Crescimento dos entregadores aumentou mortes da população negra; aponta pesquisa

Segundo o Boletim Çarê-IEPS, o número de pessoas de pele preta que vieram óbito enquanto pilotavam é exponencialmente maior nos últimos anos

Acidente de moto - aumento das mortes da população negra
Os dados são um comparativo ente os números da última década (Foto: Shutterstock)
Por Lucas Silvério
Publicado em 03/04/2023 às 08h02

Diversos fatores podem levar a um acidente de trânsito, que quando envolve um motociclista pode ser mais delicado, já que muitas vezes ele vai ao chão, além de não estar protegido por uma estrutura como a de um automóvel. Nessa perspectiva, o Boletim Çarê-IEPS n. 2 de Saúde da População Negra, apontou que negros são as principais vitimas de acidentes fatais de motocicleta e que esses números vêm crescendo.

VEJA TAMBÉM:

Aumento das mortes da população negra - taxas mensais e proporcao de mortalidade segundo raca e cor
Taxas mensais e proporção de mortalidade segundo raça e cor (Foto: Çarê-IEPS | Reprodução)
  • Em um comparativo entre os anos de 2010 e 2021, o boletim aponta que a taxa anual de internações por acidentes de motocicletas aumentou em 64%.
  • Segundo registrado na pesquisa: em janeiro de 2016, as taxas mensais de mortalidade para brancos e negros foram, respectivamente, de 0,05 e 0,06 a cada 100 mil habitantes das correspondentes categorias. Em janeiro de 2021, a taxa permaneceu a mesma para brancos, e aumentou para 0,08 para negros. Em números absolutos, foram 48 e 55 mortes de pessoas brancas em janeiro de 2016 e 2021, respectivamente. Para as pessoas negras, as mortes aumentaram de 75 para 102 nos mesmos marcos temporais, ou seja, comparando um único mês em anos diferentes.
  • Um fator apontado como um dos possíveis causadores desse aumento das mortes da população negra é que, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a partir de 2016 houve um “boom” no crescimento dos entregadores de aplicativos, especialmente daqueles que trabalham na informalidade, ultrapassando outras como a de mototaxista.
  • A coorelação é apicada, pois, a partir dos dados do 4º trimestre de 2021 da Pesquisa (Nacional por Amostra de Domicílios) PNAD, 73,8% dos mototaxistas são negros (pretos ou pardos), assim como 58,6% dos entregadores de aplicativo.

O pesquisador da cátedra Çarê-IEPS e um dos autores do estudo, Rony Coelho, alerta que:

“Pesquisas importantes confirmam nossa percepção sobre as condições precárias de trabalho desses profissionais, não só em questões de direitos trabalhistas, mas também em termos de segurança e condições de saúde. O fato desses profissionais serem em sua maioria pessoas negras é um forte indício dos impactos da desigualdade racial na saúde. Essa é mais uma forma de violência dentre as muitas enfrentadas por negros e negras no nosso país”, afirma.

Aumento das mortes da população negra – Pilotos de pele preta também são maioria em internações

O Boletim n. 2 Çarê-IEPS também revelou que, com exceção dos três estados da região Sul e o estado do Amapá, as taxas de internação por acidentes de motos foi maior para negros do que para brancos. Os dados são referentes ao ano de 2021.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Mister Gasosa 3 de abril de 2023

Moto é um perigo!
Na moto o para-choque é você!

Avatar
Deixe um comentário