Moto elétrica com tecnologia brasileira pode quebrar recorde mundial de velocidade

Junto à CBMM, Lightning desenvolveu moto elétrica utilizando o Nióbio para tentar quebrar recorde mundial de velocidade que ultrapassa os 456 km/h

lightning motorcycles tachyon nb moto elétrica nióbio
A Tachyon Nb precisa superar os 456 km/h para atingir seu objetivo (Foto: Lightning | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 17/08/2022 às 11h37

A Lightning revelou, na última segunda-feira (15), a Tachyon Nb, desenvolvida especialmente para recuperar o recorde mundial de velocidade terrestre para motocicletas elétricas que outrora pertenceu à empresa.

A Tachyon Nb será colocada à prova em alguns dos “paraísos da velocidade” dos Estados Unidos, como o deserto de El Mirage e o Bonneville Salt Flats. Para se tornar a moto elétrica mais rápida do mundo, o modelo da Lightning terá de ultrapassar os 456 km/h registrados pela Voxan Wattman em novembro do ano passado.

VEJA TAMBÉM:

Para cumprir seu objetivo a Lightning se juntou à Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), líder mundial na tecnologia do Nióbio. De acordo com a empresa, o elemento é capaz de trazer uma revolução na mobilidade, já quepode proporcionar melhorias no sistema de frenagem reduzindo o desgaste, resultando em maior durabilidade e eficiência.

Além disso, a sua utilização nas baterias permite também um carregamento ultrarrápido e de maior densidade energética quando comparado às baterias de íons de lítio.

Tachyon é em referência à uma partícula que, hipoteticamente, poderia viajar a uma velocidade superior à da luz. Nb faz alusão ao elemento Nióbio.

O uso do Nióbio, inclusive, é graças à colaboração envolvendo a CBMM, localizada em Araxá (MG) e maior fornecedora mundial do material. A super moto elétrica vai receber o metal especial no chassi, módulo de carregamento e nos discos de freio.

Esta parceria serve como plataforma para testar e validar as novas tecnologias deNióbio, que acreditamos que possam desempenhar um papel significativo no segmentoda mobilidade. Neste projeto, estamos implementando discos de freio com Nióbio paramelhorar o desempenho em altas temperaturas, além da aplicação do metal em várioscomponentes como no módulo de carregamento integrado que permite que todo osistema seja mais confiável e eficiente. Os tubos de aço – especialmente no chassi -também contam com aplicação de Nióbio, o que nos permite atender aos exigentesrequisitos de resistência e peso.”

Apesar de não ter data específica divulgada, a CBMM afirma que, em breve, a Tachyon Nb vai pegar a estrada para cumprir o seu objetivo nos “paraísos da velocidade”, onde os veículos com tecnologia de ponta e do mais alto desempenho são testados até o limite em corridas de quebra de recordes de velocidade em terra desde 1948.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Vinícius 21 de agosto de 2022

Quem dera? Fazer um top speed nesse foguetão.

Avatar
Deixe um comentário