Este é o grande problema dos scooters nas estradas brasileiras

O veículo que tanto tem agradado pelo seu tamanho e opção de bagageiro sofre ao se locomover nas ruas esburacadas do país

Scooter Zontes 350
As estradas brasileiras não são preparadas para elas (Foto: Zontes | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 05/02/2024 às 08h02

Os scooters estão cada vez mais populares no Brasil, devido ao aumento do fluxo de veículos e também ao seu bagageiro. Esse tipo de veículo se locomove com mais facilidade nas pistas, mas, por aqui, elas caem na “furada” das estradas esburacadas.

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O grande problema dos scooters nas estradas brasileiras está nas próprias ruas, que muitas vezes tem buracos e às vezes até “crateras”. E é com isso que eles sofrem, pois suas rodas costumam ser muito menores que as de motocicletas.

  • A roda de um scooter costuma ter entre 12 e 14 polegadas, enquanto uma motocicleta tem geralmente entre 17, 19 e até 21 polegadas.
  • Essas rodas pequenas fazem com que seja mais fácil com que uma scooter caia em um buraco.

Por que as rodas dos scooters são menores?

mulher pilotando scooter em rua de cidade
Beautiful girl in sun glasses and helmet is smiling while riding a scooter


Existem várias razões para esta pergunta, mas o maior é por conta da própria estrutura da moto.

Um scooter é um modelo que costuma ser menor e mais baixo do que motocicletas tradicionais, isso faz com que elas necessitem de rodas que sejam compatíveis com seu tamanho.

Outro ponto está no bagageiro e na carenagem frontal, que ocupam muito espaço do modelo e forçam as rodas serem menores. Além de tudo, estas rodas também são perfeitas para assegurar um centro de gravidade mais baixo, como essas motos são.

Risco de cair em um buraco com uma scooter

Evitar buracos nas estradas é fundamental principalmente em um veículo de duas rodas. Para as scooters e motos eles podem significar uma queda, dependendo do seu tamanho.

Como não cair em um buraco com uma scooter

Não existe fórmula secreta para evitar um buraco, ou ninguém mais sofreria com eles. Uma boa dica, além de ficar atento à estrada, é ficar de olho no movimento dos veículos a frente. Caso eles balancem de uma forma diferente, pode ser que ali tenha um buraco.

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3 Comentários
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Marco Aurélio 10 de fevereiro de 2024

Esses textos criados por Inteligencia Artificial são o Ó do Borogodó

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Amarildo 9 de fevereiro de 2024

Moro Carapicuiba grande SP cair três vezes com pcx nossas estradas não estão preparada para um tipo de moto dessa categoria vendir e comprei uma Factor 150 da yamaha hoje eu estou muito feliz porque nossa asfalto não é liso cuidado igual é na Europa pagamos ipva de primeira mundo e retorno Zero Amarildo da Hora morador de Carapicuiba grande São Paulo mais nascido em Banco Central Ilhéus Bahia

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Maurício Daniele 6 de fevereiro de 2024

Tive Scooter e pelo motivo comentado, desisti. É mais fácil de pilotar. A agilidade no trânsito é superior às motos convencionais. Mas rodas pequenas e suspensão dura, acabam com as costas.
Agora só moto e nada de dor.
Um abraço!

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