10 dicas que você deve saber antes de comprar um Mercedes C180 usado

Modelo é o mais vendido da marca alemã e chegou até a ser produzido na fábrica brasileira de Iracemápolis (SP)

mercedes benz c180 sedan azul de frente 2015
Quarta geração do modelo chegou ao mercado em 2014 (foto: Mercedes-Benz | Divulgação)
Por Fernando Miragaya
31 de agosto de 2021 19:09
Especial para o AutoPapo

Ter um carro de marca premium é um sonho que tem sido realizado por muita gente – basta ver as vendas dos chamados fabricantes de luxo. Entre essas empresas, a Mercedes-Benz é uma das mais desejadas, seja pela tradição e pelo status da estrela de três pontas, seja pela qualidade indiscutível da mecânica de seus automóveis. E a porta de entrada da Mercedes costuma ser o C180, versão mais vendida do Classe C.

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Só que mesmo a excelência da engenharia alemã merece observações. O sedã mais “popular” da Mercedes oferece tudo que se espera da marca: conforto, solidez, tecnologia e requinte. Porém, é preciso ponderar vários aspectos antes de comprar um modelo seminovo desta quarta geração do três-volumes, lançada em 2014.

Este Classe C da chamada era W205 chegou a ter produção em Iracemápolis (SP), na fábrica que teve as portas fechadas no fim de 2020. Antes disso, seu motor turbo 1.6 passou a ser flex (2016) e a linha recebeu a reestilização de meia-vida em 2018. Agora, uma nova geração já roda lá fora e está prestes a desembarcar por aqui. Por isso, veja 10 coisas que você precisa saber antes de comprar um Mercedes C180 seminovo.

1. Manutenção do Mercedes C180

Você pode ser muito “parça” do seu mecânico, e entregar a ele, de olhos fechados, os cuidados do seu carro, seja um Volkswagen, Chevrolet, Fiat, Toyota ou Honda. Mas quando se fala de Mercedes-Benz ou qualquer marca premium, meu caro leitor, a história muda. Mesmo modelos “mais básicos” e “comuns”, como o Classe C, não podem ser levados a qualquer oficina.

Manter as revisões na concessionária depois da garantia é uma das questões para quem vai comprar um Mercedes C180 seminovo ter sempre em mente. Nos grandes centros urbanos, você pode até ter uma oficina especializada na marca alemã, mas é preciso se certificar se ela dispõe dos equipamentos necessários para determinados serviços e averiguar a reputação do estabelecimento.

Outro aspecto é quanto à periodicidade da manutenção do Mercedes C180 seminovo. Nem pense em deixar para fazer revisões corretivas, pois a conta ficará bem mais salgada. As visitas devem ser nos mesmos intervalos estipulados pelo fabricante quando o veículo ainda estava na garantia – geralmente a cada 10 mil km.

2. Mercedes C180 tem componentes caros

Lembra da observação no tópico anterior para não fazer manutenção corretiva, e sim preventiva? Um dos motivos principais é que as peças de um Mercedes C180 seminovo são naturalmente mais caras do que em modelos de marcas generalistas. Mesmo para os itens de troca normal, é preciso estar preparado para os valores.

Um jogo de pastilhas de freio dianteiras do Mercedes C180 custa, em média, acima dos R$ 500. Já o preço da bomba de combustível passa dos R$ 2.300, enquanto o kit de amortecedores traseiros do sedã médio dificilmente sai por menos de R$ 1.200.

3. Problemas comuns

Não à toa citamos a bomba de combustível. Em fóruns e grupos com donos de Mercedes C180, ou mesmo no site do Reclame Aqui, são frequentes os relatos de problemas com a peça, mesmo em quilometragens baixas e em exemplares com as revisões em dia – e com orçamentos de revendas que beiram os R$ 8 mil.

Outra queixa comum dos donos de Mercedes C180 seminovo diz respeito ao sistema start/stop do motor. Segundo relatos, o dispositivo deixa de funcionar repentinamente. Fique atento também ao alternador e ao câmbio automático quando for pesquisar.

4. Peças de carroceria

mercedes benz c180 sedan azul 2015 traseira
Como todo veículo de marca premium, Mercedes Classe C tem manutenção cara

Esse é um problema que afeta não só carros importados e de luxo, mas até marcas generalistas. Como são modelos com escala menor de vendas por aqui, não há uma oferta abundante de certas peças de reposição da carroceria. Muitas vezes, um para-choque ou uma lente do farol podem levar alguns meses para chegar pela rede oficial.

Uma alternativa, para muitos, é importar por conta própria o componente, seja da Europa ou dos Estados Unidos. Quem faz isso garante que, mesmo pagando a taxa de importação, fica mais barato e é mais rápido do que mandar trazer a peça via concessionária.

5. Liquidez do Mercedes-Benz C180

Revender carro de marca de luxo não é das tarefas mais ágeis, caso você queira negociar o Mercedes C180 seminovo para particular. Não é uma regra, mas tenha em mente que, na hora de trocar de carro, pode demorar bastante para você conseguir um comprador para o sedã.

Contudo, para quem tem pressa sempre há a opção de usar o carro como parte do pagamento na hora de pegar outro seminovo, em concessionárias ou agências de veículos independentes. Mas as empresas precisam ter suas margens e costumam jogar o preço do carro lá embaixo.

6. Desvalorização

A boa notícia é que o Mercedes C180 seminovo não deprecia tanto quanto boa parte dos carros de marcas premium. Segundo levantamento da KBB Brasil, entre junho de 2020 e junho de 2021, a variante Avantgarde do sedã teve desvalorização de 6,14%. Já a configuração topo de linha Exclusive registrou perda de 4,47%.

7. Mas com a nova geração…

Como é natural no mercado, a chegada da quinta geração do Classe C deve acentuar essa depreciação dos Mercedes C180 seminovos. O novo modelo já foi lançado lá fora no início de 2021 e deve chegar ao Brasil no último trimestre do ano. A informação, todavia, também serve para barganhar um desconto em cima do usado nas lojas e concessionárias

8. Central multimídia

interior e painel do mercedes c180 avantgarde 2015
Até a linha 2018, sistema multimídia oferece poucos recursos

Em tempos sempre conectados, fique atento aos modelos desta geração do Classe C até 2017/18. É que eles eram equipados com um sistema multimídia que deixa bastante a desejar –  sequer oferecia conexão com Android Auto e Apple CarPlay e câmera de ré. Só após a reestilização é que a central passou a conversar com os sistemas operacionais. Porém, não é touchscreen – a operação é feita por meio de comandos no console central.

9. Socialize-se

Uma das estratégias mais certeiras para manter um carro de luxo seminovo como o Mercedes C180 é fazer parte de grupos e fóruns sobre o modelo. Nestas comunidades digitais, é possível trocar experiências e pegar dicas sobre manutenção e também sobre peças de reposição.

10. Prazer ao volante

Apesar dos custos e das peculiaridades em ter um Mercedes C180 seminovo, tudo é compensado pelo prazer ao dirigi-lo. O sedã médio da marca da estrela confere um conforto ímpar no rodar e a qualidade da engenharia alemã é percebida em vários detalhes e no comportamento dinâmico do automóvel.

O desempenho é garantido pelo bem disposto motor 1.6 turbo de 156 cv e 25,5 kgfm – torque já disponível nas 1.200 rpm. O câmbio automático de nove marchas confere agilidade e a tração traseira deixa tudo mais divertido. Só é preciso se acostumar a um singelo delay nas arrancadas.

Some a isso o acabamento mais requintado inerente à marca e uma boa lista de equipamentos. A versão topo de linha Exclusive – a partir de 2019 – é encontrada entre os seminovos com seis airbags, sensores de estacionamento na frente e atrás, câmera de ré, alerta de colisão, indicador de fadiga, auto hold, ar automático bizona, roda livre, chave presencial, entre outros.

4 Comentários
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Pedrojonathan 4 de setembro de 2021

Olá eis caro e de luxo Eli e Lindo de mais

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Jose celio de paula 1 de setembro de 2021

Mecânica indiscutível, baixo, tero cuidado com buracos, pneus duros,bancos anatomicos. Já estou no terceiro.Os dois últimos comprei zero.

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José Vasconcellos 6 de setembro de 2021

Estou com uma 19/19 exclusive preta com interior preto. 5mkm rodados, zerada. Se souber de alguma pessoa que queira comprar ou me indicar onde posso vender sem perder tanto, fico muito agradecido. Atenciosamente, José.

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Franhan 1 de setembro de 2021

E muito cuidado com os buracos e lombadas . Muito baixo p o Brasil, e não descuide da temperatura.

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