Os 10 melhores SUVs compactos do Brasil em 2020

Depois de uma onda de recentes lançamentos no segmento de utilitário esportivos, elegemos as 10 melhores opções disponíveis no mercado

Por Fernando Miragaya 07/07/20 às 13h53
Especial para o AutoPapo

O segmento de SUVs explodiu e se, há seis anos, tínhamos poucas opções na base do segmento, hoje elas passam de uma dúzia. Mas qual escolher entre tantos exemplares? AutoPapo elencou os melhores SUVs 2020 entre os compactos de acordo com preços, motores, equipamentos e reputação no mercado.

1.  Volkswagen Nivus

Frente do Volkswagen Nivus revelada na cor branca em detalhe
VW Nivus é derivado do Polo
  • Preços: de R$ 85.890 a R$ 98.290
  • Legal: dirigibilidade, desempenho e equipamentos
  • Ruim: acabamento e espaço traseiro

Pois é, o VW Nivus nem bem chegou a já assumiu o posto de um dos melhores SUVs de 2020. Mas não tem jeito, usa a ótima base do Polo e é vendido em uma gama enxuta, com apenas duas versões e sempre com o elogiado e eficiente conjunto com motor 1.0 turbo TSI de 128/116 cv e câmbio automático de seis marchas. E desde a versão básica (Nivus Comfotline), o Nivus é bem equipado, com seis airbags, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay e faróis de full-LED.

2. Chevrolet Tracker

Chevrolet Tracker Premier 2021 na cor azul de frente a 45º
Faróis têm luzes de rodagem diurna integradas
  • Preços: de R$ 87.490 a R$ 116.490
  • Legal: comportamento dinâmico, dirigibilidade e equipamentos
  • Ruim: tanque de combustível e assento curto traseiro

O Chevrolet Tracker, novo SUV da Chevrolet, é outro que chegou com o pé na porta. Maior e mais tecnológico, a terceira geração do SUV da GM agora é produzida no Brasil e com duas opções de motor turbo: 1.0 de 116 cv e 1.2 de 133/132 cv.

O Tracker tem a menor altura em relação ao solo desta lista e acaba por oferecer um comportamento dinâmico exemplar em retas e curvas. Também se destaca pelo recheio generoso de equipamentos e pela ampla rede de concessionárias da Chevrolet.

3. Honda HR-V

hr v touring
  • Preços: de R$ 98.100 a R$ 141.300
  • Legal: posição de dirigir, conforto e espaço no porta-malas
  • Ruim: preço das revisões e custo/benefício

Sem dúvida, o Honda HR-V não só é um dos melhores SUVs compactos, como também é, disparado, um dos mais confortáveis. A posição de dirigir elevada, os bancos confortáveis e o espaço mais do que suficiente para as pernas torna a viagem a bordo do HR-V muito agradável.

Contribui para isso o conjunto mecânico com motor 1.8 de 139/140 cv e a caixa CVT com rodar suave e isolamento acústico quase perfeito. Mesmo para quem quer uma tocada mais impetuosa, os 173 cv do 1.5 turbo não comprometem o conforto. O porta-malas de 437 litros é amplo.

4. Volkswagen T-Cross

VW T-Cross Highline 250 TSI Foto Alexandre Carneiro
  • Preços: de R$ 88.790 a R$ 118.690
  • Legal: desempenho, robustez e espaço interno
  • Ruim: porta-malas e acabamento

O T-Cross tem porte bem mais imponente e alto que seu irmão caçula Nivus. Com bom vão livre do solo, se garante no conjunto mecânico com o motor TSI de 123/116 cv com força de sobra antes das 2.000 rpm. Ainda tem a versão com o 1.4 de até 150 cv, que confere um desempenho ainda mais instigante ao jipão da VW. A posição de dirigir elevada e a ergonomia são dois outros aspectos favoráveis.

5. Jeep Renegade

renegade diesel 2649
  • Preços: de R$ 82.490 a R$ 152.990
  • Legal: posição de dirigir, acabamento e desempenho (do diesel)
  • Ruim: porta-malas e consumo (do flex)

O Renegade tem duas motorizações bem distintas, mas nem por isso perde o direito de ser um dos melhores SUVs compactos do mercado. O estilo mais jipinho raiz e a dirigibilidade são pontos altos no modelo feito em Goiana (PE)

O acabamento, desde as versões mais baratas, também é dos mais caprichados do segmento. Se o desempenho do 1.8 flex de 139/135 desanima pelo rodar áspero e consumo elevado, o turbodiesel de 170 cv com o câmbio automático de nove marchas é pura alegria em termos de eficiência e conforto.

6. Citroën C4 Cactus

Citroen C4 Cactus Fotos Alexandre Carneiro
  • Preços: R$ 75.090 a R$ 106.990
  • Legal: conforto no rodar, estabilidade e dirigibilidade
  • Ruim: retomadas (aspirado) e espaço no banco traseiro

Tem gente que torce o nariz e diz que o Citroën C4 Cactus não é um SUV. Pois bem, o hatch parrudo tem melhores ângulos de ataque e saída, e maior vão livre do solo, que todos os citados anteriormente – com exceção do Renegade.

Além disso, o C4 Cactus tem estabilidade de sobra nas curvas, posição mais baixinha de dirigir e o conforto no rodar peculiar da marca francesa. O motor 1.6 aspirado está cansado, mas seus 122/115 cv dão conta do recado, enquanto a variante THP turbo de 173/176 cv é a dose certa da diversão.

7. Hyundai Creta

hyundai creta smart 2020 1
  • Preços: R$ 75.990 a R$ 107.990
  • Legal: espaço, conforto no rodar e acerto da suspensão
  • Ruim: comportamento dinâmico e desempenho (do 1.6)

O Creta é o que tem um dos espaços internos mais bem aproveitados. Há folgas para braços, pernas e joelhos de praticamente todos os ocupantes, e o acabamento de painéis e bancos agrada.

O conforto do Creta conforto é reforçado pela calibragem da suspensão, que filtra muito bem as imperfeições da pista, e pela direção bem suave para manobras. O motor 1.6 de 130/123 cv carece de força em médios giros, mas o 2.0 de 166/156 cv é bastante disposto para o jipão.

8. Nissan Kicks

kicks sl linha 2020 source
  • Preços: R$ 68.640 a R$ 107.390
  • Legal: conforto, custo de manutenção e acerto da suspensão
  • Ruim: acabamento e espaço traseiro

O Nissan Kicks é um dos melhores SUVs compactos em termos de conforto no rodar e a bordo. Os bancos têm ótima densidade e acomodam todos os tipos de corpo, enquanto o motor 1.6 de 114 cv casa bem com o câmbio CVT, que tem desempenho comportado, porém suave.

A posição de dirigir também chama a atenção, assim como a ergonomia e o ótimo diâmetro de giro do volante, o que facilita as manobras. O custo de revisões do Kicks é o mais baixo da categoria.

9. Peugeot 2008

Peugeot 2008 Allure
Peugeot 2008 Allure
  • Preços: R$ 78.690 a R$ 110.990
  • Legal: desempenho, acabamento interno e acerto da suspensão
  • Ruim: acerto do câmbio e espaço traseiro

O Peugeot 2008 é outro que pode ser considerado um hatch parrudo ou uma perua metida a SUV. Mesmo assim, o 2008 está entre os melhores SUVs com méritos. O motor 1.6 de 122/115 cv aspirado é o suficiente para o modelo, mas as versões com o THP de 173/166 cv transformam a viagem. O volante pequeno com boa pegada e o conceito de i-Cockpit também são ótimos aliados do motorista.

10. Renault Duster

renault duster 2021 na trilha
  • Preços: R$ 74.690 a R$ 90.690
  • Legal: espaço interno, robustez e porta-malas
  • Ruim: posição de dirigir e desempenho

Com espaço de modelo médio, o Renault Duster não poderia ficar de fora da lista dos melhores SUVs do mercado. É o que carrega tranquilamente cinco passageiros sem apertos.

O SUV da Renault, fabricado em São José dos Pinhais (PR), passou por uma profunda remodelação e o conforto foi aprimorado com os novos bancos. Também são imbatíveis o custo-benefício e o porta-malas de 475 litros. O motor 1.6 de 120/118 cv, contudo, sofre para mover o Duster.

60 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Valmyr Brandão 7 de outubro de 2020

    Ah, ok! Fora H-RV (topo de linha) e Renegade, os demais pecam por interiores onde sobra plástico duro. Motorizações decentes, só os modelos diferenciados. E aí, lembro que o Tiggo 5X ficou de fora; talvez devido ao interior caprichado, rodas aro 18′, assento (que bancos!) com regulagem elétrica, itens de segurança, 150 cv com 25 kgfm de torque, teto solar, etc… Por menos que custa esse T-cross, por exemplo…ah, mas o Tiggo é um chinês! só que as montadoras “famosas” montam suas carroças com incontáveis peças e assessórios da…CHINA!!! KKKKKK Só rindo!

    • Avatar
      Paulo 8 de outubro de 2020

      Só lembrando que o câmbio do Tiggo 5x é mesmo automatizado que detonou a Ford. Fora isso, realmente ganha desses aí em todos os quesitos

    • Avatar
      cesar schmitt 17 de outubro de 2020

      O Problema não é tanto o carro, apesar do cambio, simplesmente horripilante. Entra em uma revenda para comprar um simples parafuso. Tem que levar dinheiro na cueca e muito

  • Avatar
    luiz 26 de setembro de 2020

    RENEGA ENTRA EM AS 10 MELHORES???KKKK MATERIA PAGA NE? VAI POR AGUA A BAIXO TODA A PAUTA KKK

  • Avatar
    Inácio 15 de setembro de 2020

    Num tem um carro que seja que não uma avaliação 100%, todos tem suas peculiaridades ruins.

    • Avatar
      Valmyr Brandão 7 de outubro de 2020

      Concordo contigo! Impressionante isso! Cobram por carro completo de tudo mas oferecem “aleijados”. Tem boa motorização mas acabamento péssimo. Tem bom desempenho mas espaço pequeno. Tem espaço mas bancos desconfortáveis. Esse Renegade é até estiloso e com bom acabamento, mas anda menos que um Celta 1.0 e bebe como Opala! E por aí vai…

  • Avatar
    Luiz Guimarães 2 de setembro de 2020

    Realmente como um amigo disse aqui : – estagiário tem em todo lugar. O Tiggo 5, da um banho de acabamento, espaço, motorização e tecnologia na maioria desses ” carrinhos ” e sequer foi mencionado .

    • Avatar
      LUIS ANTONIO GONCALVES 30 de setembro de 2020

      Bom dia!!

      Feliz comentário.

      A linha de veículo Tiggo indiscutível mente muito melhor que todos os concorrentes.

    • Avatar
      Valmyr Brandão 7 de outubro de 2020

      Há vida inteligente no “Autopapo”!
      Concordo contigo! Tenho amadurecido a ideia de que meu próximo carro (2021) será esse Tiggo 5X ou Tiggo 7.

  • Avatar
    Gê Pruda 4 de agosto de 2020

    Boa pesquisa, elencar priodade e finalidade de cada um… e ampliar leque de opções…

  • Avatar
    VENDEDOR DE TIGO 29 de julho de 2020

    Tambem sou vendedor do TIGO 5 – faltou o TIGO 5 – erro imperdoavel do ESTAGIARIO

    • Avatar
      EDER JACOB 1 de agosto de 2020

      Cobcordo colega . Mas e qto ao câmbio “”automatizado”” ? Por gentleza

    • Avatar
      Orlando Silva 22 de setembro de 2020

      E só entrar no reclame aqui para ver porque não entrou na lista. Sao tantas emoções !!!!!

      • Avatar
        Valmyr Brandão 7 de outubro de 2020

        Data vênia, Orlando Silva; desconheço, até o momento, reclamações acerca do Tiggo5. Talvez as que há, e que eu não tenha visualizado, estejam dentro da média. Já do Renegade…hum…fez-me desistir dele na última troca de carro!

  • Avatar
    NEVES CAPARROZ VILLA 25 de julho de 2020

    Não estou denegrindo nenhuma marca. Mas o Tiggo 5 tXs. da um banho de motor, acabamento e consumo na maioria das marcas aqui. O estagiário deveria pesquisar mais

    • Avatar
      ANA CLAUDIA VIANNA 31 de julho de 2020

      Vdd, fiz testdrive e o carro é magnifico, acabamento, desempenho, impressionante que nao comentem mais.

    • Avatar
      EDER JACOB 1 de agosto de 2020

      Boa noite . Achei espetacular o tigo 5, mas o câmbio é bom ? “” automatizado “”

      • Avatar
        Valmyr brandão 7 de outubro de 2020

        Bem, um colega de trabalho comprou um Tiggo 5X recentemente (carro sensacional!) e está feliz, tal qual “pato na lagoa”! Câmbio automatizado?! Ele está achando melhor que o do Renegade que ele vendeu.

  • Avatar
    Luiz Guimaraes 25 de julho de 2020

    Materia totalmente deficiente, de alguém que não sabe nada sobre carros. Faltou uma porção de veículos que são muito mais superiores e quem nem sequer fazem parte dos 10 primeiros. Por exemplo O Tiggo 5 TSX da um banho em tecnologia, motor e acabamento em relação a todos mencionados aqui. Melhor, o estagiário pesquisar antes de publicar,

    • Avatar
      Junior Car 14 de setembro de 2020

      Meu caro, você só pode estar brincando, o Tiggo não se compara com os carros supracitados. Mecânica não confiável, pós venda ruim, câmbio ruim. A dirigibilidade pode ser até satisfatória mas aquisição não é viável. Entendo seu lado vendedor pesar nesse momento. Abraço.

  • Avatar
    Ismael Gonçalves 10 de julho de 2020

    Alguém me explique, por favor, por que o ASX da Mitsubishi não figurar entre esses 10 carros…. Desde já, agradeço!

    • Avatar
      Mauro 10 de julho de 2020

      Pq a matéria trata apenas de SUVs Compactos. O ASX está em outra categoria.

    • Avatar
      Luiz Guimaraes 25 de julho de 2020

      Materia totalmente deficiente, de alguém que não sabe nada sobre carros. Faltou uma porção de veículos que são muito mais superiores e quem nem sequer fazem parte dos 10 primeiros. Por exemplo O Tiggo 5 TSX da um banho em tecnologia, motor e acabamento em relação a todos mencionados aqui. Melhor, o estagiário pesquisar antes de publicar,

      • Avatar
        Juninho 1 de setembro de 2020

        O brasileiro ainda tem um certo preconceito com os carros da China . Muita Tecnologia mas os acabamentos deixam a desejar . Quem sabe agora com a Caoa façam igual a Hyundai e firme a marca no mercado com a mesma confiança

      • Avatar
        Valmyr brandao 7 de outubro de 2020

        Juninho, o acabamento interno desse Tiggo 5X é in-fi-ni-ta-men-te superior ao de TODOS os citados na matéria. Bancos, painel, acessos, visualização, material de primeira, pouco (bem pouco) plástico duro. Comparado com o T-cross e Nivus então! Covardia! Ah! Não tenho o Tiggo 5X, mas trocarei meu Tracker 2017 por um, ano que vem.

  • Avatar
    Antidio Gomes de Lima 8 de julho de 2020

    O título da matéria devia ser “os 10 melhores SUVs que vendem mais” porque muita coisa boa,mas que não vende tanto, ficou de fora. Quem aí já possuiu ou dirigiu um Suzuki S-cross 4×4 com 4 funções inclusive lock, com tudo que esses aí têm, e além de tudo, econômico? Depois de um suzuki esses aí já eram!

    • Avatar
      Valmyr brandao 7 de outubro de 2020

      Meu genro tem um Suzuki 4You. Excelente carro! Melhor que todos os da matéria! Pelo mesmo preço.

  • Avatar
    Celso Antonio Chillemi 8 de julho de 2020

    Falou o Argo!
    Ótimo carro!

    • Avatar
      Mauro 10 de julho de 2020

      Mas o Argo não é SUV.

  • Avatar
    Carlos Roberto de Castro 8 de julho de 2020

    Na minha opinião o Ix35 é muito mais carro que o Duster e do que o Peugeot mas como colocaram o Creta eles não iam colocar dois carros da mesma marca

    • Avatar
      CARLOS POLESELLO 8 de julho de 2020

      2 da mesma marca…Nivus e T-Cross

    • Avatar
      Mauro 10 de julho de 2020

      Mas a matéria trata apenas de SUVs Compactos, o que não é o caso da iX35.

      • Avatar
        Luiz Guimaraes 25 de julho de 2020

        Materia totalmente deficiente, de alguém que não sabe nada sobre carros. Faltou uma porção de veículos que são muito mais superiores e quem nem sequer fazem parte dos 10 primeiros. Por exemplo O Tiggo 5 TSX da um banho em tecnologia, motor e acabamento em relação a todos mencionados aqui. Melhor, o estagiário pesquisar antes de publicar,

    • Avatar
      Vitor 14 de julho de 2020

      Ix35 é SUV médio, o único Hyundai SUV compacto é o Creta

    • Avatar
      Ohana 2 de setembro de 2020

      Concordo com você 😊

  • Avatar
    VALDETE DIAS FERREIRA BEDENDO 8 de julho de 2020

    RENEGADE é lindo, mas…o consumo é desesperador!! Comprei um 0km e vendi em seguida. Fazia 3,8m/litro. Um absurdo !! Alegria ao comprar, desespero de ter comprado, e muita felicidade quando vendi. Perdi muito dinheiro, carro difícil de vender porque já tem fama de beberrão.

    • Avatar
      Morais 29 de julho de 2020

      Pra mim, aquele Renagade é o carro mais feio do mundo

  • Avatar
    Sérgio Meira 8 de julho de 2020

    Mais uma vez ficou de fora a Eco Sport, no acabamento só perde para o HRV e JEEP, comprovado o carro da família entre os cinco em junho na venda para pessoa fisica, um carro bem completo…..

  • Avatar
    Renan Dantas 7 de julho de 2020

    Renegade,no top 10?!uma das motorizações mais bizarras que já tive o desprazer de usar! Câmbio mal calibrado,deixa o carro com a rotação alta o tempo todo. Dirigi 5 e os mesmos,têm o mesmo problema;logo,se supõe que é problema de má concepção!um carro desse porte,com 5 marchas,mata qualquer um de desgosto! Prepara o bolso,porque bebe bem!

    • Avatar
      Raphael 1 de setembro de 2020

      Comprar um carro de 100 mil e se preocupar com consumo hahaha não entendo essas coisas…

      • Avatar
        Valmyr brandão 7 de outubro de 2020

        Concordo com Raphael! Sempre digo isso. Compradores de carros acima de 90.000 não se preocupam com “revenda” e “consumo”. Se tem essa preocupação, deve comprar Mobi, Up!, Hb-20, March, Uno, Kwid, Etios, e afins.

  • Avatar
    wesley ramos souza 7 de julho de 2020

    Pocha esqueceram de colocar o Ford Ecosport ai, apesar de o seu visual estar defasado mais é um ótimo carro, com custo beneficio barato e super equipado.

  • Avatar
    Márcio Murilo de Cysne 7 de julho de 2020

    Com exceção do novo Nivus e Tracker, andei em todos. No meu ponto de vista o Tiggo 5X TXS dá banho em todos, inclusive no T-Cross, cujo acabamento interior é de chorar. De qualquer forma, é sempre assim, cada um tem um gosto pessoal próprio, mas sem dúvida não figurar o Tiggo 5x TXS nesta lista é imperdoável.

    • Avatar
      Mauro 10 de julho de 2020

      O Tiggo 5X não é SUV Compacto, por isso não poderia estar nessa matéria mesmo.

      • Avatar
        Vitor 14 de julho de 2020

        É sim

    • Avatar
      Luiz Guimaraes 25 de julho de 2020

      Materia totalmente deficiente, de alguém que não sabe nada sobre carros. Faltou uma porção de veículos que são muito mais superiores e quem nem sequer fazem parte dos 10 primeiros. Por exemplo O Tiggo 5 TSX da um banho em tecnologia, motor e acabamento em relação a todos mencionados aqui. Melhor, o estagiário pesquisar antes de publicar,

      • Avatar
        Juscelino 1 de setembro de 2020

        Volta para a China e para de ficar repetindo a mesma abobrinha. Ganha quanto para ficar repetindo?

      • Avatar
        Caredus 10 de outubro de 2020

        Putz! Vocês não sabem nem ser discretos em sua propaganda. Tem uns cinco aqui só falando desses carros chineses de péssima qualidade…
        É só irem ao “reclameaqui” para verem os clientes “satisfeitos” com o Tiggo…

  • Avatar
    Leonardo 7 de julho de 2020

    A duster ê uma delicia dirigir ategulagem do banco e do volante ê tudo de bom. As retomadas as reduzidas . A estabilidadevdesse carro nas curvas é fantástica. O ar gela .

    • Avatar
      Luiz Guimaraes 25 de julho de 2020

      Desculpe amigo. É por que você nunca dirigiu um Tiggo 5 . Isso sim é prazer de dirigir. Me desculpe

  • Avatar
    STRPP 7 de julho de 2020

    COM ESSES VALORES IRÃO VENDER SO PARA MILIONÁRIOS , POIS NE PARA PCD TEM OPÇÕES , A CITROEN C4 Cactus A UNICA QUE DAVA PARA ENCARAR , PAROU DE VENDER PARA A CLASSE PCD VAI FICAR COM O ESTOQUE BEM CHEIO , DO RESTO SEM COMENTARIO

    • Avatar
      Andre Britto 7 de julho de 2020

      faltou o Tiago 5. Acho melhor e principalmente mais bonito que vários desses. Não sei porque ficou de fora.

      • Avatar
        IVAN VASCONCELLOS 7 de julho de 2020

        Concordo com você. Não sei em que planeta vive o articulista, mas achar o Peugeot 2008 e o Renault Duster melhores que o Tiggo 5X é simplesmente inexplicável!!!

      • Avatar
        Carlos 7 de julho de 2020

        Pior que é…nunca andou em um 5X, a Duster não é melhor nem na iluminação, Peugeot bom?

      • Avatar
        Mauro 10 de julho de 2020

        Essa matéria trata apenas de SUVs COMPACTOS. O 5X está em outra categoria, por isso não faria sentido falar dele nessa matéria. Mas concordo que parece ser uma excelente opção.

    • Avatar
      Rodrigo 7 de julho de 2020

      Meu vizinho comprou (e recebeu 5 dias depois) um Cactus PCD semana passda…

    • Avatar
      Yuri Patrice 8 de julho de 2020

      C4 Cactus é um muito bom carro.. Mas nada econômico na cidade. 5km/l etanol

      • Avatar
        ivan 26 de julho de 2020

        Oi Yuri,tem um C4 cactus Shine… Carro muito Bom e bastante econômico.

      • Avatar
        Valmyr brandao 7 de outubro de 2020

        Esse Cactus com motor THF é um foguete. Encara Golf e Jetta fácil em arrancada…

      • Avatar
        Ivan 26 de julho de 2020

        A versão shine do C4 cactus apresenta ótimo custo benefício. Motor com 173 cv de potência apresenta ótima resposta. Apresenta bom consumo e muito boa dirigibilidade

Avatar
Deixe um comentário