Factor 150 é a motocicleta ideal para os pão duros

Yamanha Factor 150 percorre 79 quilômetros com apenas 1 litro de gasolina no 1º Rally da Economia, em Florianopólis, no final do mês passado

upload produto 172 download 2016 ste 3442
Por Teo Mascarenhas
05 de maio de 2017 14:57

A fabricante de motocicletas Yamaha promoveu o 1º Rally da Economia, em Florianopólis, no final do mês passado. O vencedor da competição conseguiu percorrer 79 quilômetros com apenas 1 litro de gasolina com o modelo Factor 150. “Eu não usei nenhuma técnica especial, só rodei suavemente, mantendo uma marcha alta, 3ª, 4ª e 5ª, e variando a velocidade entre 30 e 40 km/h”, explicou ganhador, Brando Dutra de Souza.

Factor 150
(Yamaha/Divulgação)

O percurso de 1 km tinha obstáculos comuns encontrados nas ruas brasileiras, para uma simulação de uso urbano; com buracos, lombadas, curvas e retas. Além disso, o circuito foi plano para que a motocicleta não se beneficiasse do uso da marcha neutra em descidas íngremes.

Os participantes, todos pilotando a Factor 150, vieram de diversas pontos da capital catarinense. O desafio era claro e objetivo, venceria a competição, aquele que percorresse mais quilômetros, com apenas 1 litro de gasolina. As motocicletas disputaram a prova em condições iguais após vistoria supervisionada pelos técnicos e mecânicos da Yamaha.

Antes de participarem da disputa foram verificados o filtro de ar, escapamento, vela, as medidas dos pneus e da relação. As calibragens dos pneus também foram as mesmas, utilizando o padrão indicado pela Yamaha no Manual do Proprietário. As motocicletas tiveram seus tanques esvaziados, e na sequência todas as motocicletas foram abastecidas com exatamente 1 litro da mesma gasolina, proveniente do mesmo fornecedor.

As regras para a disputa eram não sair do percurso estabelecido – fiscais espalhados pelo trajeto estavam atentos a qualquer irregularidade – e não desobedecer nenhuma lei de trânsito. Fora isso, poderiam escolher qual a velocidade e marcha utilizar na tentativa de se obter uma maior autonomia com 1 litro de gasolina. Os participantes podiam também parar para descanso, ou para irem ao banheiro, por 10 minutos quantas vezes fosse necessário – a motocicleta poderia ser desligada nesses intervalos.

A Factor 150 está equipada com um painel de instrumentos 100% digital, com marcador de marchas e conta – giros sensoriado , que dispensa o uso de cabo. A tarefa fica a cargo de um sensor instalado no motor que, por intermédio da ECU, o cérebro eletrônico da moto, calcula a rotação do motor. Além disso, para orientar o piloto a uma condução mais econômica, a Factor 150 tem o indicador ECO no painel de instrumentos, que acende quando o motor trabalha na faixa de rotação de maior eficiência.

A motocicleta é equipada com a segunda geração do motor BlueFlex de 150cc, que rende 12,2 cv, quando alimentado com gasolina, e 12,4 cv com etanol, na mesma faixa de giro máxima: 7.500 rpm. O torque máximo é de 1,285 kgf.m com gasolina e 1,295 kgf.m com etanol, disponível a 5.500 giros.

Veja mais novidades, avaliações e dicas no nosso canal do YouTube!

Teo Mascarenhas

Especialista na cobertura do mercado de motocicletas e competições com mais de 30 anos de experiência.

Teo Mascarenhas
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
jose moreira 29 de dezembro de 2017

Acho que a reportagem ficou incompleta porque so mostrou o ganhador , deveria dizer quantos competentes e a quilometragem que cada um conseguiu percorrer.

Avatar
Deixe um comentário