[Vídeo] Alinhou a direção, tem que fazer balanceamento junto?

A maioria das oficinas oferece o pacote "alinhamento e balanceamento", como se os dois serviços tivessem que ser executados juntos. Mas é necessário?

xrxy1ydkrzy1
Por AutoPapo
Publicado em 27/06/2018 às 11h01
Atualizado em 30/01/2020 às 19h53

Alinhou a direção, tem que balancear? Tem que ser junto? A maioria das oficinas oferece o pacote “alinhamento e balanceamento”, como se os dois serviços tivessem que ser executados juntos.

Mas isso é realmente necessário? Você tem que balancear as rodas sempre que faz o alinhamento? O Boris fala se essa prática é “empurroterapia” no vídeo:

VEJA TAMBÉM:

Balanceamento deve ser feito junto com o alinhamento da direção?

[TRANSCRIÇÃO]

Uma das manutenções periódicas importantes no automóvel é o alinhamento da direção, principalmente no Brasil. Por quê? Porque no Brasil, as estradas nem sempre são aqueles tapetes asfálticos como em outros países. Pelo contrário, o que a gente costuma ter que é cratera asfáltica… Então, as fábricas recomendam, de uma maneira geral, o serviço de alinhamento de direção a cada 10 mil quilômetros.

Porém, se você passou num trecho com buraco, com o desníveis na estrada, estrada de terra, a possibilidade do alinhamento se perder é grande; então você leva o carro para o alinhamento antes mesmo dos 10 mil quilômetros. Às vezes, a direção mesmo se manifesta: o volante pode estar puxando para um lado, para o outro… É sinal de que pode ser um problema no alinhamento.

A segunda pergunta: sempre que se vai numa dessas oficinas especializadas é “alinhamento e balanceamento”. E aí vem a pergunta: quando você leva o carro para fazer o alinhamento, muitas delas sugerem “pois é, mas tem que fazer também um balanceamento não é doutor?!”

Aí o doutor ou a madame ficam sem saber. Tem que fazer o balanceamento? Nem sempre! Balanceamento das rodas não tem nada a ver com alinhamento. Se houver alguma vibraçãozinha no volante, sinal de que as rodas estão desbalanceadas, tudo bem. Caso contrário, faça o alinhamento, pague e… hasta luego!

Balanceamento não precisa ser feito junto com alinhamento
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Claude Fondeville 27 de junho de 2018

100% EXATAMENTE CERTO a sua informação Boris !

Avatar
JOSE RUBENS FIGUEIROA 27 de junho de 2018

é no alinhamento é que está o pulo do gato. vão achar um monte de problemas, roda empenada, suspensão empenada.
vão condenar o seu carro, e aí vem a mordida do desempeno. nunca achei uma loja que não condenasse as rodas e a suspensão.
eu só rodo no asfalto da cidade de Brasília, que é muito bom.
pura picaretagem.

Avatar
Rodolfo 27 de junho de 2018

Prezados,
…. Concordo plenamente com o Boris Feldmann… se o carro não vibra o volante logo as rodas estão balanceadas, assim como se o carro na reta não puxa pro lado ele não precisa ser alinhado.
…. Assim não existe quilometragem ideal para alinhar ou balancear e sim sinais de que é hora de corrigir o problema de balanceamento e alinhamento conforme eu disse acima.
Abraços,

Avatar
Victor aguiar 25 de janeiro de 2021

Opa! Blz amigão infelizmente você não esta certo no quesito alinhamento ( não necessariamente o carro vai estar puxando quanto o veiculo não estiver alinhado ) o volante pode estar certo o carro pode não puxar e seus pneus gastarem totalmente errado… a cada 10mil kms rodados tem Sim que conferir o alinhamento ou ate antes do prazo caso a estrada seja ruim abraço

Avatar
Rodolfo 25 de janeiro de 2021

Olá, amigo!
De fato esqueci de dizer que se deve acompanhar o desgaste do pneu, pois ele deve gastar uniforme, não gastando pelas laterais ou no centro. Meu carro (Onix 1.4-L – 2019) não consta quilometragem para alinhamento. Apenas pede para fazer o rodízio dos pneus a cada 10.000 km e o balanceamento se necessário.
Fui no meu mecânico de confiança para alinha com este carro aos 13 meses de uso e 3.400 km rodados e ele disse que não era necessário alinhar pois:
1. a direção não puxa para o lado dirigindo na reta;
2. os pneus dianteiros não gastaram torto.

Avatar
Rodolfo 26 de janeiro de 2021

Em complemento ao informado por mim abaixo (25 de janeiro de 2021) eu rodo usualmente 7.000 (sete mil quilômetros) por ano apenas, e em 2020 rodei muito pouco por causa da Pandemia Covid-19. E por isso meu carro está com apenas 3.400 (três mil e quatrocentos) quilômetros rodados apenas em 13 meses de uso.

Avatar
José A J Vital 27 de junho de 2018

O pior de tudo é o golpe do alinhamento técnico. Fazem de tudo pra colocar o carro no fosso ou na rampa, põem aquela parafernalha de ferro pra fazer um ilusório alinhamento ótico. Em média te arrancam r$ 200,00 de mão de obra . Um verdadeiro roubo !

Avatar
Deixe um comentário