Fim do misterio: ar-condicionado aumenta o consumo do carro?

Essa matéria vai te ajudar a tomar a decisão certa sobre a melhor estratégia para manter-se fresco ao volante, sem comprometer o seu bolso

ar-condicionado - carro de aplicativo
A discussão está de volta com a onda de calor (Foto: Shutterstock | Reprodução )
Por Pedro Januzzi
Publicado em 25/09/2023 às 11h02

À medida que a onda de calor envolve o Brasil nesta semana, os motoristas enfrentam um antigo dilema: ar-condicionado aumenta o consumo? A discussão sobre se esse conforto impacta significativamente o gasto de combustível segue sendo comum.

Resolvemos entrar no debate para fornecer informações claras relacionadas ao consumo do ar-condicionado veicular, ajudando você a tomar decisões e balancear se vale ou não apena usar o aparelho durante essa onda de calor abrasadora. Vamos tentar te ajudar a decidir as qual a melhor estratégia para manter-se fresco ao volante sem queimar o bolso.

VEJA TAMBÉM:

Ar-condicionado aumenta o consumo de combustível?

Segundo Hélder Giostri Alves de Almeida, Coordenador das Engenharias do Ibmec BH é fato que o uso do ar- condicionado aumenta o consumo de combustível, mas o aumento vai depender de cada automóvel e está explicito no manual do proprietário, de maneira geral o consumo fica entre 25 a 30% maior.

Segundo o especialista, esse aumento do consumo é explicado pelo uso do compressor do ar-condicionado, um equipamento ligado ao motor. Quando o ar condicionado é acionado, liga-se o compressor e assim necessita de uma energia adicional, ou seja, precisa-se de mais energia que é adquirida do consumo do combustível.

Então é simples, para reduzir o consumo é só rodar com o ar-condicionado desligado? Não exatamente, Helder afirma que andar com as janelas abertas também aumenta o consumo de combustível visto que aumenta a força de arrasto do automóvel, ou seja, o automóvel tem que ter mais força para vencer a resistência imposta pelo ar que entra pelas janelas. O carro mais uma vez retira a energia do combustível para vencer as forças resistivas.

Mas pode ficar despreocupado, nas baixas velocidades dentro da cidade, andar de carro com as janelas abertas não influencia tanto no consumo do combustível. Cabe ao motorista decidir por um consumo um pouco mais alto e ter segurança visto que as janelas estarão fechadas ou optar pelo consumo e rodar com os vidros abertos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
douglas tomio 26 de setembro de 2023

eu vi a anos no mithbusters eles tirando a prova real de quanto é a velocidade em que o arrasto gasta mais que o ar condicionado, pelo que eu me lembro era acima de 70km/h, ou seja, até 70km/h, vale a pena abrir a janela, isso a uns 10 anos, não sei se agora mudou alguma coisa

Avatar
Deixe um comentário