Motos altas ou motos baixas: veja quando cada uma se sai melhor

Na hora da dúvida entre um modelo e outro é importante saber quais as vantagens entre cada tipo de motocicleta

BMW R 1250 GS Trophy
Cada uma tem sua vantagem (Foto: BMW | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 31/10/2023 às 19h02

As big trail estão ficando cada vez mais famosas entre os condutores. A aclamada era das motos carenadas japonesas deu espaço às altas alemãs. Um exemplo aqui no Brasil é a BMW R1250 GS, que lidera o ranking de emplacamentos da categoria na fenabrave e comercializa muito mais que as motos esportivas e naked.

Independente destes números a altura da moto faz diferença no momento da condução, por isso é importante saber qual modelo é a melhor opção para cada necessidade.

VEJA TAMBÉM:

Motos Altas

Yamaha Lander 250
Yamaha Lander 250 (Foto: Yamaha | Divulgação)

Os modelos mais altos, chamados de trail ou big trail costumam ter uma característica mais voltada para o off road, se saindo muito bem em terrenos acidentados, sem deixar de lado o bom desempenho nas estradas.

Conforto: esse sem dúvidas é o principal motivo da escolha de uma trail. Nestes modelos de motos altas o modo de pilotagem é mais ergonômico. o motociclista tem a possibilidade de fica com a coluna ereta, pernas mais esticadas e braços semi flexionados. Tudo isso possibilita que o trajeto seja mais tranquilo.

Visibilidade: pode parecer uma dica simples, mas quando se está pilotando em uma posição mais elevada fica melhor observar o tráfego a frente, evitando assim acidentes e prevenindo situações.

Condução em terrenos acidentados: Motos altas são frequentemente equipadas com suspensões robustas e pneus de grande aderência, o que as torna ideais para a condução off-road e para enfrentar terrenos acidentados, como trilhas e estradas de terra.

Viagens: todos os fatores citados acima são fundamentais para que este possa sair com perfeição. Quando há conforto, visão e boa condução para diversos terrenos, viajar se torna bem mais fácil.

Motos Baixas

cb300f twister 2023
Honda CB 300F Twister (Foto: Honda | Divulgação)

Por outro lado, as motos baixas também têm suas próprias vantagens distintas que atraem um público diferente.

Facilidade de manuseio: Motos baixas costumam ser mais leves e ter um centro de gravidade mais baixo, o que facilita na hora das manobras, especialmente para pilotos novatos ou para aqueles que têm menor estatura.

Condução Urbana: Em ambientes urbanos, motos baixas são muitas vezes mais ágeis e fáceis de manobrar no tráfego congestionado. Sua baixa altura torna a parada nos semáforos e o estacionamento mais convenientes.

Acessibilidade: em geral, quando comparadas às motos com motores do mesmo tamanho, as mais baixas costumam ser mais em conta do que as motos altas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário