Inmetro libera a venda de determinado produto se o consumidor não tem permissão para usar?” a resposta é simples, o governo cobra imposto de tudo o que é produzido, se deixa de produzir, deixa de arrecadar. Olha a hipocrisia da situação. o Inmetro aprova a produção/ venda de um determinado escapamento para uma moto, como sendo seguro e eficaz para a sua função. (houve cobrança de taxas para isso). A produção deste produto gera mais impostos aos cofres do governo. O consumidor precisa voltar ao Inmetro e fazer outra avaliação para regularizar o seu veículo? pagar mais taxas e impostos? Porque não funciona como a Anvisa? onde o que não é permitido (teóricamente) não se produz e quando é permitido com restrições, não se consegue comprar sem receitas médicas?

Avatar
Matheus 21 de julho de 2023

É obrigação o cumprimento das regras, concordo que são rígidas demais. Parece que a pessoa não é realmente proprietário do seu carro. É uma sensação falada. Mesmo vc tendo o carro quitado e com tudo pago perante o Estado. Pequenas modificações deveriam ser permitidas sendo que muitos acessórios passam pelo INMETRO e são comercializados legalmente porém a lei ultrapassada de trânsito não permite. A lei se contradiz dessa forma como um todo pois é proibido e ao mesmo tempo não. É vergonhosa a forma como o cidadão adimplente de impostos são tratados no Brasil. Sai governo, entra governo. Projetos bons descontinuados e leis ruins mantém-se assim como a lei ultrapassada do nosso trânsito. Agora, contamos com um governo o qual muitos votamos e enfrentamos o veto de poder expressar-se, mas acho que tal assunto deve ser comentado e é justo trazer está pauta. Quem sabe um dia mude e possamos instalar led, rodas 18, aerofólio e trocar a suspensão e escapamento, mantendo a cor original do carro sem o risco de sermos oprimidos como vagabundos? Assim esperamos meus amigos. Abraços do Matheus da Toledo

Avatar
Elenilson 5 de julho de 2023

Esse Detran é um parasita que não tem o que fazer, aí fica inventado moda e o gado ainda assina embaixo!

Avatar
Antonio Carlos 5 de julho de 2023

Sempre da um jeito de pegar o dinheiro do povo vcs alenbra quite primeiro socorro não vi o dinheiro até hoje alenbra quite extintor também nada . alenbra da covidis quem ajudava o povo era os motoboys que levava remédios comidas agora fica aí eventando moda tabagunçado

Avatar
Luis 5 de julho de 2023

Gostei muita coisa qui não faziam agora vão fazer é isso aí a lei tem qui ser mais rigorosa pega os engraçado de turbao adesivos pega os irregular tira tudo de circulação querem roda qui andem na lei é isso aí mesmo gostei

Avatar
Denis 5 de julho de 2023

Porque vc nao vai chifra um baranco cada um compra e paga e fas com ele oque quiser desde que nao incomode o outro

Avatar
Claudio 4 de julho de 2023

Pra fazer contra o povo .e fácil..porque não faz uma lei quando roubarem uma carro e beterem o governo ressasir

Avatar
Brasil K 4 de julho de 2023

A ditadura já chegou no Brasil. O povo vai ficar quieto e deixarem eles pintarem e bordarem. Se eles continuarem no poder não sairão mais. Qualquer um que falar mal deles já estão sendo presos. E aí ninguém vai fazer nada ? Manifestação pacífica não adianta mais. Alguém teria alguma ideia de como poderíamos lutar pela nossa liberdade ? Fora Lula !!! Estão fazendo um rombo na economia…. Se o povo não fizer nada, daqui a uns dois anos estaremos comendo cachorros como os Venezuelanos. Acooordaaa povo Brasileiro !!! Antes que seja tarde !!! Estão censurando tudo que podem… Depois não digam que não foram avisados… Estão acabando com o nosso País…. 🤷🏽‍♂️🤔

Avatar
Eleacir Nunes Rosa 1 de julho de 2023

Os governantes do nosso pais ?
Kkkkkkkkkkkkkk
Tudo isso é uma Palhacada vergonhosa

Avatar
Junior Alves 30 de junho de 2023

Vcs tem melhorar a saúde humana combate a fome isso vc n faz só atrapalha a vida do trabalhador

Avatar
Osvalmir Primo de Matos 1 de julho de 2023

Bom dia!
Mas pq não se enquadrar nas novas normas?
O Brasil também precisa de educação de toda maneira principalmente no trânsito, quando uma pessoa é contra uma norma não tem direito de falar em combater a fome e outras mazelas Brasileiras não.

Avatar
Claudinei Charles Moreira 30 de junho de 2023

Só concordo com barulho de escapamento de moto. Retrovisor também. Mas multar por adesivar a moto é palhaçada

Avatar
José Américo dos Santos 30 de junho de 2023

Essa lei em minha opinião é dar carta branca aos órgãos fiscalizadores de usar corrupção,. Não concordo com quem comprou cinquentinhas antes da legislaçao onde não precisava de habilitação e emplacamento., Para prejudicar o tralhador é mole , quero ver suas as leis contra bandidos institucionais e bandidos comuns.

Avatar
Rodrigo 1 de julho de 2023

Concordo com uma parte, como escapamento retrovisor, mas tb eram pra combater a venda de retrovisores pararelos escapamento . E outra invés de ir atrás do trabalhador vão atrás do maior bandido mais perigoso Pablo escobar, que e o Lula e sua quadrilha.

Avatar
Nathan 30 de junho de 2023

Acho engraçado pra criar leis para quem gosta de andar na linha é com o governo mesmo, agora para criar leis severas para criminosos não querem, acordem galera até quando vcs vão aceitar tudo que os políticos colocam sobre nós. Essas pequenas mudanças não vejo problema algum em trazer risco as pessoas, se fosse político iria ficar contra isso, pois qualquer cidadão deveria ter o direito de fazer pequenas mudanças em seus veículos.

Avatar
Erandir Sousa 29 de junho de 2023

Eu só sei que pra aplicar mutas eles e provisão muitas leis mas ajudar a manter as vias em condições de usar eles não fazem leis
Nem pra tampar buraco e recapiar as vias que nos pagamos caro pra serem conservadas

Avatar
Everton Nunes Costa 29 de junho de 2023

Não concordo com essa lei, pagamos valores absurdos pelos veículos, altos impostos sem sentido já que somos agora obrigado a pagar pedágios caros, gasolinas absurdas, e vem essas leis limitando-nos de ter uma propriedade pela qual pagamos…. Deveria ser permitido desde que não colocasse a vida de ninguém em risco, porque me explica a lógica de uma melhoria no farol ou um adesivo no tanque prejudica alguém…. Esse tal de Detran deveria ser extinto pois só serve para nós prejudica e tirar dinheiro…. Porque eles não focalizam as condições do asfalto ou criam leis que melhore o trânsito…..

Avatar
Mateus lavorato perotti 29 de junho de 2023

Não concordo com essa lei também para o famoso “seca suvaco” lógico ,porque tenho uma moto assim.
Não é difícil de pilotar , não compromete a segurança, mas isso por conte da minha moto ser assim também.
Agora o governo está ficando muito em arrecadar dinheiro com multas e comissões para policiais , porque esse monte de policiais que estão aí se mobilizando pra encher o saco de pessoas de bem , deveriam estar protegendo as mesmas .
Assaltos e agressão por uso de drogas ou machismo , acidentes ,demoram a ser atendido pois tem que deslocar viaturas que estão em blitz multando e até guinchando veículos de pessoas que estão passando aperto financeiro ,porque nem todos ganham salários de policiais e políticos ,para manter tudo em dia , por hoje se seu IPVA está atrasado eu sua moto tem seca suvaco, vc é meliante e merece perder seu veículo, … Polícia virou um instrumento de opressão do governo para incomodar, destruir muitas vezes a vida , de pessoas de bem , polícia rodoviária federal , virou a muito tempo, uma vergonha, assim como quem os chefia ……. Mas a minha opinião não vai mudar nada, e o povo de bem vai continuar se ferrando e sendo oprimido pela polícia, e o governo despensa comentários.

Avatar
Ataide Barbosa da silva 30 de junho de 2023

O pobre morre de trabalhar compra um carro ou uma moto com muita dificuldade mas o dono não e eu nem vcs e o governo sempre dando um jeito de multar ou tomar nosso bem caso eles acharem melhor para colocar no sol até acabar

Avatar
Deixe um comentário