Carro chinês? Este 5 modelos são asiáticos e você nem imaginava

Automóveis desenvolvidos na China, Tailândia e Coreia do Sul se tornaram protagonistas e dominam o mercado brasileiro

ford territory branco 17
Ford Territory chegou em 2020 importado da China (Foto: Ford | Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Publicado em 20/05/2023 às 15h03

Apesar de o mundo caminhar de volta para uma regionalização devido à crise de insumos e logística, os automóveis ainda são o retrato da globalização. E muitos modelos vendidos aqui são projetos de outros continentes. Os mais comuns são os carros asiáticos, que você talvez nem imaginasse que eram de lá.

VEJA TAMBÉM:

Tem desde compacto líder de vendas e SUV médio entre os carros cuja base vem de diferentes países asiáticos. E até picape nova que vai ser lançada em breve pela maior montadora do país. Confira 5 carros asiáticos.

1. Chevrolet Onix

chevrolet onix carro mais vendido abril 2023
A plataforma do Onix foi desenvolvida na China (Foto: GM | Divulgação)

O carro de passeio mais vendido do país e desenvolvido para o Brasil é derivado de um projeto asiático. A propósito, as duas gerações do Onix fabricadas em Gravataí (RS) são oriundas de plataformas originárias no continente

O primeiro hatch compacto usou a plataforma Gamma. Esta tinha ascendência sul-coreana, da GM Korea, ex-Daewoo. A segunda e atual geração do Onix usa a arquitetura GEM (Global Emerging Market), desenvolvida na China pela Saic, com quem a General Motors tem uma parceria no país asiático.

2. Hyundai HB20

hyundai hb20 prata frente parado
O HB20 foi lançado em 2012, mas seu desenvolvimento ocorreu na Coreia do Sul (Foto: Hyundai | Divulgação)

Outro carro sucesso de vendas que é asiático. Esse até dá para desconfiar, mas tem uma história interessante. O HB20 foi o primeiro modelo da Hyundai Motor Brasil feito por aqui – não confundir com a Hyundai Caoa, que tem licença para montar veículos na unidade de Anápolis.

O HB20 lançado em 2012 foi desenvolvido na Coreia do Sul especificamente para o mercado brasileiro. A arquitetura PB estreou com o hatch brasileiro e seu derivado sedã feitos em Sorocaba (SP). Depois, foi usada globalmente, como na nova geração do compacto europeu i20.

3. Toyota Yaris

toyota yaris hatchback 2023 cinza movimento
A Toyota oferece o Yaris há anos em vários mercados, mas para o Brasil ela escolheu a versão desenvolvida na Tailândia (Foto: Toyota | Divulgação)

Quando a Toyota lançou o Etios no Brasil, em 2012, muita gente o questionou. Por que trazer um projeto indiano em vez do Yaris? A explicação era que o Yaris europeu era muito caro para ser feito aqui e blá-blá-blá.

Seis anos depois, eis que a Toyota lançou por aqui o Yaris para ficar posicionado no tal subsegmento de compactos premium. Porém, o hatch e o sedã compactos produzidos no Brasil têm origem no modelo tailandês (que inclusive, teve os testes de segurança fraudados por lá), e não no europeu.

4. Ford Territory

ford territory branco 3 1
O Territory foi um dos primeiros produtos depois que a Ford encerrou sua produção nacional (Foto: Ford | Divulgação)

Às vezes, a gente nem lembra que o Territory é vendido, quanto mais que ele é um carro asiático. O SUV médio da Ford foi lançado aqui em 2020 e sempre vendeu pouco em sua versão única disponível no Brasil.

O crossover, que deve ter vida curta no mercado brasileiro, tem projeto derivado do Yusheng S330. Este é um utilitário esportivo de baixo custo produzido pela JMC, parceira da Ford na China. Só é vendido lá, no Brasil e nas Filipinas.

5. Fiat Titano

fiat titano lateral teaser
Fiat Titano é oriunda de um projeto chinês que foi reaproveitado pela Peugeot (Foto: Fiat | Divulgação)

A inédita picape média da Fiat não tem qualquer ligação com a marca, não fosse a formação do Grupo Stellantis. Isso porque o modelo, que será lançado no segundo semestre deste ano, é, na verdade, a Peugeot Landtrek, que desde 2021 é montada no Uruguai e vendida para mercados sul-americanos.

A base da Landtrek, contudo, é chinesa. A picape da marca francesa é derivada da Changan Kaicene F70. A fabricante asiática (ex-Chana) era parceira da PSA Peugeot Citroën antes da formação da Stellantis, em 2021.

5 carros asiáticos: chinês, coreano e tailandês

  1. Chevrolet Onix
  2. Hyundai HB20
  3. Ford Territory
  4. Toyota Yaris
  5. Fiat Titano
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Tobias 21 de maio de 2023

Quem lê um pouco, sabe desses orientais. Mas também não vejo problema nisso.

Avatar
Deixe um comentário