7 dicas quentes para seu carro (e seu bolso) não sofrer no inverno

Não é coincidência: as baterias pifam mesmo preferencialmente nos dias mais frios; explico o motivo desse e de outros problemas

Por Boris Feldman 03/07/21 às 07h03
janela do carro embacada
Vidro embaçado é apenas um dos perrengues que o inverno provoca (Foto: Shutterstock)

O uso do carro no frio pode trazer algumas complicações. Entretanto, não é nada que estas dicas quentes não possam contornar.

Tanquinho

A maioria dos carros flex ainda conta com o famigerado tanquinho de gasolina para a partida a frio. Para injetá-la quando o tanque está abastecido com etanol e a temperatura abaixo de 15°C.

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Nessas condições, o motor não pega pois o álcool não se vaporiza e chega em seu interior praticamente em estado líquido. Então, a central percebe a situação e injeta gasolina. Alguns carros mais modernos eliminaram este sistema obsoleto e resolvem o problema com aquecimento do álcool ou elevada pressão de injeção.

Mas, nem sempre o sistema de partida a frio funciona e às vezes faz o motorista virar o arranque até esgotar a bateria. Neste caso, verificar:

  1. A gasolina que ficou desde o inverno anterior e já apodreceu no tanquinho. Esgotá-lo e substituí-la, se possível por uma especial do tipo Podium (BR) ou Octapro (Ipiranga). Que duram mais que meros dois ou três meses.
  2. A bombinha injetora que pode ter travado. Ou algum problema na central eletrônica.

Alguns carros flex, como os da Honda, contam com um sistema que – ao se dar a partida – sempre injeta um pouco de gasolina, para evitar seu envelhecimento.

Gasolina

Se você sempre abastece com o etanol, pelejou com o sistema de partida a frio e continua tendo problemas para fazer o motor do seu flex pegar, vai aqui uma dica definitiva: nessa época de temperaturas mais baixas, acrescente uns 25% a 30% de gasolina no tanque de álcool. Suficiente para vaporizar o combustível mesmo sem auxílio do sistema.

Ar-condicionado

O sistema de ar condicionado é como o próprio automóvel: quando fica inativo durante muito tempo, os problemas aparecem.

O compressor parado, por exemplo,  fica sem lubrificação e pode se oxidar.  O equipamento tem mangueiras e dutos que se ressecam no caso de ficarem inativos. E apresentam vazamentos mais tarde.

A dica então é, mesmo no frio, ligar o ar condicionado cada 20 dias durante uns 5 minutos para evitar problemas no futuro.

Bateria

Inverno não é época só de festas juninas, mas também das lojas de baterias. Por que “escolhem” o tempo mais frio para entregar os pontos?

  1. Elas produzem eletricidade a partir de uma reação química que fica prejudicada com as temperaturas mais baixas;
  2. O combustível tem maior dificuldade de se vaporizar no frio. O etanol, então, continua em estado líquido abaixo de 15ºC. Por isso os carros flex abastecidos com ele precisam de um artifício para o motor pegar pela manhã;
  3. O óleo fica mais viscoso e os componentes móveis do motor maior dificuldade de se movimentar, o que exige mais energia da bateria.

Cabe ao motorista, no inverno, evitar o uso exagerado de equipamentos elétricos. Em carro que não os desligam no momento de acionar o arranque, ele mesmo deve se lembrar de desativá-los. Especial cuidado para não deixar nenhuma lâmpada ou aparelho ligado durante a noite.

Embaçou?

para brisa embacado

É comum o embaçamento dos vidros pois o frio obriga os passageiros a fechá-los para se protegerem. E a diferença de temperatura interna e externa forma as minigotículas de água em sua superfície.

Jamais passar a mão para desembaçar, pois a gordura da pele acaba piorando a situação a médio prazo. Correto é ligar o ar quente voltado para o para-brisa, reduzindo o embaçamento pela evaporação. Curiosamente, o ar condicionado pode também resolver pois resfria o parabrisa e equilibra as temperaturas interna e externa.

Mas a melhor solução ainda são os dispositivos antiembaçantes disponíveis no mercado. Um deles é uma flanela que, umedecida e passada no vidro, evita o embaçamento durante horas.

‘Esquentar’

Muito motorista acha que, por estar frio pela manhã, deve então esquentar o motor por alguns minutos para que ele atinja mais rapidamente a temperatura ideal de funcionamento. É jogar dinheiro no lixo.

Viscosidade

O manual do motorista de alguns automóveis sugere o uso do óleo de motor com duas viscosidades. Por exemplo, 5W30 ou 10W40. Neste caso, é sempre mais interessante usar o mais “fino”  (menor viscosidade), pois oferece menor resistência ao movimento dos componentes internos do motor (pistão no cilindro, por exemplo).

Facilita o início do funcionamento do motor nas manhãs mais frias (o “W” na classificação SAE vem de Winter, ou inverno). E ainda reduz o consumo de combustível.

SOBRE
14 Comentários
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Eduardo Marques 1 de agosto de 2021

Boris e usuários da coluna,

Uma dúvida: é viável abastecer um tanque de carro movido exclusivamente à álcool (década de 80) com aproximadamente 20% de gasolina? Essa estratégia oferece risco de prejuízo ao motor?

Grato a quem puder responder!

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Jorge Jacinto de Almeida 8 de julho de 2021

Com o carro a gás o melhor combustível é o álcool e não a gasolina, então, eu poço mistura os dois gasolina e álcool… Ou devo continuar só com o álcool como o segundo combustíveis.

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Esequiel Rodrigues dos Santos 6 de julho de 2021

Boa tarde..Outra solução.. e passar uma pano ou papel higiênico umedecido com o detergente ype neutro nos vidros por dentro..não embassa..ficando a visibilidade 100%

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Nelson 4 de julho de 2021

Carro que está abastecido com alcoo nao pode misturar gasolina ,pode danificar seu carro

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João Carlos 4 de julho de 2021

Isso é muito, o carro flex foi feito pra usar, misturado puro xo. Gasolina ou etanol.

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Polvo 5 de julho de 2021

Pelo contrário, pode usar a mistura em qualquer proporção, sem problema nenhum. Eu faço isso e nunca tive problemas.

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Comentarista 3 de julho de 2021

O velho motor a combustão sempre deu trabalho desde que foi inventado há mais de 130 anos. Esse tipo de motor pouco eficiente e trabalhoso pra manter em perfeitas condições já era pra ter virado peça de museu há tempos. 🤔
Os carro elétrico já era pra estar dominando o mercado mas só agora começam a aparecer timidamente.

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Michel 10 de julho de 2021

Sobre as dicas ‘Esquentar’ (É jogar dinheiro no lixo) e Viscosidade (Neste caso, é sempre mais interessante usar o mais “fino” (menor viscosidade))… Não sei se mais alguém estranhou, pois sempre ouvi falar que caso o óleo do motor estiver frio, pode danificar pistão e válvulas… E sobre Viscosidade, pra que serve o Manual do Proprietário? E tb se não tem o devido conhecimento, deve-se levar em um Profissional, pois com isso evita “dor de cabeça” com problemas futuros do motor e tb alto custo com Oficina!!!

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Rodolfo 3 de julho de 2021

Outra peça muito importante para uma partida a frio fácil é o bom estado das velas de ignição. Elas devem ser inspecionadas geralmente a cada 10.000 km para verificar o desgaste e substituídas no prazo especificado no manual do proprietário do automóvel.
Velas de ignição desgastadas dificultam a partida a frio e aumentam o consumo de combustível.

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Cahokia10 3 de julho de 2021

Para sair da garagem de minha casa, eu preciso subir uma rampa de ré, e para isso esquento o motor um pouquinho para não queimar a embreagem.
Não vejo outra alternativa.
O que sugeres?

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Rodolfo 3 de julho de 2021

Mude de casa.

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Fernando B 3 de julho de 2021

Estacione de ré, amigão. Assim vc pode sair de frente.

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Done 3 de julho de 2021

Se não poder estacionar para sair de frente esta de esquentar o motor é a única alternativa mais sensata.

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MARCIO PRADO DE SOUZA 6 de julho de 2021

Eu tenho uma rampa para sair da minha garagem .porisso eu entro de ré para pode sair de frente depois

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