10 dicas que você deve saber antes de comprar um Mercedes C180 usado
Modelo é o mais vendido da marca alemã e chegou até a ser produzido na fábrica brasileira de Iracemápolis (SP)
Modelo é o mais vendido da marca alemã e chegou até a ser produzido na fábrica brasileira de Iracemápolis (SP)
Ter um carro de marca premium é um sonho que tem sido realizado por muita gente – basta ver as vendas dos chamados fabricantes de luxo. Entre essas empresas, a Mercedes-Benz é uma das mais desejadas, seja pela tradição e pelo status da estrela de três pontas, seja pela qualidade indiscutível da mecânica de seus automóveis. E a porta de entrada da Mercedes costuma ser o C180, versão mais vendida do Classe C.
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Só que mesmo a excelência da engenharia alemã merece observações. O sedã mais “popular” da Mercedes oferece tudo que se espera da marca: conforto, solidez, tecnologia e requinte. Porém, é preciso ponderar vários aspectos antes de comprar um modelo seminovo desta quarta geração do três-volumes, lançada em 2014.
Este Classe C da chamada era W205 chegou a ter produção em Iracemápolis (SP), na fábrica que teve as portas fechadas no fim de 2020. Antes disso, seu motor turbo 1.6 passou a ser flex (2016) e a linha recebeu a reestilização de meia-vida em 2018. Agora, uma nova geração já roda lá fora e está prestes a desembarcar por aqui. Por isso, veja 10 coisas que você precisa saber antes de comprar um Mercedes C180 seminovo.
Você pode ser muito “parça” do seu mecânico, e entregar a ele, de olhos fechados, os cuidados do seu carro, seja um Volkswagen, Chevrolet, Fiat, Toyota ou Honda. Mas quando se fala de Mercedes-Benz ou qualquer marca premium, meu caro leitor, a história muda. Mesmo modelos “mais básicos” e “comuns”, como o Classe C, não podem ser levados a qualquer oficina.
Manter as revisões na concessionária depois da garantia é uma das questões para quem vai comprar um Mercedes C180 seminovo ter sempre em mente. Nos grandes centros urbanos, você pode até ter uma oficina especializada na marca alemã, mas é preciso se certificar se ela dispõe dos equipamentos necessários para determinados serviços e averiguar a reputação do estabelecimento.
Outro aspecto é quanto à periodicidade da manutenção do Mercedes C180 seminovo. Nem pense em deixar para fazer revisões corretivas, pois a conta ficará bem mais salgada. As visitas devem ser nos mesmos intervalos estipulados pelo fabricante quando o veículo ainda estava na garantia – geralmente a cada 10 mil km.
Lembra da observação no tópico anterior para não fazer manutenção corretiva, e sim preventiva? Um dos motivos principais é que as peças de um Mercedes C180 seminovo são naturalmente mais caras do que em modelos de marcas generalistas. Mesmo para os itens de troca normal, é preciso estar preparado para os valores.
Um jogo de pastilhas de freio dianteiras do Mercedes C180 custa, em média, acima dos R$ 500. Já o preço da bomba de combustível passa dos R$ 2.300, enquanto o kit de amortecedores traseiros do sedã médio dificilmente sai por menos de R$ 1.200.
Não à toa citamos a bomba de combustível. Em fóruns e grupos com donos de Mercedes C180, ou mesmo no site do Reclame Aqui, são frequentes os relatos de problemas com a peça, mesmo em quilometragens baixas e em exemplares com as revisões em dia – e com orçamentos de revendas que beiram os R$ 8 mil.
Outra queixa comum dos donos de Mercedes C180 seminovo diz respeito ao sistema start/stop do motor. Segundo relatos, o dispositivo deixa de funcionar repentinamente. Fique atento também ao alternador e ao câmbio automático quando for pesquisar.
Esse é um problema que afeta não só carros importados e de luxo, mas até marcas generalistas. Como são modelos com escala menor de vendas por aqui, não há uma oferta abundante de certas peças de reposição da carroceria. Muitas vezes, um para-choque ou uma lente do farol podem levar alguns meses para chegar pela rede oficial.
Uma alternativa, para muitos, é importar por conta própria o componente, seja da Europa ou dos Estados Unidos. Quem faz isso garante que, mesmo pagando a taxa de importação, fica mais barato e é mais rápido do que mandar trazer a peça via concessionária.
Revender carro de marca de luxo não é das tarefas mais ágeis, caso você queira negociar o Mercedes C180 seminovo para particular. Não é uma regra, mas tenha em mente que, na hora de trocar de carro, pode demorar bastante para você conseguir um comprador para o sedã.
Contudo, para quem tem pressa sempre há a opção de usar o carro como parte do pagamento na hora de pegar outro seminovo, em concessionárias ou agências de veículos independentes. Mas as empresas precisam ter suas margens e costumam jogar o preço do carro lá embaixo.
A boa notícia é que o Mercedes C180 seminovo não deprecia tanto quanto boa parte dos carros de marcas premium. Segundo levantamento da KBB Brasil, entre junho de 2020 e junho de 2021, a variante Avantgarde do sedã teve desvalorização de 6,14%. Já a configuração topo de linha Exclusive registrou perda de 4,47%.
Como é natural no mercado, a chegada da quinta geração do Classe C deve acentuar essa depreciação dos Mercedes C180 seminovos. O novo modelo já foi lançado lá fora no início de 2021 e deve chegar ao Brasil no último trimestre do ano. A informação, todavia, também serve para barganhar um desconto em cima do usado nas lojas e concessionárias
Em tempos sempre conectados, fique atento aos modelos desta geração do Classe C até 2017/18. É que eles eram equipados com um sistema multimídia que deixa bastante a desejar – sequer oferecia conexão com Android Auto e Apple CarPlay e câmera de ré. Só após a reestilização é que a central passou a conversar com os sistemas operacionais. Porém, não é touchscreen – a operação é feita por meio de comandos no console central.
Uma das estratégias mais certeiras para manter um carro de luxo seminovo como o Mercedes C180 é fazer parte de grupos e fóruns sobre o modelo. Nestas comunidades digitais, é possível trocar experiências e pegar dicas sobre manutenção e também sobre peças de reposição.
Apesar dos custos e das peculiaridades em ter um Mercedes C180 seminovo, tudo é compensado pelo prazer ao dirigi-lo. O sedã médio da marca da estrela confere um conforto ímpar no rodar e a qualidade da engenharia alemã é percebida em vários detalhes e no comportamento dinâmico do automóvel.
O desempenho é garantido pelo bem disposto motor 1.6 turbo de 156 cv e 25,5 kgfm – torque já disponível nas 1.200 rpm. O câmbio automático de nove marchas confere agilidade e a tração traseira deixa tudo mais divertido. Só é preciso se acostumar a um singelo delay nas arrancadas.
Some a isso o acabamento mais requintado inerente à marca e uma boa lista de equipamentos. A versão topo de linha Exclusive – a partir de 2019 – é encontrada entre os seminovos com seis airbags, sensores de estacionamento na frente e atrás, câmera de ré, alerta de colisão, indicador de fadiga, auto hold, ar automático bizona, roda livre, chave presencial, entre outros.
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Carro muito bom sem dúvida nenhuma. Porém a marca foi ENGOLIDA pela BMW no Brasil. A COMARK perdeu a marca por falta de venda. Portanto este é um ponto de atenção ao carro.
Olá eis caro e de luxo Eli e Lindo de mais
Mecânica indiscutível, baixo, tero cuidado com buracos, pneus duros,bancos anatomicos. Já estou no terceiro.Os dois últimos comprei zero.
Estou com uma 19/19 exclusive preta com interior preto. 5mkm rodados, zerada. Se souber de alguma pessoa que queira comprar ou me indicar onde posso vender sem perder tanto, fico muito agradecido. Atenciosamente, José.
E muito cuidado com os buracos e lombadas . Muito baixo p o Brasil, e não descuide da temperatura.