Renault 5 chega aos 50 anos e recebe conceito Diamant

Renault 5 Diamant ainda é um conceito, mas servirá de base para sucessor do Zoe, que deve ser apresentado em 2024

renault 5 diamant 1 rosa 1140x720 1
Designer de interiores francês ficou a cargo da customização do pequenino R5 que colocou a marca francesa no mercado super mini (Fotos: Renault | Divulgação)
Por Pedro Januzzi
11 de julho de 2022 17:03

O Renault 5 celebra 50 anos desde o seu lançamento em 1972, durante esse período foram comercializadas mais de 5 milhões de unidades do seu lançamento até 1984. O modelo é um dos mais emblemáticos da marca francesa e para comemorar meio século desde o seu lançamento foi desenvolvido um “restomod” 100% elétrico construído em parceria com o designer de interiores e de produto Pierre Gonalons.

VEJA TAMBÉM:

O Renault 5 Diamant

O R5 Diamant como foi chamado o projeto do sub compacto elétrico francês, conta com uma pintura em rosa fosco, que recebe pigmentos dourados, frente remodelada com faróis salientes, para-choques em tom de champanhe, rodas Alpine e novas maçanetas.

renault 5 diamant rosa traseira2
Teto solar rag top é um dos charmes do R5 Diamant

O ”teto solar” de lona, do tipo rag top, dá um charme característico dos modelos da época. O interior é bastante agradável e com destaque especial para o volante em mármore que tem um formato bastante incomum, em espiral, tendo as iniciais do arquiteto que projetou o modelo juntamente com o símbolo da marca.

O restante do interior é bastante minimalista com novos instrumento e tecnologias mais atualizadas.

renault 5 diamant 2022 interior volante
O elemento mais estranho do Renault 5 Diamant é o volante de mármore, nada funcional

Motor

As especificações do motor ainda não foram divulgadas, mas o que se sabe até agora é que será 100% elétrico.

Tendo em vista que estamos falando de um carro compacto da marca francesa que recentemente já colocou no mercado dois dos seus modelos da categoria de compactos com a motorização elétrica, provavelmente o Renault 5 deve levar o conjunto elétrico do Zoe, ou até mesmo do Kwid E-Tech.

Futuro elétrico

O objetivo da Renault é construir uma reinterpretação do R5 visando substituir o Zoe até 2024. Então é possível o R5 seja o ponto de inspiração. Em 2021, a francesa apresentou o Renault 5 Concept, com linhas retilíneas e inspiradas no diabólico R5 Turbo, que utilizava motor 1.4 turbo de 160 cv, montado em posição central, atrás do banco do motorista.

eletrico renault 5 amarelo em fundo azul
Apresentado em 2021, o Renault 5 Concept é uma proposta de elétrico inspirado no lendário R5 Turbo

De fato, escolher o R5 para dar uma leitura futurística e ao mesmo tempo nostálgica a seu próximo elétrico pode ser uma tacada de mestre. Afinal, estamos falando do carrinho que colocou a marca no segmento super mini e vendeu nada menos de 5 milhões de unidades.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário