Óleo de motor velho para lubrificar corrente? Você não faz isso!

Essa prática comumente adotada pode enganar o piloto e o levar a acreditar que os lubrificantes podem ser usados da mesma forma

Óleo de motor velho lubrificar corrente moto
Ele é muito mais viscoso (Foto: Shutterstock)
Por Lucas Silvério
Publicado em 13/09/2023 às 08h02

A limpeza e lubrificação correta da corrente de transmissão são fundamentais para que o item cumpra sua função corretamente e seja usado por todo o tempo previsto, porém algumas práticas indevidas ainda persistem entre alguns pilotos e uma delas é a utilização de óleo velho de motor para untar os elos.

VEJA TAMBÉM:

shutterstock 2272374667
Os óleos específicos garantem que a manutenção programada aconteça nos tempos previstos (Foto: Shutterstock)

Usar óleo de motor velho para lubrificar a corrente de transmissão muitas vezes é uma prática adotada para poupar na manutenção. Entretanto, essa economia porca irá pesar muito mais a frente.

  • O principal motivo para o lubrificante de motor não poder ser usado nas correntes é de que a viscosidade não é a mesma. A Honda, por exemplo, explica os problemas que podem acontecer.

Óleo usado de motor na corrente de transmissão não cumpre adequadamente o papel de lubrificação. Sua viscosidade não é a recomendada para este tipo de tarefa. Por ser “fino” demais e não contar com aditivos – como o que impede que a força centrífuga, ocasionada pela rotação da roda, o expulse da superfície e entranhas da corrente –, o óleo usado de motor acaba não aumentando a durabilidade da corrente e nem seu bom funcionamento.

  • Outro ponto é que o óleo velho já está sujo, cheio de impurezas, o que com certeza vai contaminar a corrente e gerar um desgaste maior.

E o óleo de motor novo?

  • Mesmo que o óleo de motor esteja novo e sem impurezas, o ponto é que – como dito antes – ele é menos viscoso e dessa forma tem mais facilidade de escorrer pelas partes da corrente. Pode parecer um ponto positivo, porém ele também escoa e sai com mais facilidade.
  • Nas altas temperaturas é onde está o maior perigo, pois, quando o óleo de motor esquenta ele fica ainda menos viscoso e as chances dele molhar pneus e rodas levando o piloto a queda quando está em alta velocidade são reais. Há quem use esse lubrificante nas correntes de transmissão apenas para rodar em baixas velocidades, mas o risco de queda e da corrente perder a lubrificação, pois o óleo passou pelos elos, permanece.

Use óleo apropriado para a corrente de transmissão

Mesmo que seja mais viscoso e pareça secar mais rápido que o óleo de motor, o lubrificante específico para a corrente de transmissão da sua moto é o que vai durar como planejado no manual. E não só ele, o kit transmissão também irá seguir a manutenção programada, além de garantir a segurança do condutor.

  • O óleo lubrificante indicado pelas montadoras costuma estar detalhado no manual do proprietário, porém o óleo Sae 80 ou 90 são os mais comuns para os modelos.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
9 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Valdo 15 de setembro de 2023

A própria Honda usa esse “lubrificante” óleo usado nas correntes de transmissão nas concessionárias, que hilário agora a própria dizer isso.
Eu sempre fiz manutenções e revisões na Honda e não deixava os mecânicos lubrificar com óleo usado, sempre usei ou óleo novo ou graxa líquida spray, Motul, é próprio para essa lubrificação.
Não importa a moto, grande ou pequena a lubrificação quem que ser igual ambos para evitar atrito entre os metais no conjunto!.

Avatar
Flavio 15 de setembro de 2023

Eu uso graxa náutica, boa lubrifica sempre não sai com água achei legallll

Avatar
Adilson de Sá Santana 14 de setembro de 2023

Só uso SAE 90 novo.

Avatar
Flávio 13 de setembro de 2023

Desculpa trabalho na Rua 28 anos de motofretista profissional Só uso óleo usado de motor na corrente e o kit de relação aguenta 55 58.000 km

Avatar
Reinaldo Silva dos santos 13 de setembro de 2023

Parabéns, nem o kit original da minha cg durou 30k

Avatar
jorge luis bogdanov kussarev.'. 15 de setembro de 2023

Puxa, que bom ! Ao menos a peça que, no meu caso, eu compro, e a Haojue utiliza na Chopper, dura míseros 15 mil km… E mesmo lubrificando !

Avatar
Paulo Ferreira 13 de setembro de 2023

A corrente da moto enche de terra, qualquer óleo velho ou novo serve.

Avatar
Tobias 13 de setembro de 2023

O ideal é usar óleo sae 90 ou produto apropriado. Mas quem é motoboy pode usar qualquer óleo, melhor que nada. Motos de baixa cilindrada não requer algo especial.

Avatar
Sergio 14 de setembro de 2023

Com certeza
Óleo pode ser usado sim
Até em moto maior

Deve ser uma reportagem com intenção de ajudar algum fornecedor de óleo para corrente

Avatar
Deixe um comentário