5 dicas fundamentais para andar de bicicleta com segurança e conforto

Essas dicas e macetes são fáceis de serem executados e envolvem cuidados com o ciclista e também com a bicicleta

passeio de bicicleta shutterstock
Passeios demandam preparações simples (Fotos: Shutterstock)
Por Camila Melo
Publicado em 11/12/2022 às 13h03

Já falei diversas vezes aqui como a prática do ciclismo tem sido cada vez mais frequente no Brasil, em suas mais diversas modalidades, desde o uso urbano para a rotina nas cidades, como por lazer nas estradas de terras, parques e ciclovias. Acontece que alguns erros são muito comuns para quem está começando no pedal, por isso listei algumas dicas para te ajudar a evitar alguns transtornos e tornar a pedalada mais segura e agradável.

VEJA TAMBÉM:

1. Use equipamento de proteção

capacete de ciclismo divulgacao trek

Muita gente acha que o capacete é apenas um acessório na hora do pedal, porém ele é de extrema importância e principal equipamento de proteção, evitando impactos e lesões na cabeça. Além do capacete, também é recomendado usar óculos, luvas e calçado fechado.

2. Calibre os pneus da bike

pressao de pneu bicicleta na lateral shutterstock

Calibrar corretamente o pneu da bicicleta é essencial para uma boa performance e para garantir a segurança do ciclista, pois a calibragem correta diminui o risco de furo, evita acidentes causados pela instabilidade do pedal, proporciona melhor aderência ao solo, aumenta o conforto do ciclista e também evita danos nas rodas, pneus e câmaras de ar.

Para saber quanto de pressão colocar nos pneus, é importante conferir as recomendações diretas do fabricante. Geralmente ela vem impressa na lateral dos pneus.

3. Sempre leve água e algo para comer

A gente nunca sabe o que vai acontecer no pedal, e às vezes a distância nos engana por conta da altimetria acumulada. Leve sempre com você uma garrafa com água e se possível algo para comer, como gel de carboidrato e frutas. E lembre sempre de ir se hidratando durante todo o pedal para não ter risco de desidratação.

4. Use roupas adequadas para pedalar

ciclista com roupa adequada

Parte fundamental para se encarar as adversidades de trilhas e estradas são as roupas. As peças próprias para ciclismo possuem tecnologias e funções que ajudam a enfrentar diversas situações. Ou seja, as roupas para ciclismo devem ser encaradas como parte do equipamento.

De longe as pessoas percebem um ciclista na via porque ele está com roupas específicas. Quem não pedala não sabe que essa roupa “diferente” tem funções e tecnologias para deixar a pedalada mais confortável e segura.

Uma das peças mais importantes para mais conforto no pedal é a bermuda, que na maioria das vezes é desenvolvida em material leve, resistente e que não acumula suor. Além das vantagens que já garantem maior praticidade para pedalar, ela tem uma modelagem mais slim justamente para facilitar seus movimentos e não agarrar no selim.

Mas a principal característica que uma boa bermuda de ciclismo deve ter, é o seu forro acolchoado. Essa parte serve para aliviar a pressão do seu peso na região apoiada em cima do selim.

O grande “segredo” aqui, é que as bermudas de ciclismo não devem ser usadas com roupas íntimas, isso ajuda a evitar assaduras.

5. Não deixe seu selim baixo demais

ajuste no selim shutterstock

Esse talvez seja o erro mais visto por aí entre os ciclistas iniciantes: deixar o selim muito baixo. É normal no início a gente querer deixar o selim mais baixo para conseguir colocar os dois pés no chão com mais facilidade, porém deixar a altura do selim da bike, errada para o seu corpo, pode ocasionar uma série de lesões especialmente na sua coluna e joelhos.

Existem vários jeitos de você ajustar a altura do selim da sua bicicleta, cada um com um grau de precisão. A dica geral para o ajuste de selim é que traga um bom resultado onde as suas pernas não fiquem nem muito esticadas e nem muito dobradas ao pedalar. É muito importante que em todas as medições você use o mesmo tênis ou sapatilha que usa para pedalar, pois esse vestuário influência no ajuste correto.

Essas foram apenas cinco dicas para quem está iniciando no pedal e quer ter mais conforto nas pedaladas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Paulo Roberto da Costa 16 de fevereiro de 2023

Para correr ou pedalar eu sempre faço na contra mão dos veículos, pois estou os vendo de frente e não com eles nas minhas costas.

Avatar
Cleber Alcântara 19 de dezembro de 2022

É à msioria das dicas está de acordo agora umas 2 ou 3?(à roupa pra pedalar é bem cara e não tem alguns tamanhos medios/grandes,as proteçoes capacetes,luvas e calçados só o capacete não ajuda nada pois gira ao bater e pode sair ou sendo 1 coberto é muito pesado e desconfortável,e à altura do banco:muito baixo dói as costas ,1/2alto doi embaixo das pernas .E muito alto é mais difícil de descer/subir e ao parar rapido agente “pode vosr dela ou capotar!

Avatar
Luiz Felipe Radzki 16 de dezembro de 2022

De todos acessórios, considero o uso do capacete, o mais importante.

Avatar
Deixe um comentário