Moto com maior número de cilindros do mundo será leiloada

A detentora do recorde oficial registrada no Guinness World Records foi construída a partir de 16 motores, cada um com três cilindros

Moto com maior número de cilindros do mundo - 48 cilindros - Tinker Toy
O modelo foi feito com 16 motores Kawasaki KH 250 (Foto: Internet | Reprodução)
Por Lucas Silvério
Publicado em 07/02/2024 às 13h02

A motocicleta com maior número de cilindros do mundo entrará em processo de leilão por meio da casa londrina Bonhams, em abril. O modelo registrado e premiado no famoso livro dos recordes Guinness World Records tem um total de 48 cilindros e tem seu valor estimado entre £40.000 e £60.000, cerca de R$ 250.000 e R$ 376.000 considerando uma conversão direta e os valores atuais.

VEJA TAMBÉM:

Moto com maior número de cilindros do mundo - 48 cilindros - Tinker Toy
São seis blocos com oito cilindros em cada (Foto: Internet | Reprodução)

A criação única pertence ao britânico Simon Whitelock, conhecido por sua longa trajetória na construção de motocicletas com motores personalizados.

Segundo apuração do Auto.ru, Whitelock iniciou sua jornada na modificação de motocicletas com um modelo Kawasaki, convertendo seu motor de três cilindros em linha para um de quatro em linha. Posteriormente, ele desenvolveu motos com sete e nove cilindros.

  • Foi no ano de 2003 que ele surpreendeu o mundo ao construir a Tinker Toy, a moto com maior número de cilindros do mundo, equipada com um motor portador de 48 deles.

Como descrito no Guinness, a moto com maior número de cilindros do mundo possui 16 motores Kawasaki KH 250 – cada um com três cilindros – agrupados em seis blocos de oito cilindros cada.

  • A moto com maior número de cilindros do mundo tem um motor de 4.200 cm³.
Moto com maior número de cilindros do mundo - 48 cilindros - Tinker Toy
O britânico Simon Whitelock é o criador do modelo detentor do recorde (Foto: Internet | Reprodução)

O motor da motocicleta é tão grande que necessita de um propulsor 125 cm³ dois tempos adicional para servir como sistema de arranque.

O construtor do modelo não apenas fez o motor, mas também construiu toda a estrutura ao redor, incluindo um tanque de combustível falso que abriga o sistema de ignição. Whitelock ainda utilizou da dos garfos e dos freios de uma Honda GoldWing para construir a moto.

Apesar da complexidade, a moto com maior número de cilindros do mundo, ou Tinker Toy, é funcional e licenciada para circular no Reino Unido.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Anderson 9 de fevereiro de 2024

Impossível pilotar

Avatar
Luizinho 9 de fevereiro de 2024

Autonomia: um km com um tanque de gasolina kkkk

Avatar
Helio 8 de fevereiro de 2024

Moto espetacular…mas numa reportagem vaga. Que pena!

Avatar
Francisco Agripino da Silva 8 de fevereiro de 2024

Tem que ser o homem borracha pra esticar os braços até alcançar no guidão olha a distância se for um gordinho sem chance de pilotar

Avatar
Francisco Agripino da Silva 8 de fevereiro de 2024

O piloto deve fritar com o calor do motor isso é bizarro

Avatar
Marcus 7 de fevereiro de 2024

Espetacular, mas o autor precisa urgentemente revisar suas noções de matemática, hein…

Avatar
Marcus 7 de fevereiro de 2024

Do jeito que foi escrito, tem-se a impressão de que cada fileira deveria ter nove cilindros e não oito, já que partiu-se da união de motores de três cilindros em linha cada um. Bastava ter mencionado que na construção foram unidos cilindros de um em um que haviam sido desmembrados de cada um dos blocos originais de três cilindros cada. Da forma como está fica a impressão de que há alguma coisa muito errada!

Avatar
Deixe um comentário