Ducati Multistrada 950: também há prazer em diminuir

Com 47 cv de potência a menos que a irmão maior, a Multistrada 1200, modelo tem proposta mais amigável, mas sem abrir mão do lado fora de estrada

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Por Teo Mascarenhas
Publicado em 23/10/2017 às 07h48
Atualizado em 09/01/2020 às 22h44

A Ducati Multiestrada 950 tem  uma proposta mais amigável que a irmã maior, a  Multistrada 1200. São 47 cv a menos de potência (160 cv da 1200 ante 113 da 950) e chega ao mercado brasileiro produzida na fábrica de Manaus, depois de ser lançada mundialmente já cerca de um ano. A 950 oferece mais maneabilidade, mas não perde a pegada esportiva.

O jeitão big trail da linha Multistrada foi mantido, com posição de pilotagem mais relaxada e maior altura. Porém, tem um pé um pouco mais no asfalto para encarar grandes distâncias sem reclamar, equipada com rodas em liga leve com aros de 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira.

Ducati Multistrada 950

O lado fora de estrada está presente nas suspensões de maior curso, nos pneus Scorpin Trail II, de utilização mista e na ergonomia que permite rodar na terra controlando o atrevimento, mas com muita diversão, ampliando a versatilidade. Para tanto, a eletrônica se faz presente generosamente no gerenciamento do motor e dos freios, ajustando a tocada.

O pacote tem quatro modos de motor, três de ABS e oito níveis de controle de tração, que podem ser regulados, ou até mesmo desligados para uma pilotagem mais radical, com mais adrenalina.

Ducati Multistrada 950

Motor e eletrônica

O motor da Ducati Multistrada tem a tradicional configuração de dois cilindros, dispostos em “L”, marca registrada da Ducati, com 937 cm3 (arredondados para 950 pelo fabricante), batizado de Testaestretta (herdado da Hypermotard), comando desmodrômico, que fornece 113 cv a 9.000 rpm e um torque de 9,8 kgfm a 7.750 rpm.

Entretanto, a forma de entrega pode ser modulada. No modo Touring, os 113 cv chegam à roda de forma mais progressiva, enquanto o controle de tração vai ao nível 5 e o ABS ao nível máximo de 3. No modo Esportivo, a potência é despejada direto e os níveis de controle de tração e ABS reduzidos.

Ducati Multistrada 950

No modo Urban, para rodar nas ruas, a potência é reduzida para 75 cv e entregue de forma mais gradual e a atuação do ABS e controle de tração, aumentados. No modo Enduro, para encarar terra, a potência também é fixada em 75 cv com respostas progressivas, o controle de tração reduzido para o nível 2 e o ABS para o nível 1, que também pode ser desligado.

Porém, toda vez que o motor é religado, o ABS volta a atuar. O pacote também permite um ajuste pessoal, que pode ser memorizado, entre níveis de atuação de controle de tração e ABS e o pára-brisa regulado manualmente.

Ducati Multistrada 950

Andando na Ducati Multistrada 950

O banco em dois níveis encaixa bem o piloto, mas, reduz a movimentação no fora de estrada. Por outro lado, a altura fixa em 840 mm, sem possibilidade de regulagem (só como opcional), não assusta. Faz parte do meio termo proposto que reúne a maneabilidade de um modelo menor que da Ducati Multistrada 950, com o desempenho semelhante a uma maior e que ainda roda em dois mundos. Asfalto e terra.

O motor não tem a “brutalidade” da irmã maior, mas a progressividade permite uma pilotagem com boas retomadas, traduzidas em maior controle, com o suporte do quadro em treliça..

Ducati Multistrada 950

O aro dianteiro com 19 polegadas segue a cartilha. Vence o rali diário sem tanto desconforto e não impede mudanças de direção mais rápidas exigidas nas curvas. As suspensões, entretanto, encaram o que vier. Invertida na dianteira (Kayaba regulável) e com balança dupla em alumínio na traseira (Sachs), com regulagem manual, possuem 170 mm de curso.

Os freios com a grife Brembo, duplo disco de 320 mm e pinças radiais de quatro pistões na dianteira e disco simples na traseira, brecam um caminhão trucado. A Ducati Multistrada 950 tem preço sugerido de R$ 59.900.

Ducati Multistrada 950

Fotos Ducati | Divulgação

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