10 carros espaçosos pelo preço do C3: análise com pontos fortes e fracos

Modelo de entrada da nova geração do Citroën custa R$ 69 mil, valor compatível com veículos maiores usados

ford fusion sport 1
Ford Fusion é uma das opções (Fotos: Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Especial para o AutoPapo
Publicado em 06/09/2022 às 17h11

Depois de padecer quase dois anos com só um automóvel de passeio na vitrine, as concessionárias da Citroën terão, enfim, um modelo para tentar fazer volume. O novo C3 2023 finalmente chegou, e por preços agressivos, a partir de R$ 69 mil, mas cabine de compacto. Para quem quer conforto, existem carros espaçosos pelo preço do C3.

Levantamos 10 opções de veículos usados que custam o mesmo ou até menos que a versão mais pelada do novo C3. Tem SUV, monovolume, station-wagon, sedã e até multivan, todos, é claro, com mais espaço que o compacto da marca francesa.

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Claro que muitos já estão com a pedra para atirar na vidraça de que só tem bomba nessa lista. Como todo carro usado, é preciso ficar de olho no estado de conservação e no histórico de manutenção do modelo – isso vale desde para um Gol 2019, como para um Mercedes 2002.

Confira 10 carros espaçosos pelo preço do C3 com base em anúncios publicados nos principais sites de compra e venda do país – valores apurados na primeira semana de setembro de 2022.

Honda CR-V

honda cr v
  • Ano: 2011/2012
  • Versão: LX
  • Preços: entre R$ 67 mil e R$ 70 mil
  • Motor: 2.0 16V a gasolina de 155 cv e 19,4 kgfm
  • Câmbio: automático de cinco marchas

No primeiro ano da quarta geração, o CR-V 2012 se destaca pelo conforto em diferentes aspectos. O motor 2.0 roda suave, o isolamento acústico merece elogios, a cabine tem bom aproveitamento do espaço interno e o acabamento agrada na maior parte do tempo.

Apesar do jogo de suspensão multibraço ser um pouco duro para os padrões das ruas brasileiras, e da caixa automática apresentar algumas imprecisões, trata-se de um SUV familiar e agradável. Destaque também para os quase 600 litros de capacidade do porta-malas – isso o torna qualificado a estar no ranking dos carros espaçosos. Na versão LX, decepciona na falta de itens de segurança, como ESC e mais airbags.

Principais equipamentos: câmera de ré, ar-condicionado, trio elétrico, controle de cruzeiro, alarme, ajustes de altura e de profundidade do volante, som com entrada USB e Bluetooth, banco traseiro rebatível e bipartido, alarme e rodas de liga.

Atenção: correias, mangueiras, suspensão e ar-condicionado.

VW Passat Variant

volkswagen passat tsi variant 2012
  • Ano: 2012
  • Versão: 2.0 TSI
  • Preços: entre R$ 62 mil e R$ 68 mil
  • Motor: 2.0 16V turbo a gasolina de 211 cv e 28,5 kgfm
  • Câmbio: automatizado de dupla embreagem e seis marchas

Os viúvos das peruas continuam com voz ativa aqui no AutoPapo. Ainda mais para falar da versão station-wagon do Passat, com seu comportamento dinâmico quase exemplar, construção sólida e motor EA288 da família TSI que garante um desempenho bastante vigoroso ao modelo médio-grande.

O conjunto mecânico ainda nos brinda com a ágil transmissão DSG, de dupla embreagem e seis velocidades. Porém, a caixa merece atenção e é preciso ver se a manutenção foi feita de forma correta, assim como a troca do fluido. No mais, entre os carros espaçosos, a Passat Variant ainda é uma benesse em nível de equipamentos e espaço interno.

Principais equipamentos: 6 airbags, controles de estabilidade e tração, assistente à subida em rampas, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, monitoramento dos pneus, detector de fadiga do motorista, espelho eletrocrômico, luzes de condução diurna, ar-condicionado automático bizona com saídas para o banco traseiro, bancos de couro, auto hold, freio de estacionamento elétrico, retrovisores externos rebatíveis eletricamente e com aquecimento, tampa do porta-malas motorizada e central multimídia com Bluetooth e entrada USB.

Eram opcionais a o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, câmera de ré, estacionamento automático, teto panorâmico e banco do motorista com regulagem elétrica, massageador e ventilação.

Atenção: câmbio DSG, problemas com o óleo lubrificante e bicos injetores

Renault Duster

renault duster 2016
  • Ano: 2016
  • Versão: Dynamique
  • Preços: entre R$ 60 mil e R$ 67 mil
  • Motor: 2.0 16V flex de 148/143 cv e 20,9/20/2 kgfm
  • Câmbio: automático de quatro marchas

O Duster está entre os carros espaçosos que custam o mesmo que um Citroën C3. Com seis anos de uso, o modelo é aquele SUV com espaço de médio e custo de compacto. O motor 2.0 é datado e bebe bem, mas tem mais força para mover o utilitário esportivo do que o 1.6 e ainda oferece o conforto da caixa automática – que não é brilhante, mas dá um descanso no trânsito.

Além da robustez e bom vão livre do solo, o Duster tem fama de manutenção razoável . Só peca muito na posição de dirigir e no acabamento interno. O porta-malas de 475 litros é outro ponto a favor, assim como a tampa do capô com sustentação por molas a gás.

Principais equipamentos: airbag duplo frontal (obrigatório por lei), sensor de ré, ar-condicionado, trio elétrico, banco do motorista e volante com ajustes de altura, central multimídia com GPS, Bluetooth e entrada USB, banco traseiro rebatível e bipartido, rodas de liga-leve e faróis de neblina. Recebia como opcionais câmera de ré, couro e controle de cruzeiro.

Atenção: caixa de direção, suspensão, pontos de ferrugem e vedação das borrachas.

Kia Cerato

kia cerato 2016 em rodovia
  • Ano: 2016
  • Versão: SX
  • Preços: entre R$ 59 mil e R$ 68 mil
  • Motor: 1.6 16V flex de 128/122 cv e 16,5/16,0 kgfm
  • Câmbio: automático de seis marchas

O sedã médio coreano está longe de empolgar no desempenho, mas por usar o mesmo motor Gamma 1.6 da linha HB20 é uma boa pedida de carros espaçosos pelo preço de um Citroën C3. Justamente pela facilidade de encontrar peças para o conjunto mecânico e pela manutenção considerada simples.

O Cerato de quarta geração é uma alternativa mais barata à dupla Corolla e Civic, já que oferece espaço interno interessante, mas a calibragem da suspensão é dura. Tem bons itens de série, contudo deve equipamentos de segurança, como controles de estabilidade e tração e mais airbags além dos dianteiros frontais exigidos por lei desde 2014.

Principais equipamentos: sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, retrovisor eletrocrômico, luzes de condução diurna,  ar-condicionado automático bizona com saídas para o banco traseiro, retrovisores rebatíveis eletricamente, bancos de couro, sensores de luminosidade e de chuva, trocas de marcha sequenciais no volante, ajustes de profundidade e de altura da coluna de direção, som com USB e Bluetooth, controle de cruzeiro, rodas de liga-leve e faróis de neblina.

Atenção: caixa de direção, câmbio automático e batidas de pino do motor

Fiat Doblò

fiat doblo essence
  • Ano: 2018
  • Versão: Essence
  • Preços: entre R$ 58 mil e R$ 68 mil
  • Motor: 1.8 16V flex de 132/130 cv e 18,9/18,4 kgfm
  • Câmbio: manual de cinco marchas

A multivan feita sobre a base do primeiro Palio pode até ser taxada de controversa e de um projeto defasado. Mas a Doblò está entre os carros espaçosos com destaque. Acomoda de forma tranquila sete passageiros – mesmo os banquinhos da terceira fila comportam adultos de estatura normal – e ainda tem uma infinidade de porta-trecos funcionais espalhados pela cabine.

Só não espere do modelo equipamentos e desempenho. O mini-furgão é pesado e o motor 1.8 E.torQ, além de áspero, é beberrão. A dinâmica também está longe de ser o forte do modelo caixotinho da Fiat, que se mostra um carro familiar para se andar pianinho na estrada.

Principais equipamentos: ar-condicionado, vidros dianteiros e travas elétricos, bancos da segunda e terceira fileiras rebatíveis e o do meio bipartido, ajuste de altura do volante e lavador, limpador e desembaçador do vidro traseiro. Recebia como opcionais sensor de ré, faróis de neblina, retrovisores elétricos e som com USB e Bluetooth.

Atenção: corpo da borboleta do motor, corrente de distribuição, bomba de óleo e parte elétrica.

Ford Fusion

ford fusion titanium 2012 16
2013 Ford Fusion: The Fusion front end introduces the distinctive new face of Ford cars. (01/09/12)
  • Ano: 2013
  • Versão: Titanium
  • Preços: entre R$ 67 mil e R$ 70 mil
  • Motor: 2.0 16V turbo a gasolina de 240 cv e 34,7 kgfm
  • Câmbio: automático de seis marchas

Pelo mesmo preço do novo Citroën C3 é possível encontrar muitas opções do Fusion, e já em sua segunda geração e com o bom motor Ecoboost. O desempenho do sedã médio-grande importado do México é bem mais vigoroso com esse conjunto turbo e a ágil caixa automática 6F35.

O Fusion sempre teve custo/benefício mais competitivo e nesta fase o acabamento melhorou bastante. Na cabine, motorista e passageiros têm bom espaço para pernas e joelhos. Com pesquisa, ainda é possível conseguir exemplares com tração integral na mesma faixa de preço. Só não se esqueça que o custo e manutenção do carro é salgado e que essa geração teve 11 (isso mesmo, onze!) recalls..

Principais equipamentos: 6 airbags, controles de estabilidade e tração, assistente à subida em rampas, câmera e sensores de ré, retrovisor eletrocrômico, monitoramento dos pneus, ar-condicionado automático bizona com saídas para o banco traseiro, bancos dianteiros com regulagens elétricas, freio de estacionamento elétrico, sensores de luminosidade e de chuva, troca de marchas sequenciais no volante, bancos de couro, chave presencial, grade dianteira ativa, central multimídia com GPS, USB, Bluetooth e som premium Sony, rodas de liga-leve e faróis de neblina. Recebia como opcional o teto-solar.

Atenção: sistema de arrefecimento, trepidações no pedal do freio, bomba de combustível e suspensão.

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Mitsubishi ASX

Mitsubishi ASX
Mitsubishi ASX
  • Ano: 2015
  • Versão: 2.0 4×4 AT
  • Preços: entre R$ 59 mil e R$ 67 mil
  • Motor: 2.0 16V a gasolina de 160 cv e 20,1 kgfm
  • Câmbio: automático CVT com seis marchas virtuais

É possível comprar até um crossover com tração 4×4 pelo preço do C3. Já oriundo de Catalão (GO), o SUV médio, além de espaçoso, é bem equipado. O desempenho é cadenciado e faz dele um carro bom para a família rodar pela cidade e também para viajar – e até se aventurar em alguma estradinha de terra mais desafiadora.

O câmbio CVT tem calibragem que prioriza o conforto, mas é a principal fonte de problemas no ASX. Além disso, a Mitsubishi tem fama de manutenção cara e complexa, por isso, atenção extra ao procurar seu usado.

Principais equipamentos: 6 airbags, controles de estabilidade e tração, assistente à subida em rampas, sensor de ré, regulagem de altura dos faróis, ar-condicionado automático, sensores de luminosidade e de chuva, troca de marchas sequenciais no volante, bancos de couro, chave presencial, retrovisores rebatíveis eletricamente e com aquecimento, banco do motorista com aquecimento, central multimídia com USB e Bluetooth, rodas de liga-leve e faróis de neblina. Recebia como opcional faróis de xenônio e teto-solar.

Atenção: câmbio CVT, batida de pino do motor, motor de arranque e parte elétrica.

Toyota Camry

toyota camry xle azul claro parado com montanhas ao fundo
  • Ano: 2011
  • Versão:XLE
  • Preços: entre R$ 52 mil e R$ 60 mil
  • Motor: 3.5 V6 24V a gasolina de 284 cv e 35,3 kgfm
  • Câmbio: automático de seis marchas

Esse exemplar do Camry é o do último ano da sexta geração do sedã médio-grande, inclusive com motor V6 mais potente do que o do sucessor. Além da reputação da marca japonesa. o modelo oferece desempenho bastante confortável e cabine espaçosa, beneficiada pelos 2,74 m de entre-eixos.

O porta-malas com mais de 500 litros e a lista de itens de série também merecem ser ressaltados quando se fala do Camry. Só não ache que ele vai ter a manutenção ao custo de um Corolla, mesmo assim merece estar no nosso ranking de carros espaçosos.

Principais equipamentos: 4 airbags, controles de estabilidade e tração, assistente à subida em rampas, retrovisor eletrocrômico, sensor de ré, ar-condicionado automático bizona, sensores de luminosidade e de chuva, bancos de couro, partida do motor por botão, banco do motorista com regulagens elétricas, som com USB e Bluetooth, teto-solar, rodas de liga-leve e faróis de neblina.

Atenção: vibrações no volante, sistema de frenagem, parte elétrica e rachaduras no painel.

Chevrolet Blazer

chevrolet blazer 2010
  • Ano: 2010
  • Versão: Advantage
  • Preços: entre R$ 43 mil e R$ 52 mil
  • Motor: 2.4 16V flex de 147/141 cv e 21,9 kgfm
  • Câmbio: manual de cinco marchas

Quer um SUV mais espaçoso e robusto? Pois pelo preço de um Citroën C3 é possível levar um Blazer e ainda ficar com o troco. O utilitário esportivo derivado da S10 é mais “desengonçado” no comportamento dinâmico como a maioria dos modelos feitos sobre longarinas, mas compensa tudo com sua imponência, por isso está na nossa lista de carros espaçosos.

Além do vão livre do solo de quase 23 cm e ângulo de ataque de 25 graus, tem carga útil de mais de 700 kg e a robustez de uma suspensão por eixo rígido e tração traseira. O motor 2.4 é o da Família II, suficiente para carregar o SUV de mais de 1,7 tonelada, mas que também cobra a conta na hora do consumo. Releve a tomada de ar falsa sobre o capô.

Principais equipamentos: freios com ABS e EBD, ar-condicionado, trio elétrico, alarme, ajustes de altura do banco do motorista e do volante, faróis de neblina e rodas de liga-leve.

Atenção: trepidações e ruídos na transmissão, barulhos na suspensão, sistema de frenagem e motor de arranque

Citroën Grand C4 Picasso 2014

citroen grand c4 picasso 13
Thomas Brémond @ Dream On Productions
  • Ano: 2014
  • Versão: Advantage
  • Preços: entre R$ 42 mil e R$ 48 mil
  • Motor: 2.0 16V a gasolina de 143 cv e 20,4 kgfm
  • Câmbio: automático de quatro marchas

Uma minivan não poderia ficar de fora de uma lista de carros espaçosos pelo preço de um Citroën C3. E justamente uma da mesma marca do novato hatch compacto do mercado. A Grand C4 Picasso era a variante com sete lugares do monovolume médio. Importada da Espanha, chama a atenção de cara pelo acabamento caprichado, espaço de sobra, equipamentos aos montes e nível de requinte a bordo.

O motor não faz milagres e o desempenho é modesto, ainda mais com o limitado câmbio automático de quatro marchas – com uma sutil haste na coluna de direção como alavanca. Essa sugestão aqui vai deixar os haters alvoroçados, e realmente a manutenção de Citroën é complicada, mas, como dito, qualquer carro sem manutenção é bomba.

Principais equipamentos: 6 airbags, controles de estabilidade e tração, assistente à subida em rampas, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, regulagem de altura dos faróis, retrovisor eletrocrômico, luzes de condução diurna, ar-condicionado automático com quatro zonas independentes (na frente e na segunda fileira e saídas para a terceira fila), freio de estacionamento elétrico, retrovisores rebatíveis eletricamente, sensores de luminosidade e de chuva, troca de marchas sequenciais no volante, som com USB e Bluetooth, rodas de liga-leve e faróis de neblina. Recebia como opcional teto panorâmico.

Atenção: suspensão, parte elétrica, falhas na transmissão e correia do alternador.

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2 Comentários
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Bob Sábio 7 de setembro de 2022

Uma coisa é comprar, outra coisa é manter. Nunca se pode comparar um carro 0km com um com 10 anos de uso. Isso é pura ilusão numérica, o custo de manutenção ao longo de 5 anos do novo pro usado torna essas sugestões de compra todas incoerentes.

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Basilio 7 de setembro de 2022

Verdade e o risco de ter que consertar um ar condicionado, câmbio automático ou motor. Além do consumo de combustível maior desses carros espaçosos de 10 anos.

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