Audi e-tron: primeiro elétrico da marca é lançado

SUV totalmente elétrico da Audi teve lançamento global e será apenas o primeiro de 12 modelos da marca para a categoria de elétricos

a1811299 medium
Por AutoPapo
Publicado em 19/09/2018 às 14h53
Atualizado em 11/08/2022 às 16h04

A tendência da eletrificação tem se transformado em lançamentos de diversas fabricantes, e a última delas é a Audi. A alemã revelou o Audi e-tron, seu primeiro elétrico, na segunda-feira (17), em São Francisco (EUA).

Audi e-tron

O Audi e-tron é um SUV, segundo a marca, bem adaptado para o uso diário. A nova estrutura elétrica conta com dois motores e tração nas quatro rodas. Cada motor está conectado a um dos eixos.

Como é comum em carros elétricos, o pacote de baterias do modelo se encontrar sob o assoalho. A posição do componente, que é grande e o mais caro em veículos da categoria, ajuda a criar um centro de gravidade baixo e central. O Audi e-tron também conta com um sistema de recuperação de energia elétrica.

Assim, em 90% das situações em que o veículo passa por desaceleração, essa energia é recuperada e usada para recarregar a bateria. O conjunto de frenagem eletrohidráulico é integrado a este sistema de regeneração. Segundo a Audi, é a primeira vez que o arranjo é utilizado em um veículo de produção. Sistemas de recuperação de energia, entretanto, são praticamente uma unanimidade em veículos elétricos.

Outro elemento que contribui para a eficiência do Audi e-tron, também de acordo com a marca, é sua resposta aerodinâmica. Para tanto, um dos opcionais serão câmeras no lugar dos retrovisores externos, ligadas a telas dentro da cabine. A ideia já apareceu no novo Lexus ES para o Japão, e também no conceito de SUV elétrico Vision iNEXT, da BMW.

A Audi também investiu em conectividade para seu SUV elétrico, que será equipado com a central multimídia MMI. O utilitário oferecerá serviços como planejamento de rotas com pontos de recarga e cobrança automática e hotspot de Wi-Fi. Além disso, a novidade também contará com o serviço de assistente virtual Alexa, da Amazon.

Audi e-tron é o primeiro de 12 elétricos da marca

Na ocasião do lançamento global de seu primeiro modelo totalmente elétrico, a Audi garantiu que ele será seguido por muitos outros. Até 2025, a marca quer ter 12 modelos elétricos em sua gama, e estar presente em todos os principais mercados do mundo.

O Audi e-tron será fabricado em Bruxelas, na Bélgica. A marca afirma que as primeiras unidades serão entregues a compradores europeus no fim de 2018. Na Alemanha, o preço inicial é de  € 79.900 euros, o equivalente a R$ 383.639 em conversão direta. Segundo a Auto Esporte, o SUV elétrico chega ao Brasil no ano que vem.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário