Por que o Governo não reduziu o preço das motos?

Os benefícios de redução de impostos anunciados pelo governo federal não reduziu o preço das motocicletas, mas parece que também não irá elevá-lo

Motos enfileiradas roda
O setor ficou fora da medida que contemplou o "carro popular" (Foto: Shutterstock )
Por Lucas Silvério
Publicado em 15/06/2023 às 10h02

A notícia do momento no setor automotivo é a recente medida de redução de preços dos automóveis, na promessa do retorno do ‘carro popular’ – que mesmo com essa redução considerável não chegou a ser muito acessível. Mas e os veículos que realmente são populares e que têm sofrido um drástico aumento pela tal “oferta e procura”? Por que o preço das motos não caiu?

VEJA TAMBÉM:

Infelizmente, as motocicletas não fazem parte do programa governamental Rota 2030, que serviu de referência para a concessão dos incentivos fiscais para o “carro popular”.

  • Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo):

O Setor de Duas Rodas, por ter uma política industrial própria, não participou do programa governamental Rota 2030 […]. Porém, a Abraciclo avalia como positiva ações anticíclicas para o estímulo à produção e consumo como esta,” ressalta a associação.

  • A representante do também afirmou que apesar das regras tributárias da Zona Franca de Manaus (local onde quase todas as motocicletas nacionais são fabricadas sobre uma lei de incentivo), elas não influenciam na participação do setor de duas rodas no programa do novo “carro popular”. Ou “moto popular”, neste caso.

Por fim, a Abraciclo alivia os comerciantes e pilotos, pois afirma que as vendas do novo “carro popular” não irá atingir o mercado, a venda e, por consequência, o preço das motos.

Os mercados são distintos. Eles apresentam características próprias, pontuou a Abraciclo.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário