Amortecedor de direção: acessório de moto evita a ‘shimada’ e salva vidas

Pode ser instalado na motocicleta para evitar acidentes, mas é necessário saber operar e conduzir o modelo equipado

amortecedor de direcao 2
Este amortecedor pode ser a diferença de um balanço e uma queda (Foto: Shutterstock )
Por Lucas Silvério
Publicado em 17/05/2024 às 08h02
Atualizado em 22/05/2024 às 11h58

Um tipo de acidente de moto que ficou bem famoso nos últimos tempos, principalmente nas redes sociais, foi a queda ocasionada da famosa shimada, que ocorre quando o piloto perde o controle do guidão. Para evitar este fenômeno existem várias técnicas, mas sem dúvidas nenhuma delas facilita esta missão mais do que o amortecedor de direção.

VEJA TAMBÉM:

Este item que é fixado no chassi e na mesa da motocicleta basicamente “endurece” o guidão, evitando que ele se descontrole e bata de um lado para o outro.

Pode ser instalado em qualquer modelo de estrada para aumentar a segurança do piloto, porém o amortecedor de direção, ou amortecedor de guidão, também exige algumas atenções do motociclista para que esta ajuda não seja na verdade um prejuízo à condução.

Em entrevista especial para o AutoPapo, o instrutor de pilotagem, bicampeão brasileiros de Supermoto, vice-campeão do SuperBike Brasil e atualmente piloto de motovelocidade, Mauriti Junior, destacou toda a importância do equipamento e atentou quando e como cada piloto deve usá-lo.

  • Mauriti explicou tudo sobre o equipamento e também apontou as melhores formas de utilizá-lo e evitar a famigerada shimada.

Qual a função do amortecedor de direção?

O amortecedor de direção é uma peça, um equipamento, um acessório – que em algumas motos já vêm original de fábrica e outras não vêm, e é muito importante colocar – que faz a função de estabilizar a direção. Grosseiramente, para todo mundo entender, o amortecedor de direção nada mais é do que uma peça que cria uma resistência deixando o guidão mais duro para virar de um lado para  o outro, e aí consequentemente quando você pega algum tipo de imperfeição na pista, a suspensão da moto absorve de uma forma muito mais eficiente a instabilidade, não deixando o guidão perder a estabilidade e o equilíbrio.”

O especialista afirma que este equipamento que endurece a direção da moto é muito importante na condução rodoviária, quando o piloto está em maiores velocidades e sujeito a encarar imperfeições na pista e uma possível shimada.

Quando a gente pilota, a gente nunca sabe quando isso vai acontecer. Por que isso pode vir de uma pedra, que pegou de forma diagonal no pneu. Isso pode vir de um buraco, de um remendo que você pegou de forma diagonal, e a instabilidade aconteceu. A grande maioria das vezes que isso acontece a gente está relaxado em cima da moto. A gente não está preparado, a gente não está esperando. É literalmente uma situação que pega de surpresa.”

Quando o amortecedor de guidão equipa a moto, mesmo que o piloto esteja menos atento, a absorção do impacto da irregularidade será maior e a chance de queda é menor.

amortecedor de direcao
São vários os tipos de amortecedor de direção e o original da moto já é suficiente, caso ela tenha de fábrica (Foto: Internet | Reprodução)

Quando o amortecedor de direção se faz necessário?

O amortecedor de guidão pode ser usado em quase todas as motocicletas, mas existem alguns modelos que pedem ele ainda mais. Tudo por causa das maiores chances de sofrer a shimada.

Independente do estilo de pilotagem, o que encaixa à necessidade de um amortecedor de direção é o estilo de moto e sua potência. Motos de baixa cilindrada não tem tanta potência de aceleração e quando você arranca ela não consegue tirar todo o peso da frente e colocar na traseira. Então as chances de acontecer uma chimada nas motos até cerca de 300 cm³ é muito baixa, pois qualquer imperfeição que a moto pega a suspensão ainda consegue absorver, porque tem peso para afundar.

[…]

Nas motos acima de 500 cm³ as chances de acontecer uma chamada já é muito maior. Em motos a partir de 600 cm³ deveria ser obrigatório nas categorias naked, big trail, multistrada e speed.”

  • Já para quem pilota no off road ele pode ser dispensado.

Não se faz tão necessário na terra. Quando a gente fala sobre pilotagem na terra, a gente fala sobre um terreno instável e para que você consiga ter equilíbrio em cima da moto você não pode ter o guidão duro e travado. Então se você colocar um amortecedor de direção para deixar mais duro e mais resistente, você terá muito mais dificuldade para pilotar. O amortecedor de direção é importante para uso no asfalto, para uso na terra ele não se faz necessário.”

Regulagem do amortecedor de direção

  • Amortecedores de direção eletrônicos se ajustam automaticamente.

A regulagem de um amortecedor de guidão manual tem vários níveis. Alguns vão de 0 a 10, outros até 12, ou até 24, varia muito de cada fabricante. Entretanto, Mauriti faz sua recomendação “padrão” para os condutores que vão pegar a estrada.

Normalmente, de 0 a 10, a gente costuma trabalhar em 40%.”

  • Em 0% o amortecedor está totalmente aberto, como a moto é sem ele ou de fábrica. Na regulagem 100% ele deixa o guidão o mais rígido possível para o equipamento.

Ele afirma que a regulagem de 40% é uma boa margem geral para que o piloto consiga estar seguro e ainda sim movimentar a moto em curvas. Tudo isso é muito válido para quando se transita em uma via mais rápida.

Dentro da cidade normalmente se usa a regulagem 100% aberta. Você deixa o amortecedor de direção o mais leve possível para que a moto não fique pesada. Já na estrada você usa ele um pouco mais resistente porque a velocidade é maior e a probabilidade da shimada é muito maior.”

amortecedor de direcao
Existem amortecedores manuais e eletrônicos. Os mais tecnológicos se ajustam sozinhos (Foto: Shutterstock)

Como acontece a shimada?

Mauriti também falou sobre a shimada e como isso pode acontecer. A principal causa apontada é a falta de peso na roda dianteira, que é ocasionada por uma aceleração muito forte ou pelas deformidades da pista que elevam a moto.

Quando você acelera o peso da moto vai pra roda traseira. Em motos maiores a aceleração é muito grande e isso faz com que a dianteira levante. A traseira levantar é o que faz aumentar as chances da shimada. Porém, motos pequenas têm menos chances de fazer isso, pois não têm peso nem força suficientes para levantar a frente.”

  • Acertar as imperfeições da pista podem aumentar as chances de perder a estabilidade.

Por exemplo, a cabeça de ponte, a emenda de ponte, dá um certo solavanco na moto. Quando você passa uma cabeça de ponte, no momento que a roda dianteira bate no início da quina ela flutua e no momento que ela volta, ela volta um pouco atravessada ou de lado e assim shimando.”

  • O amortecedor de direção previne muito as chances da shimada.

Além das vias mais rápidas e altas acelerações, as chances de acontecer uma shimada também existem dentro da cidade ou em baixas velocidades.

Com toda certeza! Pode acontecer uma shimada a 40 km/h, 50 km/h, 60 km/h.”

Quando se anda em velocidades mais baixas, por exemplo dentro da cidade, as chances de acontecer uma shimada diminui de 90% para 20%, 10%. E queira ou não, dentro da cidade, a velocidade sendo menor, eu dobro mais o guidão da moto para andar em meio aos carros.” Finaliza apontando a necessidade de estar com a direção mais solta.”

Como evitar uma shimada

Quando for passar por alguma irregularidade, passe sempre apertando as duas pernas contra o tanque, porque isso vai trazer resistência para a moto. Segure firme o guidão e mantenha a rotação. ”

Diminuir a aceleração da motocicleta quando se está perdendo a estabilidade do guidão aumenta ainda mais as chances da shimada. Como o professor explicou, a melhor forma de evitar este possível acidente, quando se está em um terreno instável, é se mantendo firme e mantendo a rotação da moto.

Acidente de Moto - seguro Uber Moto - shimada
As shimadas podem levar a acidentes graves (Foto: Shutterstock)

Entrei em uma shimada: o que eu faço?

Se isso acontecer com você, aperte bem as pernas para tentar ficar o mais firme possível em cima da moto. Aperte o máximo possível das mãos, para o guidão não arrancar as suas mãos dele, porque se arrancar vai ficar ainda mais difícil. E olha o máximo possível para frente.”

  • Segurar firme vai manter a moto na linha que ela deve seguir e olhar para frente também irá fazer o piloto seguir em frente. Quando se olha para o guidão, além de não ver os obstáculos à frente, as preocupações com a direção podem fazer o condutor cair mais rapidamente.

Outro ponto é que, dependendo do nível da shimada pode ser muito difícil de controlar a moto, já que algumas arrancam a mão do guidão imediatamente. Então o melhor sempre é evitar entrar nessa situação.

O que você jamais deve fazer em uma situação como essa. Parar de acelerar.”

Como na situação antes da shimada, quando ela acontece, manter a aceleração também é muito importante, pois perder velocidade com o guidão fora de controle irá aumentar ainda mais a instabilidade.

Alerta do professor

Além das dicas sobre shimada e amortecedor de direção, Muriti fez vários alertas a respeito da condução de motos de média e alta capacidade. Ele destacou a importância de realizar cursos de capacitação e também de treinar com segurança nas motocicletas.

Motos de alta média cilindrada que são mais pesadas, potentes e velozes não foram projetadas para serem pilotadas com aquilo que a gente aprendeu na auto escola.” 

Ele finalizou criticando que existem modelos como este, que não contam com o amortecedor de fábrica.

Eu honestamente não sei o porque que essas motos não saem todas de fábricas com um acessório de extrema segurança.”

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário