25 anos de ‘Need for Speed III: Hot Pursuit’
Lançado em 25 de março de 1998, terceiro game da franquia 'Need for Speed' figura no pódio dos games mais queridos pelos fãs
Lançado em 25 de março de 1998, terceiro game da franquia 'Need for Speed' figura no pódio dos games mais queridos pelos fãs
Saudosismo é uma coisa séria. Neste sábado (25) completa 25 anos que a Electronic Arts lançou “Need for Speed III: Hot Pursuit”. O game chegou para PlayStation 1 com a missão de rivalizar com “Gran Turismo”, que tinha estreado em dezembro de 1997.
VEJA TAMBÉM:
A franquia a EA teve grande importância em levar para os consoles domésticos, games de corrida com estilo mais realista e uma pegada um pouco mais próxima dos jogos para computadores. E no PC, “NFS” mostrou que um jogo de carro num Pentium 4 também poderia ser mais vistoso que os antigos jogos poligonais.
Fato é que “Need Três” levou para o PS1 um conceito de gráficos vetorizados que permitiam movimentos mais realistas. No entanto, eram mais rudimentares diante dos olhos.
Os carros eram menos detalhados, pois eram compostos por vários polígonos com preenchimento de texturas. Mas se o carrinho ficou feio, melhorou demais para guiar.
O game trouxe uma física mais apurada que nos dois primeiros jogos. As reações do joystick ficaram mais sensíveis, o que tornava o jogo mais desafiador.
A garagem de “Need for Speed III” era modesta. A edição para PS1 trazia 10 carros. Chevrolet Corvette C5, Ferrari 355 F1 e 550 Maranello, assim com BMW (Italdesign) Nazca C2, Jaguar XJR-15, Lamborghini Countach e Diablo SV, Mercedes-Benz CLK-GTR e um modelo próprio, El Niño, que era o mais potente da turma.
Quando o game saiu para PC, a lista saltou para quase 20 modelos, além das viaturas políciais. A maior fartura no Windows era pq não havia a limitação de espaço do CD-ROM da edição para PS1, que não poderia superar 700 MB. Naquela época não existia essa coisa de instalar jogo no HD do console.
O objetivo do jogador em “NFS3” é fugir da polícia. Os tiras sempre tiveram papel relevante na franquia, mas neste game era a razão de ser. O nome já dizia tudo: perseguição quente, numa tradução literal.
O clima frenético das disputas fizeram de “Need for Speed III: Hot Pursuit”, um dos games mais populares da franquia. Nas avaliações do indexador de notas Metacritics, ele figura na terceira posição, perdendo apenas para seu próprio remake e “Hot Pursuit 2”.
A parte chata de tudo isso que é o game saiu de catálogo. Não há para download em sites como a Steam. Encontrar uma cópia de PS1 também não é fácil. Quem geralmente tem é um disco pirateado.
Uma opção é o remake de 2010. O game foi reeditado 2020 para PC, PS4 e Xbox One. O título tem preço de R$ 150, na Steam.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:
Spotify | YouTube PodCasts | Deezer | Apple PodCasts | Amazon Music |