[Recall] BMW Motorrad convoca 482 unidades das linhas F, G, K e R

Problemas detectados incluem desligamento repentino do motor, bloqueio da roda traseira e redução da frenagem; agendamentos já podem ser realizados

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Por AutoPapo
Publicado em 18/01/2019 às 10h46

A BMW Motorrad Brasil anunciou recall das linhas F, G, K e R. O chamado envolve os modelos F 650 GS/CS, F 650 GS Dakar, F 800 GS/S, G 650 XMoto/XCountry e XChallenge, K 1200 RS/S/R e R 1100 R/S, R 1150 GS/RT/Rockster, R 1150 GS Adventure, R 1200 GS Adventure, R 1200 C/GS/RT e HP2 Enduro e diversas falhas.

De acordo com a marca, todos os problemas colocam em risco de acidentes, danos físicos e ou materiais os ocupantes das motos e terceiros.Os modelos envolvidos foram produzidos entre 1996 e 2006 e seus proprietários já podem procurar uma concessionária BMW Motorrad Brasil para agendar os reparos necessários.

A correção das inconformidades técnicas a duram até 2 horas (nas linhas F e G), e de 3 a 4 horas (nas linhas K e R).

Para verificar se sua unidade está dentro do sequenciamento de chassis consulte a tabela no fim da reportagem.

Para mais informações, acesse a página de recall da BMW Motorrad ou entre em contato pelo telefone 0800 019 7097.

Problemas

Linha F

Os modelos F 650 GS e F 650 CS, fabricados entre 2000 e 2002, estão sendo convocados devido a riscos de perda de eficiência de frenagem na roda traseira, desligamento repentino do motor e vazamento de combustível na região da bomba de combustível. Os reparos incluem a instalação de clipe de reforço na balança traseira, substituição do diodo do relé principal e reparo do flange da bomba de combustível.

Os modelos BMW F 650 GS e F 650 GS DAKAR, fabricados em 2006, por sua vez, estão sendo convocados para substituição da parte inferior do quadro. O risco envolvido é de queda repentina do veículo enquanto o veículo permanece estacionado ou no momento em que o piloto e garupa montarem no veículo.

Já os modelos F 800 S, F 800 GS e F 650 GS, fabricados entre 2006 e 2008, estão sendo chamados devido a riscos de bloqueio da roda traseira, possível perda repentina da força motriz e instabilidade direcional. Os reparos incluem correção na rota do tubo de respiro do tanque de combustível; substituição dos elementos de fixação da coroa traseira; verificação e, se necessário, substituição do eixo da roda dianteira.

BMW Motorrad convoca linhas F, G, K e R para recall
BMW Motorrad convoca linhas F, G, K e R para recall

Linha G 

As motocicletas BMW G 650 Xchallenge, G 650 Xmoto e G 650 Xcountry, fabricadas entre 2006 e 2008, são convocadas para substituição da mangueira de saída da bomba de combustível; substituição do espaçador da corrente de transmissão final e da pala do amortecedor traseiro (apenas modelo Xchallenge); verificação e, se necessário, reparo do cubo da roda traseira. Os riscos envolvem o bloqueio da roda traseira, vazamento de combustível e travamento do amortecedor traseiro.

Linha K da BMW Motorrad Brasil

As motocicletas K 1200 RS, K 1200 S e K 1200 R, fabricadas entre 1997 e 2006, são convocadas em razão de riscos associados à perda de controle do veículo e redução na eficiência de frenagem dianteira. Os reparos necessários incluem a verificação e, se necessário, substituição da bomba de óleo; verificação e eventual correção do torque dos parafusos de ajuste dos manetes de freio e embreagem; substituição do parafuso banjo e dos discos de freio dianteiros.

Linha R

Os modelos BMW R 1100 R e R 1100 S, fabricados entre 1996 e 1998, devem ser encaminhados a uma concessionária autorizada para verificação e, se necessário, substituição ou correção dos seguintes componentes e sistemas:  chicote do canhão de ignição e chicote elétrico; amortecedor dianteiro; junta esférica no pedal do freio traseiro; conjunto do distribuidor de combustível. Os riscos estão associados com o desligamento repentino do motor, perda de controle do veículo, falha no acionamento do sistema de freio traseiro e vazamento de combustível, respectivamente.

Já os modelos R 1200 C, fabricados entre 1997 e 2000, devem ser avaliados para substituir as chapas de apoio e fixação do banco do passageiro; refazer a rosca e substituir os elementos de fixação da mesa superior; verificar e, se necessário, corrigir o torque dos parafusos de ajuste dos manetes de freio e embreagem. O risco decorrente da falta desses reparos é a perda de controle do veículo.

Os modelos R 1150 GS, R 1150 GS Adventure, R 1150 RT e R 1150 Rockster, da BMW Motorrad, fabricados entre 1999 e 2003, participam do recall para instalação do coxim e, se necessário, substituição da tubulação do fluído de freio dianteiro; instalação de disco distanciador e, se necessário, substituição da roda fônica e sensor do ABS; substituição do flexível de freio da roda traseira; correção da rota dos cabos do sistema de ignição. Os riscos estão associados com a redução na eficiência de frenagem dianteira ou traseira e desligamento repentino do motor.

Os modelos da BMW Motorrad R 1200 GS e RT, fabricados entre 2004 e 2005, devem comparecer à rede de concessionárias para os seguintes reparos: verificar e, se necessário, substituir a junta da bomba de combustível; instalar as coberturas das polias do cabo do acelerador; verificar e, se necessário, substituir o parafuso banjo no flexível de freio dianteiro; corrigir a rota do chicote do sensor do ABS dianteiro. Os riscos estão associados com o desligamento repentino do motor, perda do controle do veículo e redução na eficiência de frenagem dianteira.

Os modelos HP2 Enduro, fabricados entre 2005 e 2006, são chamados para substituir os anéis de vedação e espaçamento do sensor do ABS da roda traseira e substituir o parafuso dianteiro de fixação do paralever. Os riscos estão associados com a possível derrapagem da roda traseira.

Os modelos BMW R 1200 GS e R 1200 GS Adventure, fabricados em 2008, são convocados para substituição do módulo do ABS. Os riscos estão associados com a redução na eficiência de frenagem. Veja abaixo a lista de modelos afetados com os respectivos anos de fabricação, códigos de chassis não-sequenciais e os eventuais riscos e reparos necessários.

Abaixo, os chassis envolvidos no chamamento da BMW Motorrad Brasil

Modelo BMW Chassis Produção Total Risco Reparo 
F 650 GS  ZE34412 a ZE40106  04/2000 a 01/2002  5  Perda de eficiência de frenagem na roda traseira  Instalação do Clipe de Reforço na Balança Traseira
F 650 GS  ZE34412 a ZE40106  04/2000 a 01/2002  2  Desligamento repentino do motor  Substituição do Diodo do Relé Principal
F 650 CS  ZH02483 a ZH04383  04/2000 a 01/2002  3  Vazamento de combustível na região da bomba de combustível  Verificação e Reparo do Flange da Bomba de Combustível
F 650 GS / F 650 GS Dakar  ZR99855 / ZP96084  06/2006  2  Queda repentina da moto quando ela estiver parada ou no momento em que piloto e garupa montam  Substituição da Parte Inferior do Quadro
F 800 S  ZP19668 a ZP20182  09/2006 a 09/2008  5  Bloqueio na roda traseira  Alteração na Rota do Tubo de Respiro do Tanque de Combustível
F 650 GS / F 800 GS  ZT31680 / ZT68436 a ZT71827  09/2006 a 09/2008  2  Bloqueio da roda traseira ou perda repentina de força motriz  Substituir os elementos de fixação da coroa traseira.
F 800 GS  ZT68436 a ZT71827  09/2006 a 09/2008  4  Instabilidade direcional  Verificar e, se necessário, substituir o eixo da roda dianteira
G 650 Xchallenge G 650 Xmoto  XA80327 a XA82524 / XB00970 a XB02246  11/2006 a 10/2008  4  Vazamento de combustível  Substituir a mangueira de saída da bomba de combustível
G 650 Xchallenge  XA81530  11/2006 a 10/2008  1  Bloqueio da roda traseira  Verificar e se Necessário Reparar o Cubo da Roda Traseira
G 650 Xcountry G 650 Xchallenge G 650 Xmoto  XC00017 a XC02001   / XA80327 a XA82524 / XB00970 a XB02246  11/2006 a 10/2008  60  Vazamento de combustível / travamento do amortecedor traseiro (apenas modelo Xchallenge)  Substituir o espaçador da corrente de transmissão final / substituir a pala do amortecedor traseiro (apenas modelo Xchallenge)
R 1100 R  0368708 a ZC08200  04/1996 a 08/1998  11  Desligamento repentino do motor  Verificar e, se necessário, substituir o canhão de ignição e o chicote elétrico
R 1100 R  ZC08200  06/07/1998  1  Perda de controle do veículo  Verificar e, se necessário, substituir o amortecedor dianteiro
R 1200 C  ZB00450 a ZB16889  05/1997 a 11/2000  12  Perda do controle do veículo  Substituir as chapas de apoio e fixação do banco do passageiro
R 1100 S  ZA80502 a ZA82203  04/1996 a 08/1998  35  Falha no acionamento do freio traseiro  Garantir a Fixação da Junta esférica no pedal do freio traseiro
R 1100 S  ZA80502 a ZA82203  04/1996 a 08/1998  10  Vazamento de combustível  Substituir o Conjunto do Distribuidor de Combustível
R 1150 GS  ZE01263 a ZL60887  07/1999 a 09/2003  33  Redução na eficiência de frenagem dianteira  Instalar o coxim e, se necessário, substituir a tubulação do freio dianteiro
R 1200 C  ZB00450 a ZB16889  05/1997 a 11/2000  64  Perda do controle do veículo  Refazer a rosca e substituir os elementos de fixação da mesa superior
R 1150 GS Adventure  ZH54323  05/09/2002  1  Redução na eficiência da frenagem traseira  Instalar o disco separador e, se necessário, substituir a roda fônica e sensor do ABS
R 1150 GS Adventure  ZH50142  10/01/2002  1  Redução na eficiência de frenagem traseira  Substituir o flexível de freio da roda traseira
R 1150 GS / R 1150 GS Adventure / R 1150 RT / R 1150 Rockster  ZE01263 a ZL60887 / ZH50142 a ZH59521 / ZK58571 / ZJ48924 a ZJ48932  07/1999 a 09/2003  11  Desligamento repentino do motor  Corrigir a rota dos cabos do sistema de ignição
R 1200 C  ZB00450 a ZB16889  05/1997 a 11/2000  40  Perda do controle do veículo  Verificar os parafusos de ajuste dos manetes de freio e embreagem
R 1200 GS  ZL25450 a ZR35161  01/2004 a 09/2005  10  Desligamento repentino do motor  Verificar e, se necessário, substituir a junta da bomba de combustível
R 1200 GS  ZL28450  25/03/2004  1  Perda do controle do veículo  Instalar as coberturas das polias do cabo do acelerador
R 1200 GS / R 1200 RT  ZL25450 a ZR35161 / ZM01305 a ZM13606  01/2004 a 09/2005  27  Redução na eficiência de frenagem dianteira  Verificar e, se necessário, substituir o parafuso banjo
R 1200 GS / R 1200 RT  ZL25450 a ZR35161 / ZM01305 a ZM13606  01/2004 a 09/2005  28  Redução na eficiência de frenagem dianteira  Corrigir a rota do chicote do sensor do ABS dianteiro
R 1200 GS / R 1200 GS Adventure  ZU10115 a ZU13324 / ZU50714 a ZU51522  01/2008 a 02/2008  16  Redução na eficiência de frenagem  Substituir o módulo do ABS
HP2 Enduro  ZL00219 a ZL01713  08/2005 a 01/2006  2  Derrapagem da roda traseira  Substituir os anéis de vedação e espaçamento do sensor do ABS da roda traseira
HP2 Enduro  ZL00219 a ZL01713  08/2005 a 01/2006  5  Derrapagem da roda traseira  Substituir o parafuso dianteiro de fixação do paralever
K 1200 RS  ZA20166 a ZA31420  01/1997 a 01/2006  41  Perda de controle do veículo  Verificar e, se necessário, substituir a bomba de óleo
K 1200 RS  ZA20166 a ZA31420  01/1997 a 01/2006  41  Perda de controle do veículo  Verificar os parafusos de ajuste dos manetes de freio e embreagem
K 1200 S / K 1200 R  ZR81720 a ZR81815 / ZN11661 a ZN16362  01/1997 a 01/2006  4  Redução na eficiência da frenagem dianteira  Verificar e, se necessário, trocar o parafuso banjo e os discos de freio dianteiros
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2 Comentários
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Reginaldo 2 de janeiro de 2022

Tenho uma R 1150 GS 2003 Turing, muito bem conservada, porem, não consigo acertar o freio traseiro, substitui “”todos “” os flexíveis de freio, troquei o fluido algumas vezes, pastilhas e nada. O freio traseiro é uma tragédia. O ABS dá o seu ronco apenas quando aciono o freio dianteiro mas, não funciona o traseiro e, no pedal também não freia. Alguém pode me ajudar ?

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Tersio J. de Ornellas 19 de janeiro de 2019

Queria saber quando a BMW vai chamar para recall as motocicletas da linha R com problemas de ferrugem nos cardãs, com acontece em vários modelos do ano 2014? Quem sabe em 2050 né, se tiver alguém ainda vivo! Isso que é respeito ao cliente.

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