Álcool de posto pode ser usado contra o coronavírus?

Com o álcool gel em falta nas farmácias, já tem internauta sugerindo o uso do combustível para desinfetar as mãos; especialistas esclarecem o assunto

Por AutoPapo 17/03/20 às 19h40

A Organização Mundial de Saúde declarou, em 11 de março, a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Desde então, fala-se muito sobre prevenção e a importância de higienizar as mãos com álcool em gel. Com a falta do produto, alguns internautas têm sugerido o uso do combustível etanol (álcool de posto) para eliminar o vírus.

Mas o álcool de posto NÃO pode ser usado como desinfetante: ele não é eficiente contra o coronavírus e pode ser tóxico!

VEJA TAMBÉM:

As pesquisadoras Andreza de Souza Andrada (química e professora da Universidade Federal de Itajubá) e Alessandra Mara de Sousa (mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São João Del-Rei) explicam que o álcool mais indicado para evitar a contaminação pelo coronavírus é o álcool 70ºGL (ou, popularmente, 70%), pois fica mais tempo em contato com o vírus. Por isso é amplamente utilizado para este fim. Elas explicam:

Sabe-se que o álcool 70°GL tem uma boa absorção pelas membranas da pele e devido a presença de água em sua composição, facilita a entrada do álcool para dentro do patógeno (coronavírus, por exemplo) e retarda a volatilização do mesmo”.

O grau °GL (°Gay Lussac) indica a quantidade em mililitros de álcool absoluto contida em 100 mililitros de mistura hidro-alcoólica.

Por que o álcool de posto não mata o coronavírus

O consultor técnico da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), Ricardo Dilser, esclarece que o etanol vendido nas bombas é hidratado, ou seja, tem um percentual de água de 7%, sendo considerado 93°GL.

Álcoois com concentração maior do que 70% ou abaixo desse valor não são eficientes no combate ao coronavírus por motivos diferentes. No caso do álcool de posto, que tem uma concentração acima de 90%, o álcool evapora com mais facilidade, antes do tempo necessário para a sua ação contra o vírus.

Por fim, o álcool de posto pode ter a presença de outras substâncias, como metanol e hidrocarbonetos, que colocam em risco a saúde humana, ou seja, até mesmo se for diluído em água, ainda não pode ser usado para uso doméstico como desinfetante.

O combustível pode provocar irritação na pele. Em contato com os olhos, pode causar irritação severa. Já a contaminação por metanol – que pode ser absorvido pela pele – pode originar, em casos graves, cegueira e morte.

comentario facebook etanol
Internauta recomenda álcool de posto como desinfetante: especialistas são contra (Reprodução | Facebook)

Álcool 96 °GL não mata o coronavírus

Pelo mesmo motivo do etanol combustível, o álcool 96 °GL (ou “álcool de farmácia”) não é capaz de eliminar o coronavírus e desinfetar as mãos ou ambientes e objetos: o álcool evapora com mais facilidade, antes do tempo necessário para a sua ação contra o vírus

Álcool 54 °GL não serve para desinfetar

Abaixo da concentração de 70°GL, o álcool também se torna ineficiente. Sendo assim, o álcool de supermercado destinado a limpeza em geral não atenderia, já que tem uma graduação de 54°GL e não tem poder de eliminar o coronavírus e desinfetar ambientes e mãos ou esterilizar objetos.

Como prevenir a contaminação por coronavírus

Para evitar a proliferação do coronavírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las.

Além do sabão, outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool gel, que também serve para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas, etc.

Para a limpeza doméstica recomenda-se a utilização dos produtos usuais, dando preferência para o uso da água sanitária (em uma solução de uma parte de água sanitária para 9 partes de água) para desinfetar superfícies.

Utilizar lenço descartável para higiene nasal é outra medida de prevenção importante. Deve-se cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo.

Também é necessário evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Para a higienização das louças e roupas, recomenda-se a utilização de detergentes próprios para cada um dos casos. Destacando que é importante separar roupas e roupas de cama de pessoas infectadas pelo coronavírus para que seja feita a higienização à parte.

Caso não haja a possibilidade de fazer a lavagem destas roupas imediatamente, a recomendação é que elas sejam armazenadas em sacos de lixo plástico até que seja possível lavar.

Além disso, as máscaras faciais descartáveis devem ser utilizadas por profissionais da saúde, cuidadores de idosos, mães que estão amamentando e pessoas diagnosticadas com o coronavírus.

Foto Shutterstock

405 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    AUREO CESAR 5 de maio de 2020

    Entao se eu misturar em partes iguais o álcool 92,8 e o 46 no final devo ter um alcool +/- 70 (69), é isso?

  • Avatar
    WILL. 30 de abril de 2020

    Os “,técnicos”acima devem vender álcool gel ,se encontrares álcool 92° e 46° misture os mesmos proporcionalmente ,se for o caso, adicione água no 92°, a proporção deve dar 70° uma dica, use um hidratante ou condicionador de cabelos na mistura ,vai suavizar a pele e retardar a volatidade…

  • Avatar
    Hugo 23 de abril de 2020

    Resumo de como fazer alcool germicida.

    Pra fazer álcool 70% INPM (peso por peso): Pesar separadamente 750 gramas de álcool 92,8 INPM + 250 gramas de água e misturar ao final.
    Pra fazer álcool 77% GL (volume por volume): Dosar separadamente 800mL de alcool 96 GL + 200mL de água e misturar ao final.

    É importante escolher se vai fazer por peso ou volume. eu aconselho por peso.
    Alcool 70% INPM é o mesmo que 77% GL
    Alcool de posto pela resolução numero 7 de 2013 da ANP é etanol a 92,8/96.
    Alcool de posto pela mesma resolução pode ter até 1% de metanol (toxico)
    Se usar alcool de posto, nao use na pele, só em coisas.

  • Avatar
    Hugo 23 de abril de 2020

    O ETANOL COMBUSTÍVEL SERVE SIM para desinfecção de superfícies e objetos (assepsia) se for diluído à 70% (INPM). Isso é um FATO. Para desinfecção da pele (anti-sepsia) já não é o ideal por conter até 1% de metanol (ÁLCOOL METÍLICO), que pode ser tóxico pela via transdérmica (pele). Nesse caso use álcool 92,8 de supermercado.
    OBS 1: Álcool 92,8 INPM é a mesma coisa que álcool 96 GL, e por comparação direta o álcool 70% (INPM) tem que ser 77% (GL).
    OBS 2: Álcool de posto (EHC) é 92,8 ou 96 assim como o de mercado, porem com menor pureza.
    OBS 3: ALCOOL EXPLODE!!! Faça isso direito para não SE FERRAR E MACHUCAR OUTRAS PESSOAS. Manipular combustível em casa É CONTRA A LEI, então faça por SUA CONTA E RISCO!! Esse recurso só deve ser usado em situações de grande EMERGENCIA, então deixe de ser PAO DURO E COMPRE O ALCOOL 70% já pronto.
    Vai precisar de:
    1) Balança de cozinha,
    1) 1 litro de álcool de Posto ou de mercado e meio litro de água limpa.
    4) 2 potes de 1 litro e uma garrafa pet de 2L.
    OBS 4: Não faça álcool 70 usando volume, vai dar errado. Faça na balança. Lembre que a balança precisa ser zerada (FAZER TARA) antes do uso, então coloque o pote em cima e aperte a o botão tara, assim vc descontará o peso do pote.
    Cálculo e pesagem:
    Para fazer 1000 gramas de álcool (1Kg): O cálculo é: 70X1000 dividido por 92,8. Isso será igual a 754. Sendo assim pese 754 gramas do álcool no primeiro pote plástico. Agora, subtraia 1000-754 que será igual a 245. Então pese 245 gramas de água no segundo pote. Pode usar água limpa filtrada, mas se tiver como ter acesso, use água destilada ou deionizada. Para finalizar misture o conteúdo dos dois potes e guarde na garrafa Pet, se preferir coloque em borrifadores.
    OBS.: Essa matéria tem erros grosseiros, por exemplo.: a tal professora de química já começa dizendo que álcool 70 é GL, isso esta errado. O Álcool 70 é INPM. Para ser GL teria que ser 77%.. Depois o consultor fiat Chrysler afirma ser um problema a hidratação do álcool de posto. Só pra constar, todo álcool etílico é hidratado por natureza, “mistura azeotropica” e nesse caso, qualquer concentração maior que 70 pode ser usada. Basta substituir o percentual no calculo que fiz acima. Mas, atenção, antes converta o percentual GL para INPM. (procure uma tabela no Google) Por que a conta em GL implica usar volume e não peso como ensinei, ai a coisa muda de forma e vc precisara de vidrarias de laboratório com volumes precisos.

  • Avatar
    Rose 21 de abril de 2020

    Se lavar c água e sabão mata o virus, pq usar toalha de papel p secar (fica mto caro e n é prático). Será que secar na toalha o vírus vai ressuscitar? Onde mora mta gente se lava várias vezes, seria mto papel “desperdício”.

  • Avatar
    Hildo Neto 20 de abril de 2020

    Um solução caseira, para limpezas de superfície.
    1 litro de álcool etanol ” de posto mesmo”
    30ml de água oxigenada, volume 100ml de água sanitaria
    100ml desinfetante ” limpa louças “.
    01 colher de sopa de sal.
    Misturar bem, pode passar essa mistura em qualquer superfície sem medo. Mata tudo.

    • Avatar
      Hugo 23 de abril de 2020

      Seja responsável cara, alguem pode acreditar em você. Faça esse favor pra sociedade, verifica se o que ta dizendo faz sentido. A pessoa vai destruir a mobília e todos os aparelhos da casa se tentar higienizar com essa mistura. matar vai, porem vai destruir a casa e a pessoa junto.

      • Avatar
        Emanoel R 23 de abril de 2020

        Melhor comentário na moral! Tem um povo muito sem noção

  • Avatar
    Paulo Oliveira 20 de abril de 2020

    Boa noite.
    Sou engenheiro químico e posso garantir que o álcool de posto, conhecido como metanol, serve sim para limpezas de superfície e objetivos. Basta você fazer a diminuição do álcool de 96 para 70 graus.
    São tantas informações e besteirooool, isso tudo para deixar a população louca mais ainda.
    Pode usar o álcool combustível sim, só não para limpeza da pele ou melhor “mão” .
    Exemplo de mistura:
    750ml de álcool +
    100ml de agua oxigenada +
    100ml de desinfetante neutro.
    02 colheres de sopa de sal.
    Misturar bem.
    Pode ter certeza essa solução não deixar nada vivo na superfície.

    • Avatar
      Hugo 23 de abril de 2020

      Oi amigo, álcool de posto não é “metanol”, ele se chama ETAnol.. O nome mais apropriado é etanol hidratado combustível-EHC. Outra coisa, voce não pode passar alcool 96 pra 70.. tem que passar de 96 pra 77, dessa forma vc mantem a graduação de Gay Lussac. Vc precisa decidir se vai usar INPM ou GL, não misture as unidades, eu admiro vc ser engenheiro químico e não saber dessas coisas, espero que tenha se confundido e acabou escrevendo errado. Cuidado pra vc nao ser o besteirol da vez.

      • Avatar
        Cláudio Aparecido Batista 1 de maio de 2020

        Cada uma em Hugo, até profissionais no assunto estão perdidos, rsrs.

  • Avatar
    Fox 20 de abril de 2020

    Na verdade não pode mesmo como o povo vai vender álcool em gel se no posto vai ser bem mas barato kkkkkkk eu tô usando misturado na água e tô vivo

  • Avatar
    Sergio 15 de abril de 2020

    Falei com um químico profissional e afirmou que o álcool etanol ou etílico 97 ,adicionado com 1/3 de água elimina quaisquer vírus , pois a água misturada ao etanol demora mais tempo pra evaporar.

    • Avatar
      Hugo 23 de abril de 2020

      A conta é essa mesmo. 3 partes de alcool 92,8 INPM ou 96 GL pra 1 parte de agua. isso vai dar 69,6% quase exatamente 70%. mas se usar de posto na ousa na pele so em coisas..

  • Avatar
    Iranildo 14 de abril de 2020

    Seria bom providenciar o produto para higienização o quanto antes… Ok.

  • Avatar
    Ruffos 14 de abril de 2020

    Acho que muitos estão calculando errado a porcentagem álcool e água. E outra. A água deveria ser destilada. Podem notar quando você acrescenta álcool com água de torneira a mistura esquenta porque o álcool já está entrando em ação com micro-organismos na própria água. Ou seja, perdendo sua eficiência. Eu achei esta fórmula do serviço Brasileiro de respostas técnicas.

    O processo de diluição de soluções de álcool é simples e pode ser feito seguindo a seguinte fórmula:
    C f Vf = CiVi
    Onde,
    C i = Concentração inicial ( concentração do álcool na solução pura)
    Vi = Volume inicial (volume do álcool na solução pura)
    Cf = Concentração final (Concentração desejada)
    Vf= Volume final (Volume desejado)
    Se o álcool adquirido tiver concentração igual a 96%, o cálulo para diluição deverá ser feito da seguinte forma:
    (concen. desejada %) X (vol. desejado ml) = volume de solução pura ml
    Copyright © Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas – SBRT – http://www.sbrt.ibict.br
    1

    concen. álcool na solução pura %
    Exemplo: Concentração desejada = 70% Volume desejado = 1litros (1000 ml)
    Concentração de álcool na solução pura = 96%
    70% X 1000 ml = 729,16 96%

    • Avatar
      Hugo 23 de abril de 2020

      Amigo, vc fez uma mistura danada. Álcool na água esquenta devido a reação exotérmica. Sempre vai acontecer isso, ate com água sem bactéria. outra coisa. vc ta usando volume e relação de concentração. isso não da certo, pq álcool e um liquido espirituoso, o volume altera quando misturado. o calculo ideal e peso por peso. não use volume por volume. outra coisa, nessa sua formula vc misturou as unidades GL e INPM. isso ta errado 70% é INPM e relaciona com 92,8.. se usar 96 GL a relação correta é pra 77% Se esse site q vc da como referencia escreveu isso ta errado, procura um bom farmacêutico de farmácia de manipulação ou químico que eles vao te dizer o mesmo.

  • Avatar
    maria gonsalves 13 de abril de 2020

    pelo visto *TODO MUNDO AQUI QUER MORRER* o proprio posto fala que nao devemos consumir o produto nem passar sobre a pele e o corpo se uma chama for exposta sem querer? explosão na hora ha varios casos sobre problemas a saude relacionado a gasolina e outros produtos relacionados sendo usados a uso pessoal e nao ha o uso indicado(carros) oque eu to dizendo e que e para voces se cuidarem e nao fizerem essa burrada

    • Avatar
      Hugo 23 de abril de 2020

      Maria Gonçalves, vou reescrever seu texto pra ajudar a você a se expressar melhor:

      “Pelo visto vocês todos aqui querem morrer, os próprios postos orientam a não ingerir, e não passar o álcool combustível sobre a pele do corpo. É muito perigoso. Devido à alta concentração desse álcool pode acontecer uma explosão caso tenhamos contato com alguma chama ou fagulha. O uso de combustíveis (álcool e gasolina) fora do propósito (carros) está relacionado a diversos problemas de saúde, sendo assim não façam essa burrada. Cuidem-se.

  • Avatar
    Maria aparecida carvalho 13 de abril de 2020

    Boa tarde então sempre precisa ter tdos os cuidados com esse combustivel . A certeza que álcool gel 70% e eficaz, mais éu gostaria que encontrasse um produto que passasse nas mãos, para q a gordura do Vírus não
    penetrasse. Entendeu Eu tenho algo tipo o Talco, sei que ele não se mistura em óleo ? Se vcs acharem algumas fórmulas que pode fazer uma mistura.. me avise por favor! Estou tb tentando elaborar. Aki. Aguardo . Mto obgda. K Deus abençoe.

  • Avatar
    Betto 13 de abril de 2020

    Carta vencida com mais de 30 dias tem q fazer tudo como se fosse à primeira vez.? E tem multa.?

  • Avatar
    Antônio Carlos evangelista 7 de abril de 2020

    Os trabalhadores em postos de gasolina já usa o etanol pra a limpeza das Mãos, tenho um sobrinho que trabalha a 20 anos em um posto de gasolina e faz isso à toda hora e nunca teve problema, eu mesmo fui lá no posto que ele trabalha e compre 5 litros, fui na Internet vi como faz a mistura fiz e estou usando.

    • Avatar
      ANTONIO MAIA 8 de abril de 2020

      este pessoal da industria quer vender 500 ml de alcool em gel a R$ 20,00…e por isso detonam o alcool dos postos. Que falta de escrúpulo, tá chamando a gente de idiota?
      1- Diz que tem Metanol? esse ai é extraido da Madeira e é extremamente tóxico, não é da cana de açucar.
      2 – Que contêm Hidrocarbonetos? Balela mentira das grossas esta substancia ai é basica e esta presente em carvão, petróleo,gás natural, etc. Nunca na cana de açúcar.
      3 – E outra balela, que o álcool é muito forte é de 96 % GL e o ideal é o 70% GL, é só diluir o alcool 96 para 70, que é muito simples:
      Pega a quantidade que quer passar de 96 para 70…digamos 1l = 1000 ml x 0,8 (densidade do alcool) x (96/70-1) = 800 x 0,37142 = 297,14 ml de água , então em para obter 1 litro de alcool 70% GL, você vai precisar de : 702,85 ml de alcool de posto (96%GL) + 397,14 ml de água filtrada (purificador eletrônico retira o cloro). Então é isso ai …. Tá pronto o seu alcool 70 % GL. Ou você acha que estas empresas que vendem álcool gel ou líquido tem usina de cana ou alambique e que fabricam seu próprio alcool ? fala sério…. Confio mais no alcool da bomba que passa por varias filtragens que destas empresas de fundo de quintal. Previnam-se.

      • Avatar
        Hugo 23 de abril de 2020

        Então Antonio. Alcool de posto, famoso etanol hidratado combustivel – EHC, pela Resolução ANP 07 – 2013 pode ter até 1% de metanol. Apesar de muito pouco pode ter uma toxicidade pra algumas pessoas mais sensiveis.
        Compostos organicos, pra serem organicos precisam ter carbono e hidrogenio na molecula. o etanol consequentemente é um hidrocarboneto.
        Se voce diluir direto de 96 pra 70, vai errar pq de 96 vc precisa diluir pra 77%. escolha usar INPM ou GL, nao pode misturar as unidades senao vai fazer alcool 62% inves de 70%.. Melhor vc usar em partes. São 3 de alcool pra uma de agua.

  • Avatar
    Elisandro 6 de abril de 2020

    Uso o etanol dos postos puro no borrifador,é o melhor que tem e bem mais barato.

    • Avatar
      Hugo 23 de abril de 2020

      alcool de posto é 92,8% Não tem ação germicida. Dilui 3 partes de alcool pra uma de agua.. vai dar 69,8%, ou seja quase 70. mas nao usa na pele..

  • Avatar
    Alfredo Protásio Carneiro 6 de abril de 2020

    Autopapo…FURADO como sempre!

    Dia desses, disse que nunca se troca fluido de câmbio manual e direção hidráulica…
    (Por bem a internet é grande, e às vezes a boa informação demora uns minutos a mais de pesquisa.)
    Como adoraria mostrar a este cidadão o óleo velho vs. o novo, e a notável degradação do lubrificante- além da melhora os engates !

    Agora Imagina quem para a leitura na primeira des”informação” ?

  • Avatar
    Dante Colo 5 de abril de 2020

    Quanto ao alcool do posto ser mais toxico, ok pode ser ,mas dizer que o alcool de farmacia ser eficiente e o do posto nao é piada, é papo para as farmacias venderem alcool .

  • Avatar
    Não itub 5 de abril de 2020

    Álcool dos postos possue 10% de gasolina, há bom tempo.

    • Avatar
      BRASIL 7 de abril de 2020

      E UM ABSURDO NAO VENDER ALCOOL 70% NO SUPERMERCADO!!!! ABSURDOOOOOOOOOOOOO … E RIDICULO TEREM TIRADO ESSE ALCOOL 92% DO MERCADO ELE DILIUDO MATA TUDO LIMPA TUDO E 46% NUNCA SERVIU PRA PORCARIA NENHUMA…
      ANVISA RETIROU POR MOTIVO DE 2.7XX CRIANÇAS COM QUEIMADURAS A 12 ANOS ATRAS ;;;
      SIMPLES NAO DE ALCOOL PRO SEU FIULHO ACENDER A CHURRASQUEIRA QUE REPRESENTAVA 69.7% DOS CASOS NA EPOCA…
      HOJE E UM ITEM QUE TODOS DEVEM MANTER DE COSTUME E DEVE SER FACIL DE ADQUIRIR E BARATO PRA TODA POPULACAO

    • Avatar
      Hugo 23 de abril de 2020

      Amigo nao ta certo isso que vc ta dizendo. Alcool de posto se vende puro normalmente. ja teve epoca que vendia aditivado, agora nao vejo mais.. Quem tem mistura é a gasolina…. Ela leva 27% de alcool como antidetonate.. se informa..

  • Avatar
    josias 5 de abril de 2020

    boa tarde, amigo nos usamos a muitos anos ÁLCOOL de posto de gasolina para tudo em nossa loja e nossa residencia , to falando de mais de 10 anos de uso , e sempre sem misturar com água ele puro mesmo , só uma pergunta aos entendido , o álcool 70 % supostamente demora mais para evaporar do que de % 94,2 % , porque ele tem mais agua, o que vai sobrar para demorar para evaporar é só água , no meu entender o alcool do 70 ou do 92 , evapora no mesmo tempo , o que fica é a água, se alguém conseguir me convencer ao contrario ficaria agradecido , vou continuar a usar o álcool de posto como faço a anos .

  • Avatar
    Ferreira 5 de abril de 2020

    Quem é Boris Feldman, somente agora é que vi que ele é proprietário do site e ele mesmo responde as dúvidas dos leitores sobre como combater o corona virus. Boris Feldman é um médico infectologista, eu tenho aqui minha dúvidas, será que é alguém que faz parte da saúde pública e se for por favor tire isso do ar ou mude esta matéria porque acho que este material encoraja as pessoas de forma errada a usar etanol combustível para combater esta pandemia.

    • Avatar
      RUBENS RODRIGUES FRANCISCO 21 de abril de 2020

      GENTE , Alacool é alcool. o do Posto tem alguma sujeira de metanol ou hidroccarboneto ? legal, e o que vc comopra no meio dessa crise vem limpinho a 70? Quando volteia da eurropa fiz um monte de video avisando pro povo usas mascara de panho, camiseta, qualquer coisa pra proteger o nariz e a boca , bem como um oculos , desees de EPI , pra quem não tem grau. Veio um monte de especialista dizendo que isso ou aqueilo. Agora mandam todo mundo usar a mascar que der . Pois bem , fecho com oo engennheiro ai acima. 1 lito de alcool do posto de gasolina, coloca 200 a 250 ml de agua, ou 200 ml de alguma mistura de agua, com sal , etc. PRONTO , tem alcool 70% por 2 contos. Se tiver que ser escravo de algum patrao no meio desta merda, enrola um pano na cara, poe um ioculos , reza pra Deus e vai na fé. chegando em casa tire os sapatos antes de entrar , vai direto pro chuveiro, lave tudo e tome um banho caprichado. Um cvacilo, tu se infecta e infecta sua casa, Ai irmão, lamentável, um abraço. Tu e quem tu gosta pode ganhar uma passagem pra terra do pé junto.

  • Avatar
    Ferreira 5 de abril de 2020

    Álcool de posto sei não hem, mas do jeito que coisa ta tem gente aí acreditando até em pum de minhoca. Não acredite em milagres o ministério da saúde e todos os canais de comunicação estão aí explicando tudo muito bem informado para que não faça ao contrário. previna-se corretamente sem apavoro e fiquem em Casa.

  • Avatar
    JORGE JOSE BACK 4 de abril de 2020

    Qualquer retardado sabe que o álcool de posto é etanol ou C2H5OH e mata vírus sim! Misturem a quantidade de água até atingir 70%. Ou paguem caro no supermercado.

    • Avatar
      Celialda Almeida 5 de abril de 2020

      Oiiiiii!
      Embora eu n entenda e nem porisso me torne” retardada: álcool de posto é etanol ou C2H5OH”, gostaria de saber se posso usar como alcool 46,70,92% pra limpeza normal como no piso, nas roupas, eletrodomesticos. Se possivel me esclarescer, lembrado q n sou retardada, so estou procurando esclarecimento e solucoes pra limpeza normal com alcoo que n seja agua sanitaria.

      • Avatar
        Hugo 23 de abril de 2020

        todos os tres (46,70,92% INPM) vao limpar, mas nao necessariamente desinfetar. isso só o 70 vai fazer. tenha mais criterio de uso com o 92, ele pode atacar algumas coisas e manchar ou estragar, alem de ser bem inflamavel.

  • Avatar
    Dayann Nascimento 2 de abril de 2020

    Mentira! Típica reportagem para o consumidor pagar mais pelo produto! Trabalho com a produção de Etanol e AFIRMO que os dois produtos são frutos da mesma produção, e não existe qualquer mistura maluca pra isso! São da mesma fonte de origem, porém extraídos em momentos diferentes, podem sim misturar 750ml se etanol de Posto! Para 250ml de água para obterem 1L de álcool 70

    • Avatar
      Fabio Gino 3 de abril de 2020

      Perfeito, Dayann (nossos técnicos parecem acreditar em bruxaria ou que o povo é criança ). Álcool automotivo, álcool hidratado, vendido em posto de gasolina para carros flex, 92;6% INPI (m/m) ou 95º GL (v/v) pode ser usado como desinfetante. Há referência de melhor eficácia como desinfetante entre 70º e 90º GL.
      O álcool recomendado (tb por motivo de segurança, acidente com chama) e difícil de encontrar apresenta concentração 70 INPM ou 77º GL.
      Logo basta diluir. Por exemplo, para obter álcool 80º GL acrescentar 150 ml de aguá a 1000 ml (1 litro) de álcool automotivo.
      Quanto a contaminação, pouco provável nos volumesmovimenrados.

      • Avatar
        Hugo 23 de abril de 2020

        A conta da daiane ta errada, ela trabalhou em ml para o valor que deveria serem gramas. Seriam 750g de alcool pra 250 gramas de agua (alcool 70% INPM) . Para usar mL, ela teria que medir 800mL de alcool e 200 ml de água (77% GL) essa inversao pode fazer o alcool 70 virar 62.

    • Avatar
      Franco 4 de abril de 2020

      O problema é o resíduo de substâncias ou outros combustíveis no caminhão tanque ou no tanque do posto. Fora o álcool batizado.

    • Avatar
      Ricardo Oliveira 4 de abril de 2020

      Ótimos comentários! também acho um absurdo não poder usar o álcool do posto que é mais barato. Pior ainda é o fato de só ter álcool 50% no comércio. Mas tenho uma pergunta: Por que o álcool do posto tem um odor diferente? E fiz uma diluição do álcool do posto para 70% e a solução resultante ficou branca? alguma ideia sobre o que pode ser isso?

      • Avatar
        josias 5 de abril de 2020

        amigo se usar uma água filtrada , poderá diminuir dele ficar branco .

    • Avatar
      Henardo Mourão 8 de abril de 2020

      Isso mesmo. Inimigos do povo. Deveriam tomar vergonha na cara bando de fdp. O álcool da farmácia tem basicamente mais água e quimicamente é álcool igual ao do posto. Os menos favorecidos recebendo esse tipo de “informação” leviana. #globolixo

    • Avatar
      Jussiara Silva 11 de abril de 2020

      Olá Boa tarde ! obrigada pela informação ,de fato eles devem achar que somos burros ou ignorantes

    • Avatar
      Hugo 23 de abril de 2020

      Essa conta ta errada. Nao se pode fazer assim direto por volume, pois sao liquidos de densidades diferentes. não vai dar um litro e nao vai dar 70%. suas medidas tao certas em peso. se vc usar 750 gramas e 250 gramas de agua, vai dar quase exatamente 70%, mas nao vai ser um litro redondo. Pra vc usar volume em ml, precisa usar unidade em gay lussac.. tera alcool 77% que é o mesmo que 70% INPM.. Nesse caso meça 800mL de alcool mais 200mL de agua. Não pode avolumar. mede separado e depois mistura.. boa sorte. nao use ma pele..

  • Avatar
    Jean Carlos 1 de abril de 2020

    Sei não,olha a Wikipédia:

    O etanol é muito importante no meio médico, onde é utilizado, bem como outros álcoois também são, no extermínio de vida microbiana nociva, que poderia piorar o estado dos doentes já que o etanol mata os organismos desnaturando suas proteínas e dissolvendo os lípidos sendo eficaz contra a maioria das bactérias, fungos, e vários tipos de vírus, mas é ineficaz contra os esporos bacterianos.[5][6] É usado também na produção de biodiesel, onde o óleo da mamona reage com o etanol, gerando éster etílico e glicerina.[7] Há utilização também na produção de bebidas alcoólicas e de produtos farmacêuticos e de perfumaria.[8][9]

    • Avatar
      Fabio Gino 3 de abril de 2020

      Não compreendi o que não sabes. Parece que sabes pelo que escreveste.
      Há estudos publicados sobre a eficácia do álcool contra virus coronas e contra o sars-cov19. Diversos estudos testam álcoois etílicos com concentrações comerciais. Óbvio. E não recomendam alcoois com baixa concentração como o encontrado em supermercado 46 INPM (pouco mais em volume)
      Não há nada contra concentrações maiores ou contra o tipo de comercialização. Somente o Brasil vende álcool automotivo

  • Avatar
    K 1 de abril de 2020

    A usina de etanool q trabalho doou 160 mil litros de etanool p os estados onde estao localizada as usinas e tambem p o nosso municipio ..e é o mesmo q os carros da empresa utilizam..so adicionara uma porcentagem de agua

    • Avatar
      Fabio Gino 3 de abril de 2020

      Exato!

  • Avatar
    Carlos 1 de abril de 2020

    Sou filho de médico, vi meu pai a vida toda misturando um meio tubinho de iodo No litro de álcool.. iodo é barato nas farmácia.
    muitos hospitais faziam e fazem isso ainda .. fica um ótimo anti vírus e bactérias. Álcool iodado !

    • Avatar
      Carlos 2 de abril de 2020

      O álcool iodado pode ser usado de modo diários contra o vírus?

    • Avatar
      Fabio Gino 3 de abril de 2020

      Certamente. O iodo é ótimo desinfetante. Mas deve tornar se caro para uso abundante

  • Avatar
    Joel 1 de abril de 2020

    Pessoal é toxico sim, todos os dias vemos frentistas morrerem devido aos efeitos do álcool combustível.

    • Avatar
      Logan 1 de abril de 2020

      Não, você não vê nenhum frentista morrendo todos os dias pelo contato do etanol combustível, a não ser que ele o ingira em grandes quantidades. O etanol que abastece veículos é o mesmo encontrado no supermercado, apenas em concentração diferente.

      • Avatar
        Hugo 23 de abril de 2020

        Nem isso. é igual.. alcool de posto é 92,8 ou 96, o de farmacia tbm é 92,8 e 96. da uma olhada na resolução ANP numero 7 de 2013..

    • Avatar
      JACKSON SILVA 3 de abril de 2020

      Creio que seja por conta da gasolina, mas do álcool não, estou usando a mistura álcool x água, exatamente na proporção que foi dita acima 750×250, não tenho visto sintomas nenhum anormal, como efeito colateral, pelo contrário, o cheiro é o mesmo, assim como a consistência do líquido em questão…

      • Avatar
        Hugo 23 de abril de 2020

        Esses numeros da mistura 750×250 tem que ser pesados em gramas.. Vc na verdade ta usando alcool 62 se botar em mL. Pra usar volume vc precisa fazer 802×198. Se quiser alcol 70 INPM usa pesando, se quiser usar volume o alcool tera q ser 77% GL. sendo que 70 INPM é igual a 77GL

    • Avatar
      Fabio Gino 3 de abril de 2020

      Nunca soube e muito menos assisti a um frentista morrer. Se se entoxicar certamente será devido aos vapores da gasolina. Se achas tóxico, pares de tomar cerveja, vinho…vodca nem pensar

    • Avatar
      Sinval rocha 6 de abril de 2020

      os vapores tóxicos sao do benzeno produto cancerígeno que e misturado na gasolina.

    • Avatar
      Nereu 12 de abril de 2020

      Meu caro amigo me aponta quantos frentista ja morreram por efeitos do álcool ja vi andarilio tomando no lugar de pinga

  • Avatar
    Everton 1 de abril de 2020

    Segundo a Anvisa, o álcool é 70 INPM, que corresponde a 77GL.

  • Avatar
    Paulo Oliveira 31 de março de 2020

    É mentira isso. O alcool de posto de combustivel mata sim esse virus, ele é ideal pars limpar matérias, objetos domestico. Basta usar 500ml do alcool de posto + 100ml de água sanitaria + 50ml de limps louça e pronto. Essa mistura mata qualquer virus. O resto é só conversa pra boi dormir.

    • Avatar
      KARINA CONSUELO NORBIATO DE FARIA GONCALVES 1 de abril de 2020

      Concordo com vc Paola, o álcool de posto é super forte e eficaz sim, como que alcool
      de posto não vai matar esse vírus? Eu tô usando álcool de posto e tô amando, a gente sente a diferença com ele, o ambiente fica super mega limpo de verdade

      • Avatar
        Nívia Lopes 1 de abril de 2020

        O problema pelo que entendi é que o alcool acima de 70 evapora rápido demais e por isso não fica tempo suficiente para eliminar o corona vírus.

      • Avatar
        Braz 2 de abril de 2020

        SE O ÁLCOOL DE POSTO EVAPORA RAPIDO ENTÃO É SÓ USAR MAIS QUANTIDADE NAS MAOS

      • Avatar
        Hugo 23 de abril de 2020

        Mas vc precisa diluir pra ter 70 INPM (92,8) ou 77GL (96) que é no fim e a mesma coisa, so muda o metodo de praparo. um pesa e o outro mede volume. pra fazer 70 INPM, vc pesa 750g do alcool 92,8 + 250g de agua., pra fazer o 77GL vc mede 802mL de alcool 96 + 198ML de agua. Tanto a pesagem quanto a medida de volume tem q ser feito separado e misturado depois.

  • Avatar
    Flávia 31 de março de 2020

    Eu só achei para comprar na minha cidade álcool 92,8,500 ml,mas é comprei no mercado,esse eu posso usar?tem que diluir?

    • Avatar
      Logan 1 de abril de 2020

      Se quiser pode diluir na proporção de 800ml de álcool 92.8 para 200ml de água e terá o 70%.

    • Avatar
      Fabio Gino 3 de abril de 2020

      Nunca soube e muito menos assisti a um frentista morrer. Se se entoxicar certamente será devido aos vapores da gasolina. Se achas tóxico, pares de tomar cerveja, vinho…vodca nem pensar.

  • Avatar
    Thamara 30 de março de 2020

    Qual a dificuldade de vocês entenderem, que água e sabão funciona?
    Água diluída com água santaria funciona também

    Querem fazer um monte de mistura, colocando a saúde em risco por ficar inalando essas misturas loucas

    Irresponsáveis

    • Avatar
      Sara 3 de abril de 2020

      Então vc quer dizer q é mais fácil sair oom um frsco de água sanitária diluída, do que um Franco de álcool. As pessoas buscam alternativas.

    • Avatar
      Celialda Almeida 5 de abril de 2020

      oh santa ignorancia, realmente n tem como sair por ai usando agua sanitaria diluida, embora acredito q n e so pensando no Corona q estamos aqui procurando alternativas, n e meu caso pelo menos.

  • Avatar
    rodrido pinto 29 de março de 2020

    ola´, tenho 1garrafa de 1 litro com alcool a 96°GL e outra tambem de 1 litro com alcool a 54°GL. Quero saber se tem como misturar estas duas garrafas para chegar ao alcool 77°?

    • Avatar
      LEONARDO DE AZEVEDO CALDERON 1 de abril de 2020

      (V1 x 96) + (V2 x 54) = (V3 x 70)

      (96.000 + 54.000)/70 = v3

      2.142 mL

      Resultado: pode misturar as 2 garrafas e adicionar 142 ml de água para ter álcool 70%

      • Avatar
        Hugo 5 de maio de 2020

        Ta errada essa conta. Vc ta misturando as unidades GL e INPM.

    • Avatar
      leocir Wisniewski 4 de abril de 2020

      Boa noite. O correto e comprar um densímetro, (alcoômetro) que vai de 0 a 100gl. ai você vai fazendo as mistura ate baixar de 96º para 77º gl que corresponde a 70 INPM

  • Avatar
    Pedro pedrosa 29 de março de 2020

    Caro amigo para começar o álcool de posto é o mesmo álcool utilizado pelas farmácias ou seja o álcool etílico ou etanol e o álcool de posto ele já foi diluído pela distribuidora e tem 25 por cento de água fora que pode ainda ter alguma adulteração o metanol ou álcool metílico vem de álcool obitido da madeira e é realmente muito tóxico mas não é para vir no combustível distribuído para os postos que o mesmo é muito carro e pode danificar o motor agora ninguém vai lhe dar está dica pois o álcool do posto é muito barato eles vão querer que você compre na farmácia ou nos supermercados a 20 reais o litro vamos deixar de ser manipulados na Internete por falsos especialistas e demagogos

    • Avatar
      Fabiano 31 de março de 2020

      Obrigado melhor argumentação verdadeira…

    • Avatar
      Val 1 de abril de 2020

      Eu trabalho em usina de acucar e etanool .e a usina doou 160 mil litros de alcool p os estados onde estao localizada! E uma parte veio para o nosso municipio onde entregaram o alcool direto nos hospitais! E é o mesmo alcool q os carros da empresa usa! O que sei é o alcool q sai é 99 ai retira 29 por cento e completa com agua

    • Avatar
      Karl 3 de abril de 2020

      Informação errada. O etanol de posto não tem 25% de água

  • Avatar
    Ricardo helal 28 de março de 2020

    O alcool de combustivel e mais forte do de 70 porem evapora antes ,mais se adcionado gel ,detergente,ou glicerina ou produto que retarde a evaporação do alcool se tornara. Mais eficiente e preciso orientar porque não temos o alcool 70 para o povo usar.vamos falar de justica temos muitos desvios de vacinas nos postos de saude que nao duram nãotemos controle,assim como,alguns donos de farmacias vendendo por 80.00 reais 200ml porque não colocar nos postos de combustiveis o alcool com precos tabelados,e aqueles politicos empresarios comerciantes que forem pegos enganando a populacao neste momento de desgraca da humanidade sejam presos e confisquem seus patrimonios em prol da população.justica…

  • Avatar
    ANTONIO CESAR L LEITAO 28 de março de 2020

    Acabei de ser assaltado em um loja aquí em Recife, e minha esposa pagou 80 reais por 5 litros. A maioria dos brasileiros não podem comprar, então compra o que abastece carros e colocar 25% de água ex: 4 litro de etano + 1 litro de água , que vai dar certo, pior e não ter nenhum. Falo nos casos de quem não tem recursos , eu tive condições de ser assaltado e comprei.

    • Avatar
      Claudinei 29 de março de 2020

      Para um litro de álcool um copo de água

  • Avatar
    Anderson 28 de março de 2020

    Se pegarmos 1 lt de alcool veicular e acrecentar 300 ml de agua potavel filtrada, da certo?

    • Avatar
      graziano leal 28 de março de 2020

      nao pode ser 300 ml porque o etanol ja tem 7% de agua ,no caso voce pode colocar 730 ml de alcool combustivel e 270 ml de agua desmineralizada (chuva ou de rafiador de carro)
      OBS: comprar o etanol comum,sertificar que ele é totalmente transparente

  • Avatar
    Digao 28 de março de 2020

    Nos hospitais quando vai tomar enjecao tirar sangue etc o álcool e líquido e evapora rápido

  • Avatar
    Vagner 26 de março de 2020

    Qualquer alcool nos olhos irritam, sem nexo essa explicação

    • Avatar
      KARINA CONSUELO NORBIATO DE FARIA GONCALVES 1 de abril de 2020

      Concordo com vc Vagner, qualquer álcool irrita mesmo sendo o alcool 46 já irrita. Essa explicação da sujeta é muito louca demais

  • Avatar
    Richard da Silva Gomes 26 de março de 2020

    Queridos, a matéria foi feita pra gerar mais lucros para industrias e comerciantes que estão lucrando com a venda abusiva de álcool em gel. Álcool de Posto é forte e em contato com o vírus o mata quase que imediatamente. Estão querendo lucra na desgraça do povo. Álcool de posto é barato e eficaz. Acima químicos disseram isso e também já consultei conhecidos meus formados em química.

    • Avatar
      marcelo 27 de março de 2020

      Boa tarde concordo, achei estranha essa explicação.

    • Avatar
      Oliveirs 31 de março de 2020

      Eu sou Quimico, realmente esse alcool mata em 100% dos casos. O resto é conversa de boi dormir.

      • Avatar
        KARINA CONSUELO NORBIATO DE FARIA GONCALVES 1 de abril de 2020

        Obrigado nos ajudar. Deus te abençoe muito??

  • Avatar
    Claudio Ricarte do Nascimento 26 de março de 2020

    Informações dos profissionais para usar o que não existe pra nós como álcool gel fica inútil por não existir, não existir seria a melhor forma de pronunciar.
    Quem não tem cachorro, caça com gato

  • JOZIAS SANDIM 26 de março de 2020

    BOA TARDE TENHO UM LITRO DE ALCOOL 96 GL E UM LITRO DO ALCOOL 54 GL POSSO MISTURAR E TEREI O ALCOOL 77 GL APROXIMADAMENTE?

    • Avatar
      IGNACIO C BULHOES 30 de março de 2020

      Essa galera á maluca! Use o álcool recomendado pelos profiassionais de saúde.

  • JOZIAS SANDIM 26 de março de 2020

    BOM DIA TENHO UM LITRO DE ALCOOL 96 GL E UM LITRO DE ALCOOL 54 GL POSSO MISTURALOS E TEREI UM ALCOOL APROXIMADAMENTE 77 GL?

  • Avatar
    Fabio 25 de março de 2020

    Boa noite, álcool 80% em gel vendido pra acender carvão, serve pra usar contra o corona?

  • Avatar
    Sebastiana 25 de março de 2020

    Álcool 67% pode ser usado apara desinfetar as mãos?
    Ou não tem efeito?

  • Avatar
    Webester Batista Durães Santos Att 24 de março de 2020

    Usei crack por 15 anos e tô vivo c saúde então vou usar álcool de posto e com fração de água q chegue aos 70% não existe mais aqui tbm se o crack não me matou álcool vai me matar temos q tentar o q temos

    • Avatar
      Neo 30 de março de 2020

      Antes ficar intoxicação do que ser contaminado por corona.

    • Avatar
      IGNACIO C BULHOES 30 de março de 2020

      Esse é um imbecil completo.talvez um palhaço!

  • Avatar
    Dirceu 24 de março de 2020

    Boa noite!

    Gostaria de saber se posso utilizar o álcool 70% diluído com candida colorida para desenfetar as mãos e utensílios de casa e carro?

  • Avatar
    RICARDO GONÇALVES 24 de março de 2020

    Tenho álcool a 92% e tenho a 54%, qual a proporção da mistura que tenho que fazer para chegar a 70% ??

    • Avatar
      Modesto 25 de março de 2020

      92 + 54 = 146 / 2 = 73

      Mistura 1 litro de cada que você vai ter 2 litros de álcool 73•

      • Avatar
        Douglas 26 de março de 2020

        E o restante complete com água!!!!

    • Avatar
      Anderson 27 de março de 2020

      Levando em consideração recipiente de 500ml.
      Sabemos que destes 500ml, 92.8% são álcool =464ml
      E 7.2% são água.
      Adicione 163ml de água aos 500ml do recipiente.
      Você terá um total de 663ml de álcool 70% exato.
      Raciocine : 70% de 663ml= 464ml do álcool real do recipiente de 500ml que não variou.
      30% de 663ml= 199ml(sendo 163 de água adicionada aos 500ml e 36ml=7,2% de água que já tinha no recipiente.
      É SÓ ADICIONAR 163ML DE ÁGUA AOS 500ML DO RECIPIENTE.

  • Avatar
    Maria Gilderlania da Conceição 24 de março de 2020

    Gostaria de saber se o álcool de posto poder se usado diluído em água pra limpeza doméstica?

    • Avatar
      Dani 24 de março de 2020

      Mistura com água da patente.

  • Avatar
    Antonio Carlos Fassoni 24 de março de 2020

    Bom dia
    Alguém sabe se posso misturar álcool 46 c 96 qual seria o resultado?

    • Avatar
      Edvan santos 26 de março de 2020

      Mistura um litro de cada e pode usar

  • Avatar
    WELLITON 24 de março de 2020

    Balela!Mafiosos da indústria! Etanol vendido nos postos possuem aproximadamente 96% de álcool, se há metanol diluído em etanol é adulteração. Deveriam se informar melhor antes de publicarem ma matéria importante em tempos de crise viral.
    Também sou químico, e aqui em casa todos meus familiares estão fazendo o uso do álcool de posto, apenas realizei a diluição em água desmineralizada ( água de bateria) para obter o álcool 70. Pode-se usar água filtrada, porém a eficiência da solução para desinfecção será de 24hs.

    • Avatar
      Romero 25 de março de 2020

      Até que enfim uma informação útil, e que pode ajudar a todos. Na reportagem eles ignoram que não tem alcool 70GL para comprar, então o jeito é substituir com o que se tem disponível.

    • Avatar
      Richardeson 25 de março de 2020

      Eu uso álcool de posto ,puro aceito sua sujestão para desinfectar as mãos , estes posts não ajudam o governo não toma atitude para restaurar abastecimento .

    • Avatar
      Josué 26 de março de 2020

      Por favor. A diluição é de 300ml de água desmineralizada para 700ml de álcool 96% ?????

      • Avatar
        Gladimir 26 de março de 2020

        Não. O álcool 96 já possui 4% de água, portanto o melhor e misturar 296 ml de água em 704 ml de álcool para conseguir a medida exata. Não que eu acredite que essa diferença influencie tanto, mas ficarias com álcool 70% exato. Estou usando Etanol combustível misturado com água, nessas proporções.
        Quanto ao metanol, verifiquei a legislação brasileira de combustíveis e o máximo admitido de metano no etanol combustível e 1%.
        Quanto a hidrocarbonetos. Sou da área mecânica e como todos na área mecânica, desde jovem, tenho 55 anos, sou acostumado a limpar as mãos sujas de graxa com querosene, diesel, gasolina e ate, em algumas vezes, thinner, que são hidrocarbonetos puros, portanto não venham me dizer que uma possível existência de hidrocarbonetos em percentuais irrisórios vão causar algum problema.
        Provavelmente os especialistas são produtores de álcool.

      • Avatar
        Wall 27 de março de 2020

        Diluição de 300 ml de agua em 1litro de álcool aí sim fica 70% de álcool

    • Avatar
      Claudio Lima 27 de março de 2020

      O que o pessoal não sabe é que existe uma coisa denominada FISPQ – Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos e, consultei pelo Google a FISPQ do álcool anidro vendido nos postos, da BR – Petrobras. É álcool puro, se existe produtos outros é porque está alterado.

    • Avatar
      IGNACIO C BULHOES 30 de março de 2020

      Melhor é usar água da patente .

  • Avatar
    Josimar dias da silva 23 de março de 2020

    Porque fala assim que pode ter substâncias nocivas à saúde se quem condena o uso sabe das coisas… Tem ou não tem, eis a questão.

  • Avatar
    Luciano 23 de março de 2020

    Não procede estas informações!!!
    Já no início da matéria, há um erro em citar que o etanol possui 7% de água.
    Sua composição original é em média 95,6% álcool (4.4% água).
    A volatilidade tanto do 70% quanto ao 96,6% é a mesma. Faça o teste!
    O principal motivo de não usar o etanol, é pelo risco de acidentes domésticos.

    • Avatar
      arnaldoborgesmarreco 24 de março de 2020

      Adquirir 2 lt. de álcool, 100 ml de água oxigenada a 10%, 130 ml de glicerina, 1,5 lt de água fervida(temperatura resfriada), 750 ml de gel transparente para cabelo, misturei tudo num vaso de vidro e mexi bem com uma colher de pau prestíssimo o gel… pronto falei e disse…

      • Avatar
        Ines 29 de março de 2020

        Muito diluido ….precisa ser 70 GL para penetrar de forma mais eficiente na membrana celular do virus,

  • Avatar
    davi 23 de março de 2020

    fiz um blend aqui muito útil, um litro de alcool de posto, 400ml de água, 50 ml de detergente e 100ml de água sanitária. quero ver essa porrra viver!

    • Avatar
      Nivea 27 de março de 2020

      Melhor comentario rsrs

  • Avatar
    Renata 23 de março de 2020

    Álcool gel para churrasco 80inpm mata o covid19

    • Avatar
      davi moller 23 de março de 2020

      mistura um litro de alcool de posto, 400 ml de água, 50ml de detergente e 50ml de agua sanitaria

    • Avatar
      DAvi 23 de março de 2020

      fiz um blend aqui muito útil, um litro de alcool de posto, 400ml de água, 50 ml de detergente e 100ml de água sanitária. quero ver essa porrra viver!

    • Avatar
      Vinícius 24 de março de 2020

      Mata sim, 60% a 80% (INPM) é o ideal. Pode usar seu álcool gel 80% que não tem problema (só vai ressecar mais a pele do que o 70% INPM).

    • Avatar
      CARLOS ALBERTO MOTA FILHO 24 de março de 2020

      Nao

  • Jean Paulino 23 de março de 2020

    OLHA AE ? EM UMA EMPRESA USINA A RESPOSTA !!!

    Alcool hidratado

    O álcool hidratado é o álcool misturado com água, vendido nos postos como etanol combustível. Para poder ser comercializado, a ANP estabelecee vários critérios de qualidade ao produto.

  • Jean Paulino 23 de março de 2020

    DEPOIS DE TODA DISCUSSÃO , POSSO USAR O ÁLCOOL DE POSTO NORMAL ? DILUINDO ELE EM AGUA COM 230 OU 240 ML PARA 1 LITRO . LEMBRANDO QUE PARA CORNA VÍRUS E RECOMENDÁVEL 60 Á 70 % . ENTÃO MESMO TENDO UM ERRO AINDA É POSSÍVEL UM ACERTO ENTRE 60 Á 70 OK !!

    • Avatar
      Cleidson de Oliveira Fonseca 24 de março de 2020

      Use 200 ml de água pra cada 800 de álcool. Vai ter uma concentração de 70gl.

  • Avatar
    Jhony 23 de março de 2020

    Kkkkk álcool de posto não tem água que diabos sai do escapamento jorrando e não é eficaz por evaporar rápido não vou espirrar vou lavar.

  • Avatar
    Valdine 23 de março de 2020

    Pode acrescentar água no álcool 90

    • Avatar
      Jean F 23 de março de 2020

      Eai pode usar alcool de posto ou não ? qual foi a decisão ae depois de toda esse bate papo ?

  • Avatar
    Edson Rigotti 23 de março de 2020

    Se eu misturar álcool 96 % com álcool 46% eu tenho álcool 71% na média? É possível isso?

  • Avatar
    Ronaldo 22 de março de 2020

    Gostaria de saber se o álcool 80% em gel pode ser usado pra combate o corona vírus…

    • Avatar
      Claudia 23 de março de 2020

      Pode se misturar 145ml de água para 1 L de álcool 80

  • Avatar
    Rafael 22 de março de 2020

    Se querem álcool 70% (m/m)/ 77% (v/v), basta misturar álcool desses comprado em mercado (92,8º INMP/96º GL) com água filtrada, na proporção, 813ml de álcool e 187ml de água.

    • Avatar
      Rafael 22 de março de 2020

      Ou adicionar 230ml de agua em 1 litro de alcool 96ºGL.

      • Avatar
        Giberto Paulo 23 de março de 2020

        Está errado, vc acrescenta 371 ml de água em 1 L de alcool a 96 ou 270 ml de agua em 730 ml de alcool a 96

  • Avatar
    Thalles 22 de março de 2020

    Comprei àlcool 96°GL 500ml
    Como posso fazer pra fica 70% ??
    Me ajudem…

    • Avatar
      Rafael 22 de março de 2020

      Thales, basta adicionar 115 ml de água e misturar.

    • Avatar
      JULIMAR DOS SANTOS SILVA 22 de março de 2020

      Tu tera que adicionar 185 ml de água, veja se tu tem 500 ml de álcool 96°GL, isso quer dizer que 480 ml são de álcool e 20 são de água, se 480 ml equivale a 70% tu terá que adicionar 30% de água o que dá 205 ml, mas seu álcool já tem água, 20 ml, basta adicionar 185 ml.
      Não recomendo usar esse álcool como desinfetante para as mãos! Pois o álcool de posto é diferente do álcool de farmácia e dependendo da origem (cana de açúcar, milho ou madeira) pode ser tóxico.

      • Avatar
        Gláuton Dutra 22 de março de 2020

        Está errado, meu caro Julimar. Você misturou 96º GL (que equivale à 92,8 INPM) com 70 INPM (que equivale à 77º GL). Refaça os cálculos e verá que para 500 ml de álcool 96º GL você deverá acrescentar aproximadamente 120 ml de água para obter 77º GL (ou 70 INPM).

      • Avatar
        Gustavo Freire Borges 23 de março de 2020

        Pode ter outra substâncias, mas para desinfetar superfícies me parece uma boa, se misturado com água na proporção certa.

      • Avatar
        Cloves 23 de março de 2020

        Pra superficies melhor usar 100ml de água sanitária em 2L de água

    • Avatar
      Nanda 23 de março de 2020

      Você aciona 130ML de água fervida ele fica 70 %

    • Avatar
      Franciney Paes de Almeida 23 de março de 2020

      Basta adicionar 115ml de água filtrada.

  • Avatar
    Artur 22 de março de 2020

    Vou seguir o que a OMS diz. ?

  • Avatar
    Jose Eduardo de Souza 22 de março de 2020

    Sou medico!! E vc esta fazendo um deserviço a sociedade!! Passando informacao errada!!! O etanol combustivel pode nao ser o mais indicado!! Mas é eficiente em superficiies sim!! Alem do mais de for misturado numa fracao de 250 ml de agua para cada 1000 ml de etanol ele passa a ser na casa de 70-75%

    • Avatar
      LEANDRO PEIXOTO CHINELATO 22 de março de 2020

      Boa tarde, não achei álcool em gel em lugar nenhum no dia em que fui comprar, então comprei um litro e meio de etanol e quinhentas ml de soro fisiológico, misturei e fiz dois litros dessa solução, uso tanto nas mãos como em objetos. Gostaria de saber se essa medida está certa, e se tem problema eu continuar usando nas mãos?

      • Avatar
        Getulio Ubyrajara 25 de março de 2020

        Moçada deste Brasil varonil,seguinte:de tantas indagações, respostas, fórmulas químicas etc.fiquei quase bebum e imunizado contra tal vírus, com todo respeito…

  • Avatar
    ROSANIA PIEDADE RAINHA 22 de março de 2020

    Mais se não estamos encontrando alcool gel nem os liquidos que servem para higienizar como vamos sobreviver

    • Avatar
      Artur 22 de março de 2020

      pode usar alcool de posto sim se nao achar o outro

    • Avatar
      Cesar 6 de abril de 2020

      Lavando a mão com água e sabão 🙂

  • Avatar
    Antônio 22 de março de 2020

    Olá então se eu pegar o álcool 46% se colocar água na contidade certa pode ser usado

    • Avatar
      Gáuton Dutra 22 de março de 2020

      Não, meu brother, é o contrário. A solução de 46% é muito fraca, muito diluída. Se misturar mais água irá diminuir mais ainda a concentração de etanol, ficando abaixo de 46%. Porém se você tiver um frasco de álcool 92.8 INPM (que é o mesmo que 96º GL) aí sim você deve misturar água filtrada (e NÃO soro fisiológico) numa proporção que faça reduzir a concentração para 70 INPM / 77º GL. Ex.: um frasco contendo 500 ml de álcool 92,8 INPM / 96 GL tem aproximadamente 480 ml de álcool e 20 ml de água. Para chegar a concentração ideal você terá que diluir mais essa solução, ou seja, acrescentar mais água. No caso deve-se acrescentar aproximadamente 120 ml de água filtrada ou destilada à solução de 500 ml de álcoll 92,8 INPM / 96º GL para obter a concentração desejada de 70 INPM / 77 GL.

      • Avatar
        GG 24 de março de 2020

        Pode ou n álcool d posto?

      • Avatar
        jozias 26 de março de 2020

        Bom dia Gauton Dutra tenho um litro de alcool 96 gl e u litro de alcool 54 gl posso misturar os dois e terei aproximadamente o alcool 77 gl

    • Avatar
      Patrícia Assumpção 23 de março de 2020

      NÃO

      • Avatar
        pode sim, melhor que nada. 25 de março de 2020

        pode sim, melhor que nada.

  • Avatar
    OLIVEIRA 22 de março de 2020

    Quem está falando que não poder usar o ALCOOL HIDRATADO COMBUSTIVEL por conta da EVAPORAÇÃO deviA iNFORMAR que 93º ELIMINA as BACTERIAS mais rapido, porque 93º é mais PURO ALCOOL que 70º. ALCOOL 93º em GEL é muito mais EFICAZ, não tem EVAPORAÇÃO RAPIA POR CONTA DO GEL
    Tudo isso faz parte da INDUSTRIA FARMACEUTICA, a mesma INDUSTRIA que não aceita os MEDICAMENTOS NATURAIS SEM QUIMICA.

    • Avatar
      D.Silva 22 de março de 2020

      Concordo plenamente. O fato é que oportunistas não faltam nesta hora e muitos irão tentar lucrar com a O VÍRUS CHINÊS, principalmente neste país.

    • Avatar
      Amanda 22 de março de 2020

      Concordo plenamente com você!

    • Avatar
      Gláuton Dutra 22 de março de 2020

      Boa noite, meu brother! Seguinte, você está um bocado equivocado. O álcool 92,8 INPM 96 Gl é sim mais concentrado, porém é ineficaz no combate a microrganismos. Não apenas porque evapora mais rápido, mas porque é necessário água numa proporção ideal para que ele penetre as barreiras proteicas desses microrganismos. O álcool muito concentrado causa uma desnaturação e coagulação muito rápidos nessa barreira e acaba muitas vezes não atravessando-a, não matando então o microrganismo. No entanto o álcool com a concentração ideal de água consegue penetrar essa barreira causando a morte do microrganismo.

      • Avatar
        Geremias Alves Barbosa 23 de março de 2020

        ???

    • Avatar
      Jordam 23 de março de 2020

      Lá vem os lunáticos conspiracionistas.

    • Avatar
      Iossias 10 de abril de 2020

      O engraçado é que comprei alcool aqui na farmácia 70 líquido e ele e manipulado na descrição o álcool e 96 etílico com uma porção de agua ou seja o álcool etílico e o de posto …. pra mim isso é comercio vc não pode fazer mas os mesmos podem fabrica com o mesmo ingrediente… É o álcool de posto misturado com água e utilizado para detetisar escolas.

  • Avatar
    José Queiroz da Cunha Santos 22 de março de 2020

    Taqueopariu.
    Eu sou químico e digo:
    Etanol é etanol e pronto.
    O do posto pode ser um pouco mais sujo mas continua sendo o abençoado etanol ou álcool etílico C2H6O 93g/l, alias o mesmo de qq bebida.
    Metanol ou álcool metilico é álcool de eucalipto esse é venenoso como a grande maioria de outros álcoois.

  • Avatar
    Rafael 22 de março de 2020

    Trabalho Com Manutenção De Bicos De Abastecimento, E Digo Que Etanol,Não Tem Nada A Ver Com Álcool De Uso Doméstico, Vemos Que O Combustível Se Não Manipulado De Forma Correta, Pode Causar Queimaduras Na Pele, E Isso Não É Ideal Em Tempos De Pandemia, Pense Suas Mãos Feridas É Uma Porta De Entrada, Pro COVID 19 E Outras Infecções, Mesmo Diluído Em Água, Ainda Apresenta O Risco De O Que Chamamos Leitamento Ou Congelamento, Onde O Mesmo Sofre Alterações Químicas, Podendo Causar Ressecamentos Capaz De Destruir Anéis De Borracha E Peças Em Metal E Alumínio, Tamanho O Poder De Corrosão, Então Pra Resumir, Se Não Tiver Álcool 70 Em Gel, Use Dertegente E Água Pra Igienizar Suas Mãos.

    • Avatar
      José Queiroz da Cunha Santos 22 de março de 2020

      Álcool de posto é etanol ou álcool etílico, álcool de mercado é etanol, álcool de qq bebida alcoólica e etanol.
      Diferem em concentração.
      O álcool etílico e ressecante e corrosivo tanto faz de onde venha.
      Puro o etanol ferve a 78°C e congela a -114°C.
      Qto a leitamento, sou químico a 35 anos e nunca ouvi falar disso.

      • Avatar
        JENIFER SCAPIN ZAGATTI 22 de março de 2020

        Então posso diluir e usar na pele?

      • Avatar
        Tatiane Cristina da Silva 22 de março de 2020

        Boa noite!
        Essa informação procede q álcool 92 ou 96 qnd acrescentado água se torna em álcool 70?

        Me esclarece
        Obrigada

    • Avatar
      GUSTAV AMARAL 22 de março de 2020

      Não sou especialista. Mas tem 1 semana q tou usando alcool combustível ( hidratado, não aditivado). Não queimei a pele e me parece funcionar bem.

    • Avatar
      Manoel Ernesto Ottoni de Carvalho 22 de março de 2020

      para de falar besteira. O alcool comum de posto é alcool puro sim e pode ser usado. Somente o aditivado que pode conter outros produtos.

      • Avatar
        GLEYSON DO NASCIMENTO ELOI 22 de março de 2020

        Eu sou frentista e nao recomebto.

      • Avatar
        Jaeder 23 de março de 2020

        Porque

  • Avatar
    JOSEANA ANDREIA DOS SANTOS SANTOS 21 de março de 2020

    Boa noite não achei o álcool de 70 apenas 96,como faço p transforma e esse álcool de 96 p 70?
    Obrigada

    • Avatar
      Gustavo 22 de março de 2020

      Pega 1 litro (1000mL) desse álcool e mistura com aproximadamente 370 mL de água. Aí vc vai ter 70% de álcool.

      • Avatar
        Antonio sousa do nascimento 22 de março de 2020

        Eu tambem faço essa mistura, e confio na eficacia. Estamos.assistindo ai no mercado um comercio oportunista . Um litro de álcool 70% a um mes atrás custava R$ 5,70. Hoje se encontra ate de R$ 80 reais; enquanto deveria ser mais barato do que o alcool absoluto, porquê alcool 70% tem 30% de agua. Mas as pessoas se aproveitam das dificuldades gerais para beneficios financeiros. É uma triste realidade

      • Avatar
        OLIVEIRA 22 de março de 2020

        Esta ERRADO, ele tem que colocar 260 ml AGUA, 960 ml Alcool sobre 1 Litro são 96% ja tem 4% AGUA, colocando 260 ml AGUA aumenta 26%, totalizando 30% AGUA, TEMOS ENTÃO 70% ALCOOL e 30% AGUA

      • Avatar
        Rafael 22 de março de 2020

        O certo é adicionar 230ml de água em 1 litro de alcool 96ºGL.

      • Avatar
        Gláuton Dutra 22 de março de 2020

        A proporção está errada, meu caro. É aproximadamente 240 ml de água para cada litro de álcool 96º. 1 L + 240 ml = 1.240 ml. Do volume inicial de 1 L temos 960 ml de álcool e 40 ml de água. Se acrescentarmos 240 ml de água teremos um total de 1.240ml de solução. 1.240 – 240 – 40 = 960 que é aproximadamente 77% de 1.240. Outro erro que vocês cometeram: vocês misturaram duas formas de medidas. 96º está em GL, que equivale à 92,8 INPM e 70 está em INPM que equivale à 77º GL. INPM é a concentração em massa e GL é a concentração em volume. Um volume de água tem massa diferente do mesmo volume de álcool.

      • Avatar
        Gerson Bifi 23 de março de 2020

        Bom dia,se o problema é álcool 96° mas o álcool gel quando eles fazem não usam esse mesmo álcool ou eles tem um sistema que não evapora?ou em contato com o carbopol ele não se e ações?

    • Avatar
      José Queiroz da Cunha Santos 22 de março de 2020

      Existem 2 medidas de concentração de álcool g/l volume por volume (mililitro, litro etc) inpm peso por peso. O ideal é saber o grau inpm pra fazer a diluição correta pq no etanol existe um fenômeno chamado de contração de volume.
      Então veja o grau inpm pese, faça conta e dilua a qto vc quiser.

    • Avatar
      Manoel Ernesto Ottoni de Carvalho 22 de março de 2020

      só colocar 25% de agua

    • Avatar
      Rafael 22 de março de 2020

      O certo é adicionar 230ml de água.

  • Avatar
    Alcool Isopropílico 21 de março de 2020

    Trabalho com eletrônica tenho alguns litros do álcool isopropílico 99,8 estou usando ele.

  • Avatar
    Danilo 21 de março de 2020

    Ola gostaria de saber o alcool isopropilico 99 mata o corona vírus?

    • Avatar
      laion 24 de março de 2020

      Danilo, é só colocar 223ML de agua e 777ML de alcool. Use essa regra 77% do volume tem que ser alcool e 23% do volume tem que ser Água destilada, ou filtrada. Seu alcool tem a concentração de 99% de alcool e 1% de agua.

  • Avatar
    Ruann 21 de março de 2020

    Gostaria de saber se o álcool em gel 80% pode ser usado para matar o vírus

  • Avatar
    Jean Fiusa 21 de março de 2020

    Mídia manipuladora a serviço dos barões da farmácia! Pra começo de conversa, o que pode matar é o vírus e não o tipo de álcool usado para combatê-lo. Uso álcool de posto diluído com um pouco de água, há 5 anos aqui em casa. E também faço o uso da mesma mistura nas mãos, antes das refeições e quando uso o banheiro. Estou vivo e sem nenhuma sequela! Talvez o álcool que mais mata seja esse que as pessoas bebem. Esse além de ser endossado pelo Estado, arrecada bilhões de tributos às custas de muitas vidas, todos os anos. Ademais, não é necessário ser um doutor em farmácia ou medicina para compreender sob a ótica da coerência, que se um álcool 70 já mata vírus e bactérias, o que dizer de um de 90!? “Ah, mas ele evapora mais rápido..” Simples! Utilize duas ou três vezes! Duvido que fique algum vírus!

    • Avatar
      Nilson 21 de março de 2020

      Verdade amigo é só diluir ..
      O álcool usado para o gel é o 96 puro e etanol apenas é hidratado os dois é só diluir corretamente ..
      Mas é melhor vender gel a 30 reais né..
      Trabalho na química a 15 anos e falo com propriedade.

    • Avatar
      Erasmo teixeira 21 de março de 2020

      Meu caro Jean concordo contigo,matou a charada.

    • Avatar
      Cleide Araújo da Rosa 22 de março de 2020

      Muito bom o comentário, faz sentido

    • Avatar
      Malu 22 de março de 2020

      Gratidão, seu esclarecimento ajuda salvar vidas.

      • Avatar
        Asa 22 de março de 2020

        Só lembre de tomar muito muito muito cuidado na manipulação, pra não causar um incêndio. Imaginem, todo mundo com estoque de etanol e alcool 70% em casa, borrifando pra todo lado, uma faísca e teremos um incêndio de grandes proporções.

    • Avatar
      Amanda 22 de março de 2020

      Pois é!! Concordo plenamente com você!!

    • Avatar
      Ivan 22 de março de 2020

      Qual seria a concentração para fazer um recipiente de 1l. por que a concentração seria 700 ml para completar 1 litro quanto colocaria de água se for utilizar etanol no posto?

    • Avatar
      Elaine Fagundes 24 de março de 2020

      Concordo com você , aqui em casa também usamos o álcool de posto com um pouco de água a aproximadamente 3anos e nunca tivemos nenhum tipo de irritação na pele .

  • Avatar
    Daniel Ricardo Kellermann Batista 21 de março de 2020

    Quero saber dos editores deste, pois pesquisa do a composição do ETANOL, o mesmo é composto tão somente de ETANOL HIDRATADO 95 A 96%…. NÃO têm aditivos e quaisquer outra substância! Se assim, for qual o problema em se fazer a diluição “CORRETA DESTE ÁLCOOL”?! SALIENTO EM FAZENDO A DILUIÇÃO “CORRETA”!

    • Avatar
      Asa 22 de março de 2020

      O problema é o risco de incêndio, com todo mundo estocando e borrifando alcool. Dá pra usar água sanitária diluida também!

    • Avatar
      NOE 25 de março de 2020

      eu medi o álcool do posto no detrimento do posto e deu 93.6 graus entao 93.6% é igual 1000 ml; mas 93.6% -70% =23,6% (EU ACHO… ) que dar 250ml de agua a adicionar

  • Avatar
    Marcelo Favaro 21 de março de 2020

    Boa tarde. Está difícil de encontrar álcool mais de 70% e eu comprei de 46 INPM ETILICO que monstra na embalagem que limpa e desinfeta mata 99,9 das bactérias é da marca COPERAALCOOL bacfree e ela combate corona vírus ?

    • Avatar
      Shirlei De Lima 21 de março de 2020

      Marcelo Favoro
      O álcool 46% e o álcool 54% não servem para eliminar o Coronavírus por ter uma grande quantidade de água na composição. O álcool 92% não serve por possuir um grau elevado de álcool, que o faz evaporar muito rápido antes mesmo de eliminar o Coronavírus.
      O mais seguro para esse fim, é o álcool 70%. E não precisa ser só em gel, pode ser líquido mesmo, mas precisa ter 70° INPM.
      Em alguns comércios (pequenos supermercados), é possível encontrar o álcool 92%. É só misturar 1 medida de água para 3 medidas do álcool 92% e obterá o álcool 70%. É assim que estou fazendo aqui em casa

      • Avatar
        edvanio 21 de março de 2020

        para cada 1000 ml (1litro)de alcool 92.8%, utilize 371 ml de água. voce obterá 1,371Litro de alcool 70%.

      • Avatar
        Gláuton Dutra 22 de março de 2020

        Meus caros Edvanio e Shirlei de Lima, as proporções que vocês indicaram estão erradas. Shirlei, você se esquece de que o álcool 92,8% e 70% a que se refere estão na proporção de massa (INPM) e não de volume (GL). E que o volume do álcool é maior que o da água para a mesma massa de ambos. Ou seja, o ideal é adotar a medida GL, que leva em conta a proporção em volume (92,8 INPM equivale à 96º GL enquanto 70 INPM à 77 GL). Desta forma se calcularmos corretamente chegaremos a seguinte situação: 1.000 ml de álcool 96º = 960 ml de álcool + 40 ml de água. Assim se acrescentarmos 240 ml de água teremos 1.240 ml da solução. 77% de 1.240 equivale aproximadamente à 960 ml, que é igual a medida do álcool da solução.

      • Avatar
        ROBERTINO SILVEIRA TAVARES DOS SANTOS JUNIOR 24 de março de 2020

        nao precisa servexatamente a 70 por cento . mais ou meno 70 se errar um pouco nao tem problemas

    • Avatar
      Karin Duran 21 de março de 2020

      Mata bactérias mas não vírus

    • Avatar
      edvanio maciel 21 de março de 2020

      Marcelo Favaro, não não combate o Corona vírus.

  • Avatar
    Camila 21 de março de 2020

    Boa tarde!

    De acordo com vários artigos científicos, e com regulamentação da ANVISA, o indicado é o álcool 70 INPM (70% m/m) e não 70 GL (70% v/v).

  • Avatar
    wilians Rodrigues de Moraes 21 de março de 2020

    Então quer dizer que o álcool em gel 80INPM(86GL)
    não serve pra combater o corona virus

  • Avatar
    Maria pereira nunes 21 de março de 2020

    ALCOOL COMPRADO NOS POSTO PODE SER SUBISTITUIDO POR ALCOOL 70/PARA O VIRUS CORONA VIRU?

  • Avatar
    Bruna Vieira 21 de março de 2020

    Quando os comentários brindam a matéria, gostaria que mais químicos ou farmacêuticos se manifestassem, ou seja, gente que realmente entenda do assunto não para criticar mas para apontar soluções viáveis em tempos de crise

    • Avatar
      UISLA DE OLIVEIRA CARDOSO 21 de março de 2020

      Sou graduado em Engenharia química, eu já fiz combustíveis utilizei escala ºGL, esse álcool de posto etanol realmente ele é tóxico para nós seres humanos eu ja fiz artigos falando sobre também sobre hidrocarbonetos. É mito o que falaram ali em cima sobre o etanol diluído de 93 %.

      Quando você faz o álcool cair de 93% e cai para 70% você precisa fazer uma regra de três e conferir se há realmente há 70% nele 2 passo faz o gel vai em confeitaria que faz c.m.c carboximetilcelulose e compra ele mistura 4 grama em 150 ml de água pura e dilui o resto dos 70% em etanol no c.m.c

      Acabou o mistério pode ser utilizar outra receita de bolo como por exemplo carbopol 10 gramas para um litro e um estabilizante de PH ai você só olha o ph
      com fita de PH para neutralizar em PH 7 para não ferir a mão deixando assim o mesmo álcool de posto neutralizado, sabendo que se haver hidrocarbonetos pode ser absorvida pela pele mas vai sim matar os microrganismos inclusive o coronavírus. Sobre desinfetantes que citaram logo acima afirmo que funciona também assim como a água sanitária desinfetante em geral.

      Em resumo pode utilizar sim o etanol de posto para esse meio tempo de crise enquanto não achamos em supermercados.
      Espero ter ajudado e abraço a todos.

      • Avatar
        Ruann 21 de março de 2020

        O álcool gel 80% aquele de acender fogo, pode ser usado na prevenção?

      • Avatar
        Dieglison de Macedo Borges dos santos 21 de março de 2020

        Muito obrigada mesmo vc sabe que está ajundando a salvar muitas vidas com essa informação

      • Avatar
        Mara 22 de março de 2020

        Bom dia , para 1 litro de álcool de posto, quanto devo por de água e gel, se necessário for colocar o gel…?

      • Avatar
        Djalma de Oliveira Silva 22 de março de 2020

        Também sou graduado em química, e falo que álcool de posto não pode ser utilizado,pois pode conter metanol que causa irritações na pele e em tempo prolongado pode causar cegueira,e se ele for adulterado com aditivo ?

      • Avatar
        jozias 26 de março de 2020

        boa tarde UISLA TENHO UM LITRO DE ALCOOL 96 GL E UM LITRO DE ALCOOL 54 GL, POSSO MISTURAR OS DOIS E VOU TER O ALCOOL 77 GL APROXIMADAMENTE

  • Avatar
    Pepe Brasil 21 de março de 2020

    Se o álcool 92gl evapora rápido, creio que podemos acrescentar um volume de água assim ele chega próximo ao 70gl.

    Será que isso pode ser feito?

    • Avatar
      Shirlei De Lima 21 de março de 2020

      Sim. O correto é 1 medida de água para 3 partes da mesma medida do álcool 92% e obterá o álcool 70%

  • Avatar
    Marcela 21 de março de 2020

    Álcool gel 67 inpm e eficaz contra Corona vírus ?

  • Avatar
    Luiz 21 de março de 2020

    Eu trabalho em usina. O alcool de posto só é ruim porque os donos batizam. Se conseguir pegar antes de chegar, e diluir, ele é efficiente sim. Sou engenheiro. Outra, a concentracao correta que sai da usina é 92,8°GL

    • Avatar
      strupicio 21 de março de 2020

      Engenheiro não é infectologista. O alcool 92 evapora mais rápido e por isso não é tão eficaz como o 70. Não dê informações sobre o que você não conhece pois está colocando em risco a saúde dos outros desinformados como você.

      • Avatar
        Agnaldo Charlen Castro Almeida 21 de março de 2020

        Acho que você está mal enformada do mesmo lugar que sai a cachaça sai o álcool 40 50 70 e 96 GL por tanto tem várias empresas álcool doando para hospitais tal com uma delas chamada agropeu da Cidade de Pompeu minas gerais está empenhado esse álcool com ter alcoólico menor para esse fim basta saber fazer a conta de porcentagem para colocar água e conseguirá o álcool 70 mais quando tal e levado a Petrobrás aí sim em colocado alguns aditivos que pode causar alergias em algumas pessoas nem todos mais quem tiver a pele mais sensível provavelmente pode causar irritações sou proprietário de um pequeno alambique que produz cachaça e álcool 70 e 90 e qualquer produto pode produzir esse produto

      • Avatar
        diego 21 de março de 2020

        estupido, o amigo ai encima luiz eu agradeço ele pela ajuda pois ele não esta falando para utilizar o alcool puro, ele passa a porcentagem que sai diluído da usina e e diz para vc fazer a diluição até ele ficar eficiente, esse seu apelido combina bem com você se por acaso não quiser ajudar também não atrapalhe.

    • Avatar
      Roberto 21 de março de 2020

      Mas ele é engenheiro: trabalha no engenho…

  • Avatar
    Marli 21 de março de 2020

    Bom dia gostaria de saber se está certo tenho 350de álcool de posto e mesturo 150ml de água está certo

    • Avatar
      I C 21 de março de 2020

      Olá, Marli..
      Será necessário 450 ml de “álcool” de posto para cada 150 ml de água, segundo o que entendi dos colegas mais entendidos acima!

  • Avatar
    Lourenco 21 de março de 2020

    Tem muita gente nestes comentários fazendo conta errada na proporção álcool x agua.
    A água ideal seria a água destilada não tendo essa ela o melhor coloca água mineral.
    O governo finalmente liberou vender álcool líquido 70 pq em algumas cidades estava proibido devido queimaduras nas pessoas com fogo.
    Para as pessoas que consegue comprar álcool 92 aí só colocar 200 ml de água e pronto. Fica com um álcool bem próximo do 70.
    Pq usar alcool 70 já que o alcool 92 é mais forte?
    Estudos mostram que o álcool muito puro ele evapora mais rápido e assim não dá tempo pro vírus morrer. Adicionando água no álcool ele fica mais tempo no vírus e com isso o virus morre.
    Não sei se funciona mas uso isso pra borrifar maçanetas, torneiras, puxadores chaves e controle.
    Já escutei muitas pessoas falarem pra usar alcool isopropílico pra limpar celular mas não sei se funciona pq o álcool isopropílico não tem água e por isso que sempre serviu pra limpar aparelhos eletrônicos mas creio que não sirva pra matar o vírus já que precisa de água no alcool.
    Acredito que colocar álcool 70 nos celulares vai acabar enferrujando as parte metais dele como o local onde encaixa o carregador e fone de ouvido.
    Obs : não sou químico e não trabalho nessa área mas pesquisei sobre o assunto pq sempre usei álcool pra esterelizar as coisas 🙂

  • Avatar
    Álcool 21 de março de 2020

    O etanol vendido em postos de combustíveis é eficiente sim! A indústria farmacêutica sempre vai manipular essa eficácia, pois como acontece com remédios que curam,pois não dão lucro como um remédio que vc vai usar para curar as sequelas pelo resto da vida! Também acontece para interesses governamentais que vc morra e não fique ganhando pensão do governo!! Por isso pare pra pensar hoje vc escuta que só álcool em gel serve para asepsia, amanhã vc escuta que álcool acima de 60% faz o efeito da asepsia, o etanol tem 93%… Isso se chama máfia da indústria farmacêutica!!!

    • Avatar
      Turkinho 21 de março de 2020

      Álcool de posto não serve para uso humano,sua composição é diferente, combustível é uma coisa, álcool de limpeza outra, vai lá, compra etanol e passa no seu corpo e vc vai ver o que vai acontecer.
      Ou vc é desinformado ou vc quer prejudicar a população.

      • Avatar
        GERALDO MAIA 21 de março de 2020

        ANTIGAMENTE SÓ TINHA O ÁLCOOL 96 GL NAS FARMÁCIAS VENDIDO EM GARRAFA DE VIDRO, EU QUANDO ERA CRIANÇA E CHEGAVA MOLHADO DE CHUVA EM CASA MINHA MÃE ME DAVA UM BANHO DE ÁLCOOL 96 GL ( PARA NÃO GRIPAR DIZIA ELA), E EU USO ÁLCOOL DE POSTO NA MINHA CASA DESDE 1976 E NUNCA TIVE PROBLEMA COM ISSO, SE SÓ O ÁLCOOL GEL MATA VÍRUS PORQUE NOS HOSPITAIS E LABORATÓRIOS ELES SEMPRE LIMPAM O BRAÇO DA GENTE COM ÁLCOOL LÍQUIDO ANTES DAS INJEÇÕES ?

      • Avatar
        Patricia Gomes batista santos 24 de março de 2020

        Mas no hospital o álcool líquido que se usa éo álcool 70% ,não é qualquer álcool não. Falo pq sei sou enfermeira e usamos álcool 70 estéril.

    • Avatar
      pr 21 de março de 2020

      concordo plenamente

  • Avatar
    Joel 20 de março de 2020

    O etanol vendido em postos de combustíveis podem ressecar a sua pele e não podem matar um virus????????

  • Avatar
    Marcya 20 de março de 2020

    E o ÁLCOOL
    Puro direto
    Da uzina

    Serve
    Misturar com gel incolor

    • Avatar
      Strupicio 21 de março de 2020

      É sendo um gel sem cor não deve ter problemas já que pode ser usado por Palmeirense, Corinthianos, Colorados ou Gremistas e ainda mais sendo diferente pois vem direrto da ” uZina ” com Z. Você não devia dar orientação sobre o que você não conhece pois está colocando em risco a saúde de pessoas desinformadas iguais a você.

    • Avatar
      Anderson Afonso da Silva 21 de março de 2020

      Isso tá errado, não pode não!! vai pesquisar.

    • Avatar
      Daniel - Químico industrial. 21 de março de 2020

      Tem que primeiro fazer a diluição pra 70%. Dai serve sim.

  • Avatar
    Paulo Cesar 20 de março de 2020

    Boa noite !
    Comprei o álcool 80 da pra usar ou tenho que acrescentar alguma coisa !
    Me ajudem por favor ??

  • Avatar
    Silvio Rosa 20 de março de 2020

    Vamos lá, vou tentar ajudar com matematica:
    1. Graduação do Alcool x quantidade inicial = resultado a
    2. resultado / 70 (graduação desejada) = resultado b
    3. resultado b – quantidade inicial = quantidade água a utilizar na mistura

    ou seja:

    1. Alcool 96 graus x 1000 (1 litro) = 96.000
    2. 96.000 / 70 (graus desejado da mistura) = 1.371,428
    3. 1.371,48 – 1000 (1 litro) = 371 ml de Agua a adicionar.

    Se for usar alcool com outra graduação ajustar na conta a graduação ou a quantidade a utilizar.

    • Avatar
      Gilberto silva 21 de março de 2020

      Se meus calculos estiverem corretos, seriam 730 ml de álcool à 96 para 270 ml de agua pra ficar a 70%,

      • Avatar
        Vilela 21 de março de 2020

        Mais precisamente 271 ml de água, nesse seu caso.

    • Avatar
      Gláuton Dutra 22 de março de 2020

      Meu caro Silvio Rosa, sua proporção está errada. Você misturou GL com INPM: o álcool 96º GL equivale à 92,8 INPM enquanto o 70 INPM equivale à 77º GL. INPM é a proporção de massas, enquanto GL é a proporção de volumes. Uma medida de massa de álcool possui maior volume que a mesma medida de massa da água. Se refizer seus cálculos verá que o correto seria acrescentar 240 ml de água para 1.000 ml de álcool 96º GL para diluir para 77º GL, que é o ideal. Sobre o álcool de postos de gasolina, bem em geral são batizados, então não recomendo.

  • Avatar
    David Junior 20 de março de 2020

    Balela!!
    Aqui vai a receita:

    – 700ml etanol
    – 200ml água fervida(resfriada)
    – 100ml glicerina bidestilada(farmácia)

    = 1000ml álcool 70° Gel com hidratante

  • Avatar
    Leonardo Lopes Soares 20 de março de 2020

    Em uma situação hipoteticamente catostrófica, e se esse álcool de posto de combustível (93ºGL) for acrescido de água, na proporção cuja a titulação atinja 70ºGL, dessa forma seria possível sua utilização? Em uma situação catostrófica!

    • Avatar
      Anônimo 20 de março de 2020

      Não, devido aos outros componentes que o tornam nocivo aos seres humanos. Seriam necessários muitos processos de purificação para possível uso.

  • Avatar
    Márcia 20 de março de 2020

    Tenho em casa o Alcool de 96 gl em casa,não foi usado. Tem alguma utilidade ou tenho que descarta lo? E como faço isso? Obrigada

    • Avatar
      Vilma Teixeira 20 de março de 2020

      Sim tira 300ml de álcool e repõe 300ml de água filtrada ou fervida daí vira álcool 70

    • Avatar
      Leonardo 22 de março de 2020

      Se ele tem o gl de 96°
      Adicione 260 ml de agua
      Concentração cairá para 70° GL
      Que pode ser utilizado.

  • Avatar
    Kleber Ferreira Cavalcante 20 de março de 2020

    Muito bom explicado, pois já ia comprar etanol de posto.

  • Avatar
    Lucimara Dutra 20 de março de 2020

    Olá! Não encontrei o álcool gel 70 acabei comprando o álcool gel 80 utilizado para acender churrasqueiras e réchaud, posso utilizar esse?
    Aguardo retorno

  • Avatar
    Lucimara Dutra 20 de março de 2020

    Olá!
    Tentei comprar o álcool gel 70 e não consegui, acabei comprando o 80 para acender churrasqueira e réchaud, posso utilizar esse?

    • Avatar
      Anônimo 20 de março de 2020

      Não, pois os álcoois para acender churrasqueira têm em sua formulação géis inflamáveis e provocam irritações na pele e ressecamento, o que pode abrir porta para outros microrganismos oportunistas.

  • Avatar
    Agarlym 20 de março de 2020

    O pior de tudo são pessoas que estão fazendo o álcool em gel com esse álcool de posto, nossa um veneno para a polução.
    Esse é nosso Brasil, porque agora os políticos do Brasil. Não se ajunta e distribui esse álcool para a população.

    • Avatar
      Alexandre 20 de março de 2020

      Será que o veneno do álcool de posto é pior do que o corona vírus? Quem não encontra álcool 70 líquido ou em gel
      (É melhor ficar exposto ao vírus!!!)lembrando quem vai precisar como motorista, entre outras tantas profissões que não pode lavar a mão a toda hora que tem contato com dinheiro e outros objetos e pessoas transmisoras???

      • Avatar
        DYOU 21 de março de 2020

        Nao precisa ficar exposto ao virus só pq nao tem alcool 70 amigos. Ate pq o álcool é pra ser utilizado quando não se tem agua e sabão ao alcance. Ou seja, a forma mais eficiente é lavar as mãos com qualquer sabonete glicerinado e ja estara protegido. Não se desesperem sabão é a forma maos eficaz.

  • Avatar
    LICURGO SANTANA OLIVEIRA 20 de março de 2020

    posso misturar álcool 46 + 96 na proporção de 1:2 para desinfetar as mãos?

  • Avatar
    Dabiana Dias 20 de março de 2020

    Bom dia! Li muitos dos comentários abaixo, consegui comprar álcool gel 70, porém fica a dúvida, a quantidade que comprei será suficiente? A situação que nos brasileiros vivemos hoje é a ponta do iceberg do que será os próximos meses. Tenho feito a mistura de alvejante e água, Lysoform e água, pra desinfetar as coisas que trago da rua (compras). No carro comprei uma suqueira de 2L, um pump de detergente de louça e papel toalha – Pra lavar as mãos na falta de um lugar para fazê-lo. Não vou gastar meu dinheiro com preços abusivos, por mim que sobre álcool gel nas prateleiras dos empresários espertalhões que visam o lucro a qualquer custo!

    • Avatar
      Nilson costa 22 de março de 2020

      Muito bem meu amigo…

  • Avatar
    jonatan 19 de março de 2020

    gente, um vírus ou bactéria não são um composto complexo formados por inúmeras camadas protetoras, se trata de algo microscópico e frágil, não existe isso de tempo de reação, o contato com o álcool, seja ele 70 ou 90 causam a morte instantânea do vírus. o caso é que o álcool 70 é mais recomendado não pelo seu tempo de reação, mas sim pela quantidade de água presente, o que mantém sua pele hidratada [aliás a evaporação ocorre da mesma maneira para ambas as soluções]. o álcool 90 mata as bactérias da mesma forma, mas ele não deve ser usado com frequência pois a falta de água em sua composição causa ressecamento da superfície da pele e acaba matando outras bactérias benéficas presentes ali e que precisam estar hidratadas para proteger a pele. vale ressaltar que o excesso de higiene, seja com álcool 70 ou mesmo água e sabão pode acabar prejudicando as defesas naturais da sua pele.

    • Avatar
      Luzia 20 de março de 2020

      O caso é que não tem álcool 70 nas prateleiras…

      • Avatar
        Valter 21 de março de 2020

        Essa industria farmaceutica ,visam lucros entao se o medicamento foruoto barato nao as convem vender e tambem como essa demanda prla busca de alcool em gel esta grande nao existe mais pra vender temos que utilizar oque temos mais acesso agua sabao.

    • Avatar
      Cleo 20 de março de 2020

      Se não sabe do que tá falando é melhor ficar quieto. Estudos foram feitos pra demonstrar isso… Segue o link pra esclarecer melhor.
      http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/controle/controle_alcool.pdf

    • Avatar
      Kleber Ferreira Cavalcante 20 de março de 2020

      Gostei colega pela sua explicação
      Parabéns

    • Avatar
      Emerson Tetsuo Dos Santos Hira 20 de março de 2020

      a explicacao mais coerente de todos….inclusive a materia….parabens….a que tem mais logica….

    • Avatar
      percival 20 de março de 2020

      Peguei 1 litro de alcool de posto 96 graus , misturei 100 ml de óleo mineral comprado em farmacia , adicionei 260 ml de água e pronto, está feito meu alcool protetor contra o corana virus. com esse procedimento adicionando o óleo mineral adere muito bem a pele. Obs. Água previamente fervida, resfriada e adicionada.

      • Avatar
        Igor Bellini de Souza 21 de março de 2020

        Tira o óleo, a função do óleo só vai servir para acumular gordura facilitará para o vírus alojar onde vc aplicar, o álcool irá evaporar mas o óleo continuará…

    • Avatar
      Joel 20 de março de 2020

      Ótima resposta, melhor álcool 96 que xorona vírus infectando toda sua família. Tem gente que não pensa.

    • Avatar
      Valdeci 21 de março de 2020

      Excelente vou usar é álcool de posto mesmo pra desinfectar superfícies

      • Avatar
        Daniel - Químico industrial. 21 de março de 2020

        Não se esquecer de fazer a diluição pra 70%!

  • Avatar
    Francisco Carlos Gomes dos Santos 19 de março de 2020

    Um litro de água menos 300ml mais 300 ml de água e equivalente ao álcool 70%.
    1l -300ml=700ml
    700ml+300ml(água)
    Isso seria equivalente?

    • Avatar
      Gustavo 19 de março de 2020

      Não exatamente, mas quase. Supondo que você falava de álcool 92,8 nesse litro (que é único álcool que se vendia antigamente no mercado), com essa mistura você vai ficar com um álcool 64,9% . Isto porque esses 700ml não são de álcool puro, já tem um pouquinho de água.

    • Avatar
      Gilberto Paulo 21 de março de 2020

      Vc vai ter que ajustar na formula c1.v1=c2.v2 ora ter a quantidade de álcool na concentração que vc tem pra chegar a 70%, se vc tivesse alcool absoluto (100%) ou PA bastaria misturar 700 ml de álcool com 300 ml de agua pra ter 70%

  • Avatar
    Anônimo 19 de março de 2020

    Se álcool de posto faz o mesmo que álcool 70%, logo o inverso é verdadeiro, correto? Alguém disponível para testar no próprio veículo?

    Para quem entende inglês, assistam às videoconferências que a OMS tem feito, são muito esclarecedoras. Na minha opinião, e opinião cada um tem a sua, se são pessoas que estudaram o assunto ao ponto de chegarem onde chegaram, não é qualquer notícia que surge de oportunistas ou de adeptos ao famoso “jeitinho brasileiro” que devemos dar ouvidos.

    Uma declaração do diretor da OMS na vídeo de ontem a um repórter que questionou a seriedade da pandemia: o COVID-19 é sério, quem não seguir corretamente as orientações corre sério risco de ter que arcar com as graves consequências, portanto é melhor se preparar a partir de hoje.

    Reflita nisso: Sua vida vale o risco de tentar essas alternativas?

    • Avatar
      Gustavo 19 de março de 2020

      Dissolução não é jeitinho brasileiro. É química elementar já conhecida há muitos séculos. É uma ótima alternativa a quem não está encontrando o produto já dissolvido em mercados.

      • Avatar
        Anônimo 20 de março de 2020

        “Jeitinho brasileiro” é achar que gelatina, combustível ou gel para cabelo têm o mesmo efeito. Não têm. Dissolução dos álcoois apropriados sim, aliás, é o que fazemos aqui no laboratório para esterilização e desinfecção…

  • Avatar
    Renato teixeira 19 de março de 2020

    Comprei álcool do posto coloquei 700 ml resto água e talco líquido ficou ótimo e não se a rápido ficou bom comprei um borrifador
    Fiz dois littos

  • Avatar
    Diego Souza 19 de março de 2020

    E se misturarmos etanol com gel de fixação capilar, teremos uma boa eficácia e mais durabilidade nas mãos… ou até se misturarmos algum creme pras mãos?

    • Avatar
      Vanessa Dallazuana 19 de março de 2020

      Nao. Com isso não obterá um produto final de concentração 70%
      Isso não é o adequado.

      • Avatar
        Nilton 21 de março de 2020

        Se o álcool do posto não sofresse a adulteração costumeira dos espertos pensadores dos consumidores, até serveria na sua destilação natura, porém teria que ter técnica de diluição, senão provoca queimação na pele. Portanto não usar mesmo sendo de Boa origem, pois precisa manipulação adequada de diluição.

  • Avatar
    Renato teixeira 19 de março de 2020

    Comprei álcool do posto coloquei 700 ml resto água e talco líquido ficou ótimo e não se a rápido

    • Avatar
      Joel Edilem Fernandes 20 de março de 2020

      A cada litro contem 96° GL… se colocou 700 ml de agia…reduziu 70%, ou seja, sua solução ficou com 28.8 do que seria, demora para evaporar porque tem muita água e pouco alcool. Não desinfeta! Mas se colocar 288ml de agua filtrada a cada litro… conseguirá ficar próximo ao 70°.

  • Avatar
    Gustavo 19 de março de 2020

    1- Álcool etílico e etanol são a mesma substância.
    2- No processo de fabricação, não se obtém álcool puro. É sempre uma mistura de álcool e água, o que varia é a proporção.
    3- O álcool vendido no posto é 93 (grau Gay-Lussac). Isto quer dizer que ele é uma mistura, que leva 93 litros de álcool para cada 7 litros de água.
    4- O álcool que se mistura na gasolina é chamado anidro (sem água). É o álcool anterior que sofreu um processo químico de desidratação e, mesmo assim, não é 100% álcool: fica em torno de 99%.
    4- Álcool 70 é uma mistura que leva 70 litros de álcool para cada 30 litros de água.
    5- Álcool 70, por ter mais água na mistura, demora mais a evaporar portanto age por mais tempo sobre o microorganismo, matando-o com mais facilidade.
    6- Álcool 96 também mata o microorganismo, mas você terá que gastar muito mais volume de álcool cada vez que limpar suas mãos para garantir um tempo mínimo de contato do microorganismo com o álcool antes que ele evapore.
    7- Para transformar a mistura alcool de posto (93) na mistura alcool 70, para cada 1 Litro de álcool de posto, acrescente 330 ml de água. Você terá 1,33 L de álcool 70.
    8- Jamais faça ingestão de álcool comercial, seja de posto ou de farmácia, pois sempre pode haver traços de metanol ou outras substâncias tóxicas. Álcool para ingestão só o da fermentação controlada para tal, em que se assegura a retirada / não entrada desses eventuais contaminantes.

    • Avatar
      Marcos Vinicius Ferreira 19 de março de 2020

      muito obrigado pela resposta meu amigo

    • Avatar
      MARCELO SPESSATTO 19 de março de 2020

      Parabéns Gustavo pela aula de álcool, será muito útil para mim e meus amigos.

    • Avatar
      PEDRO WERNEK DE CASTILHO JUNIOR 20 de março de 2020

      Olá, se não estiver equivocado, deverá adicionar mais 230 ml de H2O, em 1000 ml de etanol, pois já temos uma porcentagem de aproximadamente 7./. de H2O em sua composição, sendo assim chegaremos na composição de 70./.
      Como eu adicionei mais 7 ml de glicerina líquida na minha composição, acrescentei somente 16./. de H2O. Obrigado

      • Avatar
        Rafael 22 de março de 2020

        Exatamente isso Pedro, 230ml de água para 1 litro(1000ml) de álcool 92,8ºINMP/96ºGL, ou 115ml de água para 500ml de álcool 92,8ºINMP/96ºGL ou 187ml de água para 813ml de álcool 92,8ºINMP/96ºGL ou 93ml de água para 407ml de álcool 92,8ºINMP/96ºGL, e assim por diante.

    • Avatar
      Washington de Oliveira Leite 20 de março de 2020

      Como é prazeroso e gratificante ver que assim como eu outros não fugiram das aulas de química. PARABÉNS!!!! Aula clara, objetiva e perfeita!!!!!

    • Avatar
      LICURGO SANTANA OLIVEIRA 20 de março de 2020

      Amigo e se mistura álcool 46 + 96 eu consigo o que? e essa mistura de álcool posso usar nas mãos ou so para borrifar no ambiente

    • Avatar
      Wildson alves da costa 20 de março de 2020

      Mistura com agua destilada ou nlrmal

    • Avatar
      Geraldo Moreno Prado 21 de março de 2020

      Bom dia.se misturar 500 ml de a 46 GL, com 1l de alcool de alcool de posto +- 95 gl daria uma mistura a 70 gl +-, é isso

    • Avatar
      Roberto Ghirotti 21 de março de 2020

      Sr. Gustavo, excelente resposta. Tecnicamente correta.

  • Avatar
    ALISSON FERNANDO GOMES FRAGA 19 de março de 2020

    Álcool de posto não tem hidrocarbonetos. Só é mais forte 96° é só diluir com água pra chegar aos 70°. Pra cada litro adicionar 371 ml de água. Já o álcool da gasolina é anidro e tem outros componentes. Álcool de posto não é metanol é ETANOL, POR TANTO É ETÍLICO.

    • Avatar
      Cristian Andres 19 de março de 2020

      Pode ter sim, lembre-se que no transporte pode ser colocado no mesmo tanque onde foi almazenada gasolina ou até Diésel. Aí pode sofrer uma pequena contaminação de resíduos.

  • Avatar
    Tiago 19 de março de 2020

    Com certeza tem gente por trás disso ganhando um rio de dinheiro , álcool e álcool. Acredito que nenhum virose resista a qualquer tipo de produtos químicos , óleo diesel, gasolina, álcool,tiner, solvente e etc. Acorda meu povo.

    • Avatar
      Pedro Luiz 19 de março de 2020

      tiago, faz sentido, mas ATENÇÃO, o corpo humano/água tem que resistir ao tratamento… e destes, o sabão e o álcool misturam com a água, para agirem…
      e já que estendeu a questão para a politica social, são paulo já proibiu o lucro no álcool a partir de 23/3… Minas ainda não manifestou… álcool que já chegou nos 30 pode custar 3… se quisermos…

  • Avatar
    EDAIR 19 de março de 2020

    Posso misturar gel acendedor80 com álcool limpeza 54..???

    • Avatar
      José Reis 19 de março de 2020

      Pode. Passa no corpo todo e acende. Corona vai morrer e o mundo vai ficar um pouco mais inteligente.

    • Avatar
      Pedro Luiz 19 de março de 2020

      edair, pode, mas você terá que misturar apenas 60% do volume de álcool 54% no álcool 80% para os dois virarem 70%
      ou seja… 6 partes de álcool 54% em 10 partes de álcool 80% que a mistura resultante será de 70%… se misturar parte iguais formará o álcool 67%…(tolerável)

  • Avatar
    Antonio Bomfim dos santos 19 de março de 2020

    Acredito que isso é apenas um jogo de marketing dos fabricantes,para induzir o consumidor a comprar seu produto. Álcool é álcool, não importa de onde venha. Cadê as provas?

    • Avatar
      Renato 19 de março de 2020

      É isso mesmo alcool é álcool
      Além de mais barato o etanol é mais forte, esse negócio de que evapora rápido é mera estratégia
      É o mesmo que dizer que a cândida é mais eficiente que o cloro puro

    • Avatar
      Joselito 19 de março de 2020

      Exatamente. Além do mais, Metanol NÃO É MAIS UTILIZADO no Brasil. Isso mesmo. Pra quem não se lembra, o Metanol (álcool metílico, aquele que a gente importava dos EUA), foi importado para ser misturado à gasolina numa época que a gente tava tendo problema de produção da cana de açúcar.

  • Avatar
    Marcos Gambarini 19 de março de 2020

    ALCOOL GEL CASEIRO
    Na falta alcool gel mercado , indiposnivel, Faça alcool gel modo simples , compre gel cabelo neutro,caso nao encontrar alcool 70 grau mercado,use ,alcool posto ( etanol ) dilua 20% a 30% com agua e detergente comum, observacao : tem bater recepiente bastante , alcool + gel + sabao , se tornar omogeneo a massa pronta alcool gel , cuidado somente elaborar alcool perto crianca,apos terminado coloque vidros propios que de usar diariamente,
    obs2: apenas uso emergencia ate conseguir comprar alcool gel propio mercado,melhor que ficar sem nada

  • Avatar
    Julio 19 de março de 2020

    Bom dia O álcool 95,26 gl de garrafa , vendido em poucos estabelecimentos serve para desinfetar?

    • AutoPapo
      AutoPapo 19 de março de 2020

      Olá, Julio.

      “o álcool 96 °GL (ou “álcool de farmácia”) não é capaz de eliminar o coronavírus e desinfetar as mãos ou ambientes e objetos: o álcool evapora com mais facilidade, antes do tempo necessário para a sua ação contra o vírus”

      • Avatar
        Pedro Luiz 19 de março de 2020

        julio e autopapo, mas pode acrescentar água no 96 até chegar em 70% – regra de 3 >>> 96 para 70 = acrescente 37% de água

      • Avatar
        Luzia 19 de março de 2020

        Podem ser mais praticos tipo assim 2 copos de álcool conto de agua pra chegar 70 o meu e 96

      • Avatar
        Pedro Luiz 19 de março de 2020

        luzia, negociando… para cada 500ml de álcool 96 acrescente 01 copo de vidro padrão de água/190ml/37%…

  • Avatar
    Luciano Alves 19 de março de 2020

    Matéria patrocinada pelos engarrafadores de álcool doméstico dobro do preço detectada…

  • Avatar
    Alan Lima 19 de março de 2020

    Medidas emergenciais devem ser consideradas, uma vez que acabou álcool 70 em todos os lugares. Estamos diluindo etanol com água pra chegar a 70, com responsabilidade no manejo e contraindicamos para uso domésticos. Estamos esterelizando clinicas adicionando outros compostos químicos em caráter emergencial.

  • Avatar
    Pedro Luiz 19 de março de 2020

    comentário bom do CRISTIANO(abaixo) em 19 de março de 2020
    Segundo estudos, o mais eficiente é o 70% e quanto mais se afasta disso, para cima ou para baixo, menos eficiente fica, ou seja, em concentrações próximas de 50% e 90% a eficiência cai drasticamente.(eu diria 60 e 80)
    Creio que no caso do 80% o ideal seria fazer a conta e diluir um pouco para se aproximar do 70%, mas mesmo em 80% ainda é útil e melhor que nada.(ex. regra de 3 >>> 80 para 70 = acrescente 14% de água)
    CRISTIANO 19 de março de 2020
    li um comunicado do Conselho Regional de Farmácia do RS orientando farmácias de manipulação sobre (…) quais as regras a serem seguidas. O que me chamou a ATENÇÃO foi uma parte que fala que a população em geral só deveria fazer uso do álcool 70% quando não fosse possível usar água e sabão (que seriam mais eficientes).

    (acrescento… água e sabão se não sair de casa ou apos tocar algo público(ex. dinheiro e…) o vírus morre com sabão e água corrente… entenda saneamento básico… álcool em excesso também faz mal – esclarecimento educação para a saúde é o fundamental…)

  • Avatar
    Jorge 19 de março de 2020

    Tudo balela isso porque querem vender o álcool gel a preços absurdos.

  • Avatar
    Adriano 19 de março de 2020

    O cara tem razão, álcool de posto não combate o corona vírus, mas não é pelo que ele está falando de ter 96% não …é porque o álcool de posto já tem 50% de água então ele é álcool a 50% ,e para o álcool ter efeito no vírus precisa de 70° ok!
    Comprem o certo.

    • Avatar
      Pedro Luiz 19 de março de 2020

      adriano, álcool de posto de combustível tem 95%96% e acrescentando água ele diminui o percentual…

    • Avatar
      São thomé 21 de março de 2020

      na bomba de cobustivel costuma ter um densímetro para medir se o etanol é adulterado.

  • Avatar
    wellington 19 de março de 2020

    alcool de posto, e pronto

    • Avatar
      Jorge 19 de março de 2020

      Com certeza

  • Avatar
    wellington 19 de março de 2020

    interessante é que não tem uma pesquisa feita em laboratorio que indica que precisa ser alcool em gel. só não percebe que isso é uma jogada de marketing os tolos. uso alcool automotivo a anos na minha assistencia tecnica no lugar do esopropilico. tenho tres filhos pequenos super saudavel e nunca fiquei intoxicado. USEM O ALCOOL DO POSTO. MISTURA COM AGUA NA DEVIDA PROPORÇAO E FIQUEM EM PAZ. (PIOR É CARIBÉ E O POVO BEBE)

    • Avatar
      Pedro Luiz 19 de março de 2020

      wellington, existe pesquisa de laboratório que o álcool 70% liquido é eficaz… realmente não esclarecem que o álcool em gel70%(também eficaz) é apenas mais prático e mais seguro para o uso e traz a sensação/conforto de maior presença dele no local de aplicação… obs. nem todo gel tem 70%…

    • Avatar
      Inês 20 de março de 2020

      Qual a devida proporção que vc fala?

    • Avatar
      Sandra 21 de março de 2020

      Eu também uso álcool de posto à anos, limpo casa, roupas, agora coloquei em um borrifador pois tive que sair e ñ encontrava álcool gel, agora vou diluir em água, mas sempre utilizei como vinha do posto.

  • Avatar
    Enilda 19 de março de 2020

    Gente ignorante demais!… Etanol não se usa na pele imbecis! Mesmo com qualquer mistura!… Use água e sabão pra lavar as mãos e pronto!.. Alcool gel 70% só quando tiver… Simples assim!

    • Avatar
      José 19 de março de 2020

      Primeiro lugar tenha mas educação sua ignorante sua sem cultura. Aqui e cum site de dúvidas e perguntas.Mas desculpe você besta lugar errado já que se acha muito inteligente sua trouxa.

      • Avatar
        Erika 19 de março de 2020

        Eu fiz gastei pouco e sinceramente achei ótimo
        Funciona certinho e rende muito
        Só q não encontrei gel
        Transparente comprei azul
        Ficou lindo

      • Avatar
        Giovani 20 de março de 2020

        Ela está pensando que está no zap dela tratando com alguma igual.

    • Avatar
      Pedro Luiz 19 de março de 2020

      enilda, se pretendemos ajudar Outra pessoa, devemos evitar a agressão… etanol(nome cientifico/industrial) e álcool(nome popular)… ambos são a mesma coisa…

      • Avatar
        João 19 de março de 2020

        Álcool etílico e etanol são diferentes. Veja a composição de cada um e os perigos ignorados.

      • Avatar
        Graziano Leal 19 de março de 2020

        Coloque o nome ETANOL no Google e verá que é exatamente, álcool etílico, se pesquisar o mesmo produto é usado em vinho , servejaria, manipulação farmacêutica e postos de combustível, eu estou comprando e diluindo na proporção de 25% de água desmineralizada (água da chuva, água da osmose reversa , máquina usada para retirar os sais e minerais) e coloco 5% de glicerina para hidratar a pele (
        vende em farmácia) e 70 % do etanol ou álcool etílico como queira chamar

    • Avatar
      Graziano Leal 19 de março de 2020

      Coloque o nome ETANOL no Google e verá que é exatamente, álcool etílico, se pesquisar o mesmo produto é usado em vinho , servejaria, manipulação farmacêutica e postos de combustível, eu estou comprando e diluindo na proporção de 25% de água desmineralizada (água da chuva, água da osmose reversa , máquina usada para retirar os sais e minerais) e coloco 5% de glicerina para hidratar a pele (
      vende em farmácia) e 70 % do etanol ou álcool etílico como queira chamar

    • Avatar
      NOE 25 de março de 2020

      eu uso alcool de posto ele pela ficha da petrobras é alcool etanol puro é proibido usar metanal e qualquer outros aditivo . para cada 1000ml eu coloco 200ml de agua filtrada so nao uso em contato com o corpo mas limpo tudo com ele sapatos moto bomco do carro embalagem que trago do supermercado é muito pratico

  • Avatar
    Francielly 18 de março de 2020

    Infelizmente não consigo ver empatia nem respeito ao próximo, devido a alguns comentários postados aqui. É uma pena, pois na situação que vivemos hoje o amor ao próximo seria muito mais útil do que qualquer tipo de álcool.

    • Avatar
      Pedro Luiz 19 de março de 2020

      francielly, a falta ou deficiência de empatia também é uma doença… não desanime… colabore exercitando, para aumentar a sua sensibilidade a ela… ajudar a quem precisa e não a quem a gente quer…

  • Avatar
    Jocelúcio Ismael Xavier 18 de março de 2020

    Caro amigo responsável pela reportagem, é fato que o álcool dos posto de gasolina não tem força microbiana, pois tem 96º de concentração. Com o uso de um Alcoômetro e o uso de água deslilada, é possível converter em álcool 70º e logo ser usado como uma arma de força desinfectante de microorganismos, até mesmo de qualquer vírus. Caso queria almentar seu potencial, acresecente o alcool isopropílico adicional para aumentar eficácia total bacteriana. Assinato Jocelúcio Ismael Xavier – Farmacêutico – 2708

    • Avatar
      Marcelo 18 de março de 2020

      Então pode usar o álcool de posto desde que dilue corretamente

    • Avatar
      Geraldo Tadeu 19 de março de 2020

      Amigo!
      Gostei da sua ajuda, só gostará de saber se os outros componentes do combustível não são tóxicos como diz a reportagem?

    • Avatar
      Caroline 19 de março de 2020

      O álcool 70% líquido comprado em supermercados serve para desinfetar as mãos? Ou somente o em gel?

      • Avatar
        Pedro Luiz 19 de março de 2020

        caroline, existe pesquisa de laboratório que o álcool 70% liquido é eficaz… realmente não esclarecem que o álcool em gel70%(também eficaz) é apenas mais prático e mais seguro para o uso e traz a sensação/conforto de maior presença dele no local de aplicação… obs. nem todo gel tem 70%…

      • AutoPapo
        AutoPapo 19 de março de 2020

        Olá!

        O álcool liquido 70 °GL também é eficiente para desinfetar.

    • Avatar
      Inês 20 de março de 2020

      Se não tem alcoômetro,como saber a quantidade certa ?

  • Avatar
    Walter João chessa 18 de março de 2020

    O melhor higienizador que existe é ÁGUA E SABÃO. Álcool foi feito para desinfetar MACHUCADOS

  • Avatar
    Oswaldo Garcia 18 de março de 2020

    Parece uma matéria paga. Basta fazer uma diluição em água para 70%. Não precisa ser químico, basta usar a regra de 3 ou adicionar 30% de água.

    • Avatar
      Pedro Luiz 19 de março de 2020

      oswaldo, 30% vale apena para o alcool absoluto 100%/99% – os outros deve-se fazer a proporção

  • Avatar
    Odair Fernando Müller 18 de março de 2020

    Fiquei na dúvida equipe auto papo. E “Gel acendedor”? Tem 80° e é em gel.
    Na composição tem Álcool etílico, neutralizante, água e espessante.

    • Avatar
      Cibeby 19 de março de 2020

      Tbm comprei esse e gostaria de saber tbm se tem o mesmo efeito do 70 %

    • Avatar
      Pedro Luiz 19 de março de 2020

      regra de 3 >>> 80 para 70 = acrescente 14% de agua

      • Avatar
        MARCIO 20 de março de 2020

        PERFEITO! OU SEJA, PARA CADA 1L DO 80º DEVE-SE ACRESCENTAR 140ML DE AGUA, A CADA 500ML DO 80º DEVE-SE ACRESCENTAR 70 ML DE AGUA FILTRADA.

    • Avatar
      Marcelo 19 de março de 2020

      eu sempre faço Alcool gel com Álcool de combustível esses caras acha que sabe muito de tudo..o alcool é muito bom só diluir em água 1 copo de água quente..ou água deionisada

      • Avatar
        Pedro Luiz 19 de março de 2020

        marcelo, é mais simples… a água para diluir, não precisa ser quente e pode ser filtrada ou de torneira(potável)… a indústria é que tem que usar deionizada ou a destilada porque o produto vai ficar estocado por muito tempo e pode se transformar, por exemplo, virando vinagre…

  • Avatar
    Ramon 18 de março de 2020

    Isso é papo de vendedor pra vender álcool em gel custa 25 reais e de posto 3 reais trabalho com diluição de produtos e uso álcool o de farmácia mesmo a 70% não tem eficácia e só dissolver o de posto um pouco pouco e molhar mais para ficar mais tempo agindo

    • Avatar
      Joao gaspar farias 18 de março de 2020

      Concordo plenamente. Pega 715ml de etanol, completa com agua até 1L. Pronto, álcool 70%. Depois usa um hidratante de vez em quando para tratar da pele das mãos.

      • Avatar
        Pedro Luiz 19 de março de 2020

        João, atenção – que não é qualquer alcool – no seu exemplo teria que ser o absoluto de 100%/99%

  • Avatar
    Nilton 18 de março de 2020

    Engraçado que o superconsultor entrevistado é formado em Administração e não química, farmácia, biologia, biotecnologia, biomedicina, enfermagem ou qualquer coisa parecida. A imprensa numa fase dessas deveria NO MINIMO avaliar RAZOAVELMENTE as opiniões dadas. Alcool de posto é MUITO MAIS BARATO e TEM O MESMO EFEITO. Se alcool 70, (30 água : 70 álcool) dissolve as a cápsula viral e desnatura o dna/rna contido, por que o alcool 92-96 (do posto) não faria o mesmo? Me poupem.

    • AutoPapo
      AutoPapo 18 de março de 2020

      Olá, Nilton. O consultor da FCA só informou o percentual de água no etanol vendido nos postos.
      Quem explicou o motivo pelo qual o “alcool 92-96 do posto) não funciona foram as pesquisadoras Andreza de Souza Andrada (química e professora da Universidade Federal de Itajubá) e Alessandra Mara de Sousa (mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São João Del-Rei).

      E está claro na matéria o motivo:

      “Sabe-se que o álcool 70°GL tem uma boa absorção pelas membranas da pele e devido a presença de água em sua composição, facilita a entrada do álcool para dentro do patógeno (coronavírus, por exemplo) e retarda a volatilização do mesmo”.

      Álcoois com concentração maior do que 70% ou abaixo desse valor não são eficientes no combate ao coronavírus por motivos diferentes. No caso do álcool de posto, que tem uma concentração acima de 90%, o álcool evapora com mais facilidade, antes do tempo necessário para a sua ação contra o vírus.

      Por fim, o álcool de posto pode ter a presença de outras substâncias, como metanol e hidrocarbonetos, que colocam em risco a saúde humana, ou seja, até mesmo se for diluído em água, ainda não pode ser usado para uso doméstico como desinfetante.

      • Avatar
        Edivaldo de Oliveira Alcântara 18 de março de 2020

        Deixa essa galera, temos aqui uma bela possibilidade de seleção natural.

      • Avatar
        Clarice 18 de março de 2020

        O álcool deve ser de 60° a 80°INPM para ser eficaz contra o vírus…levando em consideração que lavar as mãos com sabonete ou qqr produto desengordurante se torna tão eficaz quanto o álcool uma vez que o virus é coberto por uma camada de gordura e esta deve ser eliminada para que se possa atacar o vírus…

    • Avatar
      Pedro Luiz 19 de março de 2020

      nilton, o alcool mais puro/concentrado evapora mais rapido e a agua retem ele mais tempo na pele e no microorganismo destruindo a proteção dele

  • Avatar
    Eder 18 de março de 2020

    Trabalhei em posto de combustível… Pois as vezes vazia barba no serviço e passava álcool da bomba no rosto… Graças à Deus já se passaram 20 anos e estou aqui com saúde e tudo normal.

    • Avatar
      Marcelo 19 de março de 2020

      eu sempre faço Alcool gel com Álcool de combustível esses caras acha que sabe muito de tudo..o alcool é muito bom só diluir em água 1 copo de água quente..ou água deionisada

      • Avatar
        Pedro Luiz 19 de março de 2020

        marcelo, é mais simples… a água para diluir, não precisa ser quente e pode ser filtrada ou de torneira(potável)… a indústria é que tem que usar deionizada ou a destilada porque o produto vai ficar estocado por muito tempo e pode se transformar, por exemplo, virando vinagre…

    • Avatar
      Willian 19 de março de 2020

      Cuidado, misturar alcool com cloro vira uma bomba. Se fizer isso e fechar numa garrafa ira explodir.

      • Avatar
        Erika 19 de março de 2020

        Eu tentei comprar álcool gel mais não tem
        Infelizmente

  • Avatar
    Guerreiro 18 de março de 2020

    As pessoas estão com medo, n encontramos álcool 70 em lugar algum, dizer q são ignorantes por pensarem em diluir etanol automotivo para q possam se proteger torna aquele que fala mais ignorante ainda.. fala isso talvez pq n veja o desespero da população ou pq tem acesso ao álcool em gel ou tem vários guardados em casa.. Então ensine mostre como fazer. Isso sim ajudaria muito..

    • Avatar
      regiane 19 de março de 2020

      Guerreiro, LAVAR as mãos com água e sabão até o punho e seguir todas as orientações preconizadas, o ÁLCOOL AJUDA, ELE NÃO É A SALVAÇÃO, se você estiver com as mão sujas e passar álcool de nada vai adiantar, isso aqui não tem a ver com a industria ou farmácia, tem a ver com a ignorância das pessoas que se negam enxergar, nenhum fabricante de álcool seja ele 70% ou 96% tá arrastando as pessoas pelo o braço pra comprar álcool, ou está? Todos os dias em todas as reportagens falam a mesma coisa: LAVAR AS MÃOS COM ÁGUA E SABÃO, e olha só, tem um E na historia… E ÁLCOOL EM GEL 70%, ou seja, antes do álcool vem água e sabão, mas as prateleiras dos supermercados estão normais com relação ao sabão, irônico, né? Agora vem essas pessoas que falam: “Lavo o rosto a 20 anos com Álcool e nunca me aconteceu nada” Isso não dá o direito de indicar pros outros, comigo pode ser diferente, cada organismo reage de um jeito, vamos respeitar quem estuda, porquê é difícil estudar, pesquisar e querer ajudar quem é especialista sem nunca ter lido um artigo cientifico, apenas com o embasamento do ” comigo funciona” tenhamos mais responsabilidade minha gente, se não com a nossa vida, mas com a vida do próximo!! Vocês falam que é marketing, mas e por acaso vocês também não estão fazendo marketing pro álcool do posto? Só porque custa 3 reais é diferente? porque ninguém se convenceu ainda que água e sabão é tão eficiente quanto? depois querem culpar industrias!! A ignorância é o câncer do nosso pais!!! Informação vocês tem o que falta é um filtro!!

    • Avatar
      Francis 20 de março de 2020

      Diante de tanta discussão. Senti vontade de tentar ajudar!
      Etanol não é o mais recomendado.(ponto)…
      Porém estamos falando de casos que precede o desespero…..(na falta do alcool gel….o que vou fazer…cuspir na mão!!!!?
      Então acredito ser valido a dissolução do Etanol de posto com água.
      Dizem que o 70% e o melhor e correto!!
      Então vamos lá……O Etanol de posto é proximo a 96GL ou seja 96%…..isso quer dizer que já contem 4% de agua…
      Para chegarmos ao 70% precisamos saber….que se vc separar 700ml de Etanol + 300ml de agua….seria 70% se o Etanol não tivesse agua, já na sua composição.
      Entao de fato, precisamos….pra cada Litro…..

      Etanol 730ml + 270ml de água….
      (lembre-se que o Etanol já possui 4% de agua)
      então 730ml vezes 4% = 30ml de agua….faltando apenas 270ml de agua…..
      assim teriamos valor aproximado de 700ml de Etanol e 300ml de agua……..Formando o alcool 70%

      Lembrando que não sou estudioso do assunto e nem aconselho ninguem a fazer isso (passar a mistura na mão)
      MAS SE EU NÃO TENHO ALCOOL GEL E O CORONA VIRUS ESTA POR PERTO…..VOU USAR SIM!!!!!!!

      • Avatar
        Gilberto Paulo 21 de março de 2020

        Calculo corretíssimo, sou farmacêutico do serviço público e quando nao tem álcool a 70%, faço o meu com álcool a 96 GL ou com álcool a 99% usado pra fixar preventivo.

      • Avatar
        Wilson 1 de abril de 2020

        Olá, aqui em minha cidade encontro o alcool 96 e o 46. Se eu misturar, o que resulta. Obrigado.

  • Avatar
    JÚNIOR 18 de março de 2020

    Metanol é um perigo, me lembro que na época que era usado em carros os frentistas tinham que usar uma EPI especial.

    • Avatar
      Paulo Sérgio Lopes 18 de março de 2020

      Metanol não é mais utilizado nos postos de gasolina (proíbido).
      Etanol sendo utilizado.

  • Avatar
    luciano ferreira lima 18 de março de 2020

    Alcool gel é uma piada risível.

  • Avatar
    Peter Eichen 18 de março de 2020

    O Alcool combustivel , alem do etanol é composto por
    Beraid (glicerol etoxilado) de 4 a 5%
    Isobutanol de 3 à 6 %
    Morfolina 0,2%
    Lubrificante (amina graxa) em torno de 0,9 %
    que são compostos tóxicos para o homem. Alteram o gosto, o sabor e lubrificam as válvulas do motor. Não passem na pele pois são absorvidos e causam lesões.

    • Avatar
      TotalCS 18 de março de 2020

      Não é verdade… segundo a ANP Agencia Nacional de Petróleo somente o alcool aditivo possui componentes adicionais. O Etanol vendido nos postos contém somente Alcool e Agua sendo totalmente puro!!!

    • Avatar
      Pedro Luiz 19 de março de 2020

      peter, onde encontro estas informações – pode colocar um link aqui?

  • Avatar
    ANDREIA 18 de março de 2020

    Sinceramente, no caso que estamos enfrentando o ALCOOL do posto é melhor que nada.
    Para cada litro, colocar 1 vidro de glicerina de farmacia, 200 ml de água e coloca em frasco com spray… melhor que nada.

    • Avatar
      Raquel Souza 18 de março de 2020

      Põe a mão direto no fogo, mais eficaz e mais barato! AFFF!

      • Avatar
        Luiz 18 de março de 2020

        Álcool 70 tem se colocar no fogo queima. Se tem dúvida, faz o teste Raquel.

    • Avatar
      Paulo Sérgio Lopes 18 de março de 2020

      Pode usar gel para cabelo no lugar da glicerina.

  • Avatar
    Marcio 18 de março de 2020

    Compra ETANOL de POSTO (90% a 95%), Mistura com alcool normal 46% (encontrado em supermercado) mistura os dois na mesma proporção vai ficar um alcool proximo de 70º que é o indicado! Simples asssim!
    Abraço à todos.

    • Avatar
      Raquel 18 de março de 2020

      Mais fácil…coloca a mão direto no fogo, assim não resta dúvidas do vírus sobreviver, mas tem que ser no mínimo por meia hora.
      AFFFFFF!!! A ignorância mata mais do que qualquer doença!

      • Avatar
        Guilherme 19 de março de 2020

        Sou químico e estou com o Márcio.

      • Avatar
        Tide 19 de março de 2020

        Você sabe dizer se pode usar o 80°INMP, aquele de acender churrasqueira?

  • Avatar
    Roberto 17 de março de 2020

    E o álcool de 80 INPM, SERVE? Aquele para ascender churrasqueira amplamene vendido. ?

    • Avatar
      Raphael 18 de março de 2020

      Desde quando álcool é indicado para acender churrasqueira?

      • Avatar
        Joao 18 de março de 2020

        Sempre foi usado pra acender churrasqueira vc deve ser uma pessoa de pouca idade mas nos anos 80 e 90 tinha muitas pessoas com queimaduras por álcool por isso obrigaram o uso do álcool gel

      • Avatar
        Mr Jones 18 de março de 2020

        Sim, para queima. Nunca viu? Ou na roça que vc mora não tem?

      • Avatar
        Joao Gaspar Farias 18 de março de 2020

        Desde que existe álcool acendedor para churrasqueira. Em qq supermercado, mercearia. Cada um…

    • Avatar
      Mis 18 de março de 2020

      Eu comprei dele ,não sei se serve , mas vou misturar 40% de gel pra usar,porque ele é de 450ml

      • Avatar
        Pedro Luiz 19 de março de 2020

        mis, 40% é muito – regra de 3 >>> 80 para 70 = acrescente 14% de agua em gel >>> = 63ml + os 450ml do alcool

      • Avatar
        Vanessa 19 de março de 2020

        Olá Pedro, onde encontro essa água em gel? Ou posso diluir com água normal também?

      • Avatar
        Daniel Batista 21 de março de 2020

        Álcool acima de 60% a 70% é o ideal….

      • Avatar
        Pedro Luiz 19 de março de 2020

        vanessa,
        1 – o gel para cabelo é feito com 100%(+/-99%) de água com gelificante/gelatinizante, daí = água em gel… na proporção de volume meça como água…
        2 – água “normal” liquida, pode diluir com álcool liquido para 70% ou com álcool já em gel para 70%…

    • Avatar
      Magda 18 de março de 2020

      Também gostaria de saber por que meu marido comprou,dele e eu sensurei logo e ainda comediei kkkkkkk

    • Avatar
      Clarice 18 de março de 2020

      Serve sim… Precisa ser entre 60° e 80°.

      • Avatar
        Cristina 18 de março de 2020

        Tem certeza que serve? Tbém comprei esse álcool acendedor 80%, mas estou com dúvida da eficácia.

      • Avatar
        Cristiano 19 de março de 2020

        Serve. Segundo estudos, o mais eficiente é o 70% e quanto mais se afasta disso, para cima ou para baixo, menos eficiente fica, ou seja, em concentrações próximas de 50% e 90% a eficiência cai drasticamente.
        Creio que no caso do 80% o ideal seria fazer a conta e diluir um pouco para se aproximar do 70%, mas mesmo em 80% ainda é útil e melhor que nada.

      • Avatar
        Cristiano 19 de março de 2020

        Atualizando, li um comunicado do Conselho Regional de Farmácia do RS orientando farmácias de manipulação sobre quais produtos elas podem disponibilizar ao público durante os próximos meses e quais as regras a serem seguidas. O que me chamou a atenção foi uma parte que fala que a população em geral só deveria fazer uso do álcool 70% quando não fosse possível usar água e sabão (que seriam mais eficientes).

      • Avatar
        Antonio Bomfim dos santos 19 de março de 2020

        Isso mesmo…. Foi o anunciado pelo ministério da saúde. O dono desse site deve trabalhar para algum frabricante de álcool gel 70 por cento. Por isso a defesas inconstante

    • Avatar
      Pedro Luiz 19 de março de 2020

      roberto, regra de 3 >>> 80 para 70 = acrescente 14% de agua

Avatar
Deixe um comentário