A Copa de Settrington é uma fofura

Essa corrida júnior do Circuito de Goodwood reúne dezenas de crianças, disputando o pódio em modelos Austin de pedalar

Revival settrington cup hp 11 mar 1024x512
Por AutoPapo
Publicado em 13/09/2016 às 15h22
Atualizado em 17/10/2018 às 18h02

O último fim de semana trouxe rara alegria para a cidade de West Sussex, na Inglaterra. Não que a alegria seja infrequente na região, que abriga o lendário festival anual Goodwood Motor Circuit. A raridade veio da quinta edição da Copa de Settrington, uma corrida de categoria júnior que reuniu 30 crianças em carrinhos de pedalar.

Durante a Copa de Settrington, parte do Festival de Velocidade de Goodwood, na Inglaterra, 30 crianças competiram em carros clássicos de pedalar.
(Divulgação)

Parte da programação Goodwood Revival, a Copa de Settrington ocorre anualmente desde 2012 e além da meninada, reúne também dezenas de Austin J40, veículo oficial da disputa. O J40 é uma miniatura movida a pedal produzida pela Austin Motor Co. entre 1949 e 1971. À época, o dono da companhia propôs ao governo a criação de uma fábrica para esse fim.

Os mini-Austin eram produzidos por mineradores desabilitados por problemas de saúde e recebeu o auxílio do governo como um projeto não lucrativo. Foram produzidas mais que 32 mil unidades, que hoje são relíquias inglesas, passadas de mão em mão e constantemente renovadas. Símbolo de tradição, até mesmo o Príncipe Charles possuía o dele quando criança. Hoje, com a fama ainda maior conquistada pela Copa mirim, um J40 pode passar de £3,000 (equivalente a R$13.179).

Durante as corridas, mecânicos ainda trabalham nas maquininhas como se fossem coisa séria, otimizando as poucas coisas que podem ser alteradas: instalação de rolamentos com menor atrito, expansão da cabine para abrigar outra criança, encurtamento dos pedais para permitir pedaladas mais rápidas e adoção de materiais mais leves.

Com a chuva, a disputa ficou ainda mais interessante, e mostrou a garra desses pequenos pilotos, que não se deixaram deter pelas condições climáticas, pedalando como se não houvesse amanhã. Veja, abaixo, o pequeno campeão da Copa de Settrington.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário