Alpine A290: conheça a reencarnação nervosa do Renault 5

Divisão esportiva da Renault apresenta compacto elétrico inspirado na versão endiabrada do lendário R5 Turbo que faz de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos

alpine a290 2024 azul movimento
Alpine A290 compartilha base e carroceria com o moderno Renault 5 E-Tech (Fotos: Alpine | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 14/06/2024 às 10h03

Todo fabricante tem um carro para marca sua história. Na Renault, esse automóvel foi o 5, ou R5, como também era conhecido. Um compacto que chegou ao mercado em 1972, com formas retilíneas e se tornou um sucesso de vendas que ficou em produção até 1996.

VEJA TAMBÉM:

Prestes a completar 50 anos de seu lançamento, a marca francesa apresentou um conceito inpirado no R5. A versão definitiva (5 E-Tech) foi revelada no início do ano como sucessor do Zoe, com versões de 120 e 150 cv. Mas faltava um legítimo sucessor do R5 Maxi Turbo, versão aluscinante com motor central que correu no Grupo B da FIA.

Mas essa gafe histórica foi corrigida com o novíssimo o novíssimo Alpine A290. Trata-se basicamente do mesmo compacto, mas com motores mais potentes.

alpine a290 2024 azul frente teto
Faróis auxiliares são marca registrada da marca esportiva da Renault

O A290 será oferecido com unidades de 180 cv e 220 cv e 30 kgfm de torque. Infelizmente, ao contrário do R5 Turbo, a tração do carrinho é dianteira, assim como na versão Renault.

Mas isso não importa, fato é que o A290 tem pegada mais esportiva que o primo com emblema da Renault. O visual também é mais arrojado, com faróis auxiliares destacados, novos para-choques, kit aerodinâmico e acabamento exclusivo na versão GTS.

O esportivo de apenas 3,99 m de comprimento conta com pneus Michelin Pilot Sport e pesa menos de 1,5 tonelada, alimentado por baterias de 52 kWh com promessa de 380 km de autonomia. Já seu motor é capaz de entregar aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,4 segundos.

alpine a290 2024 azul traseira lateral teto
Para-lamas alargado e os vincos nas portas traseiras são referências claras do Renault R5 Turbo

Alpine A290 por dentro

Por dentro, o interior tem apelo mais esportivo que no primo da Renault. Mas a instrumentação é basicamente igual, com quadro de instrumentos agregado ao multimídia. Apesar de não resgatar o exótico volante do R5 original (em forma de L), o A290 conta com várias teclas destacadas, como ajuste de regneração (modo One Pedal), modo de condução e um chamativo botão vermelho com a sigla OV. Trata-se de um botão que libera todas as retrições para momentos de ultrapassagem.

alpine a290 2024 azul interior
Quadro de instrumentos integrado com multimídia se tornou cada vez mais corriqueiro nos automóveis atuais

É como aquele botão do nitro dos filmes de perseguição. Serve para imprimir uma dramaticidade na hora da manobra. O motorista se vira para o lado e diz: “se segura meu bem, pois vamos decolar!”.

A edição, com pintura em azul, terá apenas 1.955 unidades produzidas em alusão ao ano de fundação da marca criada por Jean Rédélé.

Assim, o A290, assim como 5 E-Tech, chegam para ampliar o nicho de compactos elétricos inspirados em modelos do passado. Hoje, Mini e Fiat bebem dessa fonte com Cooper SE, e 500e e Topolino.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário