Acidentes de trânsito matam mais que a violência em 9 Estados

Altos índices poderiam ser evitados; 90% dos acidentes são causados por imprudência ou desatenção do motorista

acidente de transito shutterstock
Por AutoPapo
Publicado em 15/05/2019 às 08h34
Atualizado em 30/09/2019 às 19h37

Conhecemos bem os problemas brasileiros. Entra ano, sai ano e a insegurança continua por aqui. O carro precisa ser protegido, porque pode ser roubado. A cada fim de viagem, experimentamos duas sensações: o alívio por termos saído ilesos das péssimas estradas ou o desespero por não termos chegado ao destino. Não bastasse tudo isso, ainda é necessário pedir pela consciência de todos os condutores. Isso porque somos nós os principais responsáveis pelos acidentes de trânsito.

Um levantamento realizado pela Seguradora Líder, empresa responsável pelo Seguro DPVAT, mostra que, em 2018, os acidentes de trânsito mataram mais que os crimes violentos em nove Estados do país. O estudo compara o total de indenizações pagas por morte pelo seguro obrigatório e os dados das Secretarias Estaduais de Segurança Pública.

São Paulo e Minas Gerais lideram a lista, com 5.462 e 4.127 sinistros pagos por acidentes fatais no trânsito contra 3.464 e 3.234 óbitos por crimes violentos, respectivamente.

Juntas, as nove unidades federativas somaram mais de 17 mil mortes por acidentes de trânsito, representando 46% do total de acidentes fatais. Já os crimes violentos foram responsáveis pela perda de 12.559 pessoas.

Ao todo, em 2018, 46.848 brasileiros perderam a vida em acidentes ocorridos em ruas e ou estradas.

No país, as motocicletas foram os veículos com maior participação em acidentes fatais. No Piauí, elas foram responsáveis por 73% dos pagamentos de indenização do seguro obrigatório para este tipo de cobertura.

acidente de transito shutterstock

Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostram que, no ano passado, as principais causas dos acidentes de trânsito foram falta de atenção à condução, desobediência às normas de trânsito pelo condutor e velocidade incompatível com o limite da via. Razões que poderiam ser evitadas e que representam desrespeito às leis de trânsito.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 90% dos acidentes de trânsito acontecem por falhas humanas.

Para tentar amenizar as estatísticas e garantir a segurança das vias, o mês de maio foi escolhido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária como mês da conscientização do trânsito. Neste ano, a campanha do Maio Amarelo é “no trânsito, o sentido é a vida”. Clique aqui para conhecer melhor as iniciativas do Maio Amarelo.

Número de vítimas por acidentes de trânsito e crimes violentos em 2018

Estado Trânsito Crimes violentos
São Paulo 5.462 3.464
Minas Gerais 4.127 3.234
Paraná 2.712 2.088
Santa Catarina 1.537 840
Mato Grosso 1.143 978
Piauí 1.111 615
Mato Grosso do Sul 601 480
Tocantins 593 412
Rondônia 505 448
Total 17.791  12.559

Foto Shutterstock | Reprodução

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário