Aniversário do Golf: hatch celebra 45 logo depois de sair de linha

Um dia depois de a Volkswagen anunciar que deixaria de vender todas as versões do Golf menos o GTi no Brasil, o hatch completou 45 anos de existência

volkswagen golf 1991 a 1997
Por AutoPapo
Publicado em 29/03/2019 às 19h02
Atualizado em 02/04/2019 às 11h39

Um dia depois de a Volkswagen anunciar a extinção de versões do hatch no Brasil, o aniversário do Golf chegou. O modelo foi lançado no dia 29 de março de 1974, e está completando 45 anos. Por aqui, apenas o GTi continuará sendo vendido.

De acordo com a Volkswagen, desde o ano de seu lançamento, uma unidade foi encomendada a cada 41 segundos no mundo. A média deu ao hatch o título de modelo da Volkswagen com o maior número de vendas. Nesses 45 anos, foram 35 milhões de veículos comercializados.

Golf GTi da atual sétima geração é o único sobrevivente no Brasil

O aniversário do Golf é celebrado no dia em que a primeira unidade do modelo saiu da linha de produção, em Wolfsburg, na Alemanha.

“O Golf está no coração da nossa marca. Ele representa progresso e tecnologia como nenhum outro carro. Por exemplo, o Golf tornou tecnologias de segurança acessíveis para milhões de pessoas pela primeira vez. Graças a isso, ele deixou sua marca em toda uma geração”, declarou o chefe de operações da Volkswagen, Ralf Brandstätter.

Até hoje, o modelo é reconhecido como um automóvel seguro. Em 2017, a organização independente de segurança automotiva Latin NCAP fez testes de impacto com o hatch brasileiro. O resultado foi a nota máxima, de cinco estrelas.

Sete gerações do Golf: Um dia depois de a Volkswagen anunciar que deixaria de vender todas as versões com exceção do GTi, celebramos o aniversário do Golf, que fez 45 anos.
As sete gerações do hatch lado a lado.

Claro que, ao mesmo tempo, não podemos dizer que o veículo é acessível para os brasileiros como para os europeus. Em 2018, o Golf se tornou o primeiro carro 1.0 a ultrapassar o preço de R$ 100 mil no Brasil.

Ainda assim, que o aniversário do Golf ocorra em momento concomitante a extinção de suas versões mais baratas é algo marcante. O hot hatch alemão tocou o coração de muitos motoristas, e se destacou pelo desempenho.

Aniversário do Golf celebra família do hatch na Europa

Relembrando seu surgimento, o gerente da planta de Wolfsburg, Stefan Loth, falou da herança à qual o modelo deu origem. “Em 1974, nossos funcionários estavam enfrentando o desafio de trocar do Fusca para o Golf. Desde então, nós temos continuado a desenvolver nossa principal fábrica e hoje, além do Golf, nós produzimos o e-Golf, o Golf GTE, o Golf Sportsvan e três modelos adicionai, contou.

Na Europa, o aniversário do Golf também celebra a família que originou dele. Por lá, as vendas do hatch seguem inalteradas. Entre os modelos mencionados por Loth, apenas o Golf GTE, configuração híbrida, deve vir para o Brasil.

Por enquanto, o mercado brasileiro vai contar apenas com a versão esportiva GTi. Nós já demos uma volta na sobrevivente. Confira:

Relembre as gerações passadas do Golf

Em 1974, “nascia” o Golf de primeira geração, na Alemanha. O hatch era oferecido com duas ou quatro portas e bancos traseiros dobráveis. Um dos motores era um 1.1 de quatro cilindros movido a gasolina, com 50 cavalos de potência. Com ele, a velocidade máxima era de 140 km/h.

Primeiro Golf 1974: Um dia depois de a Volkswagen anunciar que deixaria de vender todas as versões com exceção do GTi, celebramos o aniversário do Golf, que fez 45 anos.
Primeira geração do Golf, de 1974.

Outra opção era um 1.5 de 69 cv, também de quatro cilindros a gasolina. Neste caso, o hatch podia alcançar 160 km/h. Curiosamente, ele foi pensado para substituir o lendário Fusca. No total, foram sete gerações. A oitava já está em desenvolvimento na Europa.

Golf 1995: Um dia depois de a Volkswagen anunciar que deixaria de vender todas as versões com exceção do GTi, celebramos o aniversário do Golf, que fez 45 anos.
Terceira geração do Golf foi a primeira a chegar ao Brasil, em 1995.

No Brasil, o Golf chegou em 1995, quando estava na terceira geração. Foram vendidas cinco versões do Mk3 por aqui: Gli; Glmi; GLX e GTi com duas opções de motor. Dessa forma, o aniversário do Golf no país seria de 24 anos em 2019.

Golf de geracao 4,5 2007. Um dia depois de a Volkswagen anunciar que deixaria de vender todas as versões com exceção do GTi, celebramos o aniversário do Golf, que fez 45 anos.
Geração 4,5 só existiu no Brasil.

Por aqui, o hot hatch também teve uma reestilização exclusiva, que ocorreu entre a quarta e quinta gerações. A partir de 2007, a geração 4,5 começou a ser vendida no Brasil com motores 1.6 flex.

Imagens Volkswagen | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Erley Rodrigues 30 de março de 2019

Cadê as outras gerações do Golf? Quando comecei a ler esperava que fossem relembrar todas as gerações! Está incompleto!

Avatar
Deixe um comentário