Alinhamento: 5 dicas básicas para não cair em conversa de vendedor

Alinhamento traseiro existe em alguns casos, mas não acredite que o seu carro precisa ser balanceado apenas porque passou pelo alinhamento

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Por AutoPapo
28 de junho de 2018 14:30

O alinhamento é um serviço muito conhecido pelos motoristas. Até porque é feito com frequência… ou deveria ser! Mas, como qualquer outro item relacionado ao carro, é fonte inesgotável de dúvidas. Selecionamos cinco dicas básicas para que os condutores não caiam em conversas fiadas na hora de levar o carro para a oficina.

Alinhamento tem prazo de validade

As fabricantes recomendam, no Brasil e no mundo, que se faça o alinhamento dos automóveis a cada 10 mil quilômetros. As nossas ruas e estradas acidentadas, no entanto, podem fazer com que essa necessidade seja antecipada.

Se o carro estiver “puxando”, procure uma oficina de confiança.

Alinhamento traseiro existe

A maior parte dos veículos compactos e médios só recebe alinhamento nas rodas dianteiras. Em modelos com suspensão traseira independente, das quais a mais comum é a do tipo multilink, presente, por exemplo, em algumas versões do Volkswagen Golf e no Ford Focus, há necessidade de alinhar os braços da suspensão traseira, que pode perder a regulagem original.

Deve-se realizar o alinhamento do carro, no máximo, a cada 10 mil quilômetros... Mas será que os motoristas conhecem bem o procedimento?
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Não é preciso balancear todas as vezes em que o carro é alinhando

O balanceamento das rodas não está ligado ao alinhamento. A prática deve ser realizada quando o volante estiver vibrando, duro demais, quando o motorista fizer a troca dos pneus ou quando a quilometragem estipulada para ela for alcançada.

Cambagem deve seguir parâmetros do fabricante

A cambagem é a perpendicularidade da roda em relação solo. Se ela não estiver de acordo com o estipulado para o modelo do carro, pode causar problemas na suspensão ou no amortecedor. A solução, nesses casos, é trocar os componentes.

O proprietário deve sempre manter a angulação das rodas determinada pelo fabricante do veículo.

Mas, fique atento, não é preciso fazer a cambagem sempre que o alinhamento é realizado!

Direção “puxando” nem sempre é resultado de desalinhamento

Outros motivos além da falta de alinhamento da geometria da direção podem levar o automóvel a “puxar” a direção, como, por exemplo, pressão desigual nos pneus de lados opostos do carro.

Se o sistema de freio está atuando com intensidade diferente nas rodas, ou se houver diferença de desgaste entre os pneus, o mesmo problema pode ocorrer.

Até mesmo o piso molhado pode afetar a direção do carro. Por isso, experimente manter o carro em linha reta em diferentes condições após conferir a pressão dos pneumáticos.

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SOBRE
41 Comentários
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Fepitita 17 de agosto de 2021

Bom dia a todos!
Primeiramente resolvi postar aqui por após leitura desta pagina julgar coerentes e pertinentes avaliações e outras considerações aqui postadas.
Tô um pouco desesperada, mas…. vamos lá! tenho um celta 2011/2012 e cerca de duas semanas 31/7 pra cá ele apresentou o voltante tremendo demais e por vezes puxando para os lados. Levei a uma oficina e me cobraram 3600 reais pela troca de todos os pneus, sendo estes com menos de 5 anos, e desempeno das rodas. levei a outro local, bem quisto no bairro e condenaram apenas dois pneus dianteiros que por razões do empeno da roda realmente nao teriam como aproveitar, pois bem troquei e desempenei as 4 rodas, bico preto e usenagem e troca de kit amortecedor e nisso fizemos alinhamento e balanceamento. Dois dias depois o mesmo problema só e desta vez mais perigoso, pois o voltante em uma curva aberta e muito suave ele simplesmente travou e não voltava. Parei o carro e liguei na loja que tinha feito tudo alguns dias antes. Mais um sabado 14/8 o dia todo na oficina e troquei inumeras peças, tais como: balança dianteira, terminal de direção, artic. axial, tensor e foi feita cambagem dianteira e HOJE 17/8/2021 o mesmo problema voltou: tremendo muito o volante independente de velocidade, puxando demais para os lados e certas vezes muito dificil fazer uma curva aberta. Liguei para a loja novamente e o rapaz disse que tenho que regular o caster….. ME AJUDEM!

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Wal 22 de fevereiro de 2021

Meu carro quando passa em estradas de paralelepípedo e estrada de barro, fica fazendo um barulho como se estivesse algo solto na roda dianteira do lado do motorista, será que é porque nunca alinhei nem balanceei ou é algo no amortecedor ou outro problema? Ele está com 72mil km.

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Rafael 11 de março de 2021

Caixa de direção amigo!

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Wal 11 de março de 2021

Será amigo?
Quando eu passo nas lombadas é que dá pra ouvir bem o barulho como se fosse algo no amortecedor, tipo um barulho de mola, entende, o mesmo barulho quando vc está pulando em uma cama de mola.

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LEONARDO BENTO DA SILVA 3 de abril de 2021

O problema ae acho que é mais simples. É a bieleta. Peça que compoe a suspensao externamente, quando ela da folga na extremidade fica esse barulho. Peça barata e de facil troca.

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Felipe Pinheiro 22 de abril de 2021

Pino guia, parece barulho de lata solta?

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Wal 22 de abril de 2021

Isso mesmo…parece que tem um monte de lataria solta na parte da frente quando passa nesses locais. Será esse pino guia ou a Bieleta?

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Rogério 11 de maio de 2021

É só esperar ele fazer 100km que some o barulho!

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Angela guerra 3 de janeiro de 2021

Bom dia o borracheiro disso que meu carro está com eixo dianteiro torto ele viu no alinhamento 3D isso pode ser? Meus pneus sempre gasta mais um lado que o outro eu pensei que fosse falta de alinhar

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HugoRosana 24 de julho de 2021

Bom dia, referente ao DESGASTE DOS PNEUS. Existem pelo menos dois motivos para ocorrer o desgastes do mesmo. O 1º pode ser o ALINHAMENTO e o 2º pode ser as MEDIDAS DE CAMBAGENS fora das especificações do fabricante. Como a maioria dos carros não tem opção de ajuste das cambagens o que ocorre é o que o fabricante indica que seria a troca de componentes da suspensão onde muitas vezes não reverte a situação.
Trabalho em um AUTO CENTER que realiza troca de pneus, troca de peças de suspensão além de outros serviços, e o que percebo é que alguns casos de troca peças não resolve a questão das medidas de camber.
Existe no mercado de Alinhamento de veículos um procedimento muito realizado e também criticado que seria o AJUSTE DE CAMBAGEM COM PISTÃO HIDRÁULICO, procedimento realizado principalmente nas rodas dianteiras do veiculo que havendo um excesso de esforço pode ocorrer o empeno do amortecedor, a quebra do rolamento entre outros.
Tenho realizado esse procedimento a muitos anos e nunca consegui atingir o ponto de quebra de peças, porque trabalho dentro de um princípio lógico que coloquei como limite máximo para realizar o procedimento quando esta com medidas até 2 graus fora do estipulado pelo fabricante.

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JESSIMAR ALMEIDA COSTA 6 de novembro de 2020

Após substituição dos amortecedores há necessidade de efetuar o alinhamento?

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Cassio Suczeck 21 de novembro de 2020

Sim. depois de trocar os amortecedores dianteiros principalmente.

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Manuteles correia 22 de setembro de 2020

O balanceamento por mais que não tem nada a ver com alinhamento….mais e conjunto o bom e toda vez que alinhar fazer tbem o balanceamento dentro da quilometragem de 6000 a 10000 quilômetros dependendo da estrada que vc anda e outra si deixa o carro sem balancear possivelmente vai danificar a suspensão tipo ponteiras,axial,ouvires,e rolamentos

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Manuteles correia 22 de setembro de 2020

Si toda vez que for alinhar um carro e o camber tiver fora vc tem que troca os amortecedor NAO RESOLVI troca as balanças NAO RESOLVI troca as manga de eixo com rolamento NÃO RESOLVI e Air vou ter que tira caixa e motor e manda gabaritar o carro

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Cassio Suczeck 21 de novembro de 2020

Muitos carros hoje em dia nao permitem o ajuste do camber. Se trocou todas essas pecas e o carro segue com problemas, e sinal de que sofreu um acidente. Nem sempre e possivel endireitar a carroceria.

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Cassio Suczeck 21 de novembro de 2020

Caster*

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Luiz 26 de agosto de 2020

troquei os dois pneus traseiros do meu carro e fiz alinhamento e balanciei. Dai o carro parece que esta com os pneus descalibrados. Voltei na loja e o mecânico queria mexer na caixa de direção. Eu disse não e fui procurá o gerente. Então trocamos os pneus para ver se melhora a rolagem na pista. Se tiver uma dica me avisa.

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Igor 24 de maio de 2020

Grato pelas informações.

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ALAN DOS SANTOS CAVALCANTE 24 de abril de 2020

Olá.Fui fazer a troca de pneus e fizeram uma “Geometria de eixo” cobraram 258 cada pneu. Isso é justo ou fui roubado?

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Wallisson 19 de maio de 2020

Roubado!!! Geralmente ocorre isso quando se busca pneus de promoção 😁😁😁
Da próxima vai em uma grande rede varejista ou pela internet…
E leve em seu mecânico de confiança 😉

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waldecy 8 de janeiro de 2020

excelentes comentários, coesos, precisos e responsaveis.

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Denis Lourenço 21 de setembro de 2019

Percebo que tem muita gente palpiteira e sem conhecimento técnico para opinar sobre geometria de suspensão veicular. Exixtem apanas tres regulagens na geometria dianteira veicular as quais são: Divergencia ou convergencia das rodas dianteiras ou seja, veiculos com tração dianteira as rodas devem ser divergentes pois com o veiculo em movimento e com as rodas dianteiras que tracionam o veiculo, estas tendem a fechar ou convergirem portanto a regulagem deve ser divergente e, veiculos com tração traseira as rodas dianteiras devem ser reguladas fechadas ou convergentes pois com o veiculo em movimento, sendo empurrado pelas rodas tyraseira ,estas tendem a abrir ou divergirem. a segunda regulagem é o Camber em ingles ou Cambagem em portugues que se refere a perpendicularidade do pneu com mo solo e finalmente temos o Caster em ingles ou inclinação do pino mestre que significa que a linha central vertical das as rodas dianteiras devem estar enclinadas positivamente ou negativamente ,dependendo do modelo do veículo e esta inclinação é a que faz o volante retornar a sua posição de linha reta. E para deixar claro que BALANCEAMENTO, não tem nada a ver com alinhamento de direção ,o balanceamento tem a finalidade de igualar os pesos em toda circunferencia do pneu+ roda deixando uniforme para que não haja peso concentrado em um ponto que quando a roda gira nao exista força centrífuga fazendo a roda trepidar e refletis esta trepidação no volante.

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Mauro Tabata 14 de fevereiro de 2021

troquei os 4 amortecedores embuchamento completo do carro e os 4 pneus novos fiz alinhamento e um dos pneus gastou tenho garantia da loja onde troquei os pneus e fiz alinhamento ?

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Mauricio N 20 de setembro de 2019

E quando dizem que nao existe “fazer cambagem” eu pergunto: quando se troca todas as pecas da suspensao e o carro continua com cambagem negativa ou positiva, o correto é dar “perda total” no veiculo???? rs

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Manuteles correia 22 de setembro de 2020

Kkkkkkkkkkkkk cara eu ia falar mesma coisa teoria e fácil vai pra prática pra ver

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Cassio Suczeck 21 de novembro de 2020

Muitos carros modernos nao permitem o ajuste dos angulos Camber e Caster. Se com pecas de suspensao novas seu carro continua com problemas e porque sofreu um acidente. Nem sempre e possivel endireitar a carroceria.

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RAPHAEL 27 de agosto de 2019

Bieletas nao tem nada haver com perda da estabilidade em linha reta, sugiro que o senhor leve o seu corsa até uma oficina boa que utilizam bons equipamento. Pode ser apenas problemas de alinhamento, quanto o caster do seu carrro esta muito positivo essa perda de estabilidade ocorrerá

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Marcelo 31 de maio de 2019

Olá, muito bom essas dicas

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junior 30 de dezembro de 2018

meu corsa frente montana quando estou acima de 60 km ele parece que a frente fica boba balançando de um lado para outro sei lá mo descoforto acabei de compra o carro e estou p da vida não sei oq eu Fasso me ajudem

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Éder 25 de abril de 2019

Parceiro eu também tenho um corsa e está com o mesmo problema eu sei lá o que pode ser eu já fiz de tudo que ensinaram e continua a mesma coisa

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Sandra Tenório 14 de maio de 2019

Amigo, tenho um Peugeot. Qdo eke ficou assim como seu carro, eram as BIELETAS. Se vc não trocá-las, vai desgastar os pneus bem rápido. Veja isso na oficina

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Rodrigo 23 de julho de 2019

Ver como estao as balanças do carro os braços de direçao

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Rodrigo nunes 23 de julho de 2019

Ver como estao as balanças do carro os braços de direçao

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Marcos 9 de dezembro de 2019

Carro com direção Biba besta velocidade, pode ser pneus deformados, ou a bucha da parte de trás da bandeja dianteira. Ou até mesmo, o suporte tensor de um dos lados.
Espero ter ajudado.
Marcos Silveira, da Direção Técnica Jaguaré.
Forte abraço

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Guilherme 16 de setembro de 2020

Batentes, suspensão, molas, alinhamento, calibragem, se pneus tives gastos demais fica sem aderência.

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Denis Lougon 15 de dezembro de 2018

Meus parabéns, texto muito bem elaborado.
Obrigado, me ajudou a esclarecer algumas dúvidas.

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Rodolfo 29 de junho de 2018

Prezados, bom dia!
…. Texto muito bem escrito, parabéns!
…. Uma dica que dou é a própria pessoa a cada 5000 km ou 1 ano, o que ocorrer primeiro, observar se os pneus estão desgastando irregularmente, ou seja, se estão gastando torto pelas bordas devido a desvio/desregulagem da cambagem especificada. Então o pneu desgasta por dentro ou por fora em excesso.
…. Caso afirmativo, se deve de imediato corrigir a cambagem para não peder o pneu prematuramente.
Abraços,

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José ailton 29 de junho de 2018

Matéria que de deixa o consumidor mais confuso aínda.
Alinhamento traseiro existe sim em todos os veículos e não só em veículos de suspensão independente como afirma a matéria.
Nos veículos que possuem eixo rígido também faz regulagens , ou troca o conjunto ou faz o desempeno ou faz a regulagem com calços que os próprios fabricantes instruem a fazer.
A Cambagem na verdade as vezes deve ser feita tanto que há veículos que já vem com regulagem própria outros tem como abrir regulagem e há casos quando toda estrutura está comprometida tem que trocar todos componentes da suspensão e mesmo assim fica fora de medida e acaba tendo que fazer cambagem mesmo com componentes novos. A mídia no Brasil hoje é cheio de jornalista especialista que na verdade não sabe o que fala. Lamentável

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Joesio 29 de junho de 2018

Tb concordo com vc, falou tudo.

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Douglas Tavares 16 de abril de 2019

Falou besteira, só em veículos que tenham componentes que permitam regulagem de cambagem, no caso veículos antigos, pode ser feito esse ajuste. Se a troca de componentes não corrigiu totalmente a vantagem, significa que ainda existem componentes necessitando de substituição para que volte a medida determinada pelo fabricante. Canoagem com ciborgue é um absurdo e pode danificar componentes da suspensão. Economizar em componentes de segurança como pneus e suspensão é dar margem para piorar os problemas com o carro e ainda colocar a vida em risco.

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Teilon 29 de junho de 2018

Matéria muito ampla porém abordada com pouco conteúdo

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