Acidentes com carros elétricos exigem preparo diferenciado dos bombeiros

Arquitetura característica e corrente elétrica trazem novas necessidades para o resgate; movimentos errados podem colocar em risco profissionais e ocupantes

treinamento de bombeiros para salvamentos em acidentes de transito com carros eletricos
Por AutoPapo
Publicado em 25/05/2019 às 19h07

Os carros elétricos estão, aos poucos, chegando ao mercado brasileiro. A tecnologia tem inúmeros pontos positivos, como a questão ambiental, o baixo consumo e a segurança, mas traz novos parâmetros para manutenção e resgate. Pensando nisso, a Nissan resolveu apoiar o maior treinamento de resgate veicular da América Latina, o Holmatro Rescue Experience, e ensinar a 170 bombeiros brasileiros como salvar vítimas de acidentes com carros elétricos.

A oficina de carros elétricos contou com treinamento teórico e também prático, com a utilização de modelos Nissan Leaf na simulação dos resgates.

Assim, representantes de equipes de bombeiros de 17 estados do Brasil puderam aprender as principais características de um veículo elétrico, seus pontos de avaliação no momento de um resgate, os procedimentos para desligamento do sistema de energia e como proceder nas intervenções.

Para ser ainda mais realista, a simulação incluiu o corte da carroceria dos carros para acesso aos ocupantes.

treinamento de bombeiros para salvamentos em acidentes de transito com carros eletricos


Os carros elétricos são equipados com os mais avançados recursos de segurança veicular – uma garantia de proteção aos ocupantes -, mas têm algumas características e arquitetura diferenciada de carroceria. Fato que justifica a importância dos bombeiros se familiarizem com a novidade.

O despreparo no resgate das vítimas de acidentes com carros elétricos pode resultar em choques e até incêndio. Isso porque os veículos possuem trânsito de corrente contínua.

treinamento de bombeiros para salvamentos em acidentes de transito com carros eletricos nissan leaf

Preparando-se para comercializar oficialmente o Leaf no Brasil, a Nissan afirma incentivar as pesquisas e desenvolver o ciclo de vida completo dos elétricos no país. A fabricante já oficializou parcerias com universidades e instituições para o estudo e criação de tecnologias e infraestrutura com foco na mobilidade elétrica.

Fotos Nissan | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário