Alinhamento feito fora de concessionária tira a garantia? Respondemos!

Consultamos algumas montadoras para saber sobre o efeito deste serviço na garantia de um veículo comprado zero km

shutterstock alinhamento de roda de carro
Muitas concessionárias não possuem equipamento para alinhar (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 14/11/2023 às 17h02

Um dos principais atrativos em comprar um carro zero km é a garantia. Porém, é preciso realizar as manutenções na concessionária para mantê-la. Isso gera algumas dúvidas no consumidor sobre serviços menores, como o alinhamento e balanceamento das rodas.

O fato de muitas concessionárias não terem os equipamentos para esse serviço contribui nessa preocupação. Não é necessário trocar peças para realizar o alinhamento e o balanceamento, basta que o alinhador respeite os padrões divulgados pela montadora.

VEJA TAMBÉM:

Para ter uma resposta definitiva sobre o assunto, consultamos as montadoras. Confira a resposta de algumas delas sobre realizar alinhamento e balanceamento fora da concessionária afetar a garantia:

Fiat

O simples fato de o consumidor realizar o alinhamento e o balanceamento fora da rede não cancela sua garantia contratual. No entanto, a realização de alinhamento e balanceamento fora da rede pode trazer consequências a componentes relacionados e tais danos não são cobertos pela garantia em razão de intervenção realizada por terceiros. Além disso, o desalinhamento e o desbalanceamento do veículo não são cobertos pela garantia contratual, devendo o consumidor arcar com os custos de tal manutenção

A montadora forneceu também imagens do manual do proprietário com as recomendações do assunto.

Peugeot

A assessoria da Peugeot disse que realizar alinhamento e balanceamento das rodas fora da concessionária não retira a garantia do veículo. E ainda trouxe um alerta:

O cliente só deve se atentar se as máquinas estão devidamente configuradas para o tipo e modelo do carro. Lembrando que sobre os pneus a garantia é da empresa de pneus.

Pode ou não pode?

Conforme podemos ver pelos posicionamentos acima, o serviço de alinhamento e balanceamento fora da concessionária não afeta a garantia. Apenas existe a recomendação de realizar em uma oficina confiável.

Para perder a garantia seria necessário haver a troca de peças ou a realização de manutenções que exija desmontar algo.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Mister Gasosa 16 de novembro de 2023

Eu comprei meu Onix 1.4-L 2019, 0-km, porque tenho mais garantia que o carro não terá problemas ou problemas ocultos.

Avatar
Sr. Alfonsino 16 de novembro de 2023

Balanceamento não se faz em qualquer loja. Muitos auto centers empurram serviços, minha esposa levou uma Palio pra trocar pneus e o orçamento foi de quase R$10.000,00. Aro 14. Quiseram trocar tudo, condenaram tudo no carro.

Avatar
Sr. Alfonsino 16 de novembro de 2023

Balanceamento não se faz em qualquer loja. Muitos auto centers empurram serviços, minha esposa levou uma Palio pra trocar pneus e o orçamento foi de quase R$10.000,00. Aro 14. Quiseram trocar tudo, condenaram tudo no carro.

Avatar
João Paulo 15 de novembro de 2023

Para troca de bateria de carro a combustão acredito que seja o mesmo raciocínio, ou seja, não perde a garantia.

Avatar
Jouber 15 de novembro de 2023

Alongamento e balanceamento não devem ser feitos a menos que vc sinta o volante puxando pra um lado ou trepidando, bom, isso diziam os mais velhos. Os carros de hoje em dia precisam mesmo de isso tudo ?

Avatar
Rodrigo 16 de novembro de 2023

Rodei quase 80 mil km’s com os pneus originais (God Year) no Up da esposa… zero trepidações, zero desgaste irregular, zero “puxadas pro lado”, e, zero geometria e balanceamento!!!

Avatar
Rodrigo 16 de novembro de 2023

Leia-se “Good”… maldito corretor…kkk

Avatar
Mister Gasosa 16 de novembro de 2023

É só ler o manual do proprietário. Mas basicamente se puxar pro lado o volante se deve alinhar, se o pneu comer torto se deve alinhar e/ou regular cambagem, e no meu carro Onix o balanceamento é sempre que fizer o rodízio de pneus a cada 10.000 km.

Avatar
Deixe um comentário