Os 10 melhores SUVs compactos de 2020 (Fotomontagem: André Almeida | AutoPapo)
O segmento de SUVs explodiu e se, há seis anos, tínhamos poucas opções na base do segmento, hoje elas passam de uma dúzia. Mas qual escolher entre tantos exemplares? AutoPapo elencou os 10 melhores SUVs 2020 entre os compactos de acordo com preços, motores, equipamentos e reputação no mercado.
Pois é, o VW Nivus nem bem chegou a já assumiu o posto de um dos melhores SUVs de 2020. Mas não tem jeito, usa a ótima base do Polo e é vendido em uma gama enxuta, com apenas duas versões e sempre com o elogiado e eficiente conjunto com motor 1.0 turbo TSI de 128/116 cv e câmbio automático de seis marchas. E desde a versão básica (Nivus Comfotline), o Nivus é bem equipado, com seis airbags, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay e faróis de full-LED.
Legal: comportamento dinâmico, dirigibilidade e equipamentos
Ruim: tanque de combustível e assento curto traseiro
O Chevrolet Tracker, novo SUV da Chevrolet, é outro que chegou com o pé na porta. Maior e mais tecnológico, a terceira geração do SUV da GM agora é produzida no Brasil e com duas opções de motor turbo: 1.0 de 116 cv e 1.2 de 133/132 cv.
O Tracker tem a menor altura em relação ao solo desta lista e acaba por oferecer um comportamento dinâmico exemplar em retas e curvas. Também se destaca pelo recheio generoso de equipamentos e pela ampla rede de concessionárias da Chevrolet.
3. Honda HR-V
Preços: de R$ 98.100 a R$ 141.300
Legal: posição de dirigir, conforto e espaço no porta-malas
Ruim: preço das revisões e custo/benefício
Sem dúvida, o Honda HR-V não só é um dos melhores SUVs compactos, como também é, disparado, um dos mais confortáveis. A posição de dirigir elevada, os bancos confortáveis e o espaço mais do que suficiente para as pernas torna a viagem a bordo do HR-V muito agradável.
Contribui para isso o conjunto mecânico com motor 1.8 de 139/140 cv e a caixa CVT com rodar suave e isolamento acústico quase perfeito. Mesmo para quem quer uma tocada mais impetuosa, os 173 cv do motor 1.5 turbo que equipa a versão top de linha Touring não comprometem o conforto. O porta-malas de 437 litros é amplo.
Assista à avaliação em vídeo do Honda HR-V Touring, um dos melhores SUVs compactos no ranking do AutoPapo!
4. Volkswagen T-Cross
Preços: de R$ 88.790 a R$ 118.690
Legal: desempenho, robustez e espaço interno
Ruim: porta-malas e acabamento
O T-Cross tem porte bem mais imponente e alto que seu irmão caçula Nivus. Com bom vão livre do solo, se garante no conjunto mecânico com o motor TSI de 123/116 cv com força de sobra antes das 2.000 rpm. Ainda tem a versão com o 1.4 de até 150 cv, que confere um desempenho ainda mais instigante ao jipão da VW. A posição de dirigir elevada e a ergonomia são dois outros aspectos favoráveis.
Legal: posição de dirigir, acabamento e desempenho (do diesel)
Ruim: porta-malas e consumo (do flex)
Irmão menor do Jeep Compass, o Renegade tem duas motorizações bem distintas, mas nem por isso perde o direito de ser um dos melhores SUVs compactos do mercado. O estilo mais jipinho raiz e a dirigibilidade são pontos altos no modelo feito em Goiana (PE)
O acabamento, desde as versões mais baratas, também é dos mais caprichados do segmento. Se o desempenho do 1.8 flex de 139/135 desanima pelo rodar áspero e consumo elevado, o turbodiesel de 170 cv com o câmbio automático de nove marchas é pura alegria em termos de eficiência e conforto.
6. Citroën C4 Cactus
Preços: R$ 75.090 a R$ 106.990
Legal: conforto no rodar, estabilidade e dirigibilidade
Ruim: retomadas (aspirado) e espaço no banco traseiro
Tem gente que torce o nariz e diz que o Citroën C4 Cactus não é um SUV. Pois bem, o hatch parrudo tem melhores ângulos de ataque e saída, e maior vão livre do solo, que todos os citados anteriormente – com exceção do Renegade.
Além disso, o C4 Cactus tem estabilidade de sobra nas curvas, posição mais baixinha de dirigir e o conforto no rodar peculiar da marca francesa. O motor 1.6 aspirado está cansado, mas seus 122/115 cv dão conta do recado, enquanto a variante THP turbo de 173/176 cv é a dose certa da diversão.
7. Hyundai Creta
Preços: R$ 75.990 a R$ 107.990
Legal: espaço, conforto no rodar e acerto da suspensão
Ruim: comportamento dinâmico e desempenho (do 1.6)
O Creta é o que tem um dos espaços internos mais bem aproveitados. Há folgas para braços, pernas e joelhos de praticamente todos os ocupantes, e o acabamento de painéis e bancos agrada.
O conforto do Creta conforto é reforçado pela calibragem da suspensão, que filtra muito bem as imperfeições da pista, e pela direção bem suave para manobras. O 1.6 de 130/123 cv carece de força em médios giros, mas o motor 2.0 de 166/156 cv é bastante disposto para o jipão.
8. Nissan Kicks
Preços: R$ 68.640 a R$ 107.390
Legal: conforto, custo de manutenção e acerto da suspensão
Ruim: acabamento e espaço traseiro
O Nissan Kicks é um dos melhores SUVs compactos em termos de conforto no rodar e a bordo. Os bancos têm ótima densidade e acomodam todos os tipos de corpo, enquanto o motor 1.6 de 114 cv casa bem com o câmbio CVT, que tem desempenho comportado, porém suave.
A posição de dirigir também chama a atenção, assim como a ergonomia e o ótimo diâmetro de giro do volante, o que facilita as manobras. O custo de revisões do Kicks é o mais baixo da categoria.
9. Peugeot 2008
Peugeot 2008 Allure
Preços: R$ 78.690 a R$ 110.990
Legal: desempenho, acabamento interno e acerto da suspensão
Ruim: acerto do câmbio e espaço traseiro
O Peugeot 2008 é outro que pode ser considerado um hatch parrudo ou uma perua metida a SUV. Mesmo assim, o 2008 está entre os melhores SUVs com méritos. O motor 1.6 de 122/115 cv aspirado é o suficiente para o modelo, mas as versões com o THP de 173/166 cv transformam a viagem. O volante pequeno com boa pegada e o conceito de i-Cockpit também são ótimos aliados do motorista.
Com espaço de modelo médio, o Renault Duster não poderia ficar de fora da lista dos melhores SUVs do mercado. É o que carrega tranquilamente cinco passageiros sem apertos.
O SUV da Renault, fabricado em São José dos Pinhais (PR), passou por uma profunda remodelação e o conforto foi aprimorado com os novos bancos. Também são imbatíveis o custo-benefício e o porta-malas de 475 litros. O motor 1.6 de 120/118 cv, contudo, sofre para mover o Duster.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Roberto Moutinho
20 de fevereiro de 2021
Tenho 1 Kichs e já estou em vista do novo, ótimo designe, baixo consumo, estabilidade boa, super confortável. Velocidade pra que? não temos estradas que suportem tal loucura, não sei por que marcam no velocimetro 200 km.
Fiz o teste drive em alguns deles(não todos) na Ecosport, além de esperta, me senti dentro de um fiesta mais duro. No tcross, é um gol G4 trend, literalmente, além de muito seco e duro. No Creta me apaixonei pelo carro, porém a 1.6 bebe igual a uma Tucson v6. Renegade é macia, mas não gostei da posição de dirigir. E por ultimo, testei a Tracker, que acabei optando por ela. É apenas meu ponto de vista
de cara já puxam o saco da porcaria do nivus com manutençao cara. além do motor ruidoso e carter de plástico kkkkk. mero polo,esse nivus nem é suv. asx talvez seja o melhor deles
Dá pra ver que essa matéria é furada e tendenciosa, cara…. Tem muito suv bom na relação, mas o cara vir e colocar Jeep Renegade, Citroen C4 Cactus, Peugeot 2008 e Renault Duster, e não citar o Ford Ecosport… ou quem escreveu é um redator vendido e fez propaganda dos carros, ou não entende nada de carro. Misericórdia…
Não concordo com a avaliação dos pontos ruins do Kicks; é espaçoso sim, principalmente comparado ao Nivus, Renegade e Cactus.
Mas o acabamento, realmente é fraco, mto plástico duro, mas igualmente a maioria dos citados (exceção ao Renegade) que tem acabamento melhor.
Id Correia Amorim do Nascimento
25 de dezembro de 2020
Tive Ecosport, HRv e hoje tenho o KICKS. Vou trocar o meu por outro KICKS. Não conheço ainda o COROLA CROSS e posso até trocar mas gosto tanto da estabilidade nas curvas e conforto que vai ter que ser muito bom pra me conquistar
Estou interessado em comprar um Kicks na minha próxima troca de carro, pode me dizer se o consumo dele é bom mesmo quanto dizem? E o motor acha que “empurra” bem ou as vezes falta alguma coisa?
Obs: Espero que os vendedores de Tiggo xing ling não apareçam pra comentar, invadiram os comentários fazendo propaganda desse carro com câmbio manco.
Não tenho Tiggo, aliás nem carro tenho. Mas esse câmbio foi manco pois vazava óleo da caixa para o disco. Originalmente esse disco era banhado em óleo. Agora é seco. Esse problema de vazamento foi resolvido já faz tempo. É um câmbio muito rápido, com trocas bem precisas. Sobre os xing ling, de onde vc acha que veio o Ford Territory? De onde veio o projeto do GM Tracker? Do seu ponto de vista até a Nissan é xing ling…
GENIVAL DIAS SNTANA
23 de dezembro de 2020
De todos estes veículos, experimentei quase todos, mas prefiro o Ecosport. Sem duvida o melhor custo beneficío e melhor dirigibilidade.
Concordo em gênero, número e grau. Tenho uma freestyle 2020 automático. O carro é um foguete, não perde nada pra esses aí. Motor forte, econômico, carro bonito, confortável, seguro e confiável. Quem escreveu não entende de carro, um absurdo, citar Cactus, 2008, Renegade e Duster e não mencionar a Eco.
O Tiggo 5x turbo é o melhor de todos, acabamento impecável, freio a disco nas 4 rodas de aro 18 polegadas, teto solar panorâmico, 6 air vaga, câmera 360, mais potente de todos, 150cv, partida sem chave, freio de estacionamento automático,(nenhum deles tem isso), faróis de canhão, etc, etc, etc, são tantos os predicados que acho que não colocaram o Tiggo 5x para não humilhar os outros.
Simplesmente “esqueceram” o EcoSport Storm de 176 hp, torque de 22 kgf e único 4×4 desses aí. E tudo isso você leva por 100 mil à vista. Sou jornalista e “entendo” porquê não citaram o mais potente de todos…
Materia pretenciosa, tenho uma grande corretora de seguros e o carro mais emplacado e a KIcks, HR-V, Renegade e Creta e muita reclamação, falam do cambio ser pessimo na renegade e moto fraco no creta, alem de ser barulhenta, Nivus foi recem lançado, nem se ve na rua…mais sendo UOL né, quem paga mais apaece no topo, como sempre materia lixo e comprada
E o porta malas um ovo, perde pro kicks e pro Civic
Adenilton santos Barbosa
14 de janeiro de 2021
Mais o consumo muito alto
MILTON JOAO MARANHO
11 de novembro de 2020
Ai galera ,concordo totalmente que o Tiggo 5x e otimo em todos aspectos elencados aimesmo com o cambio automatizado é bom,pois tenho um focus (FORD) com o padlle shift e bom e so saber tocar.
Mas ninguém falou da nova Tucson 1.6 turbo super carro em desempenho e acabamento muito superior a creta ,a cactus ,a 2008 etc….
Tenho Tiggo 5x, atualmente com 30.000 km. Nenhum problema até agora. Carro excelente, extremamente confortável, bom porta-malas (nos padrões de SUV compacto) e motor 1.5 turbo que vai muuuuito bem na estrada com carga completa (5 pax + bagagem e bagageiro teto). O problema do cambio é a má fama da geração anterior.
Ah, ok! Fora H-RV (topo de linha) e Renegade, os demais pecam por interiores onde sobra plástico duro. Motorizações decentes, só os modelos diferenciados. E aí, lembro que o Tiggo 5X ficou de fora; talvez devido ao interior caprichado, rodas aro 18′, assento (que bancos!) com regulagem elétrica, itens de segurança, 150 cv com 25 kgfm de torque, teto solar, etc… Por menos que custa esse T-cross, por exemplo…ah, mas o Tiggo é um chinês! só que as montadoras “famosas” montam suas carroças com incontáveis peças e assessórios da…CHINA!!! KKKKKK Só rindo!
Quase isso… o câmbio é quase o mesmo. Tive um ford focus, por sorte, sem problemas. O modelo anterior vazava óleo pra o disco, isso fazia o carro vibrar em algumas arrancadas. Esse problema foi resolvido. Esse é um câmbio muito bom. Com trocas rápidas.
cesar schmitt
17 de outubro de 2020
O Problema não é tanto o carro, apesar do cambio, simplesmente horripilante. Entra em uma revenda para comprar um simples parafuso. Tem que levar dinheiro na cueca e muito
Concordo contigo! Impressionante isso! Cobram por carro completo de tudo mas oferecem “aleijados”. Tem boa motorização mas acabamento péssimo. Tem bom desempenho mas espaço pequeno. Tem espaço mas bancos desconfortáveis. Esse Renegade é até estiloso e com bom acabamento, mas anda menos que um Celta 1.0 e bebe como Opala! E por aí vai…
Realmente como um amigo disse aqui : – estagiário tem em todo lugar. O Tiggo 5, da um banho de acabamento, espaço, motorização e tecnologia na maioria desses ” carrinhos ” e sequer foi mencionado .
Data vênia, Orlando Silva; desconheço, até o momento, reclamações acerca do Tiggo5. Talvez as que há, e que eu não tenha visualizado, estejam dentro da média. Já do Renegade…hum…fez-me desistir dele na última troca de carro!
NEVES CAPARROZ VILLA
25 de julho de 2020
Não estou denegrindo nenhuma marca. Mas o Tiggo 5 tXs. da um banho de motor, acabamento e consumo na maioria das marcas aqui. O estagiário deveria pesquisar mais
Bem, um colega de trabalho comprou um Tiggo 5X recentemente (carro sensacional!) e está feliz, tal qual “pato na lagoa”! Câmbio automatizado?! Ele está achando melhor que o do Renegade que ele vendeu.
Luiz Guimaraes
25 de julho de 2020
Materia totalmente deficiente, de alguém que não sabe nada sobre carros. Faltou uma porção de veículos que são muito mais superiores e quem nem sequer fazem parte dos 10 primeiros. Por exemplo O Tiggo 5 TSX da um banho em tecnologia, motor e acabamento em relação a todos mencionados aqui. Melhor, o estagiário pesquisar antes de publicar,
Meu caro, você só pode estar brincando, o Tiggo não se compara com os carros supracitados. Mecânica não confiável, pós venda ruim, câmbio ruim. A dirigibilidade pode ser até satisfatória mas aquisição não é viável. Entendo seu lado vendedor pesar nesse momento. Abraço.
Materia totalmente deficiente, de alguém que não sabe nada sobre carros. Faltou uma porção de veículos que são muito mais superiores e quem nem sequer fazem parte dos 10 primeiros. Por exemplo O Tiggo 5 TSX da um banho em tecnologia, motor e acabamento em relação a todos mencionados aqui. Melhor, o estagiário pesquisar antes de publicar,
O brasileiro ainda tem um certo preconceito com os carros da China . Muita Tecnologia mas os acabamentos deixam a desejar . Quem sabe agora com a Caoa façam igual a Hyundai e firme a marca no mercado com a mesma confiança
Valmyr brandao
7 de outubro de 2020
Juninho, o acabamento interno desse Tiggo 5X é in-fi-ni-ta-men-te superior ao de TODOS os citados na matéria. Bancos, painel, acessos, visualização, material de primeira, pouco (bem pouco) plástico duro. Comparado com o T-cross e Nivus então! Covardia! Ah! Não tenho o Tiggo 5X, mas trocarei meu Tracker 2017 por um, ano que vem.
Antidio Gomes de Lima
8 de julho de 2020
O título da matéria devia ser “os 10 melhores SUVs que vendem mais” porque muita coisa boa,mas que não vende tanto, ficou de fora. Quem aí já possuiu ou dirigiu um Suzuki S-cross 4×4 com 4 funções inclusive lock, com tudo que esses aí têm, e além de tudo, econômico? Depois de um suzuki esses aí já eram!
Materia totalmente deficiente, de alguém que não sabe nada sobre carros. Faltou uma porção de veículos que são muito mais superiores e quem nem sequer fazem parte dos 10 primeiros. Por exemplo O Tiggo 5 TSX da um banho em tecnologia, motor e acabamento em relação a todos mencionados aqui. Melhor, o estagiário pesquisar antes de publicar,
Vitor
14 de julho de 2020
Ix35 é SUV médio, o único Hyundai SUV compacto é o Creta
RENEGADE é lindo, mas…o consumo é desesperador!! Comprei um 0km e vendi em seguida. Fazia 3,8m/litro. Um absurdo !! Alegria ao comprar, desespero de ter comprado, e muita felicidade quando vendi. Perdi muito dinheiro, carro difícil de vender porque já tem fama de beberrão.
Mais uma vez ficou de fora a Eco Sport, no acabamento só perde para o HRV e JEEP, comprovado o carro da família entre os cinco em junho na venda para pessoa fisica, um carro bem completo…..
Renegade,no top 10?!uma das motorizações mais bizarras que já tive o desprazer de usar! Câmbio mal calibrado,deixa o carro com a rotação alta o tempo todo. Dirigi 5 e os mesmos,têm o mesmo problema;logo,se supõe que é problema de má concepção!um carro desse porte,com 5 marchas,mata qualquer um de desgosto! Prepara o bolso,porque bebe bem!
Concordo com Raphael! Sempre digo isso. Compradores de carros acima de 90.000 não se preocupam com “revenda” e “consumo”. Se tem essa preocupação, deve comprar Mobi, Up!, Hb-20, March, Uno, Kwid, Etios, e afins.
JOSÉ ANTONIO RUZA
30 de outubro de 2020
Concordo!
Fabio
2 de novembro de 2020
Nivus mal chegou no mercado e tá em primeiro !? Matéria paga hein…
Acabamento VW continua sempre o mesmo, péssimo acabamento e qualidade…pagar 90m em um NIVUS ?? Só no Brasil mesmo piada
Concordo com a calibração do cambio do renegade, ppalmente para mim q sai de uma bela amarok, mas o meu renegade tem 6 marchas.
Qto a beber, na cidade todo automatico bebe, minha mãe tem um fiesta, sogra do meu irmão hb 20, todos gastam o mesmo q o meu, 3,5 no alcool ou 5 na gasolina..
Já na meu uso diario com gasolina shell aditivada faço 11,5 e nas outras faço 10.
Pocha esqueceram de colocar o Ford Ecosport ai, apesar de o seu visual estar defasado mais é um ótimo carro, com custo beneficio barato e super equipado.
Com exceção do novo Nivus e Tracker, andei em todos. No meu ponto de vista o Tiggo 5X TXS dá banho em todos, inclusive no T-Cross, cujo acabamento interior é de chorar. De qualquer forma, é sempre assim, cada um tem um gosto pessoal próprio, mas sem dúvida não figurar o Tiggo 5x TXS nesta lista é imperdoável.
Tiggo 5X é SUV compacto, sim! Da Chery, o modelo do segmento médio é o Tiggo 7. E mais, o Tiggo é superior em tudo, em relação a quase todos; e melhor que todos em relação a quase tudo; fácil! Conheço quase todos, exceto os da Volks.
Luiz Guimaraes
25 de julho de 2020
Materia totalmente deficiente, de alguém que não sabe nada sobre carros. Faltou uma porção de veículos que são muito mais superiores e quem nem sequer fazem parte dos 10 primeiros. Por exemplo O Tiggo 5 TSX da um banho em tecnologia, motor e acabamento em relação a todos mencionados aqui. Melhor, o estagiário pesquisar antes de publicar,
Volta para a China e para de ficar repetindo a mesma abobrinha. Ganha quanto para ficar repetindo?
Caredus
10 de outubro de 2020
Putz! Vocês não sabem nem ser discretos em sua propaganda. Tem uns cinco aqui só falando desses carros chineses de péssima qualidade…
É só irem ao “reclameaqui” para verem os clientes “satisfeitos” com o Tiggo…
Valmyr
28 de novembro de 2020
Reclamações dizem respeito aos modelos importados, antigos; desses novos, nada maior do que é observado em todas as outras montadoras! Há muitas reclamações também de Renegade e Duster, por exemplo!
Edson
19 de novembro de 2020
kkkk tem que ter muita coragem pra comprar um carro desse, esses carros com 5 anos de uso nem seguro não faz mais, comprou e agora quer se conformar ne kkktomara que nunca precise de peça
Bernardo Augusto Costa
20 de novembro de 2020
Faltou tantos carros, e ao mesmo tempo coloca o Nivus e o kiks? Incoerência
Luiz Guimarães
23 de novembro de 2020
Engraçado, falarem do carro Chinês. Brasileiro não tem memoria. O Fiat quando começou ninguém queria, Peugeot e Citroen, nem se fale. A Caoa quando veio Para o Brasil a mesma coisa, e todos eles, hoje em dia já tiveram carros que lideraram vendas. Eu fui comprar o primeiro Jeep Cmpass . Andei e era muito fraco e beberrão. Comprei uma Journey, numa concessionária Mercedes . Tive tudo quanto foi carro e sei o que digo. Me encantei com a Tiggo 5 TXS. Da um banho em todos outros. E você Juscelino, deve com certeza ter um Celta mil. (tô errado ?) NÃO EXISTE NENHUM CARRO QUE NÃO TENHA RECLAMÇÃO NO RECLAME AQUI.
Luiz Guimaraes
23 de novembro de 2020
Juscelino. Com certeza, comentários como o seu, são de proprietários de carro mil. Um celtinha ou um uninho, no máximo um Onix. Mas a gente entende.
Leonardo
7 de julho de 2020
A duster ê uma delicia dirigir ategulagem do banco e do volante ê tudo de bom. As retomadas as reduzidas . A estabilidadevdesse carro nas curvas é fantástica. O ar gela .
COM ESSES VALORES IRÃO VENDER SO PARA MILIONÁRIOS , POIS NE PARA PCD TEM OPÇÕES , A CITROEN C4 Cactus A UNICA QUE DAVA PARA ENCARAR , PAROU DE VENDER PARA A CLASSE PCD VAI FICAR COM O ESTOQUE BEM CHEIO , DO RESTO SEM COMENTARIO
Concordo com você. Não sei em que planeta vive o articulista, mas achar o Peugeot 2008 e o Renault Duster melhores que o Tiggo 5X é simplesmente inexplicável!!!
Carlos
7 de julho de 2020
Pior que é…nunca andou em um 5X, a Duster não é melhor nem na iluminação, Peugeot bom?
Mauro
10 de julho de 2020
Essa matéria trata apenas de SUVs COMPACTOS. O 5X está em outra categoria, por isso não faria sentido falar dele nessa matéria. Mas concordo que parece ser uma excelente opção.
Rodrigo
7 de julho de 2020
Meu vizinho comprou (e recebeu 5 dias depois) um Cactus PCD semana passda…
Oi Yuri,tem um C4 cactus Shine… Carro muito Bom e bastante econômico.
Valmyr brandao
7 de outubro de 2020
Esse Cactus com motor THF é um foguete. Encara Golf e Jetta fácil em arrancada…
Ivan
26 de julho de 2020
A versão shine do C4 cactus apresenta ótimo custo benefício. Motor com 173 cv de potência apresenta ótima resposta. Apresenta bom consumo e muito boa dirigibilidade