Confira 7 carros que sofreram efeitos da pandemia do Covid-19

Crise logística e gargalos no abastecimento de semicondutores fizeram alguns equipamentos sumirem nos automóveis durante a pandemia

chevrolet onix plus 2022 vermelho tres quartos
Pandemia deixou o Onix Plus totalmente desconectado (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
Por Fernando Miragaya
Publicado em 11/03/2023 às 09h03
Atualizado em 11/03/2023 às 14h51

A Covid-19 deixou um lastro de mortes e traumas na população mundial. Além disso, provocou um nó logístico e industrial de vastas proporções. Basta ver que muitos carros sofreram sequelas na pandemia.

VEJA TAMBÉM:

A falta de componentes, em especial os semicondutores, pegou em cheio o setor automotivo. Paralisações em fábricas e redução na produção dos veículos foram efeitos imediatos.

De quebra, as montadoras tiveram de se adequar. O jeito foi cortar equipamentos de alguns modelos para tentar minimizar o impacto da falta de chips e conseguir ter produto para vender. Veja os carros que sofreram tais sequelas na pandemia.

Volkswagen Nivus

volkswagen nivus descontos cnpj
Nivus 2022 chegou sem multimídia devido às sequelas da pandemia do Covid-19 (Foto: VW | Divulgação)

Um dos clássicos exemplos de carros com sequelas da pandemia é o do SUV-cupê. Lançado em meados de 2020, em meio ao início da onda de Covid-19, o Nivus Confortline de entrada perdeu a central multimídia Composition Touch de série na linha 2022.

Os alto-falantes e a preparação para sim continuavam, mas no lugar da central um tampão no painel. A multimídia passou a ser oferecida no pacote opcional Play & Tech, que custava R$ 4.580.

Já o Active Info Display, o bacana quadro de instrumentos eletrônico e configurável com monitor de 10″, deixou de constar como opcional para o Nivus mais barato – manteve-se como equipamento de série na Highline. Na Comfortline, permaneceu o painel mais simples, com tela de 8″.

A boa notícia é que a VW depois tratou das sequelas do seu crossover compacto. Ainda na linha 2022 o Nivus Comfortline recebeu piloto automático adaptativo com frenagem automática e sistema start/stop do motor

Chevrolet Onix e Onix Plus

chevrolet onix carro mais vendido janeiro 2023
A partir de setembro de 2022 quem comprou um Onix ou Onix Plus viu como era guiar um Celta nos anos 2000 (Foto: GM | Divulgação)

Talvez as linhas de carros com mais sequelas por causa da pandemia. Em 2020, a fábrica da General Motors em Gravatai (RS) ficou sem produzir uma única unidade do hatch e do sedã por cerca de quatro meses. O que tirou de cara do Chevrolet o posto de veículo mais vendido do país que ostentava por cinco anos.

Mas as sequelas ainda são sentidas. Em setembro de 2022, devido à falta de semicondutores, o Onix perdeu várias funções de conectividade. As centrais multimídias que vinham de série deixaram de permitir conexão com Android Auto e Apple CarPlay e até Bluetooth.

O WiFi 4G nativo também deixou de estar disponível na linha. Assim como a função automática do ar-condicionado, que era item de série nas versões mais caras do Onix e do Onix Plus.

Fiat Mobi e Argo

fiat mobi trekking 2023 cinza frente
Durante a pandemia, o Mobi perdeu o Pack Multimídia, mas quase ninguém notou (Foto: Fiat | Divulgação)

A pandemia deixou sequelas em carros mais baratos também. E novamente atingiu kits de opcionais. No caso do Fiat Mobi e Argo, foram pacotes distintos.

A linha 2023 do Mobi apresentada no ano passado cortou o recheio já enxuto de um dos automóveis mais baratos do país. A versão Like ficou sem o Pack Multimídia, que inclui chave tipo canivete com telecomando das portas, alarme, central multimídia com tela de 7″ e volante multifuncional.

Já o Pack Safety, com controles de estabilidade e tração, sumiu do site da Fiat quando você ia montar o Argo de entrada – que não tem sobrenome. O mais barato da linha do hatch compacto ficou sem o kit por alguns meses.

Toyota Corolla Cross

toyota corolla cross xrx hybrid branco frente parado rua
Quem estiver pensando em comprar um Corolla Cross, saiba que o SUV ainda é equipado com multimídias genéricos (Foto: Toyota | Divulgação)

Outro exemplo emblemático de como a pandemia também deixou sequelas em alguns carros. O SUV médio foi lançado em 2021 e meses depois a Toyota se viu sem chips para concluir as centrais multimídias do Corolla Cross.

A marca passou a equipar o modelo com aparelhos que eram vendidos como acessórios de concessionária. As centrais até hoje são motivos de controvérsias e de queixas de consumidores no site do Reclame Aqui pelo mau funcionamento, especialmente as da marca Multilaser.

Volkswagen Fox

volkswagen fox connect prata frente em movimento
Durante a pandemia, o finado Fox Connect deveria ter sido renomeado para Disconnect (Foto: VW | Divulgação)

Imagine vender um Fox com sobrenome Connect sem seu principal item de… conectividade? Pois um dos carros que sofreram sequelas nesse sentido foi justamente o hatch altinho.

Em agosto de 2021 o Fox deixou de oferecer a central multimídia Composition Touch nas duas opções de acabamento, Connect e Xtreme. Sequer como opcional.

No lugar da tela de 6,5 polegadas, a mesma solução adotada no Nivus: uma tampa plástica. Pelo menos, o Fox estava em fim de vida e deixou de ser produzido em dezembro daquele mesmo ano.

Fiat Toro

fiat toro volcano 2022 frente
4G embarcado da Toro ficou literalmente “offline” em 2022 (Foto: Fiat | Divulgação)

A falta de semicondutores também deixou sequelas em carros do segmento de picapes. A linha 2022 da Toro foi outra que perdeu o apelo da conectividade tão propagado na remodelação feita em 2021.

As versões mais caras da picape médio-compacta – Volcano, Ultra e Ranch – perderam a opção de conexão 4G nativa e o pacote Fiat Connect Me. A gama só reincorporou tais itens recentemente.

Volkswagen Polo

volkswagen polo 1 0 mpi 2023 cinza portal
Novo Polo perdeu itens como vidros traseiros elétricos e função Tilt Down dos retrovisores, pela falta de chips (Foto: VW)

Com o fim do Fox e a morte anunciada do Gol, a marca alemã aproveitou a remodelação do Polo para reposicionar o carro. Isso implicou em ganho e perdas de equipamentos no hatch.

Além de trocar os freios traseiros a disco pelos tambores, o Polo deixou de ser vendido com vidros elétricos traseiros em sua versão de entrada MPI – aqui não estamos contando o Polo Track. Já a opção Highline ficou sem o sistema tilt down nos retrovisores e sem o detector de fadiga.

Carros que sofreram sequelas na pandemia

  • Volkswagen Nivus
  • Chevrolet Onix
  • Chevrolet Onix Plus
  • Fiat Mobi
  • Fiat Argo
  • Toyota Corolla Cross
  • Volkswagen Fox
  • Fiat Toro
  • Volkswagen Polo
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário