Carros esportivos no Salão de São Paulo de 2016 merecem visita

Esportivos com apelo histórico, híbridos, elétricos e até conceitos que anteveem o futuro estão entre as estrelas do Salão do Automóvel de São Paulo

dodge challenger hellcat
Por Daniel Camargos
Publicado em 11/11/2016 às 17h06
Atualizado em 11/08/2022 às 16h05

Vamos deixar de lado o pragmatismo e pensar sem as amarras da ditadura do mercado, para analisar os carros esportivos no Salão de São Paulo de 2016. Claro, que se você quiser percorrer os corredores da SP Expo e mirar apenas os automóveis que estarão nas ruas nos próximos meses pode ficar um pouco frustrado.

A tendência absoluta são os utilitários esportivos, ou SUVs: Hyundai Creta e New Tucson, Honda WR-V, Renault Captur, Chevrolet Tracker, Toyota RAV4 e até o conceito já ultrapassado da Toyota, o CH-R, são as novidades conectadas de fato ao piso real das revendas.

Porém, o AutoPapo prefere listar um caminho dos sonhos entre carrões, tecnologia e projeções de futuro, e indica algumas atrações que valem atenção nos dias que restam para curtir a mostra automotiva.

Dodge Challenger Hellcat, o gato do inferno

Dodge Challenger Hellcat: Esportivos com apelo histórico, híbridos, elétricos e até conceitos estão entre os carros esportivos no Salão de São Paulo de 2016.
Foto Daniel Camargos | AutoPapo

Longe do politicamente correto, da onda de reduzir emissões e economizar cavalaria, estão os carros esportivos no Salão de São Paulo de 2016. Um deles é o Dodge Challenger SRT Hellcat ostenta um motor V8 6.3 com 717 cv de potência e quase 90 kgfm.

Tanta potência, entretanto, não vai desfilar pelas ruas brasileiras, pois o “gato do inferno” veio apenas passear em São Paulo. Mas vale ver de perto, mesmo com o motor desligado.

Chevrolet Camaro conversível

Chevrolet Camaro conversível: Esportivos com apelo histórico, híbridos, elétricos e até conceitos estão entre os carros esportivos no Salão de São Paulo de 2016.
(Daniel Camargos/AutoPapo)

Já os fãs do Chevrolet Camaro podem conhecer a sexta geração do modelo, que começa a ser vendida por aqui imediatamente. O muscle car é equipado com motor V8 de 6.2L de injeção direta que rende 461 cv e 62,9 kgfm de torque.

As 100 primeiras unidades serão da série limitada Fifty, comemorativa aos 50 anos do lendário cupê norte-americano. A configuração SS conversível estreia nas lojas no primeiro trimestre do ano que vem, e é mais um dos carros esportivos no Salão de São Paulo de 2016.

Ford Mustang conversível está entre os carros esportivos no Salão

Ford Mustang conversível
(Daniel Camargos/AutoPapo)


Os rivais norte-americanos, Chevrolet Camaro e Ford Mustang, concorrem há 50 anos pelo gosto dos amantes dos carros musculosos. A briga agora vai acontecer no Brasil.

Isto é, se a Ford cumprir a promessa e começar a vender o Mustang por aqui no início de 2018, como anunciou na abertura do Salão. Estão lá duas unidades: a V8 premium, de 435cv e a Shelby GT350R, o V8 aspirado que rende 533cv.

Fiat 124 Spider está entre os carros esportivos no Salão

Fiat 124 Spider: Esportivos com apelo histórico, híbridos, elétricos e até conceitos estão entre os carros esportivos no Salão de São Paulo de 2016.
(Daniel Camargos/AutoPapo)

Estilosão com toques esportivos, o Fiat 124 Spider tem um lindo charme retrô e ao observá-lo no estande da marca a vontade é entrar no carango, baixar a capota e sair dirigindo pelas estradinhas da Toscana.

Mesmo porque se você quisesse dirigi-lo no Brasil não poderia, pois não há previsão de ser vendido por aqui, apesar de ele também estar exposto entre os carros esportivos no Salão de São Paulo de 2016.

O motor é o mesmo 1.4 turbo de 160cv de potência que equipa o 500 Abarth. A transmissão também: manual de 6 velocidades.

Kia Niro, excessão entre os carros esportivos no Salão

(Daniel Camargos/AutoPapo)

Já comercializado na Coreia do Sul e na Europa, o crossover híbrido tem um visual modernoso (com aquele ar de ficção científica) e é equipado com dois motores:o 1.6 GDi a gasolina de ciclo Atkinson e 105cv de potência associado ao motor elétrico de 43cv.

A bateria de íon-lítio possui 1,56 kWh e o conjunto híbrido entrega 148 cv de potência e 27 kgfm de torque enviados para as rodas dianteiras pela transmissão de dupla embreagem e seis velocidades.

O consumo médio, medido pelo padrão europeu, é de 26,3 km/l. O Niro veio “conhecer” os motoristas brasileiros e a Kia não confirmou se o modelo será comercializado por aqui.

Chevrolet Bolt, um elétrico para variar

(Daniel Camargos/AutoPapo)

Ele não é bem um dos carros esportivos no Salão de São Paulo de 2016, mas também vale a visita!

A autonomia do elétrico Chevrolet Bolt na linha 2017 é de 383 quilômetros com uma única carga nas baterias de íon de lítio, sendo que uma hora de energia elétrica do sistema doméstico de energia corresponde a cerda de 40 quilômetros de autonomia.

Já em estações públicas de alta voltagem, trinta minutos correspondem a aproximadamente 150 quilômetros. O compacto é produzido nos Estados Unidos, onde começa a ser comercializado ainda neste ano por cerca de 30 mil dólares – já considerando incentivos tributários oferecidos por lá.

Volkswagen T-Cross Breeze

Volkswagen T-Cross Breeze
Volkswagen T-Cross chega às ruas no segundo semestre de 2018

A obsessão pelos SUVs é tão profunda que a Volkswagen resolveu desenvolver um utilitário esportivo conversível. Sério. Mas é apenas um conceito que, segundo a marca, antecipa as linhas e o estilo do que será o futuro SUV da marca.

A aposta é que o derivado do T-Cross Breeze substitua o Tiguan nos próximos anos.

Volkswagen Gol GT

Gol GT conceito: Esportivos com apelo histórico, híbridos, elétricos e até conceitos estão entre os carros esportivos no Salão de São Paulo de 2016.
(Daniel Camargos/AutoPapo)

Os críticos dirão que é apenas um Gol tunado. Mas os saudosistas, que lembram do famoso Gol GT, vão adorar a versão – conceitual – do hatch campeão de vendas na história do Brasil.

Tem rodão, dupla saída de escapamento, LEDs, banco concha, volante esportivo e todos os salamaleques que já fizeram sucesso. Só falta a Volkswagen montar, colocar preço e vender. Por enquanto, é só um conceito entre os carros esportivos no Salão de São Paulo de 2016.

Renault Sandero RS Grand Prix Concept

(Daniel Camargos/AutoPapo)

O Sandero Grand Prix tem o mesmo motor 2.0 de 150cv da versão RS, mas o destaque vai para o esquema de cores, mesmo adotado pelos modelos da Fórmula 1. Tem adesivo no teto, na traseira e nas laterais.

Os bancos são estribados, com costuras visíveis e o interior tem detalhes pintados em dourado fosco. Aliás, aproveite que está no estande da Renault e dê uma conferida nas outras novidades da marca.

A fabricante francesa foi a que trouxe portfólio mais recheado entre os carros esportivos no Salão de São Paulo de 2016.

Fotos Daniel Camargos | AutoPapo

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário